quarta-feira, agosto 26, 2009

Campeonato Mundo Séniores - Poznan 2009 (cont.)

E como o tempo não é muito, remeto os comentários e análise para o blog do Dr. Jekyll & Mr. Hyde, "Anatomia do Remo", o qual subscrevo na integra. É a prova que afinal existem outros que tem o mesmo pensamento que eu quanto ao actual estado do nosso remo e da nossa selecção.
Acrescento em tom de comentário que tenho curiosidade e ansiedade em acompanhar os resultados de TODOS os atletas da selecção porque tenho sempre a esperança que consigam boas prestações. Em qualquer escalão.
Infelizmente não tenho esse prazer. E continuo a dizer que a culpa não é dos atletas.

Nota: Para aqueles que não quero catalogar que enviam comentários anónimos e que refletem o que são, demonstram a sua estupidez ao pensarem que, depois de me rir, os vou aprovar. Só mesmo de mentes deturpadas.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Campeonato Mundo Séniores - Poznan 2009

Embora por cá o Remo esteja no defeso, ou melhor, na pausa para os Campeonatos de Sprint (Daqueles que se treina pouco para não cansar, por isso são curtinhos...), a "nossa" selecção está presente na Polónia, em Poznan tendo iniciado hoje a sua prestação.
Não começou da melhor maneira, com a tripulação feminina do 2-W a ficar no ultimo lugar da sua eliminatória a quase um minuto da primeira e com o pior registo de tempo. A vitória na manga foi para para os USA com 7:20.21 e o melhor tempo foi alcançado pela NZL com 7:17.36. A dupla nacional composta pelas irmãs Germanov fez 8:13.68. Esperemos pela repescagem para mostrarem o que valem. Serão apuradas as 3 primeiras. Pode ter sido uma das "famosas" tácticas.
Amanhã (24-08) entrarão em acção as restantes tripulações nacionais.
São elas o nosso 2XLM de quem se espera e deseja a presença na final A, o 2XLW composto pela Janine Coelho e pela Carla Mendes a quem desejo a melhor das felicidades e que consigam o apuramento para a semifinal A/B e o 4-LM (Rui Santos, André Pereira, Frederico Gaspar e Pedro Costa) a quem desejo igualmente a melhor das sortes e que consigam uma prestação honrosa.
Boa sorte para todos.

quarta-feira, agosto 12, 2009

Aviso à Navegação

Na passada semana a FPR fez chegar aos clubes do Porto a circular nº 531 sobre "Segurança no Rio Douro".
Esta circular remetia para uma carta da Capitania do Porto do Douro, da Policia Marítima e referia o perigo da prática do Remo à noite e/ou sem sinalização luminosa assim como o deficiente apetrechamento das (poucas) embarcações de apoio.
É um alerta pertinente e sempre oportuno que resultou de um incidente com uma atleta do CDUP e que foi motivo de flash noticioso no jornal "Correio da Manhã".
Foi um incidente mas poderia ter sido um acidente.
As razões deste incidente são comuns a todos os clubes que se confrontam com a irresponsabilidade e incumprimento das regras de circulação dos barcos-rebelo e de todos os outros que usam o rio para exploração comercial turística e mesmo de lazer.
Durante o treino, um "Rebelo" passou a "todo o gás" perto da atleta e fez com que ela virasse. Como se nada se tivesse acontecido, continuou o seu percurso, mesmo tendo visto que tinha provocado e não prestando socorro apesar dos turistas terem alertado. Na volta do circuito voltou a cruzar-se com a atleta e continuou o seu caminho. E outros "Rebelos" passaram por ela nos seus cruzeiros como se nada tivesse passado. Como a jovem não queria encostar nas pedras foi-se deixando ir com a corrente até que um grupo de pescadores a viu e chamou a Policia Marítima.
A atleta do CDUP foi socorrida pela lancha da Policia Marítima em frente ao Cais de Gaia já pela noite dentro (pelas 22:00) depois de estar cerca de uma hora agarrada ao barco em que treinava. Caso isso não tivesse acontecido teria acabado o treino ao final da tarde, ainda de dia. Alias, é nesta altura em que se pode treinar com alguma segurança.
Isto não desculpa nem pretende desresponsabilizar o CDUP. Pelo contrário.
Quando assumi as actuais responsabilidades no clube e vi os perigos que os atletas estavam sujeitos por uma culpa que não pode ser assacada ao CDUP, co-responsabilizei através de carta a Autarquia, nomeadamente o Sr. Presidente da CMG, a GaiaPolis e o Presidente da Assembleia Municipal.
O clube está localizado num local perigoso. As condições de acesso à agua são um perigo constante para os atletas e embarcações, já com diversos acidentes registados.
O tráfego marítimo é um perigo constante para todos, com queixas e processos judiciais por parte de alguns clubes contra as empresas turísticas pelos prejuízos causados.
O posto náutico provisório continua provisório desde 2002.
As promessas nos jornais foram feitas, mas desde Fevereiro de 2009 (dia 14) que aguardo uma chamada telefónica para ver pormenores técnicos ("...até ao final do mês de Fevereiro, por causa dos projectos QREN"...) e visitar outros clubes de Remo.
Até à data, nem os proprietários do terreno que se propunham disponibilizar ao CDUP foram ouvidos ou achados.
Mas os pedidos de audiência continuam porque desistir é próprio dos fracos....

sexta-feira, agosto 07, 2009

Au revoir. Jusqu'a la proche.

Não saíram pela porta grande, mas não se pode dizer que tenham sido mau de todo.
Uma presença em cada final de letra diferente. O 2XJW na final C, o 2XJM na final D e o 4XJM na final E. Ainda bem que não havia mais...
A caminhada para estas finais teve comportamentos diferentes.
A equipa de 2XJW venceu a sua semifinal C/D com o tempo de 7:43.13 e na final C obteve o 3º lugar (7:37.72), tendo a vitória sorrido ao USA (7:26.60)
Na semifinal C/D em que participava o 2XJM a equipa portuguesa não conseguiu melhor que o 5º lugar (6:50.38), sendo relegado para a final D. Nesta final obteve a mesma classificação da equipa feminina. Ficou em 3º (6:54.43) numa prova ganha pela POL (6:48.42)
Na semifinal dos últimos, a E/F a tripulação do 4XJM deu um ar da sua graça e venceu a semifinal e a final E com os tempos de 6:23.58 (semifinal) e 6:13.38 a final E.
No global foi uma prestação fraquinha, mas bem melhor que os seus companheiros de outros escalões.
Esperemos por melhores dias.

WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIPS 2009 - dia 2

Afinal os meus desejos do ultimo post ficaram por isso mesmo. Pelos desejos. Já não bastava virem atrasadas as noticias para saberem que afinal no 2º dia de provas, os destaques foram pela mediania tradicional.
O 2XJW classificou-se em 3º na sua repescagem com o tempo de 7:40.42 indo assim disputar a semi-final de apuramento C/D. O mesmo espera o 2XJM. Tendo-se classificado na 6ª e ultima posição (7:09.39) nos 1/4 de final, espera-os agora a semifinal C/D.
A tripulação do 4XJM não fez melhor que o 3º lugar na repescagem (6:28.62) e foi relegada para a semifinal E/F. Ainda acreditei que ficassem pelo meio da tabela. Vamos ver nas respectivas semifinais. Os adversários são "acessíveis".

quinta-feira, agosto 06, 2009

WORLD ROWING JUNIOR CHAMPIONSHIPS 2009

Cette fois le Portugal n'a pas été le derniere. Les bateaux-balai sont restés dans d'autres arrêts.
Pelo menos é o meu desejo.
O primeiro dia dos jovens atletas que estão no Campeonato do Mundo de Juniores a decorrer em Brive-la-Gaillarde, França, não foi propriamente negativo.
Estão presentes 3 tripulações e uma delas conseguiu neste primeiro dia o apuramento para os 1/4 de final enquanto as outras duas vão fazer a repescagem. Tudo em aberto, portanto.
A equipa de 2XJM obteve na sua manga de 6 concorrentes o 3º lugar (6:58.07) e apuramento para os 1/4. Embora tenha obtido o 19º tempo em 32 adversários, cada prova é uma prova e podem fazer uma surpresa.
A sorte não esteve com as outras duas equipas. A tripulação de 2XJW contava com 20 adversárias e alcançou o 13º tempo (7:42.45) e o 4º lugar na manga. Apurava as 3 primeiras em 5 concorrentes.
A tripulação do 4XJM contava à partida com 32 concorrentes e ficou com o 23º tempo (6:22.42) classificando-se na 5ª e ultima posição na sua manga. O seu tempo final é muito próximo dos adversários desta e outras mangas pelo que, com um pouco de sorte nos adversários e um esforço suplementar pode ainda fazer um bonito. Estes atletas merecem-no.
São um exemplo do que disse anteriormente. Quanto mais baixo o escalão, melhor qualidade técnica e fisica. É sinal que se vai fazendo alguma coisa nos clubes.
Espero que se mantenham fieis aos seus ensinamentos e não entrem em "esquemas" malucos.
Bonne chance.

segunda-feira, agosto 03, 2009

Coupe - A malapata continua....

No ultimo fim de semana Portugal teve os seus desportos náuticos em acção no Estrangeiro.
Enquanto na Canoagem o país ficou cheio de orgulho com as medalhas alcançadas e pelos desempenhos da restante representação nacional, para as quais quero deixar os meus sinceros parabéns, no Remo a "Qualidade da Continuidade" manteve-se.
Portugal esteve presente em Vichi, na "Coupe la Jeunesse" onde, durante alguns anos trouxe vitórias e prestigio. De ano para ano as prestações tem sido cada vez mais fracas e, depois de ver as classificações deste ano conclui que nem vale a pena escalpelizar os resultados. Em todas as tabelas, quer de Sabado quer de Domingo que consultei os resultados foram os mesmos. ÚLTIMOS.
Serão os atletas que são fracos ou maus? NÃO ACREDITO.
É principalmente nas camadas mais jovens que tenho visto muita qualidade e muitos valores com futuro. Se alguns deles apresentam valores técnicos e físicos dignos de algum relevo, então porque é que isso não se traduz em resultados no exterior. Será algum síndrome tipo "Fernando Mamede"?
Ou será a aposta na continuidade desta equipa técnica que já vai no 5º ano de fracassos e falhanços? Ainda por cima este ano foi reforçada ....
Serei eu que sou má língua ou, como se ouve em e se diz em surdina, se fosse um treinador estrangeiro ou outra equipa técnica já estariam no desemprego?
A vitória do Vítor Santos (PCale) no passado mais recente foi uma das excepções que confirmam a regra.
Vamos de mal a pior e pior cego não é aquele que não vê....
(Ou então é a nouvelle vague des bateaux-balai...)