quarta-feira, julho 30, 2008

Finalmente... a "Entrevista"

Afinal a montanha pariu um rato.
Aquilo que me disseram que iria ser uma entrevista "bombástica" não passou de um balanço ligeiramente anedótico de uma actuação directiva em decréscimo.
A entrevista dada pelo Presidente da FPR e publicada hoje no jornal "A Bola" toca um pouco de todas as vertentes com muitas inverdades.
Sou da opinião que não se deve criar campos de batalha num momento em que o Remo deve tirar partido do sucesso de dois atletas que chegaram a ser expulsos da selecção. No entanto, aqui ficam algumas "pérolas":
- "...Fraga e Mendes estiveram cerca de 2 meses separados mas depois reconsideraram... A Federação fincou o pé e eles continuaram juntos."
- "...desde que cheguei á Federação aumentamos em 15% o numero de praticantes...", "...Criamos novas situações de apoio aos clubes, que foram determinantes para o seu desenvolvimento..."
- " Quantos clubes existem em Portugal? - RM: - 59 e 1600 atletas federados."
- "... Montemor é onde está a nossa pista. Centro de Alto Rendimento do melhor que há no mundo. Pista de classe A que possibilita organizarmos Mundiais."
- " ...Vai avançar com a recandidatura? - RM: - Ainda não sei. Garanto que não.
- " ... Há um determinado movimento composto por três clubes do Porto que tem feito guerra ao meu mandato."
- " ... O nosso trabalho tem sido muito positivo!"

Espero que na hora da verdade o bom senso prevaleça.

domingo, julho 27, 2008

Campeonato do Mundo - Último dia

UMA VERGONHA
Terminou a triste figura Portuguesa nestes (e nos anteriores) Campeonatos do Mundo.
Como se esperava, a Vitória (LW1X) conseguiu um brilhante 2º lugar (8:36.19) a apenas 17' do 1º, a UKR (8:19.42). Numa regata a dois foi um excelente resultado. Pior era quase impossível. Mais um último lugar para palmarés.


Continuam-se a chamar atletas através de critérios discutíveis, a pagar favores com a presença de outros, a alimentar uma maquina e um vicio para que as pessoas mantenham os seus "tachos". (É preciso sustentar o Pocinho...)
Não vai há muitos anos, para se entrar na selecção era preciso um critério muito, mas mesmo muito rigoroso e mesmo assim não era garantido que iriam a provas internacionais. Não havia dinheiro. Foi dito muitas vezes e a muitos isso, independentemente da sua qualidade (e era bem maior que actualmente) como remadores. Agora não. Fazem-se uns testesitos, umas voltinhas no ergometro e nem precisam de ser muitas e lá vão os jovens para os estágios para serem entregues ás feras. Chegam á Selecção fazem-se tripulações por simpatia, mudam-se outras por conveniência, sem treinos de conjunto e toca a rufar. Temos Selecção. Depois os resultados são estes e acham que a culpa é dos treinadores e dos clubes.
Onde está o critério de exigência? Os jovens não são burros. Se sabem que não é preciso muito esforço para lá chegar, não se esforçam. Nem lá e muito menos nos clubes. Não precisam e ainda dizem isso na cara.
Portanto os clubes que subam as suas expectativas, que tenham outra visão e que se esforcem por mudar o que está mal. Está provado.

sábado, julho 26, 2008

Campeonato do Mundo - Linz - Áustria - 5º dia

Terminou hoje a prestação dos atletas juniores. Para não variar, mantiveram uma regularidade impressionante. Ainda assim o JM2- foi a excepção ao alcançar a 3ª posição na Final D com 7:10.27. Deixou para trás as tripulações da AUT, BRA e AZE. As restantes ficaram pelo usual último lugar nas respectivas finais.
A Antónia Germanova em JW1X, de quem esperava um pouco mais, fez o pior tempo (8:34.02) de todos, inclusive pior que as 3 tripulações da final D. Levou 14' da LTU, a 5ª classificada na final e 21' da ITA, a vencedora (8:13.53). Para a história fica que deixou para trás a MDA, TUN e SVK, as concorrentes da final D.
As jovens do JW2X ocuparam o lugar esperado. O 5º e último de todos com 8:06.80 tendo ficado a 20' do penúltimo e a 32' da HUN (7:34.09), a vencedora da respectiva final. Uma vergonha.
Amanhã temos a possibilidade de alcançar um 2º lugar na final D de LW1X. É praticamente garantido a não ser que haja uma surpresa. Estarão em competição para fugir ao ultimo lugar a UKR e POR pelo que vai ser uma luta a dois renhida na final D.
Resultados finais:
JW1X - 6º Final C - 18º em 21 (uma desistência)
JW2X - 5º Final C - 17º em 17
JM2- - 3º Final D - 21º em 24

Gostaria de ver a posição da Direcção da FPR em defesa da sua equipa técnica. Quais são as desculpas para esta triste figura e para os dinheiros gastos nestas excursões.

sexta-feira, julho 25, 2008

Protesto do CDUP

O CDUP apresentou um protesto por mail na FPR para suspensão/anulação dos resultados do último Encontro Nacional de Iniciados. Este protesto foi recusado por não obedecer a alguns dos artºs do Código Nacional de Regatas. O próprio protesto, aquando da sua formulação não tem muito onde se fundamentar pois NÃO EXISTE regulamentação nacional para estas arbitrariedades. Como tal apoiou-se no direito de protesto e na pouca fundamentação formal que sugere a continuidade das provas e a defesa da verdade desportiva. Fez mais. Fez seguir o articulado do código FISA para apoiar as suas razões.
A FPR como resposta, além de não aceitar o protesto sugeriu o recurso para o C.J.. Sabendo que este apenas se pode basear nos factos surgidos DURANTE a realização das regatas e fazer valer o regulamento com o articulado apresentado, qualquer recurso carece de apoio formal pois NÃO ESTÁ REGULAMENTADO no presente Código de Regatas. Apenas aceita ocorrências relativas ao desempenho dos intervenientes e não ás tomadas de decisão da organização.
Portanto temos o jogo viciado. A defesa possível para esta situação está fora da FPR, o que coloca alguns considerandos:
-A maioria dos clubes é apática e comodista;
- Geralmente os recursos apresentados no CJ da FPR não tem resposta (veja-se os casos dos protestos do CNIDH aos Nacionais de Fundo ou do RCFP á exclusão de atletas,...);
- A presentação de um protesto aos órgãos competentes fora da FPR tem custos relativamente elevados;
- A credibilidade do Remo (que já é pouca) ainda diminui mais;
- A posição final quanto a esta situação ainda não foi oficialmente comunicada.
Portanto é tempo de os clubes se assumirem, analisarem o que efectivamente querem e, perante estas e outras situações de prepotência, reclamarem e publicamente mostrarem o seu desagrado.
Gostaria de ver esta situação num Campeonato de Juniores e Seniores e ver qual a posição de alguns históricos. Hoje são uns, amanhã outros. Assim é que o Remo não vai para a frente.

Campeonato do Mundo - Linz - Áustria - 4º dia

Está a começar verdadeiramente o nosso campeonato. O Campeonato dos últimos.
Este dia foi marcado pelo Apuramento da Antónia Germanova para final C com o 3º posto na sua manga de apuramento e o tempo de 8:35.11 (melhor que o LW1X). A vencedora da manga foi a ITA com 8:29.14 . Vai partir com o pior tempo dos apurados para esta final C mas acredito que se vai superar e dar-nos uma pequena alegria.
A tripulação de JM2- não conseguiu melhor que o 4º lugar na semi-final e terá que se contentar com a Final D. No entanto os tempos obtidos dizem que deu luta até ao fim, num apuramento muito apertado. Um segundo separou o 2º classificado e a tripulação portuguesa. O vencedor da semi-final, a SRB obteve 7:10.03 enquanto POR fez 7:14.25. Foi pena, mas por um segundo se ganha, por um segundo se perde.
O barco-vassoura LW1X conseguiu novamente a proeza de levar mais de 30 segundos do vencedor da manga. Ficou no último lugar com 8:38.12 (deve ter sido o vento...) contra os 8:06.72 alcançados pela RUS, a vencedora da semi-final e os 8:05.48 obtidos pela FIN, o melhor tempo das semi-finais C/D. Garantidamente temos o último lugar assegurado.

quinta-feira, julho 24, 2008

Campeonato do Mundo - Linz - Áustria - 3º dia

Como se costuma dizer... A Oeste nada de novo. Neste caso a Nordeste.
Continuamos a acumular últimos lugares em todas as participações e a apanhar diferenças de tempo significativas para os vencedores das mangas e dos melhores tempos. Esperemos por novas jornadas para ver se vamos ter alguma surpresa ou vamos continuar á imagem deste corpo técnico. Sem chama nem glória.

quarta-feira, julho 23, 2008

Campeonato do Mundo - Linz - Áustria - 2º dia

Mais do mesmo. É que começa a custar fazer este tipo de apreciações.
Portugal continuou a pautar-se por uma regularidade impressionante. Ficou destacado em último em todas as mangas onde entrou.
Como começo a achar que estes últimos lugares são estratégicos (para não cansar), procuro ver alguma coisa de positivo nas prestações.
Assim na apreciação da Vitória - LW1X - está garantida a presença na semi-final C/D com presença praticamente garantida na Final D. Conseguiu novamente o pior tempo de todas as mangas (8:37.54) ficando atrás da UKR (8:23.58). Até as juniores fizeram praticamente todas melhor tempo. (As condições climatéricas pioram muito para esta embarcação). O melhor tempo coube á CRO (7:56.18) tendo a sua manga sido ganha pela DEN com 8:06.54.
Nos Juniores, a prova de JW1X não fugiu á regra. Ultima na manga mas, porque existe sempre um mas, em 22 adversários conseguiu o 15º tempo (8:17.28) o que deixa alguma expectativa para a repescagem de amanhã, embora as adversárias sejam de respeito. Tenhamos esperança. O melhor tempo foi para a GER (7:42.23) enquanto a vitória na manga foi para a NOR com 7:44.43.
As jovens do JW2X não são deste campeonato. Em 17 tripulações ficaram em....17º com 8:13.29. A vitória na manga foi da AUT com 7:24.64 enquanto o melhor tempo foi para a GER com 7:19.81. Mais uma final C garantida.
Os jovens do JM2- estão na mesma situação do 1X. Ficaram em 4º e ultimo na manga (7:16.28) mas conseguiram o 16º tempo em 25 adversários. Nos 1/4 de final tem como adversários a USA, SLO, CRO, RSA e MDA. São apurados os 1ºs três para a semifinal A/B. Quer a Moldávia quer a África do Sul são de um Remo inferior ao nosso (é possível actualmente?) e estão perfeitamente ao alcance. Só fica a faltar um. Vamos torcer por eles. O melhor tempo foi da GER com 6:56.07. Numa análise racional foi a melhor prestação.
Esperemos por amanhã...

terça-feira, julho 22, 2008

Campeonato do Mundo - Linz - Áustria

Portugal teve hoje a sua estreia no Campeonato do Mundo que está a decorrer em Linz, na Áustria. Começou ao seu nível, com a tripulação de LW1X a pautar o desempenho pela média dos últimos resultados.
A Maria Lima (Vitória), por quem tenho muita estima, obteve um estratégico 20º lugar em 20.
Foi apenas a ultima com o registo de 8:28.54. O tempo mais rápido das mangas de apuramento foi obtido pela SUI com 7:37.54.
Amanhã terão lugar os apuramentos do Juniores e será feita a repescagem da prova de LW1X que apurará os 2 primeiros para as finais A/B, ficando os restantes para as C/D. A Vitória só terá na sua manga a UKR, FIN, GER, ESP e DEN. Coisa pouca.
Esperemos é que não cancelem as provas senão ainda se arrisca a ficar com o ultimo lugar....

segunda-feira, julho 21, 2008

Coupe la Jeunesse 2008

Realizou-se em Cork, na Irlanda mais um edição da Coupe.
Uma Regata que por vários anos trouxe boas recordações e bons resultados a Portugal, agora é uma continuada decepção. Valeu-nos a brilhante vitória do Remador do P.Cale na edição passada para confirmar a excepção á regra.
Portugal esteve presente com as tripulações de 2XJM, 1XJW e 8+JM, tendo igualmente feito outros barcos que, sinceramente não percebi se entravam na competição ou eram de encher programa. Foi o caso do 1XJM e 2-JM. Também não é relevante porque o desempenho de toda a comitiva foi muito constante, ÚLTIMOS e destacados.
Quer no dia de Sábado, quer no de Domingo, todas as finais B em que participou Portugal conseguiu o ultimo lugar. Excepção foi o 8+. Só havia final A. No Sábado ficou em 5º e ultimo mas no Domingo conseguiu ficar em 4º numa final de 6.
No meio de tantas promessas que vejo por estes rios fora, não acredito que não se consiga fazer melhor.
Depois queixa-se das polémicas nos sistemas de selecção e afins.

Campeonato Mundo Sub-23

Mais do mesmo...
Não vale a pena estar adiantar muitos comentários á prestação das equipas portuguesas neste evento.
Um campeonato do Mundo é uma prova que reflecte o estado desportivo de uma nação.
Se não estamos á altura de lá ir, não vamos.
Agora ir para ficar consecutivamente nos últimos lugares é que não é bom para ninguém. Não o é para os atletas que ficam desmotivados pelos resultados e, pior ainda, pela gritante diferença de andamento com diferenças de tempos superiores a um 1:30 minutos. São quase 500 metros. (Por curiosidade, nas finais o tempo do vencedor da prova de LM2X, a Itália, foi de 6:47.14 contra 8:03.76 de Portugal) Nem é para os depauperados cofres da FPR. A não ser que seja pelo turismo desportivo, uma nova modalidade que é aposta desta direcção.
Se uma equipa é a imagem do treinador, então estamos conversados.
Os resultados da representação portuguesa foram os seguintes:
2XLM - 6º Final C - 18º em 21;
4XM - 3º Final C - 15º em 15;
4-LM - 6º Final B - 12º em 12.

Amanhã começa o Campeonato do Mundo em Juniores e Seniores. Esperemos que os atletas lá presentes possam mostrar o seu valor, principalmente aqueles que puderam preparar-se ao nível dos respectivos clubes.

terça-feira, julho 15, 2008

As fotos...

Não são muitas mas são de boa vontade... Aguardo por ter mais fotos dos outros atletas para lhes fazer a justa homenagem.



As meninas á espera do pódio com as adversárias. (Beatriz, Sara e Sofia)






A largada do 1XInf. F - Valeu a pena treinar as largadas com o 1X Juv.







A Sara á procura de alguém para conversar.






No pódio












As adversárias: 1º C.G. (Maria Cordeiro); 3º RCFP (Erica Fernandes)

Bravo, Campeões.

Estava á espera que o "fotografo de serviço" me fornecesse as fotos para documentar e prestar a merecida homenagem aos meus valorosos atletas.
Saíram deste Encontro/Campeonato com estados de espírito diferentes, mas conscientes que tem valor e podem ser muito grandes neste belo desporto.
Na categoria de infantis a Sara Soares (Polypocket) conseguiu concentrar-se e fez uma prova fantástica, obtendo a 2ª posição. Esta miúda tem raça e fibra para chegar longe. É um diamante em bruto. Espero ter "paciência" para o lapidar.
A tripulação de 2X, composta pela Beatriz Batista e pela Sofia Oliveira alcançaram igualmente a 2ª posição. Tiveram alguma sorte com a pista mas também tiveram todo o mérito de, com apenas uma semana de treino em conjunto, aliar a fibra da Beatriz e a técnica da Sofia para vencer as adversidades. Com mais algum treino estariam agora a festejar outra posição.
O David Almeida em 1X esteve muito bem. A primeira parte da prova esteve igual a si próprio. Desconcentrado, distraído, sem auto-confiança mas á medida que os metros iam avançando ia melhorando a sua prestação. Conseguiu um 18º lugar em 26 concorrentes, mas tem capacidade e força de vontade para fazer melhor.
O Diogo Bastos não teve oportunidade de mostrar a sua raça. Foi para casa triste mas a decisão de suspender as regatas impediram-no de brilhar na Boti-Bota.
Em Iniciados aconteceu aquilo que todos sabem. A Mariana Batista, em 1X era e é uma das mais fortes candidatas ao titulo. Fez uma eliminatória táctica, procurando ficar nas ultimas pistas. Irrepreensivelmente geriu a sua eliminatória para o obter, ficando com o 4º tempo do apuramento e conseguindo o seu objectivo, a pista 5.
A malfadada decisão de atribuir o titulo pelos lugares do apuramento fizeram com que uma atleta candidata a Campeã Nacional fosse relegada para a 4ª posição, com todos os traumas e consequências psicológicas inerentes. Uma injustiça. Espero que ela seja suficientemente forte e acredite no brilhante futuro que tem para ultrapassar estas incompreensíveis decisões. (Acredita que as horas de estudo perdidas, as madrugadas de treino e o tempo de ócio que trocaste por acreditar num sonho vão-te ser recompensadas)
O Domingo trouxe um Juvenil descrente no apuramento mas forte e motivado na Final B.
O Sérgio Bastos em 1X partiu para a sua final com o pior resultado dos apurados mas acreditou até ao fim e tendo vindo a comandar nos primeiros 500m, deixou o atleta do Fabril passar e os dois foram-se distanciando dos restantes. O cansaço e a boa reacção dos atletas do Ferroviário do Barreiro e do SCC fizeram com que na entrada dos últimos 300m a sua posição estivesse em perigo mas a sua força anímica fez com que aumentasse o ritmo e na ponta final aumentou a distancia e segurou o 2º lugar na prova. Muito boa a sua prestação.
Perante todas as adversidades, as condições de treino, a falta de apoio extra-clube podemos dizer "BRAVO, CAMPEÕES"

segunda-feira, julho 14, 2008

NOBODY’S PERFECT

Errei
Foi sem consciência disso mas errei.
Por vezes, a palavra não condiz com o pensamento e num momento acalorado não transmitimos, por defeito ou por excesso, aquilo que nos vai na alma.
Na reunião de delegados de Sábado onde se discutiu (ou melhor, se comunicou) a decisão de não se realizarem mais regatas e foi sugerido a antecipação das regatas do dia seguinte, disseram-me que disse e quem me disse é porque eu disse que "...se eu era prejudicado os outros também tinham ou deviam ser".
Ora quem me conhece sabe que não vivo nem me sinto bem com o mal dos outros, antes pelo contrário.
Aquilo que mais me custou foi a impassividade total de todos os delegados presentes face aquilo que considero uma injustiça para com os atletas e a disponibilidade para resolver uma situação que ainda não tinha acontecido. Pior ainda, fora da reunião diziam á boca pequena que eu tinha razão, que estavam solidários, que era uma injustiça mas na hora de defender essa posição o CDUP ficou a falar sozinho.
Ao manter a minha posição face ás propostas de alterações era dizer que a defesa dos atletas não escolhe dias. Devemos defende-los em qualquer circunstância.
O dia de Domingo acabou por me dar razão. As eliminatórias foram feitas com as regras claramente definidas, foram realizadas todas as finais e os vencedores foram-no com mérito. Os clubes não gastaram nem mais nem menos do que aquilo que tinham projectado. Portanto o meu pensamento esteve certo.
Retrato-me pelas palavras ou pela interpretação que dela poderia ter havido, assim como de potenciais aproveitamentos “políticos” que delas possam querer fazer.
Desculpem aqueles que não foram almoçar a casa ou não foram fazer uma praia mas tiveram um dia de Remo em cheio. Com boas regatas, sem pressões e com uma manhã fantástica e uma tarde aceitável em termos de condições climatéricas.

sábado, julho 12, 2008

VERGONHOSO

Por muito que goste de Remo, situações como as que se passaram hoje fazem-me duvidar se vale realmente a pena.
Sabia-se pelos meios que as actuais tecnologias nos proporcionam que iria estar um dia bastante ventoso, o que já é habitual em Montemor. Mesmo assim decidiu-se proceder ás eliminatórias e de tarde ás respectivas finais. Até aqui tudo bem. Foi debaixo de uma forte ventania que os infantis fizeram as suas provas, com a "estupidez" (não posso considerar outra coisa) presente no alinhamento das tripulações o que levou ao CNIDH a ir directamente contra a margem na prova de 2XFem. Mesmo assim fizeram as respectivas provas as equipes de 1XInf.F, 2XInf.F, 1XInf.M e penso que se realizou igualmente o 2XInf.M, sempre com o vento a empurrar para a margem.
Como as condições para alinhar as tripulações não era a melhor, a organização decidiu suspender as provas. Até aqui tudo bem, se bem que os infantis já tinham sentido na pele essa dificuldade.
As provas estiveram suspensas por 2 horas quando, na reunião de delegados o Presidente da FPR profere a decisão Salomónica de dar por encerrada a jornada, com atribuição dos títulos a quem já tinha corrido, isto é, AOS INFANTIS E AOS APURADOS DAS ELIMINATÓRIAS. Quer dizer os tempos de apuramento serviram para se encontrar a tripulação CAMPEÃ NACIONAL. Quem ia fazer as finais directas fica a aguardar "sine die" a marcação das regatas de atribuição dos títulos.
AGORA PERGUNTO:
- Não poderia ter sido perguntado aos delegados presentes se haveria outra alternativa?
- Não poderia ter sido adiada para o dia seguinte a realização das finais, já que todos os clubes teriam que estar presentes?
- Não poderiam as finais ter sido marcadas para quando a realização das outra finais directas?
- Não poderia ficar suspenso o campeonato?
Os clubes pequenos, como é o caso do CDUP criam expectativas e traçam objectivos para as suas tripulações. "Apostam" uma época nesses pequenos heróis. Se na hora das decisões se frustra todo o trabalho de uma época, pergunto o que é que andamos aqui a fazer?
Para o dia seguinte já havia sugestões e alternativas. Os clubes começaram a pensar no aspecto financeiro e essas alternativas seriam óptimas. Haverá coerência nessa tomada de decisão? Ou será que com o mal dos outros pode a gente bem?
Não aceitei as alterações. Financeiramente é mau. Mas, em consciência, não poderia aceitar ou concordar com esta dualidade de critérios. Se está mau para uns, também está mau para os outros. Se há campeões de secretaria no Sábado, é justo que também os haja no Domingo.
Agora que é VERGONHOSO o modo como se tratam os atletas que se esforçam e dedicam assim como o Remo em geral, é. Em mais de 30 anos de Remo foi a primeira vez que assisti a uma coisa assim.

sexta-feira, julho 11, 2008

Obrigado, Sr. Medeiros

No final de uma "vida" dedicada ao Remo cumpre-me moralmente a obrigação de dizer a este "velho" amigo, OBRIGADO.
Figura conhecida de todos os que se dedicam á modalidade, está de saída de uma função que cumpriu com esforço e dedicação. Sei que é com mágoa e tristeza que vê a sua carreira terminar, quando ainda tem energia e vontade de dar o seu contributo para ver um Remo melhor.
A vida não pára e existe sempre um cantinho no álbum de recordações para que esteja presente. Espero vê-lo por muitos e bons anos por estas pistas fora. Que mais não seja, como arbrito pois ainda tem a licença. Pode não ser pago a tempo e horas, como acontece aos actuais arbritos mas a sua vontade é superior a isso.
Sugiro a toda a comunidade um encontro (almoço ou jantar) de despedida. Devemos-lhe isso.

quinta-feira, julho 10, 2008

Agradecimento - Marina Angra do Douro

Está feito. Terminou mais uma semana de trabalho com os mais novos no belo e sossegado lugar do Covelo, em Gondomar.
Quero expressar o meu agradecimento á Marina Angra do Douro, mais concretamente ao responsável pela SOGONTUR, empresa gestora da marina, pela amabilidade e disponibilidade que tem tido para com o CDUP ao permitir, sempre que foi necessário, utilizar as suas instalações para treinar os mais miúdos e não só. Temos uma embarcação lá praticamente em permanência e sempre que foi necessário lá colocar a frota, como aconteceu esta ultima semana, acederam aos nossos pedidos sem qualquer contrapartida.
É com este apoio que é bom contar, que nos dá animo para ver que realmente vale a pena. O sucesso dos miúdos também será um pouco deles.
São exemplos como este que a nossa classe politica deveria seguir. Ter um papel social e de apoio aos jovens na promoção da actividade desportiva. A Câmara de VNG que se pavoneia e utiliza a comunicação social de uma forma despudorada publicitando a sua aposta no "Desporto" (em Gaia desporto é futebol) nem ao trabalho se dá de responder aos pedidos de reunião para resolver assuntos em que é directamente interveniente. É esta a nossa politica autárquica para o Desporto.

quarta-feira, julho 09, 2008

Candidato á vista....

O jornal "A Bola" vai publicar em breve uma entrevista com o candidato á Presidência da Direcção da FPR para o próximo ciclo olímpico. Segundo este, será "uma entrevista bombástica" onde se aflorará o actual momento da modalidade, o percurso olímpico e as bases do novo projecto.
Estou cheio de curiosidade para conhecer as novas ideias e como captar os apoios necessários.

"Lei de Murphy"

Existem momentos em que penso que a gestão da nossa FPR segue as leis de Murphy: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”, ou então "Se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em consequências indesejáveis, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la". Tem sido esta a posição dos actos de gestão com que nos temos confrontado.
Já tínhamos as penalizações da Taça, com uns desmentidos não confirmados e agora temos os do Nacional de Veteranos.
O CFV terminou esta jornada com 1 ponto negativo (já são 7 negativos - por este andar fica atrás dos clubes-fantasma), enquanto ao CNB foram retirados 20 pontos. Penso que é uma forma da FPR poupar uns trocos. Constou-me que esteve á espera do parecer do CJ para avaliar da validade e legalidade da circular 26/08 mas gostaria de conhecer o conteúdo do parecer. Onde é que refere a validade da verdade desportiva? Ou a retroactividade da lei? Ou ainda a básica informação da data de entrada em vigor desta prerrogativa? Será que todos os clubes estão atentos ou são conhecedores desta "lei"?
Será que estou a falar de cor e, como deveria ser, esta circular vai vigorar num início de época?
As reuniões de delegados tem sido feitas sobre brasas. O clima de crispação está sempre presente e em vez da FPR ter uma atitude apaziguadora e de consenso, actua exactamente de forma contrária. Os clubes procuram falhas nos regulamentos para confrontar esta direcção. É o que posso considerar "bater no fundo".
O fim do ciclo está próximo e a importância que alguns clubes dão a estes assuntos é muito ambígua. Se calhar é por ainda não sentirem na pele os efeitos desta politica.
Faço esta leitura na sequência do numero de presenças na reunião que houve em Coimbra.
Será que discutir o Remo e as nossas preocupações não é importante? Esteve presente um bom numero de clubes, uns concordando com algumas ideias, outros nem tanto, mas o que considero errado é reclamar, protestar na praça pública, dizer mal, mas na hora de se assumir uma posição, deixar para os outros o papel de "mau da fita".
O Remo é de todos nós, todos temos um papel e uma palavra a dizer. Se não participarmos, não temos legitimidade para reclamar.
"O todo tem que ser mais que a soma das partes"

domingo, julho 06, 2008

Nacional de Veteranos Verão 2008

Realizou-se ontem em Montemor o mais disputado nacional de Veteranos dos últimos anos. Foram 17 clubes á procura do maior numero possível de pontos e de uma boa posição no ranking de clubes. Chegou-se ao ponto de procurar falhas (e não existem poucas) nos regulamentos de regatas e inscrever atletas em 3 tripulações. Esta situação originou uma acesa discussão na reunião de delegados onde se pôde constatar a dualidade de critérios e as constantes mudanças de posicionamento face aos clubes. A alteração das regras a meio do jogo são uma constante. É com as penalizações nos pontos, com o sistema de idades, com o nº de inscrições por atleta, enfim, é como der mais jeito.
Independentemente das polémicas, na hora de mostrar quem melhor se apresentou para este Nacional, o Ginásio foi a melhor equipa, com 144 pontos. Uma estratégia bem montada com atletas de qualidade permitiu-lhe a obtenção de 3 títulos, 5 segundos e 2 terceiros lugares, posicionando as restantes tripulações em boa posição de pontuar.
A AAC ficou na segunda posição com 122,5 pontos resultantes de 2 vitórias e 4 segundos lugares e uma massificação pelos restantes barcos.
No terceiro posto ficou o CNL. Este clube tem primado pela massificação independentemente da qualidade. Obteve muitos últimos lugares mas também conseguiu 2 vitórias e 2 segundos lugares pelo que estão de parabéns por isso.
O CDUP ficou aquém dos seus objectivos em especial no capitulo feminino resultante da ausência forçada devido a uma operação de uma das nossas categorizadas atletas, campeã em seniores. Vencemos em Masculinos e obtivemos 3 títulos, 2 segundos e 3 terceiros lugares, para além das brilhantes exibições dos restantes atletas em provas de elevado índice competitivo.
As posições ficaram assim ordenadas (entre parêntesis o nº de vitorias)
1º Ginásio - 144 pontos (3 títulos)
2º A.A.C. - 122,5 pontos (2 títulos)
3º C.N.L. - 121,5 pontos (2 títulos)
4º CDUP - 114,5 pontos (3 títulos)
5º RCFP - 114 pontos (1 titulo)
6º CNIDH - 105,5 pontos (4 títulos)
7º A.N.L. - 104 pontos (3 títulos - 2 sem adversários)
8º S.C.P - 87 pontos (1 titulo)
9º S.C.C. - 58 pontos (3 títulos)
10º C.N.S. - 51 pontos (1 titulo)
11º C.G. - 45 pontos (2 títulos)
12º GDFB - 33 pontos (2 títulos - 1 sem adversário)
Participaram ainda e pontuaram as seguintes equipas: NAVAL (32 pontos); CNB (25 pontos); PCALE (15 pontos); CFP (10 pontos) e CFV (9 pontos)

sexta-feira, julho 04, 2008

Assembleia de Clubes

Se durante a manhã estaremos em competição no encontro de velhas e novas guardas para se saber na água quem são os melhores na categoria de Veteranos, á tarde teremos um encontro de dirigentes dos clubes para se saber quem será o melhor para comandar esta grande frota. Foram convidados TODOS os clubes, até os clubes-fantasma para, numa acção de sensibilização, dar continuidade ao processo de mudança dos destinos do Remo nacional. Não se quer uma reunião competitiva mas participativa onde todos expressem livremente as suas opiniões, apresentem propostas e sugestões e tenham um discurso virado para o futuro. Espera-se um encontro de verdadeiros "VETERANOS".
A reunião terá lugar em Coimbra com início pelas 16:30.

quarta-feira, julho 02, 2008

Antevisão Encontro de Veteranos

Vai decorrer este fim de semana em Montemor o Encontro Nacional de Veteranos.
Com uma participação record, vamos ter garantidamente regatas altamente competitivas nomeadamente nos escalões A e B com uma boa parte dos atletas campeões nacionais em Seniores. É que os que realmente andam tem idade para correr nos Veteranos.
Vão estar em competição 17 clubes com um total de 152 embarcações e 442 atletas. Claro está que o numero de atletas diminui para perto de metade pois praticamente todos desdobram, isto é, fazem duas regatas. É a guerra dos pontos.
Os vencedores nas inscrições e com isso candidatos á vitória são os seguintes:
AAC - 18 barcos
RCFP - 16 barcos
CNL - 16 barcos
CDUP - 15 barcos
Ginásio - 15 barcos
ANL - 13 barcos
É provável que na reunião de delegados se verifiquem algumas desistências mas o vencedor do nacional de verão sairá garantidamente deste lote de clubes. O jogo táctico nas inscrições em escalões mais elevados, a distribuição e a sobreposição de barcos pelos escalões serão igualmente factores de algum desiquilíbrio.
Interessantes de seguir devem ser as provas dos escalões A e B em especial o 1XH - A com 18 concorrentes e os 2XH - A com 12 e B com 10 adversários.
As provas de 4+H B e C terão cada 8 concorrentes o que são mais que os barcos disponíveis em Portugal. Para os nacionais de seniores sabia-se que se iam buscar barcos a Espanha, agora na quantidade que se apresenta neste encontro é que nota a importância dos pontos.
Vai ser um nacional de seniores mais os outros.

terça-feira, julho 01, 2008

Encontros Imediatos

A importância de uma organização ou regata mede-se pela qualidade e quantidade de pessoas que se movimentam em torno desse evento.
Se não se pode dizer que este Troféu teve imenso público teve, pelo menos, o mérito de reunir público de qualidade. Para alem dos torcedores dos clubes reuniram-se no Sábado, em amena cavaqueira, entre outros, três gerações de comandantes da nossa ilustre Federação.
Não sei qual foi o tema da conversa mas foi bonito de ver o actual Presidente Rascão Marques, o anterior, Fernando Estima e o Major-General (Ex-Brigadeiro - perdoem-me se o titulo não estiver correcto) Vítor Domingos em saudável confraternização. Estariam a trocar impressões sobre o valor dos atletas em prova? Ou estariam a fazer conversa de encher cavacas? Pode ser que sim, mas gostaria de acreditar que estiveram a trocar impressões sobre o estado do nosso Remo e a qual o seu futuro.
O local, o ritmo de regatas e a organização eram um bom mote para início de conversa.

Troféu Mestre de Aviz 2008

Como anteriormente referido, o CDUP esteve novamente presente na edição deste ano da regata "Troféu Mestre de Aviz". Tenho lido uns comentário no post anterior sobre esta realização e, sem querer entrar em polémicas, pessoalmente apenas refiro o seguinte.
Á semelhança do ano anterior, a organização tudo fez para proporcionar ás equipas convidadas as melhores condições de estadia e alimentação. A realização das regatas esteve a um nível muito bom, apesar do "nervosismo" na reunião de delegados e do vento na tarde de sábado. Nada me move contra ou a favor de qualquer clube ou associação porquanto acho que todos são necessários e podem contribuir para o desenvolvimento e crescimento da modalidade. Foi o que a ARS fez com a realização desta regata. Merece os parabéns pela forma como nos vem habituando a um evento bem organizado, com algumas pequenas falhas mas rapidamente corrigidas como foi a situação das classificações de sábado, num local aprazível, limpo, bonito e merecedor do nosso esforço. Estão de parabéns e se formos novamente convidados, lá estaremos. O meu lamento vai para a FPR que deveria servir de mediador para evitar a realização de duas importantes regatas para miúdos no mesmo fim de semana. Isso é que não contribui para o crescimento da modalidade.
Não tive acesso nem me chegaram as classificações gerais pelo que apenas posso referir as obtidas pelos nossos valorosos atletas.
Assim, no Sábado a jornada começou com a vitória do Sérgio Bastos em 1XJuv. na primeira prova do dia. Seguiu-se a promissora Sara Soares em 1XInf. que, após um mau arranque, foi recuperando terreno terminando na segunda posição a um barco da atleta da AAC. A estreia do David Almeida em 1XInf. ficou dentro das expectativas. Não fez um resultado brilhante mas mostrou raça e empenho. A Mariana Batista não desiludiu. Venceu categoricamente a sua prova de 1XIni. e mostrou porque é das melhores atletas nacionais no seu escalão. Por fim o Daciano Gavina igualmente em 1XIni. lutou muito mas o calor alentejano não o ajudou. Ficou em 5º na sua manga.
Nas provas de Domingo, assistiu-se á esperada vitória da Mariana, á vitória da Sara por 1/2 barco o que não chegou para reduzir o tempo de sabado e a relegou para 2ª posição no somatório das duas provas, ao 3º lugar do Sérgio Bastos que se ressentiu do esforço da véspera e cedeu na parte final, ficando na classificação geral com o 3º lugar e ao desempenho do David que se superou na primeira parte da prova chegando mesmo a liderá-la. A sua inexperiência não permitiu melhor que o 5º lugar na manga. Por falta de elementos não posso referir a classificação final deste e do Daciano que voltou a não se dar bem com a distância.
Aguardo as classificações finais para informar da posição por clubes e fazer referencia ao vencedor da geral.
Os meus parabéns a todos os atletas e á organização. Foi um fim de semana de remo em cheio.