quinta-feira, janeiro 29, 2009

A solução fácil...

O Nacional de Fundo foi anulado. Pelo menos é o que nos diz o oficio nº 35 que o presidente da FPR emitiu para os clubes. Segundo este, a falta de datas impede a sua realização.
Estamos aqui perante duas situações:
A primeira é a que já estava no espírito do actual presidente a não realização desta prova. Este contratempo apenas serviu para levar a dele adiante.
A segunda situação tem a ver com a dificuldade de encontrar consensos. Existem várias datas disponíveis sendo apenas uma questão de se falar com os organizadores das regatas regionais e "negociar" as alterações. Ter capacidade de gerir é conseguir obter resultados encontrando consensos.
Posso, de uma forma empírica, apresentar três sugestões.
Realizar no dia 14-02 alterando o Encontro de Veteranos para 22-02, 28-02 ou mesmo para Março;
Realizar no dia 22-02 onde não está nada marcado, já que no dia 21 é dia de eleições.
Marcar para 28-02 visto não ser uma prova do Campeonato Nacional, embora esta solução "obrigasse" a adiar o C.N. Inverno. É a mais difícil, mas não impossível.
Como se pode ver, é a continuidade sem qualidade.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

A Futura Direcção

Não se trata da nova morada da FPR que o candidato RM pretende anunciar, como consta no seu caderno de promessas mas sim da lista dos futuros membros da Direcção da FPR.
Segundo me parece, a estratégia do conhecimento da lista passou por dá-la em primeira mão aos clubes e só depois ao público em geral.
Como acho que é tempo de todos a conhecerem e tendo sido divulgada na reunião que o futuro presidente teve com os clubes da ARDP, aqui vão os nomes dos dez magníficos para membros da Direcção:

- PRESIDENTE: João Oliveira (CFP)
- VICE-PRESIDENTE: Álvaro Branco (GDFB)
- VICE-PRESIDENTE: Luís Faria (CDUP)
- VICE-PRESIDENTE: Humberto Lima (SCC)
- VICE-PRESIDENTE: Luís Teixeira (CDUP)
- SECRETÁRIO: João França (C.G.)
- TESOUREIRO: Amílcar Estrela (ARSetubal)
- SUPLENTE: Luís Maricato (ARBL)
- SUPLENTE: Félix Ribeiro (ARCO)
- SUPLENTE: Albino Oliveira (CNIDH).

Como se fala igualmente nas relações privilegiadas que o actual presidente diz ter com a tutela, nada melhor que integrar um Peso-Pesado na tripulação e assim esta lista apresenta como Presidente da Ass. Geral o Dr. Armando França (CG), tão só actualmente Deputado ao Parlamento Europeu.
Como se pode ver, gente com capacidade e conhecimento para que o Remo tenha um futuro risonho.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

ARDP com João Oliveira



O futuro presidente da FPR acedeu ao convite feito pela ARDP para uma sessão de esclarecimento com todos os clubes desta Associação. Ao contrário da actual direcção que nem resposta deu ao convite formulado pela ARDP, assim como, segundo a actual direcção da ARDP, não dá resposta às inúmeras cartas enviadas, o candidato João Oliveira mostrou-se disponível para uma sessão aberta onde os clubes presentes puderam colocar todas as suas dúvidas e receios.
Depois da AG Extraordinária promovida pela ARDP e aproveitando a presença dos clubes, João Oliveira apresentou os nomes dos elementos da lista e teceu alguns comentários à sua candidatura e quais as suas principais prioridades.
Claro que as críticas por parte dos clubes se centraram fundamentalmente na actuação da actual direcção e no receio da continuidade desta politica.
O estigma da perseguição e das falsas promessas, o problema do Pocinho e dos centros de estágio, o pagamento das dividas e da situação financeira da FPR, a Selecção Nacional e respectivo corpo técnico, as relações institucionais e governamentais foram alguns dos assuntos discutidos neste encontro entre gente do Remo.
Apesar do papel de independência que a ARDP deve ter, a mobilização dos clubes presentes em redor desta candidatura foi a tónica mais dominante.
É como uma onda....

Regata-Treino do CNIDH


Por iniciativa dos clubes e cabendo ao CNIDH as honras da casa, realizaram-se no Sábado na "Recta do Infante" algumas regatas que serviram para dar alguma actividade aos miúdos e aos mais velhos.
Estas iniciativas deveriam caber à ARDP mas o permanente incumprimento por parte da FPR para com as associações e não só, não pagando o que prometeu invalida o esforço desta na promoção da modalidade.
Parece que é tónica da actual direcção criar engulhos e dificuldades na promoção do Remo. Segundo foi dito nos bastidores desta regata, a FPR quis PROIBIR a realização de uma regata organizada pela ARS pois tinha no programa um novo clube inscrito. A solução encontrada pela organização foi realizar regatas complementar. Aguardo mais informações sobre esta polémica posição do candidato da continuidade para não estar a fazer afirmações sem fundamento.
Na prova deste sábado, o esforço dos clubes e de todos os envolvidos foi recompensado pelas condições climatéricas que permitiram a disputa de algumas provas com intensidade e luta pela melhor classificação.
O CDUP venceu a prova de 1X infantil, através da Beatriz Batista na sua estreia neste tipo de barco. Em 1X Iniciado, uma confusão na troca de barco impediu que alinhasse enquanto em 2X iniciada a luta pela vitória foi grande até aos 750 metros. A partir daqui a experiência e o treino de conjunto do CNIDH fez valer a sua força.
O 1X Juvenil apanhou um tronco a meio da regata e o choque com este impediu melhor prestação. Ficou em 4º mas com capacidade para muito mais.
Em veteranos, numa tripulação que começa agora os treinos de conjunto cumpriu a sua "obrigação". Correndo em 4- contra 4+, venceu com uma vantagem considerável.
Parabéns aos clubes participantes, nomeadamente o clube da "casa" o CNIDH, ao SPORT, ao PCale, ao RCFP e ao CDUP pela união e esforço em levar o remo para a frente.

domingo, janeiro 25, 2009

Mau tempo no canal




Confirmaram-se as expectativas quanto ao estado do rio.
Embora o dia tenha começado relativamente "simpático" com o sol a dar um ar da sua graça, a temperatura de 6ºC e o forte vento que se fazia sentir junto da foz do Douro não auspiciava um dia com o mínimo de condições para a prática de Remo Olímpico. Se ainda fosse de Remo de Mar...
A forte vaga que se verificava entre a Cantareira e a Ponte da Arrábida impossibilitava mesmo os mais arrojados a meter um barco na água, com períodos onde se viam vagas com mais de um metro. Mesmo até ao Bico de Stº António era difícil de se conseguir remar.
Parece que a iniciativa de cancelar o Campeonato Nacional devido ao estado da água foi bem sucedida. Pelo menos evitou despesas desnecessárias aos clubes ou mesmo de cair na mesma asneira de há um par de anos atrás em que o Nacional de Fundo teve a distância de 2300 metros e que ainda hoje se aguarda a resposta ao protesto fundamentado apresentado por um dos clubes participantes.
Resta aguardar para quando vai ser marcada a nova data. Esperemos que não fique pelo "esquecimento".

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Se não os podes vencer, elimina-os

Constou-me que a estratégia do "presidente" da continuidade passa por utilizar tácticas subversivas e com elas eliminar as bases de votantes.
Em conversas de corredor, chegou-me ao ouvido que o presidente candidato tinha desabafado que se estivesse à espera do apoio dos clubes activos, nem lhe valia a pena sair à rua pelo que a estratégia passaria por "jogar" nos 25% das associações. Atendendo a que uma delas ainda está indecisa quanto ao sentido de voto, realizou umas tantas ou quantas promessas que agora não vem ao caso e, pura e simplesmente, eliminar a possibilidade de voto das outras duas. Sim, duas porque uma foi recentemente criada e nada impede, à semelhança do passado, que possa exercer o seu legitimo direito de escolha.
É assim intenção da lista da continuidade dar mais qualidade à continuidade das jogadas de bastidores e alegar algum incumprimento por parte dessas mesmas e com ele impedir o voto, ficando uma única associação com a totalidade dos votos.
Já não lhe chegava ter obtido o apoio ao longo deste ciclo de clubes-fantasma e com mais votos do que aqueles que os estatutos autorizam. Vejamos se o Presidente da A. G. está mais atento desta vez.

terça-feira, janeiro 20, 2009

Acabou a pré, Começa a campanha

A um mês exacto do dia das eleições pode-se dizer que começa agora verdadeiramente a campanha eleitoral.
O lançamento de site por parte de João Oliveira e blog pelo cabeça de lista Rascão Marques foi o primeiro passo para dar a conhecer à comunidade as intenções de cada um. Claro que os colegas blogers já publicitaram cada um deles. Agora o que me surpreende (ou talvez não) foi o site oficial da FPR também o fazer. Diz o texto que foi a pedido (do tipo, "Ouve lá quem é que manda aqui?) da lista da continuidade que foi feito. É a continuidade dos maus exemplos, do abuso dos meios que deveriam ser usados para servir a comunidade e não de veiculo de propaganda eleitoral. Aliás, os estatutos são claros nesse sentido. As condições devem ser iguais para todos os candidatos. Portanto brevemente o site da lista alternativa vai ter igualmente o seu espaço no site da FPR
Depois de dar um leitura atenta a cada um dos documentos, falta-me a inspiração para fazer o meu comentário. No entanto deixo para apreciação o blog do, na altura candidato Rascão Marques (sim, porque agora é o "Presidente") "Renovar a tradição" e assim poderem ver a evolução da continuidade. É que o futuro constroi-se com base no passado e este passado não deixa saudades nenhumas.

quarta-feira, janeiro 14, 2009

ARDP em funções

Foi com uma presença maciça dos clubes em actividade que se realizou a 1ª reunião da ARDP. Estiveram presentes o CDUP, PCale, Sport, CNIDH, RCFP e o CFV que se saúda e deseja que seja para continuar. Faltaram o C.N. Caldas de Aregos e o C. Caça e Pesca do Alto Douro.
Foi feita a apresentação "oficial" do corpo directivo e discutido o Plano de Actividade para o ano civil de 2009.
Foi igualmente discutida a politica de relacionamento com os clubes sendo nota saliente a vontade de interagir com a dinâmica de cada um , fazendo visitas e reuniões em cada um deles.
Numa reunião que se pautou pela informalidade e boa disposição, foi referido o desconhecimento das listas candidatas à FPR e respectivos programas, sendo referido pelo presidente da ARDP que o candidato João Oliveira tinha sido o único que se mostrara disponível para apresentar a lista e o programa a esta Associação. À boca pequena foi opinião praticamente geral que, como a ARDP não votava, não precisava de conhecer o elenco da "continuidade".
Foram igualmente referidas algumas das afirmações feitas pelo candidato Rascão Marques nas visitas aos clubes. Destaco as seguintes:
- Continuidade do actual DTR com ligeiros "acertos" na equipa técnica.
- Deveria ter processado os atletas que "abandonaram" a Selecção
- Manutenção do actual modelo de Campeonatos Nacionais
- Maior rigor e exigência na distribuição dos subsídios aos clubes. Só será feita contra documentos ou sem quaisquer dívida à FPR.
- Manutenção das condições de empréstimo de material e de quem quiser organizar regatas.
Aguardemos para ver o que esta campanha eleitoral nos reserva. Uma coisa parece certa. É a união dos clubes desta Associação contra a actual direcção da FPR. E pelos vistos não é a única.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Campanha Eleitoral

O dia de Domingo não se pautou apenas pela realização das regatas já enunciadas.
No seu périplo pelo Norte foi solicitada pela lista da continuidade a visita às nossas instalações para realização da campanha eleitoral. Foi um gesto bonito tanto mais que é público e conhecido pelo próprio que não sou apoiante da continuidade do actual presidente da direcção. Estava marcada para as 14:00 mas um atraso impediu a paragem do elenco candidato no "Posto Naútico" pelo que ficaram de apresentar os candidatos e o programa no restaurante "A Margem". Fez-me companhia nesta audição o Dr. Álvaro Monteiro, companheiro de mesa das reuniões de Direcção. Durante o almoço foram apresentadas as pessoas candidatas aos vários cargos enquanto o programa ficou de ser enviado mais tarde. No entanto trocaram-se algumas impressões sobre o destino do remo sendo tónica dominante a preocupação com o cumprimento dos programas estatais e o destino das verbas do financiamento das Federações.
Questionei várias vezes sobre a minha preocupação com o apoio ao desenvolvimento dos clubes em especial no apoio à Formação e ao que considero a base de sustentação do Remo, o remo de iniciação e juvenil e as respostas foram sempre evasivas. Notei alguma dinâmica e preocupação pelo Remo adaptado, tanto mais que um dos elementos desta lista esteve ligado institucionalmente ao movimento para-olímpico.
Tentaram credibilizar os actos de gestão anteriores em matéria financeira pelo que fico a aguardar as auditorias para avaliar a veracidade das mesmas. Pelo menos foram claros a dizer que se não há dinheiro para pagar a quem se deve, a culpa é do IDP e do Estado que não assume atempadamente os seus compromissos.
Tendo uma visita marcada com o CFV às 16:00, o tempo foi curto para visitar e conhecer as nossas instalações, o que lamento. Fiquei com a sensação de que não se quiseram alongar no programa ou em promessas eleitorais. Talvez com receio de serem expostas e tecidas críticas, quem sabe.
Resumindo: A visita esteve no mesmo patamar do Restaurante. Muita parra e pouca uva. Caro, mal servido e de olho na conta. São useiros e vezeiros de meter a mão. Só por curiosidade. Paguei por um bife com batata frita, um copo de vinho e um café, 18 €uros.
Bons tempos em que valia a pena ir ao "A Margem".

domingo, janeiro 11, 2009

Fim de Semana em Cheio


Hoje foi mais um dia de alegria para o CDUP. Recebi a noticia que por terras alentejanas o 4- SM conquistou a primeira posição na prova de 4000 metros na prova de Avis. Atendendo à qualidade dos adversários pode-se dizer que foi uma boa surpresa e um bom indicativo para o Nacional de Fundo.
Mas ganhar não é só ficar em primeiro.
Na regata de S.º Gonçalo organizada pelos Mareantes do Rio Douro e com o apoio do RCFP assistiu-se a uma disputa muito interessante pela vitoria na prova.
Ganhou, e bem, o "reforçado" Sport cujo misto de elementos tem outro ritmo e outro andamento tendo o CDUP ficado em 2º mas muito apertado pela lutadora tripulação do RCFP.
Foi um segundo lugar que nos deixa orgulhosos pois viu-se o que é o espírito do Clube. Vontade de vencer, companheirismo e sentido de entreajuda. Numa tripulação que se juntou pela 1ª vez, alguns dos quais não se sentavam há anos num 8+, deram um festival de espírito de equipa parecendo uma tripulação com horas e horas de treino.
Faziam parte desta equipa: Paulo Lima; Carlos Pedrosa; Ant.º Pedrosa; Mário Bastos; Nuno Oliveira; Miguel Faria; Jorge Duarte; Afonso Batista e a Timoneira Sara Soares.
Para eles os meus parabéns e que seja um bom prenúncio para o Nacional de Veteranos.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

CDUP em duas frentes




Neste fim de semana as equipas do CDUP irão estar presentes em dois locais bem distintos para dar o seu melhor.

Enquanto no Douro irão medir forças com o 8+ Veterano numa Regata organizada pela ilustre e centenária Associação Recreativa "Os Mareantes do Rio Douro", pelo Alentejo, concretamente em Aviz, irá estar presente com um 4- numa regata de preparação organizada pela dinâmica A.R.Setubal.
A regata do Douro, "Regata de Sº Gonçalo", conta na sua organização com o apoio do RCFP que tem sido um impulsionador e dinamizador desta já tradicional prova. No ano passado, numas condições climatéricas muito más, a vitória sorriu-nos numa chegada em "foto-finish" com o SPORT.
Esperemos que este ano o tempo ajude. Os Mareantes e o seu Presidente em especial, merecem.

domingo, janeiro 04, 2009

REMO ou CANOAGEM?


Não há como começar o ano com um alerta sobre a nossa (será?) futura pista de Remo.

Depois da brilhante apresentação feita no Congresso, do qual ainda esperamos o envio dos resultados e conclusões (ou será que também são segredo?), sobre a pista de classe A a reabilitar em Montemor, constou-me que ela foi projectada para a Canoagem, embora sirva e preencha os requisitos da FISA para provas internacionais que como se sabe, são de 2000 metros.
Aquando da apresentação no Congresso foi levemente abordada a passagem para as largadas dos 500 e 1000 metros, especialmente pelos condicionalismos resultantes da instalação das calhas para o circuito de filmagens, o que faria supor que estavam contemplados no projecto os programas de regatas para os mais novos. Acontece que tal não corresponde à verdade. Consta-me que as passagens a implementar terão a largura suficiente para servir apenas para a Canoagem, o que fará com que um atleta infantil, para realizar uma regata de 500 metros tenha que percorrer, pelo menos, 3500 metros para poder alinhar.
Portanto, posso concluir que à semelhança do passado, as atitudes discricionárias e de desprezo por aquilo que considero o futuro do remo (veja-se a decisão do presidente da FPR no Encontro de infantis e iniciados da ultima época) estavam latentes na aceitação de um projecto que em muito poderá eventualmente contribuir para a evolução da modalidade.
E depois defendem que é preciso "certificar" os clubes....