quinta-feira, janeiro 31, 2008

Declarações de treta

Num curto espaço de tempo os meus sentidos foram bombardeados com atoardas fantásticas vindas de quem deveria ter algum sentido de "estado". O presidente da FPR, depois das declarações infelizes em Aveiro, veio agora ao Porto declarar que o Campeonato Nacional de Fundo deveria acabar.
O problema de se querer ter sempre qualquer coisa para dizer faz com que se comece a dizer asneiras, para não utilizar outra expressão mais brejeira.
Dizer que um Campeonato Nacional de Fundo deve acabar só mesmo de quem não tem ideia que esta prova é o expoente da preparação de inverno e marca o início da época de velocidade. Se efectivamente houvesse a preocupação de ouvir os clubes e tentar junto destes alterar o figurino da prova em vez de haver a preocupação da inscrição do delegado ou da falta de comparencia do treinador com penalizações surrealistas, provavelmente a modalidade ganharia com isso.
Quero ouvir os comentários daqui a umas semanas numa pista de condições duvidosas a um dos muitos campeonatos de sameirinha, desculpem, nacional que se vai realizar.
Vamos ter agora a 1ª jornada, depois a 2ª jornada depois o de verão, o de shell, o de yolle, de sprint vezes 2, o de .... mas desses não se pode dizer mal. São altamente competitivos, numa pista classe A, com todo o conforto que os participantes merecem.
Quando não se tem nada pra dizer, mais vale ficar calado, ou ainda, quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira. Ainda assim prefiro aquela que diz que algumas pessoas caladas são uns oradores de 1ª

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Parabéns ás Campeãs



Campeão não é quem quer mas sim quem merece.
As duas irmãs atletas de eleição que este ano decidiram defender as cores do CDUP estão de parabéns pelo brilhante resultado alcançado.
Que seja o principio de uma nova etapa na brilhante carreira delas.
Parabéns ANA FILIPA e CRISTINA (Becas)

Rescaldo ao C.N. Fundo - 08

Ainda não foi desta que se pôde coroar esta realização como um êxito que tanto se desejaria.
Contrariamente aos anos anteriores em que as condições climatéricas prejudicaram a prestação das equipes, este ano o tempo e o plano de agua estiveram propícios a uma excelente jornada mas,... e com há sempre um mas continuamos a assistir aos barcos rebelos a acompanhar as provas. Não se percebe. Valha-nos que desta vez estiveram mais sensíveis ao esforço dos atletas e sempre que uma regata estava a decorrer, abrandavam a marcha.
Mas a maior critica deste ano vai para o cumprimento dos horários. Estava a primeira regata agendada para as 14 horas e começou 30 minutos depois. A partir daí foi sempre a atrasar de tal forma que a chegada da prova-rainha, o Shell 8 sénior realizou-se já noite cerrada. Terá sido uma primeira experiência para a realização de regatas nocturnas no Douro? Quando puserem uns pontos de luz de tal forma que permita a identificação das equipes, sou um apoiante dessa iniciativa. Parece que todo este atraso se deveu ao já famoso documento da FPR que impede os clubes de utilizar pás de outros clubes e/ou com as cores da FPR. Está no código de regatas, é um facto, mas se um clube corre com barco emprestado não poderá utilizar remos emprestados?
Outra situação merecedora de reparo foi a dualidade de critérios na largada. Houve regatas com 8 equipes que se sujeitaram á realização mangas e com isso ao critério de tempos o que, quer se queira quer não, acaba por tirar competitividade e desvirtuar as prestações das equipes.
Extra organização continuo a achar que é desprestigiante para a modalidade a inclusão de atletas das classes de aprendizagem (escolas) nestas andanças o que originou ver passar aos 2000 metros uma tripulação e a 2ª classificada ainda estar a passar os 1000, com o aconteceu no 4XSF. Numa prova com estas características é desmotivante para quem ganha e para quem perde.
O CDUP globalmente esteve acima das expectativas, embora nas análises individuais se tenham verificado resultados diferenciados, mas como o remo é um desporto de equipe, foi o clube que ganhou. Para a história fica o 1º lugar do 2XSF, o esforçado e surpreendente 4º lugar do 4-SM, o 6º lugar do 2XSM e o 8º lugar do 2XJM.
Esperemos que o próximo ano nos traga maior rigor organizativo e maior competitividade.

No bom caminho....




Foi uma jornada proveitosa para o CDUP e um bom arranque no ranking de clubes
Alcançamos através das meninas do 2XSF o primeiro titulo nacional e classificamo-nos em 6º na categoria sénior o que representou um 11º lugar geral no ranking de clubes.
Seguem-se novos desafios: o Nacional de Inverno e o Nacional de Veteranos onde temos responsabilidades acrescidas.
Nas imagens as quatro tripulações que contribuiram para este primeiro sucesso. Para elas os meus parabéns.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Novas esperanças


A minuta do protocolo já tem forma. Agora falta a redacção final e respectivas assinaturas.
Depois do terreno falta edificar. Vamos ver como é que conseguimos chamar a atenção á GaiaPolis para as suas responsabilidades.
Entretanto, já existe autorização para começar a acampar.
Limpeza do terreno, levantamento de muros e começar a "desenhar" áreas de apoio são os próximos passos.
Esta vai ser a nossa nova paisagem. Apreciem e vejam o plano de agua.

AVANÇO ou RETROCESSO?

Tinha lido nas paginas do jornal regional de Aveiro a entrevista dada pelo Presidente da FPR aquando da realização da "Descida da Ria" e chocou-me a forma que posso considerar leviana de afrontar o esforço e dedicação dos clubes locais á realização de um sonho com décadas que é a construção da pista de Remo no Rio Novo do Príncipe.
Dizer que Portugal não tem condições para ter duas pistas de classe A só revela pequenês e falta de horizontes ou então estão a fazer "cambalacho" com a Câmara de Montemor para que esta não tenha concorrência, face aos ditos 60 ou 80 km que distam uma da outra. Se houver uma sondagem sobre as preferências dos atletas e outros agentes da modalidade á localização da melhor pista, garantidamente aparecem muitas outras antes de Montemor, inclusive as que não se possam considerar de classe A.
Estou de acordo com o comunicado do Galitos e solidário com o esforço do Cacia.
Se temos espaço para 12 estádios de futebol, mais depressa temos para 24 pistas de remo.
Como dirigente máximo da modalidade, mesmo que não concorde, pelo menos não o exprima para não atrapalhar as justas pretensões de quem ama a modalidade.

domingo, janeiro 20, 2008

Quem tem....






Ontem estive desmoralizado, quase doente.
Foi difícil digerir os estragos que o Shell 8+ teve mas, acima de tudo, temos que ter pensamento positivo. O Luís Faria, com toda a sua sabedoria pôs mãos á obra e começou a fazer o "corta e cose" para reparar aquela proa. Vai ficar novo.

DIA NEGRO



Ontem foi um dia difícil.
Foi daqueles dias em que de manhã uma pessoa á tarde não pode sair á noite.
Várias vezes é falado entre os clubes que o percurso para transitar no rio deve ser cumprido, mas os maus hábitos falam mais alto e acabam por dar maus resultados. Mesmo entre as tripulações do próprio clube é vulgar verificarem-se acidentes, uns com maior gravidade que outros.
Ontem tocou ao CDUP e ao Sport a infelicidade de ver dois dos seus barcos danificados, felizmente sem consequências físicas para nenhum dos atletas.
Quando a tripulação de Shell de 8+ do CDUP fazia mais um treino de preparação para participar na "Descida da Ria", um quadriscull do Sport que seguia para montante tomou o mesmo alinhamento que o CDUP que vinha em direcção á Foz e em frente ao Areinho de Oliveira do Douro, acabaram por embater a meio do rio, num daqueles pontos críticos que as tripulações procuram para fazer o menor numero de curvas possível. Embora fosse a meio rio, numa zona cinzenta, foi reflexo do 4X ter subido encostado ao Porto que o acidente se deu. A única culpa que se pode assacar aos jovens do Sport é não terem olhado para trás, pois o percurso que eles tomaram é o mesmo que indevidamente todos as tripulações de todos os clubes tomam.
Para o CDUP foi mais uma lição. Espero que para aqueles jovens também o tenha sido.

domingo, janeiro 13, 2008

Regata "Zé da Micha"

Decorreu este domingo, 13 de Janeiro e dia das comemorações do S. Gonçalo, no rio Douro entre a Igreja da Srª do Ó e a sede dos "Mareantes", na ribeira de Gaia, a que se pode considerar já tradicional regata "Zé da Micha" para Shell de 8+ na categoria de Veteranos. Este evento, que já vai na sua 5ª organização, é da responsabilidade dos "Mareantes do Rio Douro" e conta com o precioso apoio do Fluvial Portuense.
Na prova deste ano o convite foi extensível ao CDUP, pelo que estiveram em competição o Fluvial como clube "organizador", o Sport e claro está, o CDUP.
O mau tempo que se fez sentir prejudicou a actuação das tripulações, que, para além da distância, tiveram que lutar contra a forte ondulação, a chuva e o vento contra.
O empenho dos atletas proporcionaram um bom espectáculo, com indefinição quanto ao vencedor. A perspectiva de quem estava "por dentro" indicava uma vitória do Sport, mas para o juiz de chegada, e é esse que conta, a vitória coube ao CDUP, tendo o Fluvial ficado em 3º lugar.
Resumindo, o Sport ficou com a vitória moral, enquanto para a história o vencedor foi o CDUP (Filipe , Tiago, Tó, Carlos, Sérgio, Faria, Pedrosa, Afonso Batista e Nelson como timoneiro), o Sport em 2º e o Fluvial em 3º.
Seria interessante ver na próxima edição a presença dos dois outros clubes representativos do Grande Porto, o PortusCale e o CNIDH. A direcção desta associação recreativa de carácter cultural, pelo esforço que faz de aliar estas duas vertentes bem merece o nosso apoio e elogio.

terça-feira, janeiro 01, 2008

BOM ANO 2008

Está a começar um novo ano civil.
Pretende-se sempre que seja melhor que o anterior.
Os meus desejos para o Remo Nacional são exactamente esses. Que seja melhor que o anterior.
Que pelo menos uma das nossas equipes nacionais atinja o apuramento para os J.O.
Que haja maior abertura e relacionamento entre a FPR e os clubes.
Que os clubes estejam á altura das suas responsabilidades.
E, fundamentalmente, que os atletas reconheçam capacidade de liderança em quem de direito.

BOM ANO PARA TODOS