domingo, abril 25, 2010

25 de Abril, Sempre ..... em Gondomar

Hoje foi dia de comemorações do Aniversário da Revolução dos cravos.
Uma data que é celebrada ininterruptamente desde 1975 pelo CNIDH para, através dela, fazer uma festa de desporto e de Remo em especial.
Com o apoio da Câmara de Gondomar e a preciosa ajuda de todo o seu enorme staff, em especial o voluntariado feminino, organizaram as regatas comemorativas da data num programa bastante extenso mas num horário pouco recomendado para o Remo por estas bandas. Percebe-se que se queira fazer a festa e ter os convidados presentes, mas deve-se ter em conta igualmente o espectáculo e, fundamentalmente a segurança dos atletas.
É sabido que da parte da tarde levanta o vento e com a maré a descer, as condições da agua geralmente não são boas, para alem das desigualdades das pistas.
Foi o que sucedeu hoje. O rio esteve muito mau da parte da tarde. Esteve, pode-se dizer, perigoso. É certo que as lanchas da organização estiveram muito activas. Viraram mais de 10 barcos, em especial 1X's mas também alguns 2X. Isto atrasou substancialmente o programa
É sintomático. como se não bastasse, a praga dos Rebelos e das motas de água e até pranchas de windsurf não largaram a pista. O que foi pena, pois a festa poderia ter outro brilho.
No aspecto desportivo e CDUP esteve à altura. Obteve a primeira vitória com o 4XM Veterano, no regresso à actividade do Lima mais velho. Um novo reforço do CDUP para os Veteranos, quando deixarem os veteranos participar nas competições dos seus escalões. A vitória seguinte coube à dupla Sara/Sofia no 2XF Iniciado. Uma demonstração de qualidade contra a forte equipa do SCC. Sem deixar créditos por mãos alheias esteve a Mariana em 1XF Juvenil que numa demonstração de raça e de vontade passou na parte final a atleta do CNIDH, obtendo uma brilhante e merecida vitória.
Menção honrosa para a Beatriz que alcançou a 2ª posição no 1XF Iniciado e para a Inês que obteve o 3º posto em 1XF Juvenil, mesmo sem o slider na parte final da prova.
O Francisco mostrou uma subida de qualidade fantástica apenas numa semana. Ficou na 5ª posição na sua manga. Antropométricamente não é o mais favorecido mas a raça e a vontade vão-nos dar muitas alegrias.
As estreias do David (1XM Ini.) e da Patricia (1XF Inf.) não foram brilhantes mas o estado do rio tirou-lhes a calma e a confiança para demonstrarem o que podem fazer. Os nervos e o medo condicionaram a sua participação, depois de estarem imenso tempo na zona da largada para alinhar. Na Regata da Queima das Fitas irão ter nova experiência.
Parabéns ao CNIDH pelo esforço, pela regata e pela forma como organiza as suas festas.

sexta-feira, abril 23, 2010

CDUP em Aregos - as imagens que faltavam



Faltava apresentar as imagens do 4XF Iniciado. Um problema técnico estava a impedir a sua publicação e "obrigou" a retirar cerca de 4 min. de filme.
Mas aqui vai com os parabéns para todas.

quinta-feira, abril 22, 2010

CNIDH e Gramido em Festa da Liberdade

Num programa extenso, com início pelas 15:00 e encerramento pelas 18:00 horas, o CNIDH levará a cabo no próximo Domingo a já tradicional "Regata 25 de Abril".
Esta manifestação desportiva já vai na 35ª realização consecutiva e com cada vez maior êxito e participação.
O CDUP irá estar presente com a maior delegação dos últimos anos (diria décadas) em Remo Jovem. Terá representantes em todos os escalões e categorias nesta prova que tem sido geralmente o "baptismo" dos atletas mais novos. Assim, o CDUP apresentará o 1XF Infantil (Patricia), 1XM Infantil (Diogo), 1XM Iniciado (David), 1XF Juvenil (Inês) e 1XM Juvenil (Francisco), estes dois últimos com ante-estreias em Aregos, para além das já "consagradas" Mariana, Sara, Sofia e Beatriz. Um incentivo para os restantes atletas (Bernardo, Litos, Francisco, António, Manuel e Almeida) que se estão a preparar com afinco para representar o clube.
No programa de Gramido estarão presentes para alem do clube organizador, o CDUP, CFV, RCFP, SCP, Pcale, CG, GCF, SCC, CNV e o RCNV(Nautico de Vigo?) para alem de regatas de Remo Adaptado com atletas de instituições da Areosa, Valbom e do Vilacondense.
A festa contará igualmente com um almoço volante oferecido pela organização.

terça-feira, abril 20, 2010

CDUP em Aregos - 1XF e 2XF



A vitória destacada do 2XF Iniciado composto pela Sofia e pela Beatriz e a chegada renhida do 1XF Iniciado com a vitória a ser atribuída à atleta do CFV, seguido da Sara Soares.
Parabéns a todas.

As Estreias pelo CDUP em Aregos



As estreias dos novos atletas do CDUP do Remo Jovem Francisco Teles e Inês Appelt.
Parabéns a ambos pela entrega e vontade de participar em especial à Inês pelo 2º lugar alcançado. Na Regata do 25 de Abril, em Gondomar, teremos novas estreias.

domingo, abril 18, 2010

CDUP em grande em Caldas de Aregos


Foi uma prestação muito positiva aquela que o CDUP teve na regata organizada pelo C.N. Caldas de Aregos e com o apoio da FPR.
Excluindo a bátega de agua que caiu a meio do programa, o dia e o rio estiveram óptimos para a festa de remo com que todos fomos brindados. Foram 7 clubes que estiveram a medir forças nas várias regatas desde a BB até ao 8+ Juvenil.
O CDUP participou em 5 regatas tendo vencido duas, ficado em 2º noutras duas e em 5º numa.
Venceu sem qualquer margem para dúvidas o 4XF Iniciado, composto pela Beatriz, Sara e Sofia e pela requisitada ao RCFP Erica Fernandes e o 2XF Iniciado (Sofia e Beatriz).
Nos 1XF obteve a 2ª posição. À Sara foi-lhe atribuída esta posição numa chegada muito disputada com a atleta do CFV e que deixou dúvidas a quem assistiu. Parabéns especiais para a Inês Applet que, na sua primeira participação e ao fim de pouco mais de um mês de treino obteve brilhantemente o 2º lugar em Juvenis, atrás do CNIDH.
Por fim, o Francisco Teles estreou-se no 1XM Juvenil tendo feito uma prova de garra e vontade contra atletas já com larga experiência.
Um dia bem passado numa terra bonita e acolhedora. Desejo as maiores felicidades ao clube local e que este seja o primeiro passo para que o possamos ter no nosso convívio.

sexta-feira, abril 16, 2010

Aveiro e Aregos em Festa

Este fim de semana teremos os escalões todos em movimento, em especial pelo Norte do país. Enquanto os Seniores acertam o contas e o calendário na adiada Descida da Ria, os mais novos e os mais velhos fazem a sua festa em Caldas de Aregos.
Estarão 6 clubes nacionais e um espanhol nas águas da Ria a disputar o 4XFem e o 8+M no troço entre o parque de Campismo e o Clube de Vela da Costa Nova, numa distância de 3500 metros.
Nas águas do Douro, em Caldas de Aregos o Sábado contará com a presença dos mais novos para apadrinhar o clube local, estando previsto um extenso programa que contará com o CDUP, PCale, CFV, CNIDH, SCP, RCFP e o clube anfitrião, o CNCA. Estão programadas provas em todos os tipos de barcos, inclusive, boti-botas para os atletas de iniciação em ambos os sexos. Contará com a possibilidade de desdobramentos para o 4X e 8+ iniciados e juvenis. O CDUP contará com o reforço do RCFP, Erica Fernandes para disputar o 4XF Ini (Erica, Beatriz, Sara, Sofia). Espera-se um dia de festa e que o tempo ajude, em especial da parte da tarde, visto ser quando o vento faz das suas.
No Domingo será dia dos Veteranos. Agora com a nova regra do Garrafão, a disputa do campeonato só poderá ser realizada por atletas que treinem pouquinho ou que não saibam remar, para não desmotivar.
Ainda assim estarão presentes 12 clubes no programa mais fraco dos últimos anos.
Diria que são os atletas do garrafão e do churrasco, não fosse a entrega dos prémios ser feita no almoço organizado pela FPR contra o desembolso de 9 Euros.
Espanta-me é que clubes com tradições e dirigentes que foram referência pelo seu espírito competitivo tenham sido os primeiros a defender este modelo de segregação.
Viva o convívio e que estes sintam a falta dos outros veteranos, aqueles que estão disponíveis para lutar pelos seus clubes em qualquer circunstância e escalão e pelo nível do Remo em Portugal. O B.I. (agora Cartão do Cidadão) não engana.
Parece que agora o topo da Carreira são os Veteranos.

domingo, abril 11, 2010

Empate no ranking, CNIDH nos títulos

Num fim de semana como à bastante não se tinha, o dia dos Juvenis foi marcado pela supremacia do CNIDH nos títulos alcançados. Dos 7 troféus em disputa, o CNIDH alcançou 3 (1XF; 4XF e 2XM). Os restantes foram para o RCFP (1XM), para a AAC (2XF), Ginásio (4XM) e a prova-rainha para o ARCO (8+M).
Quanto aos pontos, o dia ficou marcado pelo empate entre a AAC, vencedora do ENII, e o CNIDH, com 135 pontos enquanto na 3ª posição ficou o Ginásio (81 pontos). O Top Five complementou-se com o CNV (70 pontos) e o RCFP (50 pontos) nas 4ª e 5ª posição respectivamente.
O CDUP alinhou no 1XF com a Mariana Baptista e obteve o 5º posto o que lhe valeu a 16ª posição da geral. Numa prova duramente disputada entre as duas atletas da AAC e a Inês Durães do CNIDH, esta levou a melhor sobre a linha de chegada, com apenas pouco mais de 2 segundos entre as três candidatas. A 4ª posição foi alcançada pelo reforço do CNV, Vera Freixo. Esta foi uma das provas que valeu a pena assistir.
A Jornada completou-se com a realização da prova de 4+SM que tinha sido adiada desde o Nacional de Inverno BC/BL. Numa luta sobre a linha de chegada, que suscitou algumas dúvidas a quem assistiu, a vitória foi para a ANL sobre a AAC. Na 3ª posição ficou o RCFP. O SCP, com um atleta doente, não alinhou.
Um excelente dia de remo com atletas e regatas de bom nível.

sábado, abril 10, 2010

AAC e ARCO destacaram-se em Melres

Realizou-se hoje o Encontro Nacional de Infantis e Iniciados na praia fluvial de Melres. Num dia de sol e com um plano de agua excelente para a pratica de Remo na agua, reuniram-se 21 clubes para disputar 9 troféus. Luta renhida pelos pontos e pelas vitórias, com 8 clubes a levantar o troféu. Apenas o ARCO (2XInf.M e 4XIni.M) repetiu o triunfo. Nos pontos, a vitória foi para a AAC com 154 pontos mas apertada pelo Ginásio com 143. Na 3ª posição esteve o ARCO com 91 pontos. O CDUP ficou pela 12ª posição com 33 pontos.
As classificações e os títulos foi a seguinte:
1º AAC . . . . . . . . 154 pontos . . . 1 titulo (2XIni.M)
2º Ginásio . . . . . . 143 pontos . . . 1 titulo (2X Inf.F)
3º ARCO . . . . . . . 91 . . . . . . . . . 2 (2XInf.M e 4XIni.M)
4º SCC . . . . . . . . . 86 . . . . . . . . . 1 (2X Ini.F)
4º CNIDH . . . . . . 86 . . . . . . . . . 1 (1X Inf.F)
6º Cerveira . . . . . 85 . . . . . . . . . 0
7º SCP . . . . . . . . . 48 . . . . . . . . . 0
8º RCFP . . . . . . . 44 . . . . . . . . . 0
9º GDFB . . . . . . . 40 . . . . . . . . . 1 (1X Ini.M)
10º CNS . . . . . . . 36 . . . . . . . . . 1 (1X Inf.M)
11º NAVAL . . . . 35 . . . . . . . . . 0
12º CDUP . . . . . . 33 . . . . . . . . 0
13º CFV . . . . . . . 30 . . . . . . . . . 0
14º CG . . . . . . . . 28 . . . . . . . . . 1 (1X Ini.F)
15º CFP . . . . . . . 25 . . . . . . . . . 0
Seguiram-se mais 6 clubes sem qualquer titulo: GCNFaro (21 pontos); PMira (20); CNV (14); ANL (6); Fabril (5); PCale (0).
Realça-se a agradável presença do GCNFaro que percorreu o pais de lés a lés para participar neste Encontro. Bem vindo. Só faltou o C.N.C.Aregos.
O CDUP esteve à altura pois não conquistando o ambicionado troféu colocou duas atletas na final A (2ª e 5ª posição) e uma na final B (4º lugar). A Sara bateu-se bem até ao final com as atletas do CG e da AAC, levando a melhor sobre esta ultima mas a falta de peso numa prova com vento pelas costas não ajudou a chegar ao lugar mais alto. O mesmo se passou com a Beatriz e com a Sofia onde o vento não ajudou. Mas ficaram boas indicações para o futuro.
Como nota negativa, o atraso que se verificou nas eliminatórias o que implicou o inicio das finais 1/2 hora mais tarde.
Amanhã é dia dos juvenis mostrarem o seu valor e de se assistir à repetição da prova de 4+SM.
Lá estarei para dar apoio e que a tarde tenha um pouco de menos vento que hoje.

sexta-feira, abril 09, 2010

CDUP de Fim de semana em Melres

É a partir das 9:00 da manhã do próximo Sábado, na Junta de Freguesia de Melres, que o CDUP dará início à sua participação no Campeonato dos mais novos. No Sábado estará com três tripulações a discutir o 1XF Iniciado e no Domingo irá medir forças no 1XF Juvenil.
Será um fim de semana de ansiedade para as jovens atletas do CDUP que irão mostrar o seu valor.
A primeira a mostrar a sua garra será a Sara Soares (1XF b) na 1ª manga de apuramento que terá início pelas 11:40 horas. Seguir-se-à a Beatriz Baptista (1XF a) na 2ª manga enquanto a regressada Sofia Oliveira (1XF c) alinhará na 3ª e ultima manga de apuramento, esperando que se encontrem as três na final A que se realizará pelas 15:50 horas. Esta prova contará com 15 competidoras o que é um bom prenúncio no Remo feminino, já que no Domingo estarão em competição 13 atletas em 1XF Juvenil, alinhando a Mariana Baptista às 10:30 horas na 1ª manga de apuramento à procura do lugar na final A, às 14:00 horas.
São estas atletas que irão apadrinhar o(a)s restantes colegas que se irão apresentar nas regatas seguintes, nomeadamente em Caldas de Aregos e em Gramido, no 25 de Abril.
Os desejos de um fim de semana em grande para o CDUP e para o Remo em geral são os meus desejos

terça-feira, abril 06, 2010

Abril provas mil

O mau tempo que condicionou a realização de algumas provas do calendário local e nacional empurrou para este mês de Abril a realização de regatas para todos os gostos. Aliás, segundo o calendário oficial, esta situação irá ter continuidade até Julho. Não há fome que não dê em fartura.
Assim, neste ultimo fim de semana estavam agendadas duas provas, uma a Norte, outra a Sul. A Norte não houve nada enquanto a Sul não existe informação.
Para este próximo fim de semana de 10 e 11/4 iremos ter o Nacionais dos mais novos em Melres.
No fim de semana seguinte (17 e 18/4), os atrelados vão andar num rodopio. O noviço C.N.Caldas de Aregos irá levar a cabo no dia 17 uma regata de Remo Jovem, que servirá de aperitivo para o Nacional de Veteranos quer irá ter lugar no dia seguinte nas mesmas águas.
Mais para Sul, também a 17 está agendada a adiada Descida da Ria de Aveiro a ter lugar nas águas da Costa Nova, em Ílhavo.
No fim de semana em que se comemora o dia da Liberdade, o pais terá Remo de Norte a Sul (sendo que o Sul, em Remo, termina em Setúbal / Barreiro enquanto o Norte se extende até ao remoto Pocinho.) No dia 24 a ARBL levará a cabo o 6º Torneio Escolas ARBL. No dia da Liberdade, Barreiro terá a sua festa de Remo enquanto por Gondomar o CNIDH organizará pela 35ª vez esta festa de Remo. Desde 1975 que o faz ininterruptamente, o que é de louvar.
O último fim de semana do mês não tem nada agendado. No entanto o Calendário indica o Memorial Fernando Barbedo, organizado pelo RCFP, nesse intervalo.
O CDUP irá estar presente nos nos dias 10 e 11/4 nos Nacionais dos mais novos, em Melres, seguindo no dia 17 para Caldas de Aregos, em Resende, onde apadrinhará o novo clube e apresentar-se-à em Gramido no dia 25/4.
Para Maio se verá.