quarta-feira, dezembro 31, 2008

Feliz ANO NOVO

Rei morto, Rei posto.
É esta a história de cada ano que termina. Estamos na contagem final para entrar num novo reinado que se espera que seja de saúde, sucesso e alegria.
Todos os anos se desejam felicidades, a concretização de desejos e que o novo seja sempre melhor que o anterior. É um repetido "dejá vú" que se saúda mas que sabemos que nem sempre corresponde ao que vai ser a realidade de cada um. É o problema das opções, da "sorte" e de múltiplos critérios aleatórios que nos remetem para momentos de sucesso ou de fracasso. Compete a cada um ter a capacidade de maximizar os momentos de sucesso, minimizando os fracassos. A experiência é uma óptima conselheira nesta dinâmica pessoal. Só assim se pode obter um saldo positivo. Se temos a possibilidade de escolher um caminho que esperamos que nos traga mais valias, optar por outro cujas paredes já foram levantadas pode impedir de ver a outra margem.
O caminho faz-se caminhando. Vai ser esta a minha máxima para o novo ano que dentro em breve inicia. Vou-a ter sempre presente na avaliação dos "custos de oportunidade".
Desejo a todos, mas mesmo a TODOS que tenham a capacidade de ser felizes.
UM BOM ANO DE 2009

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Remo no noticiario da RTP

C'est moi Laurel, c'est toi Hardy, c'est toi le gros et moi le petit...

É sempre motivo de contentamento ver o Remo na televisão como noticia. Ainda mais quando a época não é propicia.
Estava-me a congratular com a noticia apresentada hoje no Jornal da Tarde, na RTP, sobre a inauguração do novo 8+ feita pelo CNB (ver a partir do min. 51º) quando me surpreendo com as aparições do presidente da FPR e o Sr. Secretário de Estado na festa do baptismo da nova embarcação. Não sei porquê vieram-me à memória as duas famosas personagens do cinema, Laurel e Hardy.
O Barreirense deve estar orgulhoso e contente por esta dupla conquista. Um barco novo e ser noticia na televisão. (No site da FPR também está a referência ao facto). Parabéns para eles. Merecem, assim como todos os clubes que apostam na formação e em se dotar de equipamento que permita evoluir.

Sem querer tirar conclusões precipitadas, será que terá alguma coisa a ver com a campanha eleitoral e os "corta-fitas" passaram agora a "padrinhos" de novas embarcações?
Esperemos que a moda não pegue senão o orçamento não chega para andar de clube em clube a inaugurar barcos. Ou será que esta "cunha" na TV do Estado teve uma mãozinha?
Espero que não seja a compra de votos. Tenho o CNB como um clube esclarecido.

terça-feira, dezembro 23, 2008

UM BOM NATAL PARA TODOS

O Pai Natal anda por aí.
Anda com um grande saco cheio de esperança e ilusões para distribuir por aqueles que tem capacidade de acreditar que teremos um novo ano melhor.
Traz outras prendas. A motivação, o espírito de equipa, a capacidade de sofrimento, a vontade de vencer e de alcançar novas metas são outras das muitas escolhas que poderemos tirar do saco.
Gostava de acreditar no Pai Natal. Gostava de ter como prenda a amizade e a união. Gostava de poder partilhar os sacrifícios com a mesma facilidade que gosto de partilhar os benefícios. Gostava de me ver rodeado de muitos amigos. Gostava que cada um desse mais um bocadinho de si para que todos tenhamos muito mais. Gostava que aqueles que não entendem o que é lutar por um objectivo acreditassem no Pai Natal.
Gosto do Natal.
Gosto de acreditar que é possível acreditar no Pai Natal.
Quero desejar a todos, mas mesmo a TODOS um bom Natal e que o Pai Natal seja também vosso amigo. Acreditem.

Abraço
Carlos Bettencourt

Prendas antecipadas?

O dia de hoje foi marcado por duas decisões que se aguardavam com alguma expectativa.
A primeira tem a ver com a marcação de eleições para a direcção da FPR. Finalmente se decidiu qual o dia em que os clubes vão ter a possibilidade de iniciar um novo ciclo. É como ir comprar a própria prenda. Espero que tenham todos o bom gosto de escolher o melhor para todos.
A segunda "novidade" do dia foi a criação através da escritura pública de uma nova associação de classe. A juntar à ANAR e à ANTREMO temos agora a ASSOCIAÇÃO de ÁRBITROS criada com o propósito de ser isenta e poder defender uma classe que, não raras as vezes, era tratada como um elemento menor no panorama da modalidade. O grande impulsionador desta iniciativa, pessoa que me amparou e apoiou nos meus primeiros passos na modalidade está de parabéns.
Tudo se conjuga para que o remo tenha finalmente a sua melhor prenda. A mudança para um novo projecto mais virado para os clubes e para os seus artistas, os atletas.

Extra-Competição

O remo não é só ir fazer provas. O que fica na nossa memória, para além do desempenho e do resultado na competição são os momentos vividos e o espírito de amizade que se cria e que faz com que gostemos do nosso desporto.
Fica aqui o registo de alguns momentos passados na viagem a Sevilha 08.

Ainda Sevilha

Fica o registo filmado do desempenho da Sara e do meu nas provas de 1X.
Ambas estreias, a Sara numa regata internacional e eu em provas de 1X. Vai-se sempre a tempo. E, pelos vistos, até gostei. Foi pena o frio que estava.


http://br.youtube.com/watch?v=PoJA2QpzVzo


http://br.youtube.com/watch?v=V0DuRWdyLdc

sábado, dezembro 20, 2008

Novo Blog - Fraga & Mendes

É com agrado que registo mais um novo espaço de consulta e acompanhamento da nossa modalidade.
Desta vez foi a nossa dupla olímpica que decidiu abrir um novo espaço, dando sequência à anterior experiência com o site com o mesmo nome.
Desejo a melhor das sortes para os novos companheiros de escrita e que a dinâmica que imprimem na tela seja a mesma que imprimem na água.

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Portugueses em Sevilha 08 - Classificações

Como prometido é devido, apresento os resultados obtidos pelos clubes portugueses na sua participação em Sevilha aproveitando para corrigir a anterior informação do ranking de clubes.
Parabéns ao clube espanhol vencedor do evento, o Real Circulo Labradores de Sevilha com 15 medalhas obtidas (10 ouro, 3 Prata e 2 bronze) e um total de 1657 pontos alcançados.
Quanto aos clubes portugueses, os resultados foram os seguintes:

1º GINÁSIO - 9º da Geral (1 ouro, 2 prata) - 540 pontos
2º S.C.Porto - 10º da Geral (2 ouro, 2 prata, 2 bronze) - 491 pontos
3º R.C.F.P. - 12º da Geral - - - - - 403 pontos
4º ARCO - 16º - (1 prata) - - - - 249 pontos
5º C.N.V. - 21º - - - - - 173 pontos
6º A.A.C. - 22º - (1 prata) - 171 pontos
7º C.F.V. - 26º - - - - - - 118 pontos
8º CERVEIRA - 28º - - - - 99 pontos
9º GALITOS - 29º - - - - - 97 pontos
10º C.F.P. - 31º - - - - - - 80 pontos
11º PCale - 36º - - - - - - 57 pontos
12º C.N.B. - 40º - - - - - - 23 pontos
13º A.N.L. - 41º - - - - - - 11 pontos
14º G.D.F.B. - 42º - - - - - 6 pontos
15º C.N.L. - 43º - - - - - - 3 pontos
16º A.R.Setúbal - 44º - - - 3 pontos
17º 1º MAIO - 45º - - - - 1 ponto
18º CDUP - 46º - - - - - - 0 pontos
19º C.N.S. - 48º - - - - - 0 pontos
20º FABRIL - 49º - - - - - 0 pontos
--------
Misto Guadalquivir/Konstanza - 66º da Geral

quarta-feira, dezembro 17, 2008

CDUP em Sevilha



Após um primeiro dia de alguma frustração, a entrada em acção no domingo dos atletas do CDUP mostrou que a mensagem foi interpretada e a atitude e responsabilidade pelo peso da camisola mostrou que, afinal, o remo dá-nos algumas alegrias e que vale a pena o esforço.
A principal responsável por essa alegria foi a "Polly Pocket" Sara Soares que se bateu até ao fim com atletas 2 a 4 anos mais velhas, tendo conseguido o 5º tempo entre as 11 juvenis portuguesas presentes e o 41º lugar em 65.
Para iniciada de 1º ano, esteve simplesmente impecável. Sinto orgulho nela.
Os atletas do 2XJM Sérgio Bastos e José Pedro Magalhães lutaram dentro das suas capacidades por um bom resultado tendo ficado pelo 49º em 60 inscritos. Não se pode dizer que tenha sido bom , mas vi luta e atitude. Agora falta treinar.
O mesmo se passou no 4XJM misto com o PCale. Sem conseguirem um grande resultado (28º em 37 inscritos) lutaram com afinco e vontade, tendo-se mostrado muito positiva esta experiência. Realço nesta tripulação o Juvenil do PCale, João Lopes, como um valor a ter em conta no futuro. Bom tecnicamente e muito lutador. Conseguiu excelentes prestações em todas as provas em que entrou. Os meus parabéns para ele.
Quanto à expectativa do 8+, saiu gorada por falta de embarcação.
No fundo, não posso considerar o balanço negativo. Para o ano há mais, seja lá para quem for.

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Portugueses em Sevilha 08

Foi agradável ver os nossos atletas a brilhar por terras de Espanha. Com mais de um milhar de atletas em competição, os clubes portugueses apresentaram tripulações que se bateram de igual para igual com os "nuestros hermanos".
O GINÁSIO brilhou como sendo o melhor clube português alcançando a 7ª posição da geral seguido do SCP na 11ª e do RCFP na 12ª (estas classificações carecem de confirmação oficial visto apenas ter em meu poder as classificações por embarcação).
Os resultados nos diferentes escalões e embarcações mostraram as nossas pechas e onde é efectivamente necessário meditar e estruturar o nosso remo. Temos atletas de eleição que são capazes de andar com os melhores nos escalões mais velhos mas nos mais jovens não temos massa humana nem para compor um 4X Juv. Feminino, embora se note qualidade e trabalho em alguns clubes. Falta saber qual é o papel da FPR na aposta nos escalões que mais meios e custos implicam para os clubes e que porventura menos visibilidade tem.
Estiveram presentes em Sevilha 20 clubes e uma Associação (ARS). Encontramos um nível organizativo em muito superior à grande maioria (para não dizer todos) dos nossos Campeonatos Nacionais, embora este modelo de regatas não proporcione a espectacularidade e a competição directa entre os melhores, com algum prejuizo de quem assiste.
Mesmo assim e correndo contra o relógio os resultados dos clubes portugueses foram os seguintes:

SÉNIORES

8+ Masc. (25 inscritos)
1º - RCFP - (4º da Geral)
2º - GINÁSIO - (6º da Geral)
3º - CNV - (7º da Geral)
4º - GALITOS - (10º)
5º - SCP - (14º)

4- Masc. (42 inscritos)
1º - C.F.V. - (4º da Geral)
2º - GINASIO - (10º)
3º - SCP - (15º)
4º - RCFP - (17º)
5º - CERVEIRA - (18º)

4X Masc. (40 inscritos)
1º - C.F.V. - (5º da Geral)
2º - SCP - (7º)
3º - C.F.P. - (14º)
4º - RCFP - (20º)
5º - AAC - (26º)

2- Masc. (41 inscritos)
1º - RCFP - (7º da Geral)
2º - CNB - (18º)
3º - CERVEIRA - (19º)
4º - SCP - (22º)
5º - RCFP - (28º)

2X Masc. (66 inscritos)
1º - SCP - (1º da Geral)
2º - CERVEIRA - (8º)
3º - C.F.P. - (14º)
4º - RCFP - (16º)
5º - ANL - (25º)

1X Masc. (98 inscritos)
1º - SCP - (1º da Geral) - Pedro Fraga
2º - SCP - () - Nuno Mendes
3º - CNV - (8º) - Roberto Rodrigues
4º - AAC - (13º) - João Santos
5º - GALITOS - (17º) - Jorge Dinis

4X Feminino (18 inscritos)
1º - RCFP - (4º da Geral)
2º - AAC - (6º)
3º - SCP - (10º)
4º - GINÁSIO - (13º)
5º - CNV - (14º)

2- Fem. (23 inscritos)
1º - SCP - (3º da Geral)
2º - RCFP - (5º)
3º - C.F.V. - (12º)
4º - RCFP - (16º)
5º - AAC - (19º)

2X Fem. (35 inscritos)
1º - AAC - (2º da Geral)
2º - SCP - (5º)
3º - AAC - (16º)
4º - RCFP - (18º)
5º - CNB - (19º)

1X Fem. (60 inscritos)
1º - SCP - (2º da Geral) - Sara Silva
2º - C.F.V. - (4º) - Janine Coelho
3º - SCP - (10º) - Antónia Germanov
4º - AAC - (12º) - Luisa Mesquita
5º - RCFP - (13º) - Ana Silva

JUNIORES

8+ Masc. (15 inscritos)
1º - ARCO (2º da Geral)
2º - GINÁSIO - (7º)
3º - RCFP - (9º)
4º - SCP - (11º)
5º - GALITOS - (13º)

4- Masc. ( 25 inscritos)
1º - RCFP - (17º da Geral)
2º - SCP - (19º)
3º - CNV - (20º)
4º - CNB - (21º)

4X Masc. (37 inscritos)
1º - SCP - (5ºda Geral)
2º - GINÁSIO - (11º)
3º - AAC - (16º)
4º - ARCO - (22º)
5º - CERVEIRA - (23º)

2- Masc. (41 inscritos)
1º - RCFP - (11º da Geral)
2º - SCP - (13º)
3º - ARCO - (15º)
4º - C.F.P. - (19º)
5º - FABRIL - (25º)

2X Masc. (60 inscritos)
1º - RCFP - (4º da Geral)
2º - AAC - (8º)
3º - C.F.P. - (14º)
4º - CERVEIRA - (19º)
5º - Misto 1º MAIO/SCP - (22º)

1X Masc. (94 inscritos)
1º - ANL - (14º da Geral) - Miguel Duarte
2º - CERVEIRA - (20º) - Fábio Diogo
3º - SCP - (26º) - Afonso Sousa
4º - SCP - (28º) - Manuel Ferreira
5º - RCFP - (31º) - Miguel Menezes

4X Feminino (14 inscrições)
1º - GINÁSIO - (5º da Geral)
2º - ARCO - (9º)
3º - SCP - (12º)

2- Feminino (16 inscrições)
1º - PCale - (9º da Geral)

2X Feminino (25 inscrições)
1º - CERVEIRA - (6º da Geral)
2º - GINÁSIO - (9º)
3º - C.N.V. - (10º)
4º - GINÁSIO - (13º)
5º - ARCO - (16º)

1X Feminino (46 inscrições)
1º - SCP - (2º da Geral) - Tânia Silva
2º - PCale - (9º) - Yara Pereira
3º - CERVEIRA - (12º) - Carla Fernandes
4º - CERVEIRA - (13º) - DianaFerreira
5º - CNB - (16º) - Carla Lopes

JUVENIS

8+ Masc. (17 inscritos)
1º - GINÁSIO - (2º da Geral)
2º - C.N.V. - (8º)
3º - ARCO - (10º)
4º - Misto RCFP/SCP (13º)
5º - GALITOS (14º)

4- Masc. (24 inscritos)
1º - GINÁSIO - (2º da Geral)
2º - C.N.V. - (18º)
3º - GALITOS - (19º)
4º - C.F.P. - (22º)

4X Masc. (40 inscritos)
1º GINÁSIO - (1º da Geral)
2º SCP - (15º)
3º - ARCO - (16º)
4º - ARSetubal - (18º)
5º - CNV - (21º)

2- Masc. (35 inscritos)
1º - ARCO - (11º da Geral)
2º - RCFP - (17º)
3º - SCP - (22º)

2X Masc. (67 inscritos)
1º - RCFP - (26º da Geral)
2º - ARSetubal - (27º)
3º - GINÁSIO - (35º)
4º - SCP - (37º)
5º - GINÁSIO) - (38º)

1X Masc. (82 inscritos)
1º - GINÁSIO - (7º da Geral) - Pedro Barosa
2º - PCale - (17º) - João Lopes
3º - RCFP - (20º) - Pedro Machado
4º - GINÁSIO - (23º) - Francisco Mesquita
5º - ARSetubal - (31º) - Miguel Fernandes

2- Feminino (16 inscritos)
1º - C.F.P. - (14º da Geral)
2º - RCFP - (15º)

2X Feminino (35 inscritos)
1º - ARCO - (14º da Geral)

1X Feminino (64 inscritos)
1º - ARCO - (9º da Geral) - Sara Freixo
2º - RCFP - (16º) - Ana Pedreiro
3º - PCale - (20º) - Daniela Vieira
4º - GALITOS - (24º) - Patricia Marques
5º - CDUP - (41º) - Sara Soares

sábado, dezembro 13, 2008

Sevilha - Portugueses em Grande

Embora a prestação do CDUP tenha deixado muito a desejar, o mesmo não se pode dizer de outros clubes portugueses que tem dado muito boa conta do recado.
Não tendo presentes os resultados oficiais, destaco o SPORT que brilhou neste dia com as vitórias das suas estrelas Pedro e Nuno a vencer ou na pior da hipóteses a subir ao pódio em todas as regatas em que participaram. As manas Germanov também estiveram em plano de destaque assim como outras tripulações de juniores que estiveram em bom plano.
O GINÁSIO também esteve em grande ao vencer duas regatas e obter outras tantas classificações dignas de registo. Foram os dois únicos clubes a vencer provas mas outros houve que não deixaram os créditos por mãos alheias. Foi o caso do ARCO no 8+JM com um 2º lugar, o PCale no 1XJuvM também com um 2º lugar da geral e algumas outras subidas ao pódio.
Com um final de dia de frio e de tempestade fica para amanhã as esperanças de uma participação, pelo menos ao nível da de hoje e com o tempo a ajudar. De frio e chuva já chegou hoje.

1º Dia de Sevilha

Foi com algum desânimo que termino o primeiro dia de regatas.
Na primeira prova do dia, o 2- Júnior veio a braços com o problema existencial do Salani. Resultado: quase em último
A regata seguinte foi a minha estreia em 1X. Andei a conhecer as outras pistas e concluí que as bóias são um estorvo. Não foi mau mas podia ter sido melhor.
Depois vieram as provas de 1X júnior. Outro desastre. Com a agravante do mau tempo, que ajudou a uma prestação de ambos os jovens muito aquém daquilo que esperava deles.
Na regata de 1X Juvenil, o desalento e a frustração estava estampada na cara do nosso atleta no momento do desembarque. Foi o motivo para alguma condescendência depois de ter sido informado das condições e condicionantes no alinhamento para a largada. Não ouviu a chamada e acabou por não alinhar.
Para terminar o dia, fui fazer a voga do 4X Sénior misto com o PCale. Foi uma experiência pouco agradável para a qual já não estava muito habituado. Levei mais de 300 metros e fiquei quase em último da geral.
Amanhã temos um novo dia. As participações no 2XJM e no 1XJuvF podem ainda trazer alguma alegria às hostes. Como complemento, as provas de 4XJM Misto e do 8+SM com o PCale, nosso parceiro nesta aventura.
Um dia em cheio é o que se precisa.

domingo, dezembro 07, 2008

A.G. da ARDP

Foi com um dois em um que se realizou a última AG da mais importante Associação de Remo cá do burgo e que contou com a presença do CDUP, do RCFP, do SPORT e do clube "anfitrião", o CNIDH. A primeira AG visava a aprovação do Relatório e Contas que após alguns esclarecimentos e face á idoneidade dos seus proponentes foi aprovado.
A segunda AG tinha como ponto único a eleição dos novos Corpos Directivos para o quadriénio 2009-12. Num exemplo a ser seguido por outras entidades com responsabilidades no Remo e no panorama desportivo nacional, foi eleita uma nova Direcção composta por elementos com forte ligação à modalidade e de quem se espera uma atitude renovadora e de implementação de uma dinâmica de mudança. Ficou a faltar conhecer o conteúdo programático e as propostas de acção para a sua gerência mas são as contingências das listas únicas. Dá-se um voto de confiança e deseja-se que tenhamos "HOMENS" até ao fim.
A lista dos novos corpos directivos é a seguinte:

DIRECÇÃO
Presidente: Alexandre Vitor Bernardo
Vice-presidente: Rui Alberto Costa
Tesoureiro: Rui Pacheco Rodrigues
Secretário: José Alberto Carvalho
Vogal: António Brás

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: José António Cunha
Secretário: Carlos Luis Pedrosa Costa
Vogal: Paulo Afonso Carvas

CONSELHO FISCAL
Presidente: Vitor Silvestre de Sousa
Secretário: Manuel António Fernandes
Vogal: Francisco Pinto

sexta-feira, dezembro 05, 2008

OPEN de Portugal Remo Indoor 2008



Enquanto em Gondomar se prepara a AG da ARDP para aprovação de contas e eleição dos novos corpos gerentes, realiza-se amanhã, sábado, mais um open de remo indoor.
Estarão presentes entre clubes, individuais e outros organismos cerca de 30 clubes incluindo 2 clubes espanhóis.
Aquilo que alguns querem considerar um campeonato nacional já pode ter campeões espanhóis. É a globalização.
O CDUP vai estar presente nos escalões infantil e iniciado com a Beatriz e a Mariana.
Desejo que tenham uma boa prestação e que alcancem os objectivos a que se propuseram.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Metodologia de treino?

Enquanto se realizavam regatas pelo Douro e pelo Minho, os nossos jovens foram convocados para o Pocinho para realizar novos esquemas de treino, em especial de resistência. Para além do treino de resistência ao frio, uma nova metodologia foi introduzida. Resistência viral.
Parece que os miúdos não estavam preparados para este tipo de exigências e ficaram todos com uma gastroenterite, tendo que abandonar o estágio e fazer a recuperação no hospital.
Em conversa com alguns dos pais, sei que não ficaram nada satisfeitos com estes novos programas de treino.

Rescaldo de Valença

O CDUP fez a sua primeira participação numa prova do Calendário nacional na regata de S. Martinho, em Valença.
Apesar do dia ter começado frio e chuvoso, à medida que a hora da regata se aproximava o S.Pedro ia brindado as equipes presentes com uns raios de sol, permitindo realizarem-se as provas debaixo de um sol tímido mas sem chuva. É claro que o frio esteve sempre presente.
Conforme iam decorrendo as fases do tira-teimas, as prestações iam variando. Assim, depois da vitória com alguma facilidade na primeira manga, na segunda faltou algum "estofo" para na parte final da regata responder ao ataque do ARCO que, com muito mérito conseguiu o apuramento para a final.
Na final B que daria entre o 4º e o 8º lugar a luta vinha renhida pelo 1º lugar com o SCC quando este procurou as nossas águas e com isso começaram as pás a chocar. Na confusão, o voga deles embuja, os nossos remadores da sota também reduzem a intensidade e com isso os barcos ficam com os rumos alterados. Sem nenhuma das tripulações querer perder o comando, retoma-se a corrida mas o choque ia ser inevitável quando após mais alguns toques entre pás a nossa tripulação, que ficou com o rumo alterado e com isso iria albaroar o barco do SCC abriu deixando passar os adversários e com isso ficar na ultima posição da final B, ainda assim correspondendo ao 8º lugar. Quem beneficiou foi o Miño e o Galitos que obtiveram as duas primeiras posições.
Na final A, a vitória foi para o SCC (A) seguido do Miño e em 3º a surpresa do ARCO. No ultimo lugar da final A ficou a AAC.
Nas regatas de 4X femininos a vitoria foi para a AAC seguida do SCC enquanto em 3º ficava o CNV. Foi igualmente outra surpresa ver o SCC com uma tripulação feminina e com um bom andamento, eles que tem poucas tradições em femininos. Parece que este ano vamos ter competição a sério neste barco e ainda bem.
Uma nota de agradecimento para a organização que esteve impecável e foi digna do esforço de todos os presentes.