segunda-feira, fevereiro 25, 2008

BALANÇO DA 2ª JORNADA CNInverno

Terminou a época de Inverno com a realização desta 2ª jornada do Campeonato de Velocidade, desta vez em barcos curtos para os seniores e longos para os juniores.
Com o tempo e Protecção Civil a ameaçar más condições meteorológicas, tivemos um Domingo encoberto, com algumas pingas de chuva mas óptimo para a prática da modalidade, com algumas rajadas vento a correr ligeiramente da parte da manhã, o que poderá ter influenciado a prestação das equipes em algumas eliminatórias, dado que o apuramento era por tempos mas com um plano de água bastante bom.
Não se pode dizer que tenha havido grandes surpresas neste campeonato onde imperou o equilíbrio quer nas regatas, quer na distribuição dos títulos. Ainda assim se notaram grandes diferenças entre os primeiros classificados e os últimos, com distâncias bem superiores a um minuto na mesma final. Num campeonato de Seniores chega a ser confrangedor ver atletas que ainda não sabem remar a participar. São politicas de cada clube, mas que em nada favorecem a modalidade.
Voltando aos títulos, apenas quatro clubes (RCFP, SCP, SCC e Cerveira) conquistaram dois troféus tendo os restantes vencedores ficado apenas por um troféu.
Na classificação para o Ranking, o vencedor da geral foi o RCFP (89,5 pontos) tendo-se verificado uma luta muito acesa no vencedor em seniores, com o SCC e a AAC a empatar com 49,5 pontos seguido do RCFP (48,5).
O segundo lugar na geral do CNIDH (71 pontos) está aquém daquilo que este clube pode apresentar, não tendo vencido nenhuma das provas em que participou.
O CDUP alcançou um excelente 8º lugar da geral com 37 pontos, resultado do seu 6º lugar em Séniores.
A lista dos vencedores e Campeões Nacionais é a seguinte:
RCFP– 2 títulos (4XJF; 4-JM)
SCP – 2 títulos (2XSM; 1XSM)
SCC – 2 títulos (8+JM; 2-SM)
Cerveira - 2 titulos (4+JM; 2+SM)
CDUP – 1 titulo (2-SF)
CFV – 1 titulo (2XSF)
AAC – 1 título (1XSF)
CNV – 1 título (4XJM)

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A solução???

Para quando?
Andamos a reboque da canoagem.
Se reparerem nem no filme tem balneários...

2ª Jornada em antecipação

Antes de se querer fazer a análise aos clubes ou ás equipes participantes nesta 2ª jornada do Nacional de Inverno convém recordar alguns dos motivos de reclamação relativamente á Pista de Montemor:
- Condições climatéricas instáveis
- Ventos contra e laterais em especial da parte da tarde
- Desigualdade de andamento nas pistas com condições climatéricas desfavoráveis
Fora das condições de competição estão aquelas que tornam a presença mais ou menos agradável tais como:
- Sanitários para homens e mulheres
- Balneários para depois das provas se tomar um merecido banho
- Abrigos para o sol e/ou para a chuva
Para não falar de um local onde se comer ou beber alguma coisa quente ou fresca, consoante o tempo.
Parece que o Remo vai estar com alguma sorte desta vez. No sábado realiza-se um Encontro Nacional de Canoagem pelo que, pelo menos, sanitários deverá haver. Esperemos que o tempo ajude e proporcione uma jornada com o mesmo clima da 1ª jornada.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Presenças e Ausencias - Papel da FPR

Antes de fazer o balanço de mais um campeonato da sameirinha, que por acaso se realizou numas condições climátéricas fantásticas o que é raro, diga-se, importa deixar para reflexão as tropelias que esta Direcção da FPR está a fazer de uma forma que posso considerar irresponsável.
Sob a já famosa circular 61 está-se a pedir (para não dizer "obrigar") aos treinadores e delegados presentes para assinar uma folha de presenças. Sendo esta posição desconfortável para quem assina, é antes de mais uma forma de controlo por parte desta direcção dos clubes e dos seus elementos. Para além da polémica dos delegados não poderem ser treinadores e vice-versa, está-se a criar um espaço para que um clube deixe de poder exercer a sua acção de comando sobre os seus "empregados".
Imaginemos uma situação deste tipo.
Um treinador vai a uma prova organizada pela FPR e logo pela fresquinha assina a folha de presenças. Como está um dia bonito, ele vai dar uma volta e não aparece o resto do dia no seu local de acompanhamento dos atletas. O clube não gosta desta atitude e move-lhe um processo disciplinar por abandono do seu local de trabalho e das suas responsabilidades, descontando-lhe o dia de trabalho. O trabalhador (treinador) diz que não senhor, que esteve presente e até assinou um documento comprovativo do facto.
Em termos legais, o trabalhador está salvaguardado. O clube fica sem razão e agora gostava de saber qual o papel da FPR no meio disto tudo.
Estou convicto que se o caminho continua a ser este, o Remo vai ser noticia pelos piores motivos.

E assim vamos cantando e rindo...

Estava-me a preparar para fazer uma análise mais detalhada á 1ª jornada do Nacional de Inverno quando me lembrei que NÃO esteve presente a televisão. E não esteve porquê? Perguntam e bem. Porque desta forma não é necessário dar entrevistas e assim não se dizem bacuradas.
No entanto, posso dizer que fiz um xi-xizinho ao ar puro e não me constou que houvesse alguem com soltura ou diarreia para bem dele e da comunidade presente. É que desta vez, nem uma latrinazinha para consolo da vista.
E assim vai a nossa pista de classe A.

sábado, fevereiro 02, 2008

Sucesso

O CDUP está, juntamente com a APELGA (ASS.Pais ESAG),a organizar um torneio interescolas de remo Indoor em Gaia que teve hoje a sua primeira jornada. Foi para mim uma enorme surpresa a adesão que esta iniciativa teve junto da Escola Secundária Inês de Castro com mais de 600 alunos a participar e super entusiasmados com a experiência. É daqueles esforços que vale a pena ter.
Foi uma sensação de vitória ver os alunos remadores daquela escola sentirem-se importantes, procurados pelos colegas como se fossem atletas de uma modalidade mediática. Foi igualmente uma previsível surpresa os imensos potênciais talentos que participaram com resultados ao nível de atletas com anos de treino.
Este torneio prevê a deslocação a 10 escolas do concelho para a fase de apuramento sendo realizada em Março a final na Escola Secundária de Almeida Garrett.
Pela adesão que está a ter, preve-se a participação de mais de 6000 alunos. Deve ser seguramente o maior evento da modalidade de sempre. Aguardo pelos apoios pois para as congratulações tenho muito tempo.
No entanto quero deixar uma palavra especial de agradecimento ao Fluvial na pessoa do seu seccionista Manuel António pela pronta disponibilização dos seus ergometros, o que permitiu uma resposta adequada a esta primeira fase de apuramento.
Pela reacção dos participantes e pelo entusiasmo demonstrado tenho a certeza que a modalidade já ganhou. Qual o clube mais beneficiado? Who cares?