segunda-feira, fevereiro 22, 2010

2ª Regata Trofeu ARDP em imagens - 1XF Juvenil



Agora são imagens da prova de 1XF Juvenil onde o CDUP alcançou a 3ª posição, atrás das atletas do CNIDH

domingo, fevereiro 21, 2010

Trofeu ARDP - 2ª Regata em Imagens - 1XF Iniciado



Imagens da renhida prova de 1X Iniciado feminino com indecisão sobre o vencedor até à linha de chegada e com a vitória arrancada brilhantemente pela atleta do RCFP sobre a Sara Soares do CDUP. O CDUP apresentou outro barco com a Beatriz Batista que se classificou na 5ª posição.

II Regata do Trofeu ARDP

Foi na tarde de ontem, fria e com um plano de agua razoável mas alguma corrente para a pratica de Remo que se realizou a 2ª jornada do troféu em disputa.
Estiveram presentes os clubes habituais da ARDP (CDUP, CNIDH, PCale, RCFP, SCP, CFV) e ainda o ARCO de Viana do Castelo que apresentaram um total superior a 150 inscrições embora na hora da chamada, muitos não tenham aparecido. Ainda tinha alguma expectativa com a presença do CERVEIRA, mas desta vez não pudemos contar com a sua presença.
Uma nota de destaque para a actuação da Policia Marítima que, pese embora a exigência do equipamento de segurança nas lanchas, o que implicou que praticamente todas estivessem em incumprimento e assim não pudessem dar o apoio necessário à regata, na acção sobre os barcos rebelos estiveram irrepreensiveis, permitindo que não houvesse ondulação durante o trofeu.
Assistiu-se a provas bem disputadas em que os destaques nesta jornada foram para o ARCO (2XM Ini; 2XF Ini; 4XM Ini; 2XM Juv.) e para o CNIDH (2XM Ini; 1XF Juv; 2XF Juv; 4XM Juv) com quatro vitórias cada, seguido do RCFP (1XF Ini; 1XM Juv) com duas vitórias.
O SCP (1XM Ini) e o CFV (1XF Inf.) obtiveram as restantes vitórias.
As classificações podem ser consultadas no site da ARDP
Duas referências: A excelente prestação da atleta infantil do CNIDH que, não tendo adversárias, alinhou junto dos Masculinos a ainda assim obteve a 2ª posição e a brilhante vitória alcançada em cima da chegada pela atleta do RCFP sobre a atleta do CDUP, Sara Soares, na prova mais renhida e disputada do dia. Foi bonito de ver.
Para o dia 13 do próximo mês teremos a 3ª jornada onde tudo aponta que seja nas águas de Ribeira de Abade, em Valbom.

CDUP em Itália - 2XM Master em Imagem



Imagens da outra equipa presente em Itália que competiu em 2XM Master.
Estiveram em prova 19 equipas tendo o CDUP ficado na 8ª posição.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

CDUP em Itália - 1XF em imagens



Imagens da prova da Sara Soares na Internacional Sul Po, em Turim

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

CDUP em Itália V



Como se poderá ver, as informações sobre esta iniciativa são várias, desde as idades dos competidores até diferencial de tempo para o vencedor
No 2XM Masters o vencedor foi um misto do NINOBIXIO SC e do LARIO SC com o tempo de 22:30.50 enquanto o CDUP obteve a 8ª posição com 23:35.60 a 13'.50'' do 4º posto, o que perante as peripécias da prova e a qualidade dos adversários foi um excelente resultado. Brevemente colocarei um post com o vídeo das provas.
No 1XF Cadetes, a vitória foi para o CUS Torino com 14:27.80 enquanto a Sara obteve o 7º posto com 15:05.00 a apenas 29'.30 do pódio e 20'' do 6º.

domingo, fevereiro 14, 2010

CDUP em Italia IV

Hoje deveria ser sido dia de partida. Deveria, mas nao foi. Nem hoje, nem amanha nem depois. Tivemos como "brinde" passar o Carnaval em Milao.
Enquanto pelo Remo hoje foi dia das regatas para os barcos grandes (4 e 8+) o que nos proporcionou uma manha turistica e à neve, com visita à bela Catedral de Turim e ao museu do cinema, na hora da partida, a EasyJet lembrou-se de cancelar o voo para o Porto e proporcionou-nos mais uns dias de férias com tudo pago até 4a feira, que é quando temos o proximo voo. Se por um lado é agradavel, por outro causa imensos transtornos pois amanha ja é dia de trabalho para a maioria.
Sao daqueles imponderaveis que nao deveriam de acontecer.
Aguardemos por novidades nestas mini-férias italianas.

sábado, fevereiro 13, 2010

CDUP em Italia III

Depois do segundo dia em Turim com a distribuiçao, afinaçao e treino de adaptaçao aos barcos, hoje foi dia de regata.
Como novidade do dia, foi-nos indicado que a Sara iria correr no escalao de Cadetes e num percurso de 4 Km.
No dia de ontem tocou em sorte um 2X Salani para os Masters e um 1X FillipiS para a Sara. Tudo pronto, barco e remos afinados quando hoje, ao chegar ao hangar, os remos que nos tinham sido distribuidos estavam nas maos de uma tripulaçao master belga que ja tinha aumentado ao cumprimento destes. Enquanto nos remos para o 2X nao houve problema, o mesmo nao se pode dizer nos remos do 1X. Arranjaram-se outros substitutos mas na hora de ir para a agua a afinaçao lateral nao estava igual o que obrigou a usar como alternativa de recurso e porque o tempo nao permitia alteraçoes, levar um par de remos do 2X, mais cumpridos e por consequencia, mais pesados.
Esta alteraçao teve reflexos importantes no resultado final mas como este nao era o mais importante, a experiencia foi altamente positiva.
A prova de 1XF Cadete contou com 9 participantes tendo a Sara ficado no 7° lugar a 20 centesimos do 6°. Se considerarmos que numa prova em contra-relogio saiu em ultimo, sem qualquer tripulaçao como referencia, a diferença do 1° para ela foi de 37',20" segundos o que em 4 Km e perante as melhores atletas italianas, conhecedoras do percurso, pode-se dizer que foi uma excelente prestaçao. Pelo menos foi uma prova digna de referencia pelos comentadores pela disputa, tempos alcançados e proximidade das tripulaçoes na chegada.
Quanto ao 2X Master tinhamos definido como objectivo durante o percurso ultrapassar 3 embarcaçoes e nao ser apanhado por nenhum. Foi integralmente cumprido e até ultrapassado. Durante o trajecto ultrapassamos 4 barcos mas esse desempenho nao permitiu ir além do 8° posto em 19 tripulaçoes.
Se considerar que fomos contra duas boias e paramos para nao estragar o pilar de uma das pontes, o tempo e o resultado alcançado na prova foi muito positivo.
Uma experiencia a repetir.
Brevemente terei imagens e mais informaçoes.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

CDUP em Italia II

Depois de uma viagem para Milao com passagem por Madrid, fomos recebidos no percurso para Turim por um dia de frio com muita neve a cair em flocos.
Uma dupla nova experiencia para a Sara que nao cabia em si de contente. Fez o seu baptismo de voo e teve a oportunidade de brincar com a neve a cair em flocos.
Na chegada a Turim andamos horas à procura do hotel, depois de ter passado por ele pelo menos tres vezes. Coisas de turista em grandes cidades.
Amanha é dia de afinar barcos e fazer o treino de adaptaçao. Segundo a meteorologia, sera nestas condiçoes que se desenrolarà a regata. Vejamos como corre a adaptaçao.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

CDUP em Itália

Será neste fim de semana que o CDUP estará presente em mais uma participação internacional.
Com saída agendada para as 6:30 da manhã do dia 11 do Aeroporto Sá Carneiro e regresso no domingo, dia 14 pelas 18:30, o CDUP alinhará em duas regatas de 6 Km no escalão novice C (iniciados ultimo ano - 13 anos) e no escalão de Masters.
Nos masters o CDUP alinhará em 2XM com Paulo Lima e Carlos Gesta enquanto em novice C alinhará em 1XF com a Sara Soares.
Será a prova de encerramento do calendário de Inverno em longa distância.

domingo, fevereiro 07, 2010

CDUP no trofeu ARDP em imagens

As imagens das equipas do CDUP no Troféu ARDP


A vitória da Sara "poly pocket" Soares e a acesa luta pela 2ª posição entre o RCFP eo CFV



A prestação esforçada da Mariana Batista obtendo a 2ª posição, atrás da atleta do CNIDH

sábado, fevereiro 06, 2010

Troféu ARDP - Douro em Festa

Realizou-se hoje nas águas do Douro uma festa de Remo Jovem como há muito não se via.
Uma tarde de Remo bem passada, com muitos barcos na agua, uma assistência razoável, uma boa organização e um rio óptimo para a prática de Remo.
Estiveram presentes 8 clubes e cerca de 150 atletas em competição.
Assistiram-se a provas bem disputadas e onde o nível técnico já se pode considerar muito razoável.
Nas provas cujos cascos contavam para o troféu ARDP, nesta primeira jornada o CNIDH foi o grande vencedor ao conquistar 6 primeiras posições (1XInf.F; 2XIni.F; 1XJuv.F; 2XJuv.F; 2XJuv.M; 4XJuv.M) mas com forte réplica do ARCO que venceu três (1XInf.M; 2XInf.M; 4XIni.M) e ficou em 2º noutras quatro provas.
Com uma vitória cada ficaram o CDUP, através da Sara Soares em 1XIni.F, o CFV em 1XIni.M, o RCFP no 2XIni.M e o SCP em 1XJuv.M.
O ADCJC costuma apresentar boas tripulações nos escalões jovens e deu boas indicações nas poucas provas em que participou mas parece que um problema de comunicação e de coordenação dos locais de transbordo impediu este clube de estar presente na maioria das provas onde estava inscrito, o que foi pena.
Dia 20 teremos a 2ª jornada e desejo que tenha pelo menos o mesmo brilho desta mas podendo contar com todos os clubes no seu melhor.
O Remo assim é bonito.

REMO no DOURO

Deixando as coisas tristes para trás, porque o importante é remar e ver remar, hoje teremos uma jornada regional nas águas do Douro para os mais jovens e os menos jovens.
A 1ª jornada das regatas do Troféu ARDP Remo Jovem tem hoje o seu início na bacia do Gaz, entre a ponte da Arrábida e o bico de Sto António para os infantís, iniciados, juvenis e veteranos de ambos os sexos.
Estarão presentes 8 clubes (ADCJC, ARCO, CDUP, CFV, CNIDH, PCALE, RCFP, SCP) com perto de uma centena e meia de atletas em acção.
Esperemos que o tempo ajude, que os "Rebelos" deixem remar e que seja uma boa jornada de promoção da modalidade.
O CDUP estará presentes apenas em iniciados e juvenis Femininos, já que agora que os novos Regulamentos não permitem os Veteranos correr nos seniores. Ou será o contrário? Coisas...

Dia de Primárias

Ainda estive com dúvidas se havia de fazer referência às "primárias" para a eleição dos delegados ao senado da FPR que hoje se realiza, com mesas de voto espalhadas pelo país. Não pelo resultado, pois esse já é conhecido, mas pelo que daí vai resultar.
Sendo candidatos únicos, estão desde já eleitos bastando para o efeito (e é o que provavelmente vai acontecer) que cada um deles vote em si próprio. Sem qualquer contestação dou-lhes desde já os meus sinceros parabéns (e não é irónico, são sentidos).
Posso ser contestatário, não concordar com juízes em causa própria ou qualquer outro argumento. Mas de um (e quiçá o mais importante) não posso ser alheio. É o da entrega à modalidade e defesa dos seus ideais (ou interesses, se lhe quiserem chamar). E nesse sentido, estão com toda a razão. Reserva-se-lhes esse direito.
Lamento é que num universo de contestação, onde quase todos dizem mal e criticam pela calada, não apareça "quem os tenha no sitio" para dar a cara e concorrer, perderem a oportunidade de defender o que dizem que pensam no local próprio. E não é pela falta de lugares. É pena.
Como se costuma dizer, "os cães ladram e a caravana passa". Uns pela calada, outros nem tanto.
No meio de tanta "carneirada" nem sei o que hei-de sentir.
E desculpem o desabafo.

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

CNIDH SAI NA FRENTE DO RANKING

Após a primeira jornada, o posicionamento dos clubes apresentou algumas surpresas.
A nova tabela de pontuação tem a vantagem de discriminar positivamente os clubes com melhor desempenho e tem em conta o tipo de embarcação, mesmo considerando que há ligeiras discrepâncias nos pontos atribuídos. Deste modo, já se atribui maior valor à qualidade em detrimento da quantidade, embora esta também seja premiada.
Por títulos, o SCP foi o grande vencedor, obtendo os 3 lugares cimeiros em três provas de 4X (JM; SF e SM) e duas 2ªs posições nas provas de 8+ JM e SM
O RCFP (4-JM e 4-SM) e o SCC (4XJF e 8+SM) obtiveram ambos 2 títulos mas o clube do Porto teve melhor desempenho nas restantes provas obtendo um 2º lugar (4XSF) e três 3ºs (8+JM; 8+SM e 4XSM).
Com um título cada estiveram o CNIDH (2XSF), o CG (2XJF) e o GINÁSIO (8+JM).
Na classificação por pontos e que define o ranking de clubes, o CNIDH levou a melhor na classificação geral obtendo o maior somatório de pontos (206) nos vários escalões com a vitória em femininos (90 pontos) e a 3ª posição em masculinos (116 pontos).
Na segunda posição houve um empate entre a AAC e o RCFP com 178 pontos. O RCFP alcançou a 2º posição em Masculinos (136 pontos) e o 3º lugar em femininos (42 pontos) enquanto a AAC se quedou pelo 4º lugar em masculinos (100 pontos) e em 2º em femininos (78 pontos).
O quarto lugar foi ocupado pelo SCP (168 pontos) mas com a vitória em Masculinos (140 pontos) e o modesto 6º lugar em femininos (28 pontos) enquanto na 5ª posição aparece o GINÁSIO (87 pontos) alcançados com um 6º lugar em masculinos (53 pontos) e um 4º lugar em femininos (34 pontos).
As classificações foram as seguintes:
………………Masculinos………….Femininos…………..Geral
1º CNIDH…….. 116 (3º)……………. 90 (1º) …………… 206 (correcção)
2º RCFP ……… 136 (2º) …………… 42 (3º) …………… 178
3º AAC ………. 100 (4º) ……………. 78 (2º) …………… 178
4º SCP ………... 140 (1º) …………… 28 (6º) ………….... 168
5º GINÁSIO ….. 53 (6º) …………….. 34 (4º) ………….... 87
6º CNV ……….. 62 (5º) …………….. 20 (9º) ……………. 82
7º SCC ………… 52 (7º) …………….. 28 (6º) ……………. 80
8º CG …………... 42 (8º) ……………. 24 (8º) ……………. 66
9º CNL ………… 22 (11º) …………… 32 (5º) …………… 54
10º ARCO …….. 30 (9º) ……………… (---) ……………… 30
11º CDUP …….. 24 (10º) …………….. (---) ……………… 24
12º CFV ……….. (---) ……………….. 20 (9º) …………… 20
13º ADCJC ……. (---) ………….…….. 20 (9º) …………… 20
14º PCALE ……. (---) …….…………. 18 (12º) ………….. 18
15º CFP ………… 16 (12º) …………... (---) ……………… 16

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Solidariedade

Os clubes e o público em geral, principalmente aqueles que gostam de Remo, continuam a aguardar pela publicação dos resultados do CNFundo. Não só pelos resultados individuais mas também para conhecer a posição dos seus clubes no Ranking.
Depois da trafulhice desportiva que foi o ranking de clubes do ano passado e que resultou no dinheirinho a distribuir pelos clubes, mais a uns (os que alinharam nas manobras de bastidores) e menos a outros (os que contestaram as ilegalidades e não participaram nas regatas impugnadas), o aumento da tabela deste ano "obriga" a uma atenção especial.
Num período de crise e de aumento do desemprego, a FPR tem sido solidária com o Governo e lutado contra este flagelo aumentando o numero de empregados da FPR, praticamente em todos os seus sectores. Será de esperar que pense em admitir um novo colaborador para tratar das pontuações e publicação de resultados.
Aliás, os candidatos a delegados já estão na fila de espera para salvaguarda dos postos de trabalho. Isto é que é solidariedade.