terça-feira, março 30, 2010

Sport vence 2ª jornada

No segundo dia do C.N.Inverno o SCP bateu em pontos e em vitórias a concorrência. Obteve 4 vitórias e o maior numero de pontos do dia (194 pontos) com o CNIDH a pisar-lhe os calos (189 pontos). Uma jornada muito renhida pela conquista de pontos onde o 3º classificado (RCFP) obteve 188 pontos e a AAC (4º) alcançou os 179 pontos. Já o 5º classificado, o Ginásio, ficou pelos 86 pontos.
Por vitórias, como referi, o SCP foi o grande vencedor do dia com quatro vitórias (7 no total da jornada dupla) em 1XSF; 1XSM; 2XSM; 4+JM seguido com duas vitórias pela AAC (2+SM; 4-JM) e pelo SCC (4XJF; 2-SM). Com um titulo ficaram o RCFP (2XSF), o CNIDH (2-SF) e o Ginásio (4XJM).
No ranking de clubes, o grande vencedor desta jornada dupla do CNV Inverno foi a AAC com 447 pontos, bem distante do CNIDH, 2º classificado com 362 pontos e do SCP com 348 pontos.
A posição do top ten da dupla jornada é a seguinte:
1º AAC . . . . . 447 pontos (5 títulos)
2º CNIDH . . . 362 pontos (2 títulos)
3º SCP . . . . . 348 pontos (7 títulos)
4º RCFP . . . . 330 pontos (1 )
5º Ginásio . . 202 pontos (2 )
6º CNV . . . . 163 pontos (0 )
7º SCC . . . . . 138 pontos (4 )
8º CG . . . . . . 117 pontos (1 )
9º ARCO . . . 81 pontos (0 )
10º CFP . . . . 80 pontos (1 )

Fica por atribuir o titulo do 4+SM.
Como nota de rodapé, refiro a eficácia do SCC. Nas 5 provas em que alinhou, venceu 4 e ficou em 2º na outra. Irá ficar fora do 4+SM por ter sido desclassificado.

sábado, março 27, 2010

Dominio da AAC em dia de AG

Num dia marcado pela realização simultânea da AG da FPR e do Campeonato Nacional de Inverno, enquanto se davam inícios aos trabalhos da AG, os delegados dos clubes marcavam presença na pista. Alguns tiveram que se desmultiplicar para estar nos dois locais distos de cerca de 20Km, enquanto outros, pura e simplesmente "borrifaram-se" para a AG. (E se calhar foi o que fizeram melhor perante a franca e participativa adesão dos delegados presentes).
Numa sessão morna, para não dizer fria, foi aprovado o que a Direcção da FPR entendeu sem praticamente qualquer contestação da grande maioria dos presentes. Apenas 3 ou 4 delegados apresentaram dúvidas e contestações (entre os quais o do CDUP em especial no regulamento dos veteranos e nas impugnações dos campeonatos anteriores ainda sem resposta).
Na pista, depois de uma manhã de eliminatórias, a tarde trouxe um programa de provas semelhante à AG. Morno e com alguns pontuais pontos de interesse.
A AAC foi a grande vencedora da 1ª jornada com 3 vitórias (1XJM; 2XJM e 4-SM) e 268 pontos.
Igualmente com 3 vitórias ficou o SCP (4XSF; 2+JM e 4XSM) mas apenas com 154 pontos o que lhe valem o 3º posto.
No 2º lugar do ranking ficou o CNIDH com 173 pontos mas apenas uma vitória (4-SF).
O 4º lugar é ocupado pelo RCFP com 142 pontos mas sem qualquer vitória enquanto no 5º lugar está o Ginásio com 117 pontos e uma vitória (2XJF).
Por vitórias, para além das já referidas, destacam-se o SCC com duas (1XJF e 8+SM) e 86 pontos enquanto com um lugar de topo ficaram o CG (2-JF), 94 pontos valendo o 6º posto e o CFP (2-JM) e 56 pontos.
A jornada foi ainda assinalada pela desclassificação do SCC no 4+SM e marcação da repetição da prova no próximo dia 11-04 (CNJuvenis) e pela ausência forçada do CDUP onde poderia alcançar os objectivos a que se tinha proposto.
Mas a vida é feita destas contingências....

quarta-feira, março 24, 2010

Q.I.

Ainda bem que a altura e a inteligência são caracteristicas completamente distintas.
Já da estupidez não se pode dizer a mesma coisa...
Enfim. Deve ser um problema genético.

sexta-feira, março 19, 2010

Parece uma coincidência... Um ano depois

Afinal ele há coincidências.
Faz exactamente um ano que fiz um post sobre algumas coincidências verificadas sobre um parecer às reclamações da impugnação das eleições.
É óbvio que na altura se verificou a imparcialidade e isenção do jurisconsulto na verborreia apresentada. Aliás, outra coisa não seria de esperar. Tanto mais que ainda não se conhece o veredicto sobre a legalidade da actual Direcção da FPR.
Pois coincidentemente, ou não, o dito causídico da Redinha tem em mãos um processo disciplinar contra um arbitro por declarações ofensivas. É na qualidade de instrutor nomeado que vai proceder à instauração de processo disciplinar com vista à sua suspensão.
Quer dizer, coincidentemente a FPR recorreu e paga (acho eu, pois ainda aguardo o pagamento dos últimos 2 anos e resposta às duvidas nas contas apresentadas) a quem lhe fez o tratado da tomada de posse. Tudo dentro da legalidade e da imparcialidade que se impõe.
Tudo o resto são coincidências. Até o UGA UGA ficar feliz por vir a ter tanta gente na selecção. (Estou a falar de atletas, não é de funcionários)

quinta-feira, março 18, 2010

Forte Concorrência nos Testes Nacionais!?

O Pocinho vai ser pequeno para albergar neste próximo fim de semana o elevado numero de concorrentes aos testes nacionais.
Pelo volume de inscrições, sobeja o interesse o parte dos nossos melhores atletas para integrar as cores Nacionais.
Em ano de Europeu a realizar por terras lusas, o numero de vagas para os vários escalões é esclarecedor da importância que se dá à participação portuguesa. E os atletas responderam em massa. Pelo menos os que acederam às chantagens de assinarem os ditos "famigerados" contratos.
Assim, face ao elevado espírito competitivo em presença, já temos atletas seleccionados.
Depois de muito esforço psicológico, as tripulações de 2-SM e 2-SMPL já garantiram o seu lugar entre os melhores. Os bravos do 2-SM vão ter que se superar e correr contra eles mesmo enquanto os ligeiros vão lutar entre si para saber quem vence a quem, já que estão ambos apurados. Fica por preencher uma vaga nos SM.
Nas provas de 1XSF iremos ter outra luta de titãs pois teremos 3 barcos para 2 lugares, seja nos absolutos, seja nos PL.
Onde efectivamente se irá ver alguma competição, em seniores é nas provas de 1XSM. Nos PL temos 12 candidatos para 4 vagas enquanto em pesados serão 9 barcos para 4 vagas.
A juventude e a inexperiência dos Juniores apresenta mais candidatos. Para um total de 20 vagas, estarão 42 atletas presentes sendo no 1XJM (6 a 8 apurados) que terá maior concorrência com 20 inscritos. No 1XJF (4 a 8) estarão em luta 12 atletas enquanto em 2-JM serão 5 barcos (10 atletas) para se apurarem 2 (4 atletas).
Já nos juvenis, está prevista a realização de testes para apurarem 7 atletas estando em confronto 28 jovens, 6 em 1XF para apurar 2 e 22 nos masculinos para escolher 5
Resumindo: De um total de 55 clubes associados da FPR estarão presentes 103 atletas vindos de 15 clubes nos vários escalões para o preenchimento de 47 vagas (20 juniores+20 seniores+7 juvenis).

quarta-feira, março 17, 2010

REMO em AREGOS

Afinal há vida para além dos "habituées" da ARDP.
Um sócio recente, que até à pouco ainda não tinha dado sinais de vida enviou um ante-programa para Remo jovem a realizar no dia 17 de Abril.
O Clube Náutico Caldas de Aregos e as Escolas Municipais de Desporto, com o apoio da Câmara de Resende vão realizar uma regata para todos os tipos de barcos do Remo Jovem de ambos os sexos e com a possibilidade de desdobrarem.
Espera-se que seja um sucesso e que conte com a participação de muitos clubes.
No dia seguinte e para o mesmo local está agendado o Nacional de Veteranos pelo que é a oportunidade de um fim de semana em família de remadores.
Afinal também se vão ouvindo (poucas) boas novas. Também há clubes de Remo que remam.

quinta-feira, março 11, 2010

E depois dizem que dizem mal....

Saiu a convocatória para a AG da FPR.
Foi agendada para o Auditório da Casa da Musica, em Óbidos à hora da largada da eliminatória do 1XJF. Como ainda não foi marcada a reunião de delegados às provas, aguarda-se para ver quando será. Se calhar às 8:30 na zona da Chegada.
Continua-se a não se perceber qual o critério usado nestas marcações. Sabendo-se que no Remo as pessoas são maioritariamente as mesmas e em várias funções, principalmente a nivel dirigente, só posso pensar que a marcação da AG para as 9:30 do dia do Nacional é para excluir uma série de pessoas "inconvenientes" à Assembleia.
Como muitos, para não dizer a maioria dos delegados não tem o dom da omnipresença, e, provavelmente preferem acompanhar os atletas e o clube, para além de serem "obrigados" a assinar a folha de presenças, mais uma vez se faz uma "jogada" para se aprovar o que se quer com os clubes de Remo que não remam, porque os que Remam estão ocupados na sua actividade natural.
É uma forma simpática de continuar a dar música ao pessoal do Remo. Poderia ser marcada para o mesmo dia, depois das 19:00h por exemplo, já que os delegados e os clubes estavam presentes e a aguardar as regatas do dia seguinte.
Como a família do Remo está a crescer, vai ser apresentada a proposta de ratificação de mais 3 clubes de Remo como associados: o ANOC - Ass. Nova Onda do Caminho; o ANDDEMOT - Ass. Nac. Desporto para Deficientes Motores e o APADP - Ass. Pais e Amigos dos Deficientes Profundos, todos eles clubes com frota já adquirida e a aguardar o próximo nacional. Pessoalmente, são muito bem vindos e, caso esteja presente, votarei a sua admissão, embora continue a afirmar que não são clubes de Remo.
Outros pontos a "aprovar" pois esta medida (a marcação da AG para o mesmo dia e hora do Nacional de Juniores) já prevê a exclusão da discussão, são o Relatório e Contas e o Regimento do Funcionamento da Assembleia Geral.
Tenhamos esperança num pouco de bom senso e surja outra circular com a alteração do horário.

terça-feira, março 09, 2010

Nacional em Obidos

A FPR emitiu um comunicado informando da data e da localização do próximo Nacional de Inverno para Juniores e Seniores. Confirmam-se as datas de 27 e 28 de Março.
Será um regresso, após longos anos de ausência, à pista do Covão de Mozarenhos, na Lagoa de Óbidos. No mesmo comunicado informam-se os clubes que podem desistir de barcos já inscritos até ao próximo dia 15, data a partir da qual sairá o programa definitivo.
Este local, principalmente na zona da largada, viu ao longo dos anos as suas condições degradarem-se com o avanço do mar pelo que actualmente serão uma incógnita. Espera-se, no entanto, que reúnam os requisitos mínimos para que as provas decorram dentro das expectativas.
Agradece igualmente aos clubes e associações que prescindiram dos seu programas para que este Nacional se realize esta época.

sábado, março 06, 2010

Acordo Luso-Brasileiro

As novidades e os assuntos que estavam pendentes são tantos que estava a guardar este post para mais tarde. Mas como um comentário levantou a lebre, cá vai.
Quem consulta o site da CBR (Confederação Brasileira de Remo) tem a oportunidade de verificar no link para a formação a indicação da presença dos árbitros brasileiros em Portugal para actuar, após o Seminário FISA, no Campeonato Nacional de Verão Velocidade
Como em tempos a provável falta de árbitros levou a FPR a querer recorrer a Árbitros Espanhóis e, mais recentemente, tivemos a presença de um arbitro belga a actuar nas nossas águas a expensas da FPR, pelo menos fica garantida a arbitragem no Campeonato de Verão. Resta saber quais as contrapartidas para a presença dos "caras" nossos irmãos.
Entretanto "tá tudo legau" pela banda da arbitragem com a "resma" de novos árbitros formados pelo faraute da formação de remo em Portugal.

E porque a vida não para....

Ao contrário de Fevereiro, no mês de Março não está a ser fácil o agendamento das competições.
O mau tempo tem feito estragos por todo o lado e o Douro tem estado pouco dado a actividades náuticas. O Nacional de Inverno foi cancelado e ainda se aguarda a confirmação da nova data.
A Canoagem tem agendado o Nacional de Fundo em Melres no dia 27, e no mesmo dia figura no calendário de regatas a Descida da Ria, em Aveiro e a Regata de S. Telmo, organizada pelo PCale e pela ARDP, integrada no Troféu Remo Jovem.
No fim de semana anterior (20 e 21) é dia de Testes Nacionais de Agua, no Pocinho.
Antes deste (13 e 14-03), está agendado o III Descenso de Ribeiro Open de las Naciones, em Castrelo del Miño, com a participação confirmada de algumas equipas nacionais. Igualmente neste fim de semana a ARDP vai levar a cabo em Ribeira de Abade a 3ª Regata Troféu Remo Jovem.
Hipotéticamente falando, poderia fazer-se o Nacional de Inverno nos dias 20 e 21 e os testes passariam para o dia 27, mas isso sou eu a falar...
Parece que o Nacional de Inverno vai ser mesmo em plena Primavera.

quinta-feira, março 04, 2010

Homenagem ao Carlos Silva "Mosca"

Ando em meditação. As noticias que nos rodeiam deixam-nos com dúvidas existenciais e fazem-nos reflectir sobre o nosso valor enquanto pessoas.
As catástrofes são em catadupa mas é uma caracteristica humana só lhes dar tanto mais valor quanto mais de perto nos tocam. O sismo do Haiti ou o ultimo terramoto do Chile tiveram menos impacto do que a catástrofe da Madeira. No entanto a tragédia foi menor, embora cada uma e cada caso seja por si só motivo de solidariedade e de reflexão.
Soube à pouco mais de uma semana que faleceu um amigo e homem do CDUP e do Remo.
Ainda hoje tenho dificuldade em acreditar. Um cancro galopante não lhe deu mais de uma semana de vida depois de diagnosticado e do primeiro tratamento. "Vendia saúde", como se dizia antigamente. Ainda lhe faltavam alguns anos para chegar aos 50 e deixa-nos assim de surpresa.
O CDUP está de luto. A ARDP está de luto.
Morreu o CARLOS SILVA, o "Mosca" para os amigos. Antigo seccionista do CDUP e ex-dirigente da ARDP leva consigo a saudade e a amizade que sempre dispendeu para quem o conhecia.
Quero-lhe prestar aqui a minha homenagem.
Não tem faltado assuntos para "postar" ou para comentar, mas perante estas coisas a vontade desaparece.
Pergunto. Será que vale a pena? Será que vale a pena a luta e a crispação.?
Afinal não valemos mesmo nada.