quinta-feira, dezembro 30, 2010

A ESCOLA E O DESPORTO

A edição do texto infra resulta do conhecimento de várias acções praticadas pelos pais relativamente ao Desporto. É um texto pessoal, de algum cariz técnico mas que pretende sensibilizar para o que considero um erro educacional. Sem querer ferir susceptibilidades ou convicções, apresento a minha versão da importância do Desporto na Educação.

Falar de Desporto é falar de enriquecimento de todas as vertentes intrínsecas ao desenvolvimento psico-motor. A motricidade e o aumento da capacidade cognitiva resultam do maior ou menor grau de inputs que lhe fornecemos.
Privar o individuo durante a sua fase de formação de um destes factores é limitar o seu enriquecimento sensorial e cognitivo.
A máxima secular latina “Mens Sana in Corpore Sano” tem sido aplicada desde longa data para exprimir a necessidade de conjugar o desenvolvimento intelectual com um corpo saudável. E o corpo saudável passava pela actividade física e a destreza para os “Jogos”.
A escola é o principal local de enriquecimento de saberes e experiências inter-relacionais. A “politica” de sobrecarga horária com actividades multidisciplinares tem inibido a relação dos indivíduos com a experiência física do confronto das suas capacidades individuais com os seus pares e a limitação das defesas orgânicas contra as “agressões” oriundas das mais variadas fontes, sejam elas de ordem natural (climática ou geográfica), psicológica (desenvolvimento da personalidade e do carácter) ou física.
E é aqui que o Desporto tem o seu espaço.
O desporto contribui para o desenvolvimento da personalidade e das aptidões físicas.
"É um foco de ensino da responsabilidade, subordinação e modela os níveis de aspiração, fomentando esforço e persistência" (Roberts, 1986)
Quando se priva os jovens da possibilidade de se compararem e de exprimir as suas aptidões físicas e a sua capacidade de superação, está-se a limitar o seu crescimento saudável e equilibrado. Mesmo em termos do desenvolvimento intelectual, o metabolismo é acelerado pela actividade física contribuindo para o melhoramento das reacções químicas ao nível das células e consequentemente, o aumento da actividade enzimática, melhorando desta forma todo o processo de crescimento e reprodução das células, adequando respostas aos seus ambientes.
É desta forma que se pretende sensibilizar os encarregados de educação para a necessidade de criar hábitos desportivos desde cedo e de uma forma continuada.
Os pais devem ter consciência de que as crianças e os jovens não necessitam começar precocemente o treino e a competição regular de uma única modalidade. Pelo contrário, o início da prática desportiva generalizada de diferentes desportos ou com diferentes experiências sensório-motoras são aspectos positivos, no sentido de que a preparação desportiva do jovem deve ser um processo permanente de longo prazo. Uma formação desportiva iniciada nos primeiros níveis de escolaridade, partilhada por professores e treinadores devidamente habilitados, e tendo como o principal objectivo o desenvolvimento global e harmonioso da criança e do jovem, o respeito à individualidade biológica, o conhecimento das particularidades de cada modalidade desportiva, constituem-se em pressupostos imprescindíveis não apenas para o desenvolvimento ideal como também para a criação de condições óptimas para o rendimento de alto nível e para construção de valores éticos e filosóficos importantes para o desenvolvimento de sua identidade.
Todas estas considerações devem ser tidas em conta quando os pais decidem privar os seus educandos da actividade física face aos resultados escolares. A disciplina, o rigor, a organização e a capacidade de superação que o desporto proporciona são uma mais-valia formativa que os pais devem ter sempre presente.
É minha opinião (e não só) que este tipo de “castigo” penaliza ainda mais os resultados escolares e não contribui para o seu saudável crescimento.

terça-feira, dezembro 28, 2010

CONVOCATÓRIA

No início de cada ano são nomeados os delegados às AG's da FPR.
Enquanto os clubes indicam o nome do seu representante e do substituto, as Associações de Classe (APAR, ANTREMO e ANAR) indicam um delegado por inerência sendo os restantes votados entre os seus pares, conforme circular emitida pela FPR mas que a maioria dos clubes não faz chegar aos principais interessados.
Os atletas podem nomear/eleger 14 delegados enquanto os treinadores e árbitros nomeiam/elegem 7 delegados cada.
A data para apresentação das candidaturas termina no dia 15 de Janeiro.
Só como curiosidade, este ultimo ano as AG's não tiveram NENHUM atleta como delegado e mesmo os árbitros só tiveram 2, enquanto os Treinadores tiveram 5 (todos ligados à FPR).
Outra das curiosidades foi a vitória na ultima eleição de candidatos a delegados com apenas um candidato representante da categoria eleito com um voto. O dele.
Fica aqui o convite à participação. Pelo menos para haver mais voz activa contra este estado de coisas. Afinal os principais actores também tem uma palavra a dizer. E não pode ser só nos bastidores. Se uma boa parte (os melhores!!?) deles desiste de estar na Selecção, agora podem dizer porquê e defender o Remo.

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Tempo de Natal

É Natal.
Quadra de convívio e da família. Tempo de união e esperança.
Já passei a fase de vibrar com o Natal mas no entanto, continuo a desejar que seja uma altura de reflexão e de paz.
Que seja uma quadra que nos torne mais sensíveis e mais despertos para o que nos rodeia.
Custa-me a aceitar que só se lembrem de quem precisa nesta altura do ano, quando as necessidades e os esquecimentos são constantes ao longo de todo o ano.
Natal é época de alegria, de excessos.
O meu desejo para esta quadra é que o Natal o seja ao longo de todo o ano.
E que o Pai Natal traga para todos os meus amigos tudo o que sempre desejaram. Para os outros também, desde que os seus desejos sejam os desejos de todos.
BOAS FESTAS E UM BOM NATAL PARA TODA A FAMÍLIA DO REMO.


terça-feira, dezembro 21, 2010

Rescaldo do CDUP em Sevilha

Não foi brilhante a prestação desportiva do CDUP por terras espanholas.
Por vezes criamos expectativas exageradas e depois sofremos alguma desilusão. E a desilusão não passa apenas pelos resultados mas fundamentalmente pela atitude e comportamento perante a adversidade. E foi nesse aspecto que senti que poderíamos e deveríamos ter outra capacidade.
Desportivamente, tinham sido traçados objectivos para todas as tripulações, alguns mais ambiciosos que outros, mas todos exequíveis. O único que foi cumprido, e brilhantemente, foi o do 1XF Junior, com a 19ª posição da geral.
Fazendo uma análise individual e às tripulações, a Sara Soares esteve brilhante no sábado com o já referido 19º lugar mas no domingo ficou aquém da sua capacidade. Na regata do seu escalão ficou pela 14ª posição, sendo a 2ª portuguesa atrás da brilhante Inês Pocinho, que não venceu a prova por manifesto azar e por incúria do alinhador espanhol que bateu com a ré na regeira, partindo o casco e fazendo com que a atleta fosse com o barco a meter água até ao fim. A Sara ainda liderou na primeira metade da prova mas o vento empurrou-a para as bóias, tendo batido com a pá e perdido o domínio do barco. A partir daí nunca mais encontrou o seu ritmo e foi perdendo tempo, terminando a manga na 4ª posição mas longe das primeiras, que foram as vencedoras.
Ainda no 1XF Juvenil a Sofia Oliveira redimiu-se do “azar” que teve no dia anterior com o 4XF e fez uma prova razoável, marcada pela brilhante entrega que colocou na parte final da prova, superando-se e indo galgando posições na sua manga. Uma boa nota e uma atitude de registo.
A Inês correu com um barco gentilmente cedido pela AAC e não se conseguiu adaptar. Tem capacidade e potencial para fazer muito mais do que a imagem que deixou.
Estas duas ultimas atletas correram anteriormente no 2XF Juvenil e fizeram uma prova certinha mas fraquinha. Como costumo dizer, remaram bem para a fotografia mas sem andamento. E esse é na agua. Ainda assim lutaram na parte final com garra e vontade por um bom lugar mas já era tarde.
O 2-F teve um sábado para esquecer, ou melhor, para recordar pois as coisas negativas servem para aprender e não repetir. E o facto de terem partido o leme não justifica tudo. Já no domingo, na prova de juniores, melhoraram substancialmente a postura e o espírito de equipa e conseguiram dar um ar da sua graça. Foi fraquinho, mas para quem se está a iniciar agora no Remo, foi muito positivo.
O 4XF ficou longe do que pode e deve fazer. E o facto de terem embujado e partido um Remo não pode servir de desculpa. Aguardemos para ver o que é que o futuro nos vai reservar.
Os Seniores, lá conseguiram chegar ao fim. Eu participei no 1XSM e muito a custo, com o barco afinado para a Sara lá fui para um treino à chuva.
Boa nota para o Bernardo. Não pelo resultado mas pela atitude e pela postura. Parabéns.
Ficaram todas conscientes que o trabalho é um denominador comum. E que precisam de se aplicar mais e com mais qualidade, dando algumas tréguas à conversa.
Quanto ao comportamento extra-desportivo, irrepreensível. Estiveram simplesmente impecáveis. Enquanto jornada de convívio, foi um sucesso.

Resultados de Sevilha: (entre parentesis, objectivo)
1XJuvenil
- Sara Soares -- 14º - (5º)
- Sofia Oliveira -- 32º - (25º)
- Inês Sequeira -- 45º - (30º)

2XJuvenil
- Sofia Oliveira / Inês Sequeira -- 24º - (15º)

2-Juvenil
- Mariana Silva / Cristiana Sousa -- 13º - (6º)

4XJuvenil
- Cristiana / Mariana / Inês / Sofia -- 14º - (8º)

1XJunior
- Sara Soares -- 19º - (20º)

2-Junior
- Mariana Silva / Cristiana Sousa -- 11º - (9º)

segunda-feira, dezembro 20, 2010

Sara Silva vence no 2º dia de Sevilha


Com uma única participação nesta Regata, a atleta do SCP alcançou o melhor tempo na prova de 1XSF e garantiu a vitória neste escalão, seguindo o bom exemplo do 2XSF da AAC no dia anterior.
As tripulações portuguesas ainda obtiveram outros lugares de destaque neste 2º dia de regatas.
Fazendo um balanço aos lugares do top 6 (lugares de uma final A) obtidos por equipas lusas temos, em jeito de balanço final:

8+SM - AAC -- 3ª posição
4-SM - AAC -- 6ª posição
2XSM - AAC -- 1º lugar
1XSM - AN1ºMaio -- 3ª posição
........... - AAC -- 4ª posição
4XSF - AAC -- 2ª posição
2XSF - AAC -- 4ª posição
1XSF - SCP -- 1º lugar
.......... - AAC -- 6ª posição
8+JM - GCF -- 5ª posição
- CG -- 6ª posição
2XJM - AAC -- 3ª posição
1XJM - GCF -- 4ª posição
........... - AAC -- 6ª posição
2XJF - AAC -- 6ª posição
1XJF - AAC -- 6ª posição
1XCF - AAC -- 2ª posição

A AAC foi claramente a melhor representante lusa na cidade de Sevilha, obtendo por isso a melhor classificação das equipas nacionais. Por clubes, o ranking ficou assim ordenado:
1º AAC - 9º da geral - 671 pontos
2º GCF - 10º - 446 pontos
3º CG - 12º - 264
4º CNL - 15º - 127
5º CDUP - 17º - 69
6º ANL - 18º - 65
7º SCP - 23º - 24
8º AN1ºMaio - 24º - 22
9º GDFB - 26º - 0
10º CFP - 27º - 0
Este 2º dia de provas contou com uma substancial melhoria das condições climatéricas, com um sol agradável e sem chuva, mas com algum vento que teve alguma influência no desempenho das tripulações.
Com uma clara diminuição de equipas e clubes relativamente a edições anteriores, em resultado da crise que todos atravessamos, ainda assim estiveram em confronto as melhores tripulações espanholas, o que ainda reforça mais o mérito da AAC e das restantes participações nacionais.
Parabéns a todas por isso e pelo esforço em estar presentes nesta já tradicional regata ibérica.

sábado, dezembro 18, 2010

AAC brilha no 1º dia

O primeiro dia de regatas em Sevilha ficou marcado entre os Portugueses pela vitória do 2XSM da AAC. A tripulação composta pelo João "Big Foot" e o Tomé Perdigão brilhou num dia marcado pela intensa chuva. Digno de registo foram igualmente as prestações do 4XSF que alcançaram a 2ª posição, a 3 seg. da vencedora e o 1XSM que se posicionou no 4º lugar. No ultimo lugar do pódio de 1XSM brilhou o atleta da NAVAL, Diogo Pinheiro.
O CDUP teve um primeiro dia "escuro", salvo pela prestação da Sara Soares que se obteve o 19º lugar na prova de 1XF Júnior.
Aliás, esta prova teve outra estrela nacional, igualmente juvenil, que ficou na 6ª posição entre a trupe júnior, à frente de várias atletas de selecção. A heroína foi a Inês Pocinho da AAC. Prevê-se para domingo uma prova excitante no 1XF Juvenil com as duas juvenis a competirem entre si na mesma manga.
O dia fica marcado pela negativa nas estreias do 2-F Juvenil, com o cabo do leme a partir logo após a largada, fazendo com que a inexperiência e os nervos não lhes permitissem ir além da 13ª posição. Igualmente negro foi o desempenho do 4XF Juvenil que bateu com um remo numa bóia nos 1ºs 500 metros e embujou de tal forma que acabaram com um remo completamente partido.
Estas atletas sentiram o peso do fracasso e estão empenhadas em dar uma verdadeira imagem do seu valor no 2º dia de prova.
No dia de domingo irão entrar em acção o 2-F, mas desta vez no escalão Júnior, o 2XF Juvenil e a já referida prova das campeãs, com a Sara Soares no 1XF Juvenil.
As restantes equipas portuguesas presentes irão igualmente tentar dar um ar da sua graça.
Os clubes lusos presentes nesta deslocação, alem do CDUP e AAC são: GCF; CG; CNL; ANL; NAVAL e no domingo, o SCP com a Sara Silva.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

CDUP em Sevilha

Mais uma vez o CDUP vai marcar presença neste próximo fim-de-semana, nas águas da pista de Guadalquivir, na VI edição da Regata Internacional de Sevilha 2010. E vai estar presente com uma representação feminina com legitimas aspirações a alguns brilharetes.
De um leque apreciável de atletas valorosas que o clube dispõe esta época, as restrições orçamentais apenas permitiram que fossem seleccionadas 5 para competirem em 8 regatas. As atletas foram escolhidas pelo seu potencial de evolução, pela dedicação e pela assiduidade aos treinos, tendo a difícil escolha recaído nestas 5 juvenis femininas. Pretende-se desta forma, para além dos resultados desportivos e do prémio ao esforço e ao sacrifício, o contacto com outro tipo de remo, o convívio e a experiência internacional.
Algumas destas escolhidas vão fazer os 2000 m pela 1ª vez, mas a vontade de brilhar é grande e acredito que o vão conseguir, em especial no tipo de embarcação em que irão participar.
Foi definido um objectivo para cada tripulação cujo cumprimento lhes poderá dar o passaporte para outra regata Internacional ainda em estudo.
Assim, a comitiva e as tripulações que irão medir forças a Sevilha são as seguintes (por ordem de entrada em acção - hora aproximada):

Sábado:
10:00 - 4XJuvF - Cristiana / Mariana / Inês / Sofia
10:00 - 4XJuvF - Sara Soares em tripulação mista nacional
15:00 - 2-JuvF - Cristiana Sousa / Mariana Silva
15:30 - 1XJunF - Sara Soares

Domingo:
8:00 - 2XJuvF - Inês Sequeira / Sofia Oliveira
11:00 - 1XJuvF - Sara Soares
11:00 - 1XJuvF - Sofia Oliveira
11:00 - 1XJuvF - Inês Sequeira
12:00 - 2-JunF - Cristiana Sousa / Mariana Silva

Em complemento destas participações estão nas pistas mais três atletas seniores a realizar o treino em ritmo de competição (1XSM; 2XSM; 2-SM).
Espera-se uma excelente jornada, um fim-de-semana de bom Remo e uma boa imagem do Remo Nacional por águas espanholas.
Boa sorte para os restantes clubes nacionais que nos irão acompanhar.

terça-feira, dezembro 14, 2010

"O Supremo Tribunal de Justiça errou"

Um amigo, meu ex-treinador e dos mais qualificados professor de Educação Física Nacional enviou-me esta carta aberta que subscrevo e transmito por este meio:

"Sou Professor há 36 anos. Sou Professor daquela coisa que alguns consideram mesquinha, vil, pecaminosa, secundária, subalterna, que se denomina CORPO. Seja pela via do Desporto de baixa, média e alta competição seja por via da Educação Física escolar tenho dedicado a minha vida a ajudar as crianças e os jovens do meu país a crescerem, a se tornarem homens e mulheres plenamente desenvolvidos, com carácter, com força (física e mental), com coragem, com valores que os ajudem a enfrentar as vicissitudes da vida de cabeça levantada e olhos límpidos.
Viver é um risco e as aulas de Educação Física e Desportiva são meios fundamentais para desenvolver nos jovens o gosto do risco, o prazer da aventura, a adesão a novos desafios. Não está aqui em causa somente a realização do corpo na sua dimensão física mas também, com carácter indissociável, a realização do corpo como entidade ética, estética, e axiológica.
Por isso, não aceito que os juízes do Supremo Tribunal de Justiça tenham condenado um colega a pagar mais de 75.000 euros de indemnização a uma aluna que se magoou no decurso de uma aula de Educação Física.
Com esta atitude, os juízes deram uma machadada fortíssima no prestígio, eficiência e valorização social do Desporto e Educação Física (DEF) como fautores de Educação.
Com todos os cuidados necessários que é necessário ter, a aula de Desporto e Educação Física comporta um risco, risco esse que é a natural consequência de procurar "rendimento" formativo, educativo, pela via do corpo em movimento para lá dos limites do habitual. Numa época marcada pela hipocinésia como maleita civilizacional, a deliberação dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça não condenou um acto falhado de um Professor (todos os tivemos, temos e teremos), mas sim constituiu-se como um libelo contra os Professores de Educação Física e Desportiva que, com o humano receio de falhar, vão reduzir a dimensão formativa plural e assim contribuir para a expansão da hipocinésia, da morbilidade e da redução da qualidade de vida de todos.
Só espero que todos os meus colegas assumam, com coragem, que o risco fez e continuará a fazer parte da nossa maravilhosa profissão."


José Augusto Rodrigues dos Santos
Professor Associado com Agregação
Faculdade de Desporto
Universidade do Porto

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Regata Natal 2010 - Um sucesso desportivo



Foi um sucesso desportivo a edição deste ano da "XXII Regata de Natal 2010" que se desenrolou entre a Cantareira e a Ponte D. Luís, numa distância aproximada de 4000 metros.
O percurso ficou marcado pela definição de uma pista, toda ela na metade do rio do lado do Porto e marcada por bóias, o que evitou as usuais guerras pelas melhores águas na passagem pela Ponte da Arrábida e no Bico de Stº António. Os aficionados ficaram condicionados no apoio aos seus clubes do lado de Gaia, mas a condução da regata pela Arbitragem acabou por ser mais fácil. Ainda assim, houve algumas desclassificações por passagem fora das bóias. A Arbitragem merece igualmente algumas críticas, em especial pela inexperiência de alguns juízes apresentada e que acabou por ser responsável por algumas dessas desclassificações
Com a presença de 4 clubes espanhóis e 7 portugueses, o domínio da prova mais importante, o 8+M, ficou nas mãos do SCP, que no somatório das duas mangas, obteve o melhor tempo.
A tecnologia informática ainda não é tão célere quanto se quer de forma a poder fornecer os resultados pelo que ficam apenas com a imagem da chegada das duas mangas da prova-rainha, o 8+M Absoluto.
A organização foi incansável na procura das melhores soluções mas ainda assim teve alguns contratempos, em especial nas lanchas de apoio. No final, só as lanchas e condutores do CDUP estavam a prestar assistência à prova. Um ponto de reflexão para os clubes. A ARDP são todos os clubes associados.
Mais uma vez se demonstra que as regatas de longo curso tem futuro e, neste caso, o Douro apresenta condições para elas.

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Ainda a AG da trapalhada

Como é do conhecimento da comunidade, na ultima AG convocada pelo ausente Presidente do Conselho Fiscal, apenas representado por um Relator (???) e com vários "advogados" de defesa, o igualmente ausente Presidente da Mesa da AG fez-se representar por um (in)suspeito secretário na "brilhante" condução dos trabalhos.
Tão brilhante, que ainda devem estar a decorrer já que não deu por terminada a sessão.
O ponto da polémica já trazia os acólitos devidamente doutrinados, de tal forma que no fim, alguns alegaram que nem sabiam que o que estava em causa era a ilegalidade do "Voto de Confiança" e outros que afirmaram que até eram contra, mas a Direcção tinha-lhes dado indicações para votarem favoravelmente o famigerado Voto.
Numa sessão de posições extremadas, foi submetido novamente um requerimento cujo teor nem sequer permitiam que fosse lido, tal era a fobia ao dialogo e à discussão.
O presidente da mesa substituto foi claro ao afirmar que os delegados estavam ali para aprovar o voto de confiança, para "bem" da modalidade. O que não disse foi que para isso podia valer tudo, até aldrabar nos delegados presentes, com um dos clubes, o Centro Social de Alfarelos a votar com o seu delegado e com o suplente a ter igualmente direito a voto. Quando se constatou mais esta ilegalidade, os acólitos levantaram-se e nem deixaram terminar os trabalhos da AG. Foi bonito.
Quanto ao resultado da votação, os delegados presentes aprovaram o ponto 3 com 24 votos (incluindo o do delegado suplente) contra 13 que votaram contra e uma abstenção.
Engraçado é conhecer a origem dos votos e os respectivos delegados:
Assim, votaram a favor:
Treinadores N2 - Albino Silva
Treinadores N3 - José Santos
Treinadores N4 - Jorge Mendes
ANTREMO - Carlos Costa
APPACDM Soure - Mª José Carvalho
Ass. Antºs Alunos Colégio Militar - Isabel Cristina Jesus
Centro Social Alfarelos - Jorge Simões
......................................- Suplente - Carlos Lino Freitas
Centro Social Figueiró Campo - Manuel Galante
C. N. Caldas Aregos - Jorge Cardoso
Soc. Rec. Segadanense - Augusto Natal
A. Naval Lisboa - Fernando Nogueira
........................... - António Vidigal
........................... - Luís Reis
C. Ferroviário Portugal - Rafael Gonçalves
........................................ - Arsénio Facas
C. Naval Lisboa - António Branco
........................... - Marie Valdebenito
C. N. Setubalense - Luís Cardoso
.............................. - Mário Jesus
G.D. Fabril Barreiro - Luís Gaspar
S. C. Caminhense - António Amorim
.............................. - João Afonso
............................. - Luís Fernandes

Contra o Voto de Confiança estiveram os seguintes delegados:
Árbitros Nacionais - Antº Amorim Santos
ARCO - José Esteves
AAC - João Catarro
AN 1º Maio - João Matias
CDUP - Carlos Bettencourt
.......... - Luís Faria
C. Galitos - Pedro Cavaco
................ - Tiago Matias
CNIDH - Ângelo Torres
G. C. Figueirense - Carlos Lavoura
.............................. - José Tomé

Absteve-se o delegado do ADCJ Cerveira - Manuel Soares.

Por aqui se vê o quão dividido está o Remo nacional. Deixo para apreciação e respectivas conclusões. Desta forma os atletas, simpatizantes e apoiantes dos seus clubes sabem o que faz quem os representa.
Aguardam-se novidades do buraco financeiro, com o presidente a assumir que o Europeu ficou por 1,4 milhões de Euros (???) e ainda faltam pagar 600 milhões mas que não há dinheiro, havendo serviços do Estado que nem dinheiro tem para salários. Juntar ao actual passivo superior a 400 mil euros as dívidas do Europeu representa um passivo superior a UM MILHÃO DE EUROS. Coisa pouca para uma modalidade cheia de recursos como a nossa.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Intervalo para Remo - REGATA DE NATAL

Depois do brilhante show de hoje no circo de Montemor, com burros (dixit) e outros animais à mistura, faz-se uma pausa para apresentar o evento que a ARDP vai levar a efeito neste próximo fim-de-semana.
A XXII Regata de Natal que não consta no Calendário de Regatas da FPR embora esta tenha sido avisada com antecedência, irá ter o seu início pelas 15:00 do próximo dia 11-12.
A Regata contará com 11 clubes, sendo 7 portugueses (ARCO, CFV, CNIDH, CG, PCale, RCFP e SCP) e 4 espanhóis (BARCELONA C.R., C. R. del MIÑO, C.R. RIA de MARIN, C.N.VIGO).
O Rio Douro será palco, entre a Cantareira e a Ponte D. Luís I, de três provas, com duas mangas cada nos seguintes tipos de barcos em Absolutos: 4XF; 4-M e 8+M
O programa é o seguinte:

4XF Absoluto (9 Tripulações)
15h00
C FLUVIAL VILACONDENSE
ARCO (1)
CNIDH(1)
BARCELONA (1)
SPORT CLUB PORTO

15h05
R C FLUVIAL PORTUENSE
ARCO (2)
CNIDH (2)
BARCELONA (2)

4-M Absoluto (10)
15h10
SPORT CLUB DO PORTO (1)
RCFP (1)
CNIDH
REMO DEL MIÑO
PCALE

15h15
FLUVIAL PORTUENSE(2)
GALITOS
RIA DE MARIN
SPORT CLUB DO PORTO (2)
BARCELONA

8+M Absoluto (10)
15h20
NAUTICO VIGO
ARCO (1)
R C FLUVIAL PORTUENSE
CNIDH
SPORT CLUB DO PORTO

15h25
R C FLUVIAL PORTUENSE(2)
REMO DEL MIÑO
ARCO (2)
GALITOS
BARCELONA

O CDUP, embora não participe desportivamente por opção técnica nesta importante regata, estará presente no apoio à organização, disponibilizando os seus meios técnicos e humanos.
Esperemos que a resposta tardia (mais vale tarde do que nunca) do Conselho de Arbitragem permita ter Árbitros creditados em numero suficiente para que esta Regata seja um sucesso.
É que, segundo consta, o pedido e a informação da Regata não contemplava o Ante-Programa e, como tal, não foi "reconhecido" pela Direcção da FPR.

terça-feira, dezembro 07, 2010

The Show must go on

O mês de Dezembro caracteriza-se, entre outras coisas, pelo proliferar de espectáculos circenses pelas várias regiões e zonas do país.
Montemor não fugiu à regra e já tem a tenda montada.


Uma tenda apadrinhada por alguém que deveria apaziguar as hostes e promover bons espectáculos, dentro dos horários e com programas claros e atractivos para os espectadores. Até poderia ter show musical, com uma boa parte da assistência a trautear "Eu tenho dois amores".
Mas não. Neste circo invertem-se os papéis e adivinhem que são os artistas?


O mestre de cerimónias é pródigo em aquecer a plateia. Usa truques e malabarismos para estar sempre na ribalta.

Nunca é demais lembrar que o circo não funciona sozinho e que os verdadeiros artistas são aqueles que fazem o seu papel.

Amanhã iremos ter mais uma jornada negra para os anais da modalidade. Esperemos que não haja outra parelha a promover novo espectáculo. Porque esta matiné deixa muito a desejar. Também não admira. Colocar asnos a fazer malabarismo só mesmo neste show.

domingo, dezembro 05, 2010

Cerveira de Parabéns

O clube de Vila Nova de Cerveira está duplamente de parabéns.
Pela comemoração do seu 21º aniversário e pela prenda com que foram brindados pela Autarquia.
As pistas nacionais contam agora com mais um casco de shell 8+ da marca Filippi que a Câmara de Vila Nova de Cerveira ofereceu a esta colectividade no dia do seu aniversário pela sua história e feitos desportivos.
A A.D.C. Juventude de Cerveira pode agora juntar-se ao grupo dos clubes com um 8+ na sua frota.
Parabéns Cerveira e muitos sucessos desportivos.



Estágio em Estágio

Foi mesmo curto o período de estágio previsto pelo CDUP para Melres.
Aliás, foi tão curto que nem saiu do Posto Náutico. As condições climatéricas e as ameaças de mau tempo que se tem verificado foram a principal razão para não abandonar o gelo do posto naútico pelo frio, chuva e vento da praia de Melres.
Ficou assim adiada uma possibilidade de convívio e de reforço do espírito do clube por todos os seus atletas.
No entanto, e bom grado as notícias que foram chegando, está na forja a criação de um novo clube de Remo na Água no Sul do Pais. Estando já no nosso espírito um estágio nos primeiros meses do ano nessa região e um pouco mais a Norte, ficou em aberto a possibilidade de "apadrinhar" esta nova colectividade e fazer igualmente esse Estágio nas suas futuras águas.
Um impulso no desenvolvimento da modalidade numa região do país que é constantemente "esquecida" e que merece ter os principais clubes a competir e a promover o Remo.
Pela nossa parte, tudo faremos para que o Remo e os clubes de Remo que solicitem o nosso apoio contem com o nosso singelo contributo.

quarta-feira, dezembro 01, 2010

CDUP em Estágio

O próximo fim-de-semana será pequeno para um mini-estágio que o CDUP levará a efeito na pista de Melres.
A secção de Remo vai deslocar a sua frota para as areias de Melres e realizar várias sessões de treino para praticamente todos os seus atletas.
Serão mais de 30 os atletas envolvidos nesta epopeia, onde a maioria vai experimentar pela primeira vez estas andanças e onde se vai reforçar o espírito de clube.
Com início pelas 8:00 da manhã de Sábado, os trabalhos começarão com os seniores a fazer vários confrontos em diferentes tipos de barco, desde o 2- até ao 4X
Seguir-se-á a preparação das equipas destacadas para Sevilha. Os barcos inscritos na deslocação à Pista de Guadalquivir são o 4XFJuv; 2-FJuv; 2XFJuv; 1XFJuv nas camadas jovens e o 1XSM; 2XSM; 2-SM e 4XSM em seniores. Estarão em treino bi-diário 5 juvenis fem. e 4 seniores masc. a preparar-se para esta maratona.
Os atletas de Remo jovem que não integram este grupo irão realizar apenas uma sessão diária, mas com dose reforçada.
Em treino de preparação para Henley (e não só...) estarão os 10 seniores menos novos do grupo.
Serão 2 dias de convívio e muito trabalho. Esperemos que o tempo colabore e que não traga chuva e vento, porque pelo frio já estamos à espera