quinta-feira, julho 30, 2009

Para quem tem a memória curta

A nova geração de "barcos-vassoura" que esta reputada Equipa técnica Nacional leva a provas internacionais deveria ter alguma humildade e aprender com a história.
Não se pode dizer que Portugal tenha sido uma potência internacional, mas já houve tripulações e atletas, alguns ainda a dar um ar da sua graça, que levaram alto o nome da nação.
Para quem gosta de história e aprender alguma coisa, sugiro que vejam e revejam a prestação da tripulação portuguesa de 4XLM em Indianápolis em 1994, que o site da World Rowing disponibiliza.
Podemos ver em acção o Luís Teixeira, Henrique Baixinho, José Leitão e o Luís Fonseca (Spy) a fazer uma ponta final histórica e alcançar a 3ª posição. Parece que estes finais estão nos genes nacionais, pelo que temos visto do nosso actual 2XLM.

terça-feira, julho 28, 2009

APROVADO

Depois de mais uma maratona negocial que decorreu até às 5 da manhã em Soure, os novos Estatutos Federativos foram aprovados.
Foi um esforço por parte dos clubes que, mais uma vez, sentiram que a união pode trazer frutos.
Não foi o melhor documento, mas perante o original foi um excelente trabalho.
Os clubes e as Associações viram reforçadas as suas competências e a sua representatividade.
A sessão pautou-se por uma participação ordenada, com alguns índices de entusiasmo e momentos acalorados, o que se pode considerar normal perante o que estava em discussão, mas acima de tudo, decorreu com civismo e moderação.
Mais uma vez, o Presidente da AG mostrou estar em grande forma. Depois da ultima actuação a um excelente nível, conseguiu nesta sessão manter os índices de participação e conduzir a Assembleia de uma forma brilhante. Também a ele se deve este final. Da mesma forma que o critiquei em tempos, quer aqui dar-lhe os parabéns.
O documento não foi perfeito. Deixou ainda alguma "margem", embora pequena, para eventuais jogadas de bastidores. Mas como recebi a excelente noticia, ainda que tenha passado ao lado da maioria, que o actual presidente da FPR não iria ser ser candidato no futuro, só nos resta esperar e desejar que mantenha a palavra.
Para já os clubes não podem ser acusados de não contribuir para o progresso da modalidade.
Cederam no deveriam ceder e reuniram consensos para que os novos Estatutos fossem, embora ponto por ponto, aprovados praticamente todos por unanimidade. E quando assim é....

domingo, julho 26, 2009

Cobertura Televisiva

Á semelhança do que acontece em Portugal, ou não estivessemos a falar de um dos novos países da UE, a televisão local colocou à disposição a cobertura integral das meias-finais e finais do Campeonato do Mundo de Sub-23.
Senão veja-se a cobertura e a mediatização dos feitos dos nossos colegas da Canoagem. As c(q)uecas do CR9 podem ser abertura de Telejornal, agora vencer medalhas em Canoagem não interessa a ninguém.
Não percebo muito bem o que dizem, mas aqui ficam as imagens.
É pena não termos a possibilidade de ver equipas portuguesas.

World Rowing U-23

Como se sabe, Portugal esteve presente nos Campeonatos do Mundo de Sub-23 que se estão a realizar em Racice, na Republica Checa.
Após um rápido contacto com Racice onde aproveitei para esclarecer uma dúvida sobre o chefe da Delegação, surgiram diferenças de opinião sobre o desempenho dos atletas Portugueses.
Continuo a afirmar que eles (os atletas) se esforçam por fazer o seu melhor e que não são os culpados por serem atirados para a boca do lobo. Culpa é de quem os ilude e os deixa ir passar vergonhas.
Para que conste e como o que fica para a história são os resultados, aqui vão:

BLW1X - (18 tripulações inscritas)
.............................Manga ....................Geral ...........Tempo Vencedor
Qualificação - - - - Ultimo - 9:01.20 - - - - - - Ultimo - - - - - - - 8:07.87
Repescagem - - - - Ultimo - 8:33.25 - - - - - - Ultimo - - - - - - - 7:57.85
Final C - - - - - - - -Ultimo - 8:34.35 - - - - - - - - - - - - - - -- - - 8:01.30
Final A - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- 1º GER - - - - -- - 7:49.42
- - - - - -- - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - 2º BLR - - - - - - - 7:51.12
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3º HUN - - - - - - - 7:51.60

BLM1X - (31 inscritos)
Qualificação - - -Ultimo - 8:01.56 - - Ante-penúltimo - - - - 7:12.56 (BRA)
Repescagem - - Ultimo - 8:05.10 - - Ante-penúltimo - - - - 7:27.55 (VEN)
Semifinal E/F - - Penúltimo - Apuraram-se as duas mangas para a final E por desistência do IRQ
Final E - - - - -Ante-penúltimo - 7:39.21 - - - - - - - - -- - - - 7:19.72 (ZIM)
Final A - - - - - - - - - - - -- - - - - - - -- - - 1º IRI - - - - - - - 6:57.38
- - - - - -- - - - - -- - - - - - - - - - - - - - - 2º BRA - - - - - - - 6:59.17
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- - 3º GER - - - - - - - 7:01.40

BW2-(9 inscritos)
Qualificação - - - Ultimo - 8:00.04 - - - - Ante-penúltimo - - - - - 7:39.27
Repescagem - - - Ultimo - 8:05.47 - - - - - - Ultimo - - - - - - -- 7:25.15
Final B - - - - - Penúltimo - 7:48.47 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 7:42.68
Final A - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - 1º ROU - - - - - - - 7:16.74
- - - - - -- - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - 2º GER - - - - - - - 7:24.03
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3º NED - - - - - - - 7:24.23

BLM4- - (19 inscritos)
Qualificação - - - Ultimo - 6:33:55 - - - Ante-penúltimo - - - - - 6:08.27
Repescagem - - Penúltimo - 6:15.77 - - Ante-penúltimo - - - - - 6:03.21
Semifinal C/D- Penúltimo - 6:14.30 - - Apurado para a final C - Eliminou o ultimo
Final C - - - - - - 2º - 6:16.79 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 6:15.50
Final A - - - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - - - 1º GER - - - - - - - 6:02.38
- - - - - -- - - - - -- - - - -- - - - - - - - - - - - -2º JPN - - - - - - - 6:04.34
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 3º ESP - - - - - - - 6:08.41

E depois não me venham com histórias que sou injusto para os atletas, porque SÓ levaram 20'' e que ficar em ultimo não quer dizer nada. "Que estão a ganhar experiência".

Dúvidas editoriais

Estava com dificuldade em decidir se haveria de fazer um comentário às "brilhantes" prestações dos sub-23 no "World Rowing U-23 Champs" que se estão a disputar em Racice, na República Checa que, diga-se, continuam a manter a hegemonia dos últimos lugares e assim reforçar o brilhante trabalho desta Equipa Técnica Nacional valorizada com a entrada para os seus quadros do Presidente da ANTIREMO, mantendo assim a tradição a que nos vem habituando, ou escrever um comentário "politico" à "falta de visão"(estou a ser simpático, queria dizer estupidez mas poderiam pensar que é ofensivo) da circular nº 520/09 emitida SÓ PARA ALGUNS clubes.
Quando se pretende a aprovação dos Estatutos por uma maioria qualificada e a larga maioria simples é contra o documento apresentado, não percebo como é que se emite um documento que fomenta os divisionismos, mente e acusa os clubes. É inexplicável.
Um presidente que "inventou" uma "dúzia" de clubes e "ressuscitou" outros tantos apenas para ter apoio eleitoral e que está no poleiro ilegalmente, aguardando uma decisão judicial sobre a legalidade da sua eleição pretende dizer àqueles que vivem e sofrem o Remo qual será o melhor futuro para a modalidade.
A proposta dele não especificava como eram eleitos os delegados, remetia todas as decisões de fundo da modalidade para a sua pessoa, interferia na vida das associações e colectividades, perpetuava-o no poder e, fundamentalmente, não fomentava o desenvolvimento da modalidade. Dizia que a Direcção posteriormente regulamentaria o Remo. (Chavez Connection)
Não sei qual vai ser a posição dele na próxima AG. Os clubes-fantasma ou fantoche são representados pelas "Rasconetes & Cia", logo é ele que decide a orientação de voto.
Como se prevê, iremos ter o "cão-de-fila" (agora parece que são dois) a fazer muito barulho e a não dizer nada, a defender o que não tem defesa e a proposta de alteração apresentada pela maioria dos clubes que representam a modalidade "em todas as suas vertentes".
A razão está do lado dos clubes. E não é esta circular nº 520/09 de propaganda eleitoral que vai mudar isso.
Ainda tem algum tempo para se sair bem na fotografia e pedir apenas que TODOS os representantes do clubes com actividade e associações estejam presentes deixando o seu séquito em casa a tratar da vida. Se isso acontecer, de certeza que teremos uma A.G. pacifica e com a "Bíblia" aprovada.
Depois que não venha com as ameaças de que vamos para a lista negra e "que até sabe quem somos pois assinamos..."

sábado, julho 25, 2009

Saudação da vitória

Há alguns anos que não se ouvia o "Grito" do CDUP.
Uma tradição que se perdeu mas que, apesar das polémicas passadas, trazia alguma alegria e irreverência.
Neste Encontro foi retomado com a participação amiga de alguns velhos amigos agora a representar outras cores.



Esperemos que esta e outras "tradições" sejam retomadas.
Esta época esta no fim e a próxima será uma época de mudança.
Não tenho por costume desistir dos objectivos a que me proponho.

Proposta de Estatutos

Já chegou aos clubes a versão de revisão dos Estatutos da FPR elaborada pelo grupo de trabalho criado para esse efeito. Uma revisão profunda dos pontos mais polémicos mas que permitem uma maior transparência, democraticidade e valorização de todos os agentes do Remo. Premeia a qualidade e o que de bom fizerem pela modalidade.
Depois do encontro entre os juristas da FPR e o dos clubes, foi elaborado um documento de trabalho que serviu para esta revisão.
Tendo como documentos de suporte os Estatutos da FP Canoagem, do Triatlo e de outras modalidades já com estatutos aprovados, este documenta valoriza os clubes que apresentem resultados e tenham participação activa na modalidade.
Mas não só os clubes. Obedece igualmente ao novo Regime Jurídico da Federações Desportivas dando a representatividade respectiva às Associações de Atletas,Treinadores e Árbitros e não descura o papel das Associações Regionais enquanto motor de promoção da modalidade.
É uma boa proposta e que pode trazer algum consenso. Assim o queiram os clubes com Remo.

quinta-feira, julho 23, 2009

Ainda o Marco, mas com imagens

Depois do belo dia passado no Marco, para a história ficam os resultados e as recordações que se guardam.
O CDUP não levou toda a sua comitiva mas todos os que foram vieram medalhados.
As imagens não deixam dúvidas.
Os resultados virão a seguir.







O plano de água é simplesmente fantástico.

segunda-feira, julho 20, 2009

Encontro de Veteranos

Foi um Marco este "Nacional" dos mais velhos.
O PortusCale está de parabéns. O local é excelente (o que já se sabia...), a organização esteve a um nível muito bom e o tempo ajudou. Quando assim é, todos ficam a ganhar. Até a FPR.
Recebemos as medalhas no próprio dia, coisa que ainda não aconteceu com as medalhas do ano passado que ainda estamos à espera, a Câmara do Marco de Canaveses apoiou oferecendo-as e esteve presente na sua entrega e os clubes colaboraram nesta festa. Foi um dia bem passado.
O esforço da Organização não impediu que houvesse algumas falhas, às quais até foram alheios. É claro que já se sabe que os remadores são uns "lateiros" e nestas coisas gostam de levar os penduras que, por sinal, não querem ficar atrás. Resultado. Os atletas que ficaram a desmontar os barcos e a tratar do equipamento, quando chegaram, sujeitaram-se a comer o que sobrava. O esforço das senhoras das panelas foi inglório para segurar aquelas almas esfomeadas. Pareciam moscas. Ficamos por uns papo-secos, uns croquetes e uns bolinhos de bacalhau e já não foi nada mau.
Outro dos reparos é a capacidade de suportar tantos clubes. O local para colocar os barcos foi acanhado para tantas embarcações.
Fora da organização a minha crítica vai para os árbitros. Qualquer dia regredimos uns anos e começamos a fazer umas "esperas" (e agora começa a valer a pena...) para tirar satisfações dos erros e decisões, no mínimo, controversas. Já começa a ser prática corrente. Participei em 3 regatas e nas 3 levei com uma falsa largada. Se calhar ainda ia com os sonos trocados e estava desconexado. Uma coisa é certa. Na final do 8+ só estivemos quase uma hora na água e o almoço a ser servido.
Os meus parabéns para o Manuel Moreira (que já não via à uns anos) e desejar que se mantenha à frente da Câmara e continue a dar o apoio ao desporto em especial ao desporto naútico.
Para o PortusCale fica a satisfação de ter contribuído para uma excelente jornada de Remo. É mais uma prova que os pequenos também podem ser grandes. A companhia não era a melhor mas nestas coisas, o importante é que seja o Remo a ganhar.

Boa actuação

Ainda tendo como fundo a AG, quero deixar os meus parabéns à actuação do "Marco Paulo"
Foi o melhor desempenho que já o vi fazer. Com um começo algo nervoso, depois de inteligentemente ver para que lado tocava a música, soube pôr o reportório em acção e conduzir a banda suficientemente afinada.
Nem os bombos e arrufos que insistentemente teimavam em fazer barulho fora de tom o demoveram de manter a orquestra minimamente afinada.
Um dos mais barulhentos e desafinado menino do coro ainda trazia a camisola do chefe da banda vestida mas nem por fazer muito restolho conseguiu impressionar o artista principal.
Afinal parece que o nosso artista sabe actuar.
Brevemente teremos nova actuação. Ficou previsto um ensaio para compor a letra da nova música. Vamos ver como se saem.

sábado, julho 18, 2009

CHUMBADO

Parece que os gajos dos blogs continuam a ser uns ingratos.
Só fazem campanha para denegrir o "excelente" trabalho desta Direcção.
Ontem, na AG convocada para aprovação da nova proposta de estatutos, o Remo em peso e sem peso juntou-se para votar o documento da vergonha.
É claro que os "sem vergonha" lá estavam todos e continuamos a ver as "Rasconetes" e os "Rasconões" (aquela hora os maridos de algumas não as deviam deixavam ir...) sem a lição estudada e sem saber qual era o clube ou quantos votos tinham...
Depois da apresentação dos delegados, vimos que os clubes com Remo, isto, é os de 9 votos, continuam a crescer. Já somos 27. Parece o milagre da multiplicação.
A mesa da AG esteve repleta de juristas que, fiquei a saber, foram os autores do documento em apreciação. É claro que não houve intervenção do sr. presidente e aquelas alíneas Salazaristas ou fascisoides foram introduzidas por serem boas para a modalidade.
É que 70% dos clubes que remam e com Remo CHUMBARAM o documento feito por aqueles jovens advogados que constituíram o grupo de trabalho. Ficaram muitos tristes por não terem sido ouvidos. A AG foi muito má para eles (e não só).
Brevemente teremos nova ronda, assim como novos comentários a algumas peripécias.
Agora vou para o Encontro de Veteranos.

quinta-feira, julho 16, 2009

Juiz em Causa propria

Outra dúvida me assola.
Qual será o papel da ANTIREMO nesta AG?
Agora que o sr. presidente é "empregado" da FPR será que vai votar em causa própria?
Não haverá aqui conflito de interesses?
Afinal na ultima AG "vendeu" o seu voto por um lugar na Equipa técnica nacional, juntando-se assim à restante Direcção da ANTIREMO.
A não convocação de eleições ou Assembleia já tem por objectivo entrar neste jogos de poder.
E os clubes que paguem a crise.

Jogos e joguinhos

Amanhã vai ser dia de algumas decisões. Como é do conhecimento da trupe, a especialidade desta gestão são os jogos de bastidores e os joguinhos de poder com alguns dos conhecidos e desconhecidos actores da nossa praça. Afinal a ligação aos meandros do Futebol serve para alguma coisa.
A marcação da AG para aprovação de uns estatutos que raiam a imbecilidade para um local e data que não servem a ninguém (mentira: parece que servem a alguém...) faz parte desse jogo.
Já comecei a ouvir alguns comentários sobre interpretação de estatutos, de "programar" o quorum e o melhor horário para avançar com a proposta aproveitando a ausência ou atraso de algum delegado assim como aquela que considero a mais grave que é imputar as culpas ao dia, à distância e aos preparativos para os Veteranos para se alhear e imiscuir de responsabilidades.
Essa atitude cobarde de encobrir favores é que deve preocupar a comunidade. E parece que ainda serão alguns dos "famosos" da nossa praça a alinhar neste "joguinho".
Amanhã estarei lá para ver.
Outra das peripécias destes jogos foi a antecipação do horário da reunião de delegados e do inicio do Encontro de Veteranos. Assim cria uma maior pressão sobre muitos os que no dia seguinte lá estarão para se divertir e representar os seus clubes.
Uma coisa é certa. Se os novos estatutos forem aprovados, o que não acredito, só tenho duas soluções: Ou desisto da palhaçada que já se começou a desenhar ou continuo a ser uma voz activa contra esta tentativa de afundamento do Remo. O problema é que se optar por esta ultima, vou logo ser expulso, o que é uma chatice...
Ainda bem que estou a ponderar entregar a pasta no CDUP.

domingo, julho 12, 2009

2º, 3º, 4º

Foram estas as classificações obtidas pelo CDUP na sua participação no ENII Verão 09.
Embora tenham ficado aquém das expectativas, o empenho, o esforço e a vontade de vencer das briosas atletas do CDUP não foi suficiente para levar mais além a sua vontade.
Em infantis, a Beatriz perdeu para a atleta do SCC que , com maior poderio físico aproveitou de uma má táctica de regata aplicada pela atleta do CDUP. Foi uma regata bem disputada onde venceu a mais forte.
Em Iniciadas, a expectativa em 1X era mais elevada pois o poderio demonstrado ao longo da época pela Mariana, aliado ao factor psicológico de poder competir com um barco topo de gama adquirido para as suas caracteristicas acabou por não ser suficiente. Ficou em 4ª lugar numa prova ganha pela sua grande rival da AAC, Inês Pocinho, seguidas pelas atletas da Naval e da AAC, Ana Vale. Ficou demonstrado que não são os barcos que ganham provas e que mais que a vontade de querer vencer é saber ter humildade para aprender com todos. São estas lições que o Remo dá e também eu estou sempre a aprender.
A regata onde acreditava na vitória mas estava consciente que o grau de dificuldade era maior foi no 2X Ini. A chegada à final A já seria um bom desempenho mas estas atletas fazem-me reflectir sobre a continuidade ou não na modalidade. Tiveram um mês e meio de treino em conjunto e aplicaram-se de tal forma que, mesmo sendo atletas de 1º ano, pesando menos uma dezena de quilos e com menos alguns centímetros que quase todas as adversárias fizeram uma eliminatória e uma final irrepreensíveis. O vento da final e a pista 1 não ajudaram a chegar ao 2º lugar. A vitória foi para a tripulação do CNIDH, claramente a mais forte, seguida pelo CG. A Sara e a Sofia fizeram uma prova de traz para a frente tendo batido na parte final as "gigantes" da ANL e obtido assim o 3º lugar. Uma prestação digna de elogios.
A uma semana dos mais velhos, os mais novos já deram o mote. Parabéns para eles.

domingo, julho 05, 2009

Pequenas perolas para reflexão

Proposta de revisão dos Estatutos

Pequenas peças para reflexão:

ASSOCIADOS

Artigo 16º
(Perda da Qualidade de Associado)

1. Perde a qualidade de Associado da Federação Portuguesa de Remo:
.......................................
c) o associado, colectivo ou individual, que pratique acto ou declaração, de forma pública, que ofenda os presentes Estatutos e desrespeite a F.P.R. enquanto entidade máxima da modalidade do Remo nacional;
d) o associado, colectivo ou individual, que directa ou indirectamente, promova por qualquer meio, de forma pública, acto ou declaração, que ofenda os órgãos sociais da F.P.R., seus associados e respectivo Presidente;

.......................................

2. A comunicação ao associado por parte da Direcção da deliberação de perda de qualidade de associado da F.P.R. é efectuada através de carta registada com aviso de recepção ou por qualquer outro meio legalmente admissível, para a última morada que se encontrar inscrita nos registos administrativos da Federação.
3. A perda de qualidade de associado efectivo é sujeita a ratificação pela Assembleia-Geral imediatamente seguinte à referida comunicação, por maioria simples dos seus associados efectivos.


O PRESIDENTE

Artigo 32º
(Função e Competência)


2. O titular do cargo de Presidente da Federação Portuguesa de Remo, poderá, em caso de necessidade e em face das exigências do exercício do cargo, adquirir estatuto de profissional em regime de exclusividade, de acordo com a legislação em vigor.
..........................................................

A DIRECÇÃO

Artigo 33º
(Definição e Constituição)

...........................

5. Os titulares da Direcção são nomeados e livremente destituídos pelo Presidente da Federação Portuguesa de Remo.

Artigo 34º
(Competência da Direcção)
..........................

c) garantir a efectivação dos direitos e deveres dos associados;

i) aprovar os Regulamentos da modalidade do Remo nacional e suas alterações;

r) não discriminar negativa ou positivamente, qualquer das disciplinas da modalidade do Remo Nacional, de acordo com a Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto e toda a legislação nacional e internacional em vigor.

Brevemente haverá mais

sábado, julho 04, 2009

Que Futuro?

Foram enviados aos clubes, ontem, a proposta de revisão dos Estatutos.
De uma primeira leitura muito superficial, já se tem a noção da caminhada para uma possibilidade de "pequena ditadura" temporal (até 3 mandatos). É que o novo documento diz que quem disser mal do Sr. Presidente é excluído de associado da FPR por decisão dele e só posteriormente é que a AG o ratifica.
Diz outras igualmente engraçadas mas ficam para mais tarde.
Acresce ainda a marcação da AG extraordinária para uma data e local muito a propósito de levar esta proposta adiante.
Foi marcada para o dia 17 do corrente, em Soure, pelas 21:30.
Recordo que o Encontro de Veteranos é no dia 18 logo ali ao lado, no Marco de Canavezes.
E depois dizem que não são "jogadas".
Irei tentar ter tempo para ler melhor toda a proposta e irei ver que futuro?
Aconselho todos os que gostam efectivamente de Remo que a leiam também.