sexta-feira, junho 27, 2008

CDUP em AVIZ

Este fim de semana é rico em regatas para os mais novos.
Realiza-se em Cerveira a regata Internacional "Ponte da Amizade" e outra em AVIZ, o "Troféu Mestre de Aviz" sendo que esta ultima é feita em dois dias.
Por razões óbvias, o CDUP estará presente em AVIZ mas com pena de não poder participar na regata de Cerveira.
Do contacto e troca de impressões com os vários clubes que irão estar quer numa quer na outra, a opinião é unânime que, sendo duas regatas particulares importantes no calendário dos mais novos, a FPR deveria interceder para que não houvesse a sobreposição destas, com prejuízo da competição e da modalidade.
O CDUP estará na "casa" do nosso atleta Luís Teixeira, tentando valorizar e incrementar o crescimento do Remo numa região "esquecida" no calendário de regatas com tripulações em todos os escalões. Será um prémio para os miúdos pela dedicação ao clube nas condições em que treinam, pelo esforço e pelos resultados escolares, que são um dos elementos diferenciadores que temos sempre presentes. Que dignifiquem a camisola e tirem prazer do que fazem.

Como comentário: O CDUP desloca-se a todas as regatas sem qualquer tipo de apoio financeiro ou outro, contrariamente ao que por vezes possam pensar.

Assembleia Geral da ARDP

Realiza-se hoje pelas 19:30 na Biblioteca Municipal de Vila do Conde uma Assembleia Geral ordinária da ARDP para aprovação do Relatório e Contas relativo a 2007.
Após uma análise ligeira do documento, realço o empenho e dedicação da actual gestão em ter as contas muito certinhas, com uma enorme preocupação em não ultrapassar e, de preferência, deixar verba para o ano seguinte. Sendo apenas financiada pela FPR apresenta saldo positivo, o que é de louvar. São pessoas que deram muito do seu tempo e esforço á modalidade mas que precisam da ajuda dos clubes associados para que o Remo possa dar o salto. Aguardam-se novidades quanto á remodelação desta associação.

Taça de Portugal - Classificações e Penalizações

Realizou-se este ultimo fim de semana, em Resende, mais uma edição da Taça de Portugal em Remo.
Durante a manhã as condições estiveram fantásticas para a prática da modalidade mas de tarde o vento acabou por tirar algum brilho e perturbar o melhor desempenho de algumas tripulações já que a ondulação mais forte nalgumas pistas prejudicaram as tripulações mais técnicas. Sem com isto tirar o brilho aos vencedores, o CNIDH foi quem mais títulos alcançou, 3 (2XF; 4XF e 8+M) seguido do RCFP com 2 (1XF e 4-F). Com uma vitória ficaram as equipas do CFV (4XM); C.G. (1XM) e Ginásio (2XM).
Feitas as contas finais a vitória em Femininos foi para o RCFP com 33 pontos, seguido do Ginásio (29) e o CNIDH em 3º (28 pontos) enquanto em Masculinos o vencedor foi o CNIDH com 55 pontos, em 2º o RCFP com 53 e em 3º o Ginásio com 48 pontos.
Na classificação geral o mais regular e grande vencedor foi o RCFP (86 pontos), em 2º o CNIDH (83) e em 3º o Ginásio com 77 pontos.
Aqui é que letra não bate com a careta. A classificação que foi enviada pela FPR para os clubes relega o Ginásio para o 4º lugar com 57 pontos por troca com a AAC com 68. Como se não bastasse, o CFV que venceu com todo o mérito a prova de 4XM e por conseguinte os 14 pontos, termina na ultima posição com, imagine-se, 6 pontos negativos. O CDUP que na agua tinha alcançado 19 pontos foram-lhes retirados 10 pontos, ficando apenas com 9 no resultado final.
Sabendo que pontos correspondem a dinheiro, o CFV terá que PAGAR 18 Euros á FPR por ter participado na Taça, para além dos valores habituais. Para os clubes que buscam prestigio e uma boa classificação no Ranking, a verdade desportiva deixa de ter sentido. Que o diga o Ginásio que procura um lugar no Top5 em luta com a AAC.
Já anteriormente tinha feito referencia á famosa circular 61 (ver "post" de 15 de Abril)posteriormente substituída pela circular 26/08. Compreendo e até aceito que os regulamentos são para se cumprir, mas utilizar este subterfúgio para impor uma medida que não valoriza nem promove o Remo é que é contestável. Seria melhor o Ginásio, o CFV e o CDUP não aparecerem na Taça? Segundo a FPR provavelmente sim pois não cumpriram o estipulado na circular 26.
Porque razão esta medida não foi imposta mais cedo? Outras regatas houve tais como o CN Verão em Yolle e outras em que se verificou a mesma situação sem qualquer sanção aos clubes. Porquê nesta regata e não nas seguintes ou nas anteriores? Sendo um documento polémico porque não deixa-lo para o início de uma época e aí sim, caso os clubes concordassem, impô-lo de forma a que a verdade desportiva não fosse adulterada.
Se os regulamentos são para levar á risca, porque razão esteve um não arbitro (presidente da FPR) a fazer as pesagens no ultimo CNV? Ninguém contestou por se ter uma atitude positiva.
São estas e outras que me fazem pensar se os destinos do Remo estão a ser bem conduzidos.

quinta-feira, junho 19, 2008

Precisa-se...

Agora que a emoção e a capacidade racional começa a voltar ao normal sinto que devo transmitir um pouco de paz neste momento de euforia. O remo nacional precisa. Precisa de uma politica de alta competição dirigida por gente com conhecimentos e aberta á crítica, precisa de uma politica de formação que permita dotar os clubes de meios humanos e materiais que possam num futuro próximo ter outras alegrias como esta, precisa de gente com carisma e visão estratégica para definir linhas de orientação de acordo com os parâmetros internacionais da modalidade, precisa um novo modelo de gestão que privilegie a união e a cooperação interclubistica, precisa de rigor na gestão financeira e transparência nas contas, precisa de dar visibilidade á modalidade, precisa de clubes fortes, precisa fundamentalmente de mudar.
O Remo nacional precisa. Precisa de atletas do calibre do Nuno e do Pedro, precisa de treinadores humildes e esforçados que tudo fazem e nada pedem, precisa de dirigentes que deixem de ter um pensamento de quintal, precisa de quem saiba dialogar e delegar quando necessário, precisa de respeitar as opiniões e saber viver com quem tem opiniões contrárias, precisa de aprender com as falhas e os erros, precisa fundamentalmente de quem goste do Remo e o respeite.
Não vou focar o que não precisa. Apenas referir que não precisa de lavar roupa suja nem fazer acusações num momento em que vai ser necessário tirar os respectivos dividendos deste triunfo. Seja para quem está, seja para quem vier. Haverá tempo e local próprio para o fazer.
O Remo é que pode ficar a ganhar. E consequentemente todos os que gostamos dele.

quarta-feira, junho 18, 2008

CONSEGUIMOS.....PARABÉNS

PARABÉNS CAMPEÕES.
Foram momento de sofrimento, mas deram-nos essa alegria.
A brilhante ponta final depois de andarem quase 1500 mts em ultimo levou-os ao 2º lugar com o tempo de 6:29.46 e a vitória a ir para a Nova Zelândia com 6:26.88. O 3º lugar e consequente apuramento foi para o Canadá com 6:30.37, ficando de fora a Republica Checa por 36 centésimos, com o tempo de 6:30.73.
Recuperar mais de 5 segundos em 500 mts não é para qualquer um. Se precisassem de provar alguma coisa este final fantástico feito a 45 remadas por minuto mostra de que raça são feitos.
Vamos ver as consequências para o remo. Já estou a ver muitos em bicos de pés. Sejam vocês próprios.
Novamente PARABÉNS. VOCÊS MERECEM.

terça-feira, junho 17, 2008

O Bom, o Mau e o Mais ou Menos

O Bom: Independentemente do resultado que o nosso 2XLM alcançar amanhã, e espero que seja a vitória (apuramento olímpico), a sua presença na final A com o desempenho em crescendo pode ser considerado um bom desempenho. Façam-no excelente.

O Mais ou Menos: O resultado do 2-M. Com alguma surpresa atingiu as semifinais e nestas não desonrou. Embora tenha ficado em 5º na sua manga de apuramento com 6:40.07, á frente da SLO, obteve o 9º tempo geral. A vitória na sua semifinal foi para o CAN (6:28.80) enquanto na outra manga foi para a CZE com 6:30.83. Perante as expectativas estão de parabéns mas não deixa de ser um resultado mais ou menos. Pessoalmente julgo que com mais planeamento, preparação e confiança, estes atletas ainda podem dar muitas alegrias a Portugal.

O Mau: É aquilo que este programa e politica de alta competição nos tem habituado cujo reflexo está espelhado no desempenho do 4-LM. Obteve novamente o penúltimo lugar geral e ultimo na manga de repescagem a quase 20 segundos do vencedor e a 10 segundos do antepenúltimo da geral. As críticas feitas nas anteriores edições mantém-se presentes. Se é para ganhar rodagem e para aprender, vão fazer umas provas a Espanha ou outras regatas internacionais, mas não desbaratem a pouca ou nenhuma credibilidade que o remo português tem. A diferença de andamento é muito grande, os atletas ficam desmotivados e todos nós, que gostamos de remo ficamos tristes e desiludidos.

Se fosse no Campeonato nacional, diria que iam á caça dos pontos.

Estamos na Final

Força rapazes. Como costuma dizer um futeboleiro da nossa praça, as finais são para ganhar e a vossa vitória é a subida ao pódio. Chegaram brilhantemente á final, agora cada vez mais o nosso coração vibra por voçes.
Na manga de apuramento mais rápida, com o 2º lugar atrás da Nova Zelândia (6:17.95) e o 2º melhor tempo do apuramento (6:21.38), todas as expectativas estão em alta para o vosso desempenho. Mostrem de que raça são feitos.

Os resultados do apuramento por tempos e vossos adversários são:
1º NZL - 6:17.95 - 1ª Semifinal
2º POR - 6:21.38 - 1ª SF
3º ESP - 6:22.94 - 1ª SF
4º CAN - 6:23.59 - Vencedor da 2ª SF
5º CZE - 6:25.37 - 2ª SF
6º SVK - 6:26.28 - 2ª SF

Amanhã quero estar a comemorar o vosso feito.

segunda-feira, junho 16, 2008

Apuramento - O melhor e o pior

Competiram hoje duas das três tripulações portuguesas presentes nas regatas de apuramento para Beijing.
A dupla Fraga/Mendes respondeu da melhor forma ás expectativas conseguindo o apuramento para as semifinais com o 2º melhor tempo das duas mangas de repescagem. Venceu o CAN com 6:31.13 e POR alcançou 6:31.29 ficando a SLO com o 3º melhor tempo e a vitória na 1ª manga de repescagem. Parabéns para eles e que tenham uma boa recuperação. Vão ter mais uma regata nas pernas que os principais adversários.
A outra tripulação, o 4-LM não seguiu o exemplo do 2-M. Pautou a sua exibição por aquilo que estávamos habituados. Ficou na ultima posição (6:28.40) na 1ª manga de apuramento a 16 segundos do 5º classificado, com vitória da IRL (6:05.97) e com o 2º pior tempo á frente da única equipa da Tailândia presente.
Pode ser que nos surpreenda nas repescagens.

domingo, junho 15, 2008

Mais um lugar para Beijing

Está decorrer a fase de qualificação para os jogos Olímpicos de Pequim onde Portugal está representado com 3 tripulações.
A tripulação de 2XLM que mais expectativa nos criou embora não tenha sido feliz na sua primeira aparição com um 5º lugar e a ida para a repescagem foi contemplada pelo Comité Olímpico com um bonús, isto é, a abertura a mais um lugar de apuramento. Passaram de duas vagas a três. A dupla obteve o 9º melhor tempo, com os quatro primeiros da sua manga a conseguir os quatro melhores tempos, com o 2º, 3º e 4º a cortar a meta no mesmo segundo. O tempo conseguido pelo nossos atletas teria permitido o 3º posto em qualquer uma das outras mangas. Está tudo em aberto e é preciso que acreditem que é possível.
Outra das tripulações presentes, o 2-M obteve um excelente 3º lugar (6:47.20) e o apuramento directo para as semi-finais na eliminatória mais rápida com o vencedor, a Suíça a conseguir o melhor tempo das eliminatórias com 6:40.27. Com este resultado a tripulação portuguesa ficou com o 7º melhor tempo e a possibilidade de atingir a final A. Estão todas dentro dos mesmos 7 segundos (SUI 6:40.27; CZE 6:40.77; CAN 6:42.10; ITA 6:43.26; CHN 6:45.30; IRL 6:46.52).
Amanhã, é dia de entrar em acção o 4-LM.

ARDP em Grande

Ainda aguardo todos os resultados deste I Troféu Cidade de Viana mas a vitória por selecções ficou entregue, após uma luta renhida com a ARDVC, á ARDP, tendo ficado a selecção do Miño em 3º.
Com umas condições climatéricas que não ajudaram a afluência do público e um plano de água excelente para a pratica de remo, vitória por um ponto (120 contra 119) foi conquistada essencialmente com os triunfos em femininos onde a ARDP conquistou a vitória em todos os barcos, com excepção do 2X que ficou em 2º. Nos masculinos, a ARDP apenas venceu em 1X (Paulo Quesado).
A prova-rainha (8+) foi muito renhida até ao final com a vitória a sorrir em cima da linha de chegada á ARDVC, ficando a ARDP em 2º.
Este primeiro troféu mostrou algumas das fragilidades das Associações, tendo a organização feito um esforço suplementar para colmatar o desinteresse e abandono que alguns clubes demonstraram na representação da sua própria associação.
A ARBL foi representada, e bem, pelo GALITOS porque os restantes clubes se indisponibilizaram. O SCC também achou que a sua associação não era merecedora dos seus atletas assim como muitos outros clubes de Norte a Sul que não colaboraram com a sua Associação. Este assunto levanta, mais uma vez, a necessidade de se reflectir sobre o perfil organizativo e competitivo do remo nacional.
Quando me questionava sobre as falhas e vicissitudes da ARDP vejo que do mau, ainda é a que tem o mal menor. Pelo menos praticamente todos os clubes estiveram presentes e ajudaram a promover o remo.
Parabéns á organização. Esteve simplesmente impecável.

sexta-feira, junho 13, 2008

Seleccionados do CDUP

Para um clube e uma secção que não tem qualquer tipo de apoio institucional, continuamos a provar que o valor individual, a preserverança e a capacidade de luta característica dos bravos e vencedores está para durar.
Para o I "Troféu Cidade de Viana" a realizar no próximo dia 5, o clube vai estar presente com 4 atletas na selecção regional. Destaco nesta selecção as duas das melhores atletas nacionais e uma promissora remadora que tomará conta do leme do 8+ feminino. Não por serem atletas deste clube mas por aquilo que ainda vão dar ao remo nacional e pela sua preserverança e capacidade de luta.
Os seleccionados do CDUP para a selecção da ARDP são:
- Ana Filipa Silva
- Cristina Silva
- Sara Andresa Soares
- Carlos Gesta
Outros atletas deste clube com valor teriam lugar nesta selecção mas foi esta a escolha.
Que todos eles venham com a vitoria individual e por selecção.
Queremos levar o nome PORTO bem alto.

I Troféu Viana do Castelo - Convocatória

Depois de alguma polémica e de um enorme esforço por parte da Camara de Viana do Castelo, a Associação de Remo mais forte por clubes vai tentar demonstrar o seu valor nesta primeira prova entre selecções regionais em seniores.
A ARDP conquistou 18 títulos em 35 possíveis neste ultimo nacional. Terá agora de trabalhar em equipe para a obtenção do maior numero de vitórias no I "Troféu Viana do Castelo 750 anos". A lista dos convocados já foi emitida e é a seguinte:
Femininos:
Sónia Teixeira; Carla Mendes; Conceição Batista; Catarina Machado; Andreia Coelho; Iara Pereira; Liliana Silva; Andreia Oliveira; Filipa Silva; Sara Gomes; Ana Silva , Cristina Silva e a timoneira Sara Soares.

Masculinos:
Paulo Quesado; Sandro Silva; Paulo Pereira; Pedro silva; Gonçalo Teixeira; Francisco Bernardes; Rui Sousa; João Tavares; Manuel Ferreira; André Silva; Pedro Barbosa; Helder Coelho; José Guimarães; Nuno Cerqueira; Sérgio Rei; Paulo Almeida; Hugo Pinto; Alexandre Mouta; Pedro Pedroso; Vitor Santos; Carlos Gesta; Vasco Silva

Embora o modelo de prova não seja o tradicional, isto é os 2000 mts, terá como atractivo o elevado nível competitivo que as distancias de 500mts proporcionam.
A "Princesa do Lima" vai voltar a vibrar com remo de alta qualidade e Viana dá um pequeno grande passo para alterar a capacidade de trabalho entre os clubes.

terça-feira, junho 10, 2008

Lugares do Podio

Porque é interessante analisar os números e comparar as prestações dos vários clubes, em especial aqueles que nos diferentes escalões atingem as três primeiras posições, deixo para apreciação a luta cerrada entre o RCFP e a AAC nos diferentes escalões.

Juniores
Masculino .......................................... Feminino
1º - AAC (57ptos) ....................... RCFP (38ptos)
2º - ARCO (48ptos) .................... CNIDH (33ptos)
3º - SCC (47ptos) ....................... Ginásio (28ptos)
CDUP - 17º (2ptos) ............................... -----

Pesos Ligeiros
Masculino .......................................... Feminino
1º - RCFP (51) ........................... AAC (34)
2º - AAC (48) ............................ CNIDH (28)
3º - CNL (40) ............................ Ginásio / CNL (17)
CDUP - 11º (12) ............................. 8º (10)

Seniores
Masculino .......................................... Feminino
1º - SCP (62) ............................ RCFP (57)
2º - Ginásio (58) ........................ AAC (43)
3º - RCFP (55) ........................... CNL (31,5)
CDUP - 13º (18) ............................. 4º (28)

Geral
Masculino .......................................... Feminino
1º - AAC (159) ......................... RCFP (111)
2º - RCFP (147) ....................... AAC (85)
3º - Ginásio (122) .................... CNIDH (75)
4º - SCP (119) ......................... Ginásio (70)
5º - CNV (95) ......................... SCP (54)

GERAL
1º - RCFP - 258 pontos
2º - AAC - 244 pontos
3º - Ginásio - 192 pontos
4º - SCP - 173 pontos
5º - CNIDH - 165 pontos
........
11º CDUP - 70 pontos

Vamos ver o que nos reserva a luta na taça, onde os clubes não podem desdobrar.

Correcção

Por lapso, ao registar os titulos ganhos por clube não apontei a brilhante vitória do SPORT no 4XJM pelo que assinalo aqui a falha. Assim, a ARDP consegue 51,4% dos titulos (18 em 35) ficando o SPORT no lugar mais alto da tabela de titulos juntamente com o CNIDH e a AAC, todos com 5. Parabéns.

Sem Ofensa....

Continua-se a verificar muita falta de brio por estes mundo do remo.
Já estávamos habituados a ver os treinadores da selecção nacional a servir de motoristas das embarcações e moços para todos os serviços. Cada um sabe das clausulas contratuais que assume, portanto...
Agora mais caricato foi ver o presidente da FPR, bem acompanhado pelo Sr. Botelho, a registar as pesagens. É um facto que trabalhar faz bem e o exemplo deve vir de cima, mas não será um exagero? Outra nota solta foi verificar que o homem do Marketing, com um vencimento provavelmente bem merecido se encontrava nos pontões de largada a segurar os barcos. A experiência adquire-se fazendo. Deve ser esta a máxima reinante.
Os horários das regatas merecem nota positiva. Não se verificaram atrasos significativos. O mesmo não se pode dizer das pesagens e das entregas dos prémios que andaram um pouco ao sabor das conveniências.
Fazendo o balanço, foi uma jornada positiva e sem grandes casos. Isso é que fica para a história.

Rescaldo do CNV08 - Juniores e Séniores

Realizou-se novamente na pseudo-pista categoria A de Montemor aquele que é considerado o verdadeiro campeonato nacional da modalidade. Com um temperatura agradável, o vento não deixou de aparecer em especial da parte da tarde, interferindo no desempenho das tripulações. Pelo menos agora já ficam de fora as pistas 7 e 8 para retorno e aquecimento, pelo que já não são tão acentuadas as vantagens das ultimas pistas.
Continua-se a assistir a um remo de fraca qualidade, onde é notória a diferença de andamento das tripulações. Diferenças de andamento de 1, 2 e mais MINUTOS nas mesmas mangas de apuramento e finais é sinal que algo não vai bem. Se verificarmos que uma boa parte das regatas onde a emoção e a disputa até ao final foi obtida por atletas que regressaram á modalidade após anos de paragem, então é mesmo para reflectir.
Destaco o regresso de uma grande atleta do CHIDH que é a Conceição Batista que já prestes a atingir os 40 anos foi a atleta com mais vitorias pelo seu clube e quiçá do Campeonato. Obteve 3 primeiros lugares em regatas de elevado índice competitivo.
A luta pelos pontos para o ranking a qualquer preço é outra das marcas negativas que se verificou neste Campeonato. Saúdo o regresso e renascimento de um velho clube com historia como é o CNL mas o seu brilhante 8º lugar final foi obtido apenas com últimos e penúltimos lugares com diferenças para os 1ºs de mais de 200 metros. Massificar sim, mas com alguma qualidade.
Quanto aos vencedores foi claro o domínio dos clubes da ARDP. O somatório das vitórias dos clubes desta associação totalizaram 17 vitórias, 50% dos títulos em disputa.
A distribuição dos títulos ficou assim ordenada:
Com 5 vitórias: CNIDH e AAC
Com 4 vitórias: SCP; RCFP; SCC
Com 2 vitórias: CDUP e C.G.
Com 1 vitória: P.Cale; CFV; Ginásio; CNV; Cerveira; Arco; CNB; CFP
No ranking, a luta foi muito renhida entre o RCFP e a AAC com vitoria do 1º por 14 pontos (258 contra 244).

A força de vencer

Foi mais uma pagina de gloria para o CDUP.
A conquista de mais dois títulos nacionais em 2-F e 4-F e a dupla presença no pódio com um 2º lugar em 2-LH e um 3º lugar em 1XLF estiveram de acordo com as expectativas. As restantes tripulações honraram igualmente a sua presença lutando até ao fim pela melhor posição. O 2-H lutou bravamente por um lugar no pódio apesar do esforço do Filipe Pereira que alinhou lesionado obtendo a 5ª posição, assim como na prova-rainha, o shell 8+M . Nas duas outras tripulações, o 4XH e o 8+H, a luta pela vitória na respectiva final B foi até aos últimos metros ficando em 2º em ambas. Registe-se que ambas as tripulações eram compostas maioritariamente pelos "jovens" veteranos do clube.
Digno de destaque foi a prestação da Mª Luz Pereira que com a juventude dos 45 anos alcançou o 3º lugar no 1XLF e a vitoria no 4-F bem acompanhada pela jovem Raquel Dias, de 43 anos a as campeãs Ana Filipa Silva e Cristina Silva.
O nosso júnior de 1º ano ainda a ambientar-se a estes ritmos não foi além do 5º posto na final B.
Para o quadro de honra do clube ficam:
1XLF - Mª Luz Pereira - 3º Lugar
2-LM - António Lopes; Filipe Pereira - 2º Lugar
1XJM - João Guimarães - 11º Lugar
2-F - Ana Filipa Silva; Cristina Silva - 1º Lugar
2-M - António Lopes; Filipe Pereira - 5º Lugar
4XM - Paulo Cunha; Luís Faria; Carlos Gesta; Nuno Zeferino - 8º lugar
4-F - Ana Filipa Silva; Cristina Silva; Mª Luz Pereira; Raquel Dias - 1º Lugar
8+M - Samuel Aguiar; Paulo Cunha; Luís Faria; Carlos Gesta; Sérgio Bastos; Nuno Zeferino; Lopes; Filipe Pereira; Tim: Daniel Silva.
Pode-se dizer que o clube está vivo e recomenda-se, conforme se poderá constatar no ranking de clubes.
Para a Taça vamos ver...

sexta-feira, junho 06, 2008

Rápidas melhoras

A vida tem destas coisas. Quando menos se espera, o acidente acontece.
O amigo e pessoa do Remo de longa data, João Medeiros foi vitima de um acidente estúpido que o levou ás urgências do Hospital. Tudo aconteceu na escadas de Alcântara-Terra, durante uma conversação por telemóvel. Estávamos os dois em amena cavaqueira quando o telefone se desliga. Pensando que a chamada tinha caído, voltei a repetir a ligação quando á 3ª tentativa uma senhora simpática e preocupadamente me diz que o amigo Medeiros tinha tropeçado nas escadas e perdido completamente os sentidos e que já tinham chamado o 112. Liguei para a FPR tendo o Sr. Miguel rapidamente se dirigido para o local a fim de prestar o apoio necessário. Foi um final de dia de apreensão e expectativa pois esteve algumas horas nas urgências, sem memória do que tinha acontecido. Hoje tive a boa sorte de ter conversado com ele, estando já em casa em convalescença. Espero que fique rapidamente operacional pois vamos sentir a sua falta este fim de semana, em Montemor.
As melhoras.