domingo, janeiro 30, 2011

UM FUNDO DE VERGONHA

Mais uma machadada na promoção da modalidade.
Estava com o tema do Nacional de Fundo em agenda devido ao esforço que a actual Direcção da FPR tem feito para acabar com ele, quando um Comunicado (nº 1/2011) colocado no site da FPR apressa a minha vontade de escrever.
Depois da proposta de acabar com o Nacional de Fundo apresentado numa AG em que os clubes de Remo mostraram a sua discordância, a prova foi regularmente inscrita nos calendários anuais mas sempre com o desagrado desta direcção.
A já conhecida forma de "negociar" de FPR fez com que se perdesse um dos palcos históricos desta emblemática prova que foi a perda do apoio que a GAIANIMA dava ao evento, deixando mesmo de se realizar a prova em 2009, perdendo assim o apoio de 10000 € que era dado. É claro que as condições climatéricas tiveram influência, mas a pouca vontade de a realizar fez o resto.
Em 2010 realizou-se a prova em Melres, numa pista sem a distância e sem as melhores condições para se realizar mas lá se cumpriu o calendário.
Na edição deste ano, originalmente "negociada" para Caminha, o verniz estalou nas relações com o clube local após o "fiasco" do Nacional de Ergómetro e a prova foi encaminhada para Caldas de Aregos, visto ser das poucas Câmaras que ainda vão na cantiga desta Direcção. Sem olhar ao interesse dos clubes ou da modalidade, marcou-se o início da Regata para as 10:30, obrigando a maioria dos clubes a deslocar-se de véspera e suportar custos acrescidos, ainda por cima com o corte que foi feito nos subsídios e ajudas aos clubes. Foi uma outra forma de "pressionar" os clubes a não participar.
Como se não bastasse, o arauto da defesa da modalidade impediu um dos clubes históricos da modalidade a participar com base num regulamento que, embora com fundamento, raramente era cumprido pela grande maioria dos clubes. A realidade é que na hora das regatas todos os participantes tinham as suas inscrições devidamente legalizadas. É a diferença entre a defesa da modalidade que durante anos pautou os serviços administrativos da FPR, com o saudoso Medeiros e os actuais serviços, empanturrados de gente paga para nada fazer.
É desta forma que se defende o Remo. Marcando provas em locais onde ninguém assiste, longe de tudo e de todos e a horas que complicam a vida a toda a gente.
O CDUP não vai participar neste Nacional. Provavelmente não será a única prova em que não irá alinhar. Enquanto os verdadeiros clubes continuarem a pactuar com esta defesa do Remo, cada vez estaremos mais no fundo. Não quero sentir que vou ser um dos coveiros da modalidade.

terça-feira, janeiro 25, 2011

AS COMPATIBILIDADES

A responsabilidade cívica e a vontade de participar nos destinos desta prospera e dinâmica modalidade de Remo brilhantemente conduzidas por este elenco directivo tem despertado consciências que até agora julgávamos adormecidas. Esta conclusão resulta da adesão ao desafio apresentado para delegados das Associações de Classe.
Assim, e conforme largamente publicitado e divulgado pelos clubes e por todos os meios possíveis e imaginários para dar a conhecer as listas dos candidatos e o local de votação, a FPR cumpriu o estatutariamente definido e colocou no seu site os nomes e postos a que se apresentavam os putativos candidatos.
Prevê-se uma luta acesa em algumas categorias, visto o numero de candidatos ser superior às vagas disponíveis. É o caso do lugar das atletas femininas, com a Maria Vitória Lima disputar o lugar com a Mª Albertina Lopes e com a Mª do Rosário Furet, acompanhando desta forma a luta eleitoral entre o Júlio Amândio e o Raul Pinto para representantes dos treinadores N1. Aliás, é nos treinadores que está a maior luta, com a disputa pelos lugares nos níveis 1, 2 e 3. Disputa entre os assalariados da FPR e os não assalariados. Realce para o empenho que os assalariados tem nesta disputa visto que todos eles se apresentam a votos e alguns até já estão eleitos. É o caso da simpática Susana Lusquinhos que se apresenta como candidata única ao lugar de delegada dos treinadores de Indoor. Foi o dever cívico que a impeliu a este cargo. Destaque também para a delegada do Remo Adaptado, Filomena Franco, já conduzida a este cargo como candidata única.
Nos árbitros, depois de se ter banido a concorrência com a célebre circular que impede alguns árbitros de se inscrever, apenas 2 se apresentam a votos como candidatos únicos. Esperemos que representante por inerência não veja a sua participação excluída.
O actual presidente da comissão eleitoral, pessoa neutra e incapaz de permitir ilegalidades no processo tem tudo sob controlo.
Já que lhe começam a fugir alguns apoios de peso do Remo a sério, dos verdadeiros clubes de Remo, substituem-se os delegados por pessoal da “casa” e depois a “gente” compensa com uns dias de folga ou um prémiozinho “extra”. É a democracia em todo o seu esplendor.
Os locais de voto estão no site da FPR e a data para as eleições é no próximo dia 29-01 entre as 14:00 e as 16:00.

domingo, janeiro 23, 2011

Seminário de Treinadores

A ANTREMO levou hoje (ontem, 22-01), no Auditório Municipal de Vila do Conde, o 1º Seminário de Remo para os treinadores seus associados.
Foi uma tarde de (in)formação com temas bastante interessantes, quer pela sua pertinência, quer actualidade.
Dos prelectores inscritos, não estiveram presentes por motivos pessoais inadiáveis o Fernando Estima, que deixou uma comunicação lida aos presentes e que mereceu elogiosos comentários, embora não houvesse a possibilidade de apresentar questões por não haver o contraditório e o treinador galego do Náutico de Vigo, Artur Abruñedo .
Dos presentes, destaque para a apresentação do Eduardo Oliveira, que apesar de não conseguir ver reconhecida a sua capacidade como treinador pela FPR, a ANTREMO convidou-o para estar presente e o tema apresentado - Avaliação e controlo do treino: determinação de intensidades de treino - foi motivo de inúmeras dúvidas e questões por parte dos presentes ao qual ele esclareceu e deu um precioso contributo à formação dos presentes em geral.
O Félix Ribeiro apresentou uma abordagem ao desempenho do 8+PL presente no ultimo Europeu, em especial ao período preparatório no estágio terminal e onde foram apontadas algumas das deficiências encontradas e sugestões de melhoria.
Por sua vez, o Nuno Coutinho referiu na sua apresentação a "Periodização do treino em Blocos", um resumo da sua presença na Conferência de Treinadores Jovens que decorreu em Israel.
A sessão terminou com a apresentação do João Cardoso com uma abordagem algo interessante mas futurista da criação de Escolas de Remo, apresentando realidades que estão a alguns anos da nossa realidade. Em alguns instantes lembrei-me do José "Carbono" Nunes.
Um seminário interessante mas com poucas presenças, talvez devido aos custos da gasolina e de ser dia de meditação. Da minha parte, dou os parabéns à organização pela iniciativa.
Seguiram-se duas AG, uma Ordinária para apresentação do relatório e contas do Exercício e uma outra Extraordinária para apresentação, discussão e votação do Regulamento Interno da ANTREMO. Um exercício que mereceu um contributo dos presentes numa prova de democracia e envolvimento que durante muito tempo esteve longe desta Associação. Um bom prenúncio para o futuro.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Aqui quem manda sou eu....

Afinal o post colocado em 7 de Novembro com o titulo "A solução do problema ou o problema da solução" já indiciava uma manobra encapotada pelo chefe da claque.
O multifacetado e todo-poderoso lider cá da praça decidiu impedir uma das vozes críticas a emitir a sua opinião e da sua classe nas AG da FPR.
Começou por impedir a emissão da licença federativa a um grupo de arbitros seus opositores alegando que "eles eram a razão do problema e não da solução" para agora alegar que os candidatos não cumprem o regulamento eleitoral.
Ora, um dos conceituados e creditado arbitro nacional decidiu recandidatar-se ao lugar de "delegado representante dos Arbitros Nacionais", dando sequência ao seu anterior contributo e conforme previsto estatutáriamente, mas o impedimento na secretaria foi motivo de emissão de um ofício impedindo-o de o fazer:

Ofício nº 18/11
Lisboa, 11 de Janeiro de 2011

Em resposta ao v/ofício de 25/12/2010, em que apresenta a sua candidatura a um lugar de delegado às Assembleias Gerais da FPR, representando os árbitros nacionais, para o ano de 2011, venho informar V. Ex ª, na qualidade de Presidente da Comissão Especial da Eleição dos Delegados da FPR para as Assembleias Gerais, de que a sua candidatura não pode ser aceite, dado que a mesma não obedece ao exigido no Regulamento Eleitoral desta Federação, em função de V. Exª. não cumprir com o estabelecido no nº1 do art.º 24 do referido regulamento.

Sem outro assunto, e com a máxima consideração,

O Presidente da Comissão Especial da Eleição dos Delegados da FPR
António João Rascão Marques


É desta forma que se elimina a oposição e consegue maiorias ficticias para aprovar "Votos de Confiança" ilegais e outras formas de manutenção no Poder.
Soube que os atletas tem os lugares de candidatos todos preenchidos. Desconfio que irão ser utilizadas algumas manobras para que não sejam aceites. Até já tenho ideia de algumas.
Entretanto, já se estão a alterar regulamentos para ter os habituais "amigos" do seu lado.
Isto promete....

domingo, janeiro 16, 2011

SPORT vence no Sº Gonçalo

Às 12:30, hora marcada para a regata de 8+M entre as tripulações do SCP, RCFP, PCale e CDUP num escalão misto de veteranos e menos veteranos, dava início na distância de 500m entre a capela do Sr. d'Além e a sede dos Mareantes a prova de atribuição do Troféu "Zé da Micha".
Com uma largada atribulada e um rebelo a estragar a "festa", o CDUP deixou fugir a vitória para o SCP que venceu assim esta regata, ficando na 3ª posição o RCFP e o PCale em 4º.
O barco rebelo ocupou as águas onde seguia a tripulação do CDUP e o timoneiro do SCP limitou-se a "apertar" o espaço de manobra, fazendo com que, para não haver estragos, o CDUP parasse de remar no momento em em ia a saltar para a frente da prova.
Uma boa timonagem do SCP que lhe valeu a vitória.
Uma palavra de apreço para os Mareantes do Rio Douro por manter viva esta festa e incluir o Remo numa tradição cultural ancestral.

Portugueses dominam em Espanha

Duas vitórias portuguesas e uma espanhola é o balanço da Regata Miño Internacional.
Maior destaque para a vitória alcançada pelo RCFP na prova rainha, o 8+M absoluto, secundado pela AAC com o 3º lugar a ser ocupado pelo Miño. O SCC apresentou 3 tripulações e o melhor que conseguiu foi a 4ª posição.
Na prova de 4XF Absoluto brilhou a AAC, seguida do CFV e em 3º o SCC, enquanto em 4XM registou-se a única vitória espanhola ficando o RCFP em segundo e a AAC em terceiro.
Numa organização do Club de Remo del Miño, a presença portuguesa foi maioritária, com 8 clubes (AAC, ARCO, CFV, Cerveira, CNIDH, CG, RCFP e SCC) contra 5 clubes espanhóis ( Remo del Miño, Remo de Tui, Club Mar Noia, Náutico de Vigo e San Felipe).
Segundo os participantes, foi uma boa organização, com boas condições climatéricas e com alguma surpresa pelos resultados verificados, em especial pela boa prestação de algumas das equipas nacionais contra o favoritismo de alguns creditados clubes presentes.
Os resultados foram os seguintes:

8+M Absoluto

Club Fluvial Portuense A .......................22,29,70
Asociacion Académica de Coimbra....... 22,38,55
Club Remo do Miño ............................... 22,43,78
Sporting Club Caminhense A ............... 22,53,91
Real Club Náutico de Vigo .................... 23,25,54
Sporting Club Caminhense B ................ 23,47,93
Club Galitos de Aveiro .......................... 24,15,49
Sporting Club Caminhense C ............... 24,35,78
Club Remo Tui ...................................... 25,07,46
A.R.C.O. de Viana B ............................. 26,14,59
Club Fluvial Portuense B ..................... 26,15,45
A.R.D.V.C. Vilanova de Cerveira ........ 26,22,96
Club Infante D. Henrique .................... 26,47,99

4XM Absoluto

Club Remo do Miño A .......................... 25,39,43
Fluvial Portuense ................................. 26,58,47
Académica de Coimbra ....................... 27,22,18
Club Mar de Noia ................................ 28,26,61
San Felipe ............................................ 30,53,77

4XF Absoluto

Académica de Coimbra A ................ 28,43,32
Fluvial Vilacondense ....................... 29,59,88
Sporting Club Caminhense ............ 30,37,78
Académica de Coimbra B ................ 30,38,53
A.R.D.V.C. Vilanova de Cerveira .... 31,30,79
Fluvial Portuense ............................. 31,58,97
Infante D. Henrique ......................... 33,03,21
A.R.C.O. de Viana A ........................ 33,17,78
San Felipe ........................................ 33,31,21
A.R.C.O. de Viana B ....................... 43,20,58

Parabéns aos vencedores

sexta-feira, janeiro 14, 2011

E Ele é nosso....e é, é, é....

É com este estribilho que as ruas de Gaia irão ser percorridas no próximo domingo, naquela que é uma das mais antigas e a primeira romaria do ano em Portugal.
Trata-se da Romaria de São Gonçalo, onde os Mareantes do Rio Douro transportam as cabeças dos Santos Padroeiros, São Gonçalo e São Cristóvão e o povo entoa este refrão ao som dos bombos e fanfarras pelas ruas do Concelho até à Igreja de Mafamude.
Tradicionalmente, os Mareantes organizam em conjunto com o RCFP uma regata entre tripulações de 8+M e convidam as tripulações de Gaia e Porto a darem um espectáculo de Remo para atletas menos jovens.
No ano passado o tempo não ajudou, mas este ano está agendada a tradicional disputa entre os clubes vizinhos e rivais pela conquista do Troféu "Zé da Micha"
Será numa distância aproximada de 500 metros, entre o Fluvial e o Sport, em frente à sede dos Mareantes que o SCP, RCFP, PCale e CDUP irão pelas 12:00 horas presentear os milhares de aficionados desta Romaria enquanto aguardam o ribombar dos tambores.
O tempo promete e as águas do Douro também.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

REGATA MIÑO INTERNACIONAL

Neste próximo sábado, dia 15-01, o rio Minho vai ter nas suas águas uma regata de longo curso que contará com várias equipas portuguesas.
É a Regata Miño Internacional e “VII COPA PRESIDENTE EXCMA. DIPUTACIÓN PONTEVEDRA” e tera em competição tripulações de 8+M, 4XM e 4XF, todas em Absolutos, numa distância aproximada de 6000 metros.
Uma das característiscas desta regata é a saída em sistema de contra-relógio, à semelhança de muitas outras provas de fundo internacionais que se realizam pelo mundo fora e que cada vez vão tendo mais adesão.
O CDUP tinha prevista a sua participação em 8+M e 4XF mas as lesões e motivos de saúde de alguns atletas obrigaram a anulação da sua inscrição.
Por cá, tudo se tem feito para acabar com este tipo de prova de fundo, havendo apenas a "Regata de Natal" e a "Descida da Ria", embora com um formato diferente e distâncias mais curtas do que as que lhe deram fama.
O próprio CN Fundo que tem sido alvo de perseguição por parte da FPR já não ultrapassa os 4000 metros.
Aliás, esta prova será motivo do próximo "post".
Muito boa sorte para as tripulações lusas que se apresentarão em Tuy (Pontevedra)

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Remo mais pobre


Foi com tristeza que recebi a noticia da morte de uma atleta que deixou a sua marca no Remo Nacional.
A noticia chegou-me pelo telefone e posteriormente por mail e já a vi registada em blogs e no site da FPR.
É de toda a justiça fazer desta forma uma homenagem pública à Heloisa por tudo aquilo que ela fez e deu pelo Remo.
Quero apresentar as minhas sinceras condolências à familia e um abraço de solidariedade a todos os amigos que com ela privavam.
Ao Galitos e aos clubes por onde passou fica o vazio da sua alegria e da sua presença.
Deixo o texto retirado do blog do Galitos fazendo-lhe a devida homenagem.

"É com enorme Pesar que comunicamos o falecimento da nossa atleta Ana Heloisa Cruz.
Remadora desde muito cedo, revelou-se como um talento para a modalidade no final da década de 80 ao sagrar-se campeã nacional de skiff nos escalões mais jovens. Em 1991 obteve um resultado internacional de grande nível, ao obter a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de Sub-23, juntamente com Conceição Baptista (Infante), em double scull peso-ligeiro.Conquistou inúmeros titulos consecutivos de Campeã Nacional em Skiff e em remo Indoor. Representou a Selecção Nacional durante muitos anos e participou por diversas vezes em Campeonatos do Mundo de remo. No ano transacto sagrou-se Campeã Nacional de Quadriscull em Veteranas e participou recentemente no VI Abierto de Andalucia em Sevilha ao serviço do nosso Clube, embutida num espirito de companheirismo. Como treinadora formou diversos atletas incutindo-lhes o espirito Galinácio, sendo que alguns dos desenhos das portas do Balneário são ainda da sua iniciativa.

O Clube solicitará desde já junto da Federação Portuguesa de Remo autorização para participar com uma faixa preta nos Campeonatos Nacionais de Fundo a 5 de Fevereiro em sinal de luto pela nossa atleta.

O Clube vê partir uma parte da sua história recente ficando a Nossa Família mais pobre.

À Família da Atleta as nossas sinceras condolências.

O Funeral será às 15h de Quarta Feira dia 12 de Janeiro, na Capela de Sto António (junto da Polícia Judiciária), seguindo depois para o Cemitério Sul."

sábado, janeiro 08, 2011

MOMENTO Á CAMPEÃO

Foi verdadeiramente uma festa de Campeões aquela que algumas centenas de pessoas tiveram oportunidade de assistir no Auditório Municipal de Gaia.
Conforme estava agendado, esta cerimónia pretendeu fazer a entrega dos troféus aos atletas dos clubes vitoriosos participantes nas Regatas do Troféu ARDP, homenagear os atletas Campeões nacionais e prestar o reconhecimento aos actuais e anteriores atletas Olímpicos e Campeões do Mundo.
A ARDP, com a preciosa colaboração da CMG praticamente encheu o salão e fez subir ao palco os seus jovens campeões.
A sessão contou com as presenças das individualidades convidadas e foi abrilhantada com os usuais discursos, onde se destacam as palavras do Sr. Vice-Presidente da CMG, Dr. Marco António Costa para com o CDUP e os seus projectos, nomeadamente o futuro Posto Náutico e o Centro Náutico para Atletas com Deficiência. Estas e outras iniciativas na vertente náutica foram calorosamente explanadas no discurso deste dinâmico e popular autarca.
A cerimónia de homenagem aos atletas consagrados foi marcada por uma serie de questões individualizadas que versavam a sua carreira desportiva, o esforço necessário e a relação que os estudos e a actividade académica tinham com o desporto.
As palavras comuns em todos os homenageados foram o trabalho e o sacrifício.
Praticamente todos estes atletas defenderam a minha tese de que os pais devem incentivar os seus filhos à prática desportiva e o que isso permite obter na formação individual de cada um, com alguns exemplos pessoais, nomeadamente o Artur Antunes que reforçou estas máximas com o reforço do espírito de equipa, organização e método que lhe permitiram ser campeão do Mundo e terminar o curso de Medicina.
Estiveram no palco dois consagrados técnicos, um com largo curriculum nacional e homenageado Olímpico, W. Germanov e o actual treinador da dupla Olímpica nacional, Mark Emke que responderam igualmente a algumas questões sobre o seu curriculum e carreira desportiva.
Os outros atletas Olímpicos que subiram ao palco foram o Samuel Aguiar e o Manuel António, presentes no JO de Atlanta 96 e a nossa dupla Fraga / Mendes.
Foi uma cerimónia excelente de promoção do Remo e dos seus atletas e que contou com a cobertura de alguns órgãos de Comunicação Social.
A noticia e reportagem deste evento surgirá nos ecrãs da Porto Canal hoje às 21:30 (segundo informação recolhida no local) com repetição amanhã.
Parabéns para a ARDP pelo sucesso desta iniciativa.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

HOMENAGEM AOS CAMPEÕES

Será no Sábado, dia 8-01-2010 pelas 11:30 no Auditório Municipal de Gaia que a ARDP irá levar a efeito uma cerimónia de Homenagem aos seus atletas Olímpicos de agora e de outros tempos, aos atletas Campeões Nacionais e aos Clubes vencedores do Troféu ARDP.
Uma cerimónia que irá contar com algumas surpresas e a que conta igualmente com a presença dos principais responsáveis Autárquicos, nomeadamente o Sr. Vereador do Desporto, Dr. Mário Fontemanha e o vice-presidente da CMG, Dr. Marco António Costa, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Santa Marinha e da Afurada, o responsável pelo IDP Norte e o representante da Gaianima.
Do lado dos atletas, irão estar vários atletas com presença em Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo, alem dos já referidos campeões pelos respectivos clubes.
O CDUP teve 5 atletas Campeões Nacionais e muitos outros que permitiram a conquista de 3 troféus ARDP. As campeãs Nacionais foram:
- 2XF Infantil : Patricia Conceição / Francisca Rodrigues
- 2XF Iniciado: Sofia Oliveira / Ana Rita Rodrigues
- 1XF Iniciado: Sara Andresa Soares
Com entrada livre, espera-se uma enchente no auditório de Gaia onde irão estar igualmente os campeões dos seguintes clubes:
- Associação Náutica e Desportiva Portuscale
- Clube Fluvial Vilacondense
- Clube Naval Infante D. Henrique
- Real Clube Fluvial Portuense
- Sport Clube do Porto
Espera-se que os Órgãos de Comunicação Social convidados marquem presença e divulguem esta acção de promoção do Remo e do Desporto em geral.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

CRISE É CRISE

A crise chega a todo o lado, mas como se tem dito em pré-campanha eleitoral, é para todos (ou será que não é e eu é que ando distraído?).
E como na FPR tem que se fazer um grande esforço para colmatar os prejuízos acumulados, tem que se começar por algum lado. É claro que esta crise também irá chegar ao clubes, em especial aos que se apresentam nas provas pontuáveis para o ranking.
Como para os clubes-fantasma e para os clubes da carica e da bifana as despesas de participação são diminutas, a FPR emitiu uma circular com a tabela de Subsídios e Prémios. É tudo uma questão de igualdade. Se eles não gastam, porque é que os outros precisam de gastar?
Afinal são os clubes que tem que encontrar fontes de receita e, quantos mais atletas, mais cotas e mais apoios autárquicos, portanto menos necessidade de comparticipação central. Os pais dos meninos pagam para ver provas e desta forma a FPR faz o favor de “esfolar” algumas Câmaras e dizer aos clubes para lá irem dar “show”. O valor do dinheiro do Estado através do IDP tem outro(s) destino(s).
Desta forma, a solidariedade que esta brilhante gestão tem apresentado é intocável senão vejamos:
- Na próxima época termina a comparticipação de 2,75€ por ponto conquistado nas provas pontuáveis do Calendário Nacional;
É justo. Qual redução, qual acerto inflacionista, qual quê? Se uns não fazem pontos porque é que outros hão-de receber? Afinal são eles que suportam esta Direcção e estão a ser discriminados financeiramente. Desporto é desporto e o importante é competir.
- A alimentação está pelas horas da amargura e os apoiantes e membros desta Direcção tem que acompanhar o aumento do IVA. Assim, o subsídio de Alimentação teve um aumento de 8,3% passando de 12 para 13 Euros.
Também é justo. Afinal os clubes sempre podem passar pela churrasqueira e comprar umas bifanas e uns frangos assados para fomentar o convívio.
- O aumento dos preços da Gasolina tem sido incomportáveis para todos. A pensar nisso, a Direcção esforçou-se por manter inalterável os subsídios de deslocação aos clubes. É claro que para as viaturas ao serviço da FPR foi feito um ligeiro acerto no valor do subsidio de deslocação, isto é, no valor pago ao Km. Assim, fez um pequeno acerto de 29,7% , aumentando de 0,27€ para 0,35€.
Também é justo. O desgaste das viaturas para visitar os clubes nacionais e requisitar delegados tem que ser considerado. A vida está difícil para todos.
- Os Encontros Nacionais de Inverno e de Verão para Infantis e Iniciados deixaram de ter qualquer comparticipação.
Também é justo. Afinal qual é o paizinho que não paga para vibrar com o esforço do seu rebento? E se paga cotas e ajuda o clube é mesmo para isso. Para o clube o levar às provas.
Portanto, temos que dar aqui UM VOTO DE CONFIANÇA a esta medida de gestão que vai alavancar cada vez mais o nosso Remo.
Afinal já não paga o que deve aos clubes, árbitros e Associações à alguns anos, por isso…
Os meus Parabéns.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

A História da Rã em Imagens

Praticamente um ano depois de ter publicado um "post" sobre a "História da Rã", surge-me novamente o mesmo "alerta", só que em imagens.
Quero, por isso, partilhá-la com todos, em especial neste início de Ano.

Aproxima-se o final da data para apresentação de candidatos a delegados.
Os clubes e dirigentes continuam a olhar para o umbigo e a deixar a "água a aquecer".
Os atletas continuam a "abandonar" as selecções.
Continua tudo na mesma no "Reino do faz-de-conta"
E eu continuo a sentir-me o "renegado"- Até quando?
Não quero ser como a Rã. E isto dá para os dois lados.
UM EXCELENTE ANO PARA TODOS