terça-feira, junho 28, 2011

European Junior Championships . Polonia

Enquanto os mais novos, e não só, gozavam do calor Alentejano, a “nossa” querida selecção trabalhava em Kruszwica, na Polónia para dar continuidade ao brilhante percurso que a tem caracterizado.
Esteve presente uma equipa de 4XM Junior composta por Nuno Mendes, Carlos Pereira, Pedro Moreira e João Costa a disputar o Europeu de Juniores de Remo que se realizou no fim de semana de 24 a 26 de Junho.
Os resultados, como referido e extremamente badalados no site da FPR foram a continuidade dos anteriores confrontos em que as equipas portuguesas se apresentam (com excepção do 2XMPL, como é sabido)
No 1º dia de competição, o quarteto luso mediu forças com as equipas da HUN, RUS, ROU, POL e UKR na primeira manga e que apurava o 1º classificado para a final A. A vitória foi para a HUN com 6:18,89 enquanto POR ficava pela ultima posição com 7:03,53.
Na repescagem, POR teve por companhia as equipas de POL, ROU, CZE e SLO, apurando para a final A as selecções de ROU (6:20,19) e POL (6:26,35) enquanto os lusos ficavam pelo ultimo lugar com o tempo de 6:47,78.
Na disputa da final B, Portugal alinhou na pista 1 tendo ao seu lado as selecções da LTU, CZE, SRB, SLO e UKR.
Nos resultados, nada de novidade. A vitória nesta final foi para a CZE (6:24,15) seguido da SRB (6:29,03) e SLO (6:29,29) enquanto POR ficou pelo ultimo lugar com 6:41.05.
Na final A, o pódio foi constituído pelas equipas da ROU (6:22,73); ITA (6:27,54) e HUN (6:30,65)
Nada de novo, portanto.

segunda-feira, junho 27, 2011

Mestre de Aviz aqueceu…

Um grande fim de semana em Aviz com Remo de qualidade.
O CDUP esteve juntamente com mais 14 clubes nacionais (AAC; ARCO; ANL; CFV; CNB; CNS; Cerveira; Fabril; GCF; GDFB; Naval; P.Mira; RCFP; SCP) nas belas paisagens alentejanas gozando do intenso calor que acompanhou esta jornada de convívio e competição por um troféu atribuído ao clube mais bem pontuado no somatório de todas as regatas. Após intensa luta nos dois dias de provas e cujo resultado final era o somatório dos tempos dos dois dias, a conquista do Troféu foi obtida pela AAC seguida do GCF e do SCP na 3ª posição. O CDUP, apesar da diferença no numero de atletas presentes e das respectivas participações ficou numa honrosa 7ª posição, o que diz bem do desempenho dos seus atletas.
Nas classificações finais por provas, os resultados finais são os seguintes:
1XBJM/M - 1º AAC; 2º AAC; 3ºCNS
1XBJM/F – 1º GDFB; 2º RCFP
1XInf M – 1º GCF; 2º GCF; 3º ANL; 11º CDUP (21 participantes)
1XInf F – 1º Cerveira; 2º AAC; 3º CDUP
2XInf M – 1º AAC; 2º SCP; 3º GCF
2XInf F – 1º ARCO; 2º Cerveira; 3º GCF
1XInic M – 1º Cerveira; 2º CNB; 3º CFV; 6º CDUP (27 participantes)
1XInic F – 1º CDUP; 2º CFV; 3º Naval
2XInic M – 1º GDFB; 2º CNS; 3º AAC; 4º CDUP
2XInic F – 1º Cerveira; 2º SCP; 3º AAC
4XInic M – 1º SCP; 2º RCFP; 3º AAC
4XInic F – 1º Cerveira; 2º GCF
1XJuv M – 1º ANL; 2º AAC; 3º Naval; 11º CDUP (23 participantes)
1XJuv F – 1º AAC; 2º CDUP; 3º GCF
2XJuv M – 1º CNS; 2º ARCO; 3º Naval
2XJuv F – 1º CFV; 2º GCF; 3º CDUP
4XJuv M – 1º GDFB; 2º ANL; 3º AAC
4XJuv F – 1º ANL; 2º AAC; 3º ARCO
4-Juv M – 1º ARCO; 2º RCFP; 3º ANL
8+Juv M – 1º SCP; 2º ARCO; 3º RCFP
Foi, portanto, mais um fim de semana em cheio num local paradisíaco, com temperaturas sempre a rondar os 40º graus o que acabou por ter influência no desempenho de alguns atletas. Enquanto no Domingo se antecipou o início das regatas para as 8:30 da manhã, no Sábado elas tiveram lugar a partir das 17:00. A organização, mais uma vez, esteve impecável com os horários a serem cumpridos e todos os serviços associados (Alojamento e Alimentação) dignos de referência.
Uma nota apenas para o precalço numa das provas (1XInf M) cujos tempos do 2º dia foram dados igual para todos, o que influenciou o resultado final, mas a que a organização acaba por ser alheia. É que os barcos de alguns clubes apresentaram-se à linha de chegada com números de proa que não tinham nada a ver com os seus, o que impediu o reconhecimento das tripulações, havendo até casos em que o nº de proa não correspondia ao do seu clube. Um alerta e uma nota para a atenção dos delegados.
Pessoalmente continuo a ser fã desta prova mas continuo a saber distinguir o que é pessoal do que é institucional e se há que não goste que eu seja como sou deve moderar os ímpetos pois é da diferença que a evolução se faz. Se assim não fosse, de certeza que hoje não poderia publicar esta informação. Ainda bem que outros tem mais bom senso e uma outra visão . Um obrigado para quem me facultou os resultados.

quinta-feira, junho 23, 2011

Troféu Mestre de Aviz


Mais uma vez o CDUP estará presente naquela que considero a Catedral do Remo Jovem e que este ano contará com a sua 5ª edição.
Em Aviz, no próximo fim de semana de 25 e 26 do corrente estarão algumas centenas de jovens a lutar pela vitória numa jornada dupla cujo vencedor é encontrado pela soma dos tempos dos dois dias.
Ô Troféu, claro está, será para o clube que mais atletas e tripulações apresentar pelo que o CDUP fica de fora dessa luta, empenhando-se em conseguir o melhor resultado nas 7 provas em que participará, deslocando 12 atletas que alinharão nos seguintes barcos: 1XF Inf; 1XM Inf; 1XF Inic.; 1XM Inic.; 2XM Inic; 1XF Juv.; 2XF Juv.
Será um fim de semana de festa para os atletas e uma oportunidade dos técnicos aprimorarem as tripulações que irão competir nos Nacionais dos próximos dias 16 e 17 de Julho.
O calor alentejano convida e a comitiva dará inicio à viagem no feriado de Sº João.
Espera-se um grande fim de semana em grande.

segunda-feira, junho 20, 2011

VILA DO CONDE consagra vencedores

Depois de um sábado de confusão e de atentado ao Remo que teve lugar para os lados de Resende, com jogadas de bastidores (e de baixa politica, digo eu) a influenciar o vencedor da Mini-Tacinha, no Domingo, 19-06, realizou-se em Vila do Conde a Regata de São João e 5ª Regata pontuável para o troféu da ARDP, organizada pelo CFV com o apoio da ARDP
Uma tarde cheia de publico a assistir a regatas muito bem disputadas, com uma sã convivência e a confirmar os vencedores dos respectivos barcos.
Esta prova contou com a presença de 8 clubes (CDUP, CFV, CNIDH, PCale, SCP, CNV, Cerveira e pela 1ª vez, o SCC) distribuídos por 79 embarcações num total de 158 atletas.
O CDUP partia na liderança em 5 provas e chegou ao fim confirmando a vitória no Troféu nesses barcos, sendo que num deles, a liderança é partilhada com o CNIDH. No início da jornada o 1XF Iniciado tinha os mesmos pontos do CNIDH e o 4XF Juvenil uma vantagem de 2 pontos. Após esta etapa, houve uma troca sendo o CDUP vencedor do 1XF e vencedor ex-aequo com o CNIDH na regata mais disputada do dia e de todo o troféu, o 4XF Juvenil.
Na jornada de Domingo, o CNIDH foi o grande dominador, com o CDUP a subir ao pódio em 6 das 7 provas em que participou, triunfando em duas.
Os resultados / vencedores da prova organizada pelo CFV foram os seguintes:
Infantis:
1XF – 1º SCC; 2º CDUP; 3º CNIDH / Vencedor do Troféu – CDUP
1XM – 1º CFV; 2º SCP; 3º CNV / Vencedor Troféu – SCP
2XF – 1º CNIDH / Vencedor Troféu – CNIDH
2XM – 1º SCP; 2º CNV; 3º CNIDH / Vencedor Troféu – SCP
Iniciados:
1XF – 1º CDUP; 2º CNIDH; 3º SCC / Vencedor Troféu – CDUP
1XM – 1º PCale; 2º SCC; 3º Cerveira / Vencedor Troféu – Pcale
2XF – 1º SCP; 2º SCC; 3º CNIDH / Vencedor Troféu – CNIDH
2XM – 1º CDUP; 2º PCale; 3º SCC / Vencedor Troféu – CDUP
4XF – Sem concorrentes / Vencedor Troféu – Cerveira
4XM – 1º CNIDH; 2º SCP; 3º Cerveira / Vencedor Troféu – SCP
Juvenis:
1XF – 1º CNIDH; 2º CFV; 3º CDUP / Vencedor Troféu – CDUP
1XM – 1º CNIDH; 2º SCP; 3º SCC / Vencedor Troféu – CNIDH
2XF – 1º CNIDH; 2º CFV; 3º PCale / Vencedor Troféu – CNIDH
2XM – 1º CNIDH; 2º Cerveira; 3º CNV / Vencedor Troféu – CNIDH
4XF – 1º CNIDH; 2º CDUP; 3º CFV / Vencedores ex-aequo – CDUP/CNIDH
4XM – 1º CNIDH; 2º CNV; 3º SCP / Vencedor Troféu - CNIDH
Agora que está a terminar a época resta fazer um forcing para dar continuidade ao excelente desempenho dos jovens atletas do CDUP. A próxima etapa é no calor alentejano de AVIZ.

quarta-feira, junho 15, 2011

Mini-Tacinha de Portugal

Saiu o programa da Taça de Portugal que se irá realizar no próximo dia 18 em Resende.
Se o evento do ano passado já era uma tacinha, a deste ano só pode ser uma mini-tacinha perante o numero de clubes inscritos e atletas participantes. São apenas 104 atletas distribuídos por 35 barcos. Um record.
Mais um fiasco organizativo e outra machadada na modalidade. E desta vez a culpa é mesmo da FPR, ao contrário do evento de Cerveira que o Sr. Presidente jocosamente atirava para o ar que as pequenas contrariedades que iam surgindo não eram culpa da FPR.
Vendo pela positiva, a FPR dá continuidade ao seu plano de contenção já que poupa nas medalhas, pois nas duas provas mais importantes, o 8+M e o 4XM só atribui a chapinha aos primeiros classificados. Também não tem que pagar subsídios de deslocação e assim pode amealhar mais uns trocos para pagar vencimentos e dividas em atraso. É claro que a falta de pessoal começa a sentir-se pois ainda não houve tempo para publicarem o programa nem os resultados do CNV no site, se bem que estes últimos já poderiam ter chegado aos clubes por mail.
São apenas 7 os clubes inscritos e apenas dois lutam pela Taça (CNIDH e SCC), com o ARCO a ter uma palavra no sector feminino, já que os restantes não participam em todas as provas, não tendo possibilidade de pontuar. Isto partindo do princípio que não haverá desistências.
Apenas haverá uma eliminatória e com 7 candidatos em 1XM que se realizará da parte da tarde. As restantes são finais directas. Duas com 5 concorrentes (2XM e 4-M), três com 4 (1XF; 2XF e 4XF) e duas com 3 candidatos (4XM e 8+M).
Por clubes, o CNIDH e o SCC concorrem em todas as provas (1XF; 2XF; 4XF; 1XM; 2XM; 4XM; 4-M; 8+M), o ARCO fica pelo 3º posto (não alinha no 4XM e 8+M), o CFP participa em 4 provas (1XF; 1XM; 4-M e 4XM) assim como a AAC (4XF; 1XM; 2XM e 8+M). Com 3 participações estará o CFV (2XF; 1XM e 2XM) enquanto com apenas duas estará o CACIA (1XM; 4-M).
Vai ser um festival de Remo, com as margens a transbordar de gente para assistir a este espectáculo, ou não fosse Resende uma terra de largas tradições em eventos deste género.
Pelo menos não segue os passos da edição anterior e não é no Pocinho.

segunda-feira, junho 13, 2011







Contrastando com o CNV, o CDUP deslocou parte da sua equipe de Remo Jovem a Vila Nova de Cerveira e brilhou alto numa organização que contou com 13 clubes nacionais e 8 Espanhóis, mobilizando cerca de 400 atletas.
Alcançou duas importantes vitórias e subiu ao pódio noutras 3 provas.
Uma jornada altamente positiva de todos os jovens do CDUP que tudo fizeram para brilhar.
Individualmente e começando pelos mais novos, sorte diferente tiveram os infantis.
Enquanto a Patrícia Conceição, em 1XF passou com relativa facilidade à final que se realizou da parte da tarde, alcançando a 3ª posição final atras das atletas do Cerveira e do SCC, o João Teixeira foi vítima das contingências da pista e dos "azares" que por vezes acompanham a modalidade. Lutou pelo apuramento até ao ultimo metro, numa das pistas mais afastadas da margem, contra o atleta do CFV que, inocentemente, veio junto à margem e, praticamente sem remar, andava mais que o esforçado João. Ainda assim, surgiram dúvidas sobre a linha de chegada de quem seria o 2º, sendo o atleta do CDUP relegado para o 3º posto, numa eliminatória que apurava os dois primeiros. Ainda ficou no ar a ideia que iria disputar a final, mas o júri e a organização foram irredutíveis, deixando-o de fora, para sua frustração.
Nos iniciados a Francisca Rodrigues, depois de uma eliminatória que tem sido a sua imagem de marca, foi apurada e na final conseguiu perceber que o barco anda com inteligência e conseguiu transpor para a prova os ensinamentos que tem nos treinos e fazer uma prova de muito bom nível, ficando a saber a sua posição só no momento da entrega dos prémios. É que a percepção que ficou é que tinha alcançado a 2ª posição, mas o Júri deu-lhe o 3º posto. Mesmo assim, um bom prenúncio e um bom sinal para o futuro.
Já os rapazes do 2XM tiveram uma eliminatória extremamente forte, lutando pelo apuramento com as equipas espanholas e não conseguindo ir além da 3ª posição (apurava os 2 primeiros). Mesmo assim foi uma prova esforçada e de bom nível.
Nos juvenis, a surpresa começou pelo Francisco Teles. Depois de uma eliminatória irrepreensivel, onde apurava os 2 primeiros de quatro mangas com 6 concorrentes. Na final de 8 concorrentes ficou no 5º lugar, apesar de algumas contrariedades sobre a chegada com a ondulação das lanchas. Para um atleta que treina em part-time foi a prova que, levando o Remo mais a sério pode fazer boas prestações.
O sector feminino brilhou. A Sara Soares venceu o 1XF numa prova bem disputada com a eterna rival Inês Pocinho. Uma prova com um final forte e compacto deram boas indicações para a ponta final da época.
O 2XF superou-se depois da desastrosa eliminatória da manhã. Conseguiram o apuramento e a dupla Inês Sequeira / Cristiana Sousa surpreenderam na final deixando fugir a vitória na ultima remada para as espanholas do San Felipe que, com uma forte ponta final passaram o SCC e o CDUP. Uma excelente prova e um brilhante 2º lugar numa prova disputadissima.
A ultima participação do CDUP no sector feminino foi no 4XF com uma tripulação composta pela Sara Soares, em substituição da faltosa Ana Rita, da Mariana Silva, Inês Sequeira e Cristiana Sousa. Uma prova que teve uma má largada, com uma embujadela quando já liderava a prova, atrasou-as mas não o suficiente para colocarem toda a sua garra e vontade de vencer em acção, galgando terreno até à vitória por uma proa contra as fortes equipas portuguesas e espanholas que lutavam pela conquista de um dos dois troféus em disputa.
Um dia em cheio.

REMO em Fim de Semana Prolongado.



Este fim de semana prolongado de 3 ou 4 dias, consoante as regiões do Pais, teve Remo em vário pontos do pais, concretamente em Montemor no dia 10, Coimbra a 10 e 11 e Cerveira no dia 12.
O CDUP este presente em dois destes 3 eventos com sortes e comportamentos bem diferentes.
O evento de Montemor contou com a concorrência do de Coimbra, considerando o numero de assistentes e a campanha de mobilização feita pela FPR, à semelhança do dia 4.
Foi o que perderam os amantes de bom Remo pois não tiveram a oportunidade de assistir a uma fantástica prova no 8+SM com a vitória a ser brilhantemente conquistada pela equipa do RCFP, apesar da excelente réplica dada pelo SCC. Uma vitória que, face às boas relações que existem entre o CDUP e os restantes clubes, também é um bocadinho sua pois o barco foi emprestado pelo CDUP aos novos Campeões Nacionais.
Muito boa e os parabéns a ambos os emblemas, em especial ao da tripulação vitoriosa. No restante, tudo dentro da normalidade a que estamos habituados. Aguardo os resultados oficiais para eventual posterior comentário.
A prestação do CDUP neste dia do CNV foi uma decepção, não pelo empenho e dedicação posto em prova, mas pelas contingências que o levaram a ficar longe dos seus propósitos. A excepção foi o 4XSM que alcançou a final A e a 6ª posição final, com duas provas muito regulares e dentro dos padrões de treino para a Regata de Henley.
Nas outras 3 provas que estava inscrito, na de 4-SM foi forçada a desistir por doença do familiar de um dos atletas e nas duas provas de juniores ficaram longe dos objectivos.
Enquanto no 1XF a Joana não conseguiu gerir o tempo de ida para a eliminatória e ficou de fora por se ter atrasado cerca de um minuto à largada da 1ª manga, que foi dada à hora exacta, perdendo assim a oportunidade de brilhar na final A, que seria o seu lugar em condições normais, o 2XM realizou uma prova impecável, numa manga bastante competitiva e com bom andamento, ficando na 3ª posição atrás das fortes equipas do GCF e do PCale. Tudo indiciava que iria realizar, pelo menos, a final B quando os resultados oficiais lhe dão a 14ª posição, com algumas surpresas. O vencedor da sua manga ficou pela 8ª posição e uma das mangas anteriores apurou as 5 tripulações para a final A. É claro que não se pretendem levantar suspeitas ou qualquer outro tipo de desconfianças, mas num sistema de cronometragem manual, retrógrado e altamente falível fica para meditar se já não seria tempo de deixar de brincar com o esforço dos atletas. É que por um segundo se ganha, por um segundo se perde...
Foi um dia para esquecer. Parece que nos damos mal nas provas da FPR.

PARABÉNS AOS CAMPEÕES NACIONAIS, EM ESPECIAL AO 8+SM DO RCFP.

quinta-feira, junho 09, 2011

Ó crise, a quanto obrigas…

A esfera bloguista tem estado amorfa e pouca coisa tem saído. Aliás tenho recebido o pedido de um anónimo para actualizar a informação dos meandros da nossa modalidade, visto não faltarem temas, desde o crescente numero de demissões à volta da FPR, aos casos de processos de acusação a clubes e dirigentes, passando pelos resultados das provas que vão acontecendo.
Não faltam assuntos, portanto.
Mas o tempo e a vontade não tem sido muita por isso, vou deixando a caravana passar e comentar aqueles mais relevantes.
Esta ultima circular da FPR em que espolia os clubes dos míseros trocos que ainda recebem não pode passar em branco, tanto mais que tem efeitos retroactivos . Resta saber até que ponto é legal.
Uma Federação que tem orçado 1.058.047 € dos quais cerca de 900.000 Euros são do Orçamento do Estado e 37.309 € são sacados aos clubes, pouco fazendo pela vida em termos de procura de patrocínios, ao contrário do que apregoa aos clubes, fez uma razia no início da época com o corte dos subsídios aos clubes através, principalmente, do não pagamento dos pontos do ranking.Até aqui, todos sabiam com o que contar e fizeram as contas à vida e decidiram participar nas provas, cumprindo o seu objecto social. Agora que está a terminar a época, a (má) influência da “Troika”iluminou o grande Chefe e “vomitou” mais uma decisão de reduzir o valor a pagar aos clubes em termos de subsídios de transporte e de prémios de presença, com efeitos retroactivos a 1-01-2011, isto é, depois dos clubes terem feito quase toda a campanha. Pior ainda, é que o valor que o “Estado” decidiu penalizar as Federações foi de 5% e o corte que esta ultima circular prevê ronda os 20%. Mas não houve qualquer corte nas despesas a suportar pela Direcção ou ao serviço da FPR.
Se os clubes já suportavam uma boa parte das despesas de participação, agora subsidiam a FPR, já que na diferença dos valores, entre inscrições de atletas na FPR e nas provas e seguros o saldo deixa de ser positivo.
O CDUP já tinha decidido não participar em algumas das provas do Calendário nacional, ao contrário das provas de clubes, que se esforçam por promover a modalidade.
Resta saber o que é que os clubes querem desta forma federativa de “promover” o Remo.

quarta-feira, junho 08, 2011

Reportagem Pirilampo Mágico



A edição deste ano do Pirilampo Mágico teve o seu epílogo com abrilhante reportagem que a LOCALVISÃO nos deixou.
Numa altura em que não faltam assuntos para comentar e postar, deixo as imagens desta festa de Remo para a posteridade e abri o apetite para a edição do próximo ano.
Mais uma vez, obrigado a todos os que contribuíram para este sucesso.
O intervalo vem a seguir com algumas novidades...

quarta-feira, junho 01, 2011

Pirilampo de sucesso





Foi com um estrondoso sucesso que se terminou a 3ª edição da Regata Pirilampo Mágico.
É a prova que mesmo contra ventos e marés se conseguem fazer coisas boas.
É claro que nem tudo foram rosas mas o balanço foi altamente positivo. Quer pelas ajudas envolvidas , quer pela forma como correram as provas mas fundamentalmente pela alegria dos participantes. É claro que o meu obrigado vai para os atletas, associações / instituições envolvidas, elementos da organização e apoiantes instituicionais (Junta de Canidelo e Gaianaima) sem os quais não teria sido possível.
Mais um sinal de que a integração não é uma palavra vã e é pena que os principais meios de comunicação e as principais instituições ligadas a este evento estejam alheadas dele.
Ainda assim, quero deixar os meus agradecimentos (e peço desde já desculpa se me esquecer de alguém) aos Bombeiros e à Marinha pelo apoio quer na agua, quer em terra, aos apoios oficiais (Interceltica e respectivos representados – NEA2, FEDER) LOCALVISÃO TV. Gertal, AXA Seguros e à equipe de Arbitragem da FPR destacada para estes dois dias. Destaque igualmente especial para a ARDP e para os clubes que cumpriram com o apoio solicitado, em especial no apoio das lanchas e dos voluntários.
Nos aspectos a melhorar tenho que me redimir das falhas protocolares que tive com o CFV e com o Arq. Guilherme Guimarães a quem peço as minhas desculpas. Mas só não erra quem não se mete nelas.
O meu lamento vai para a forma como alguns clubes encararam esta iniciativa, quando houve a preocupação de os envolver desde a primeira hora.
De francamente negativo foi a repetição do furto das tábuas do palco pelos energúmenos que vadiam pela Afurada. Colocam em risco todo o esforço de muitas pessoas.
Criticável e negativo continua a ser a postura de alguns pais que denigrem a imagem dos seus clubes com abordagens ofensivas e desafiadoras. Se calhar pensam que o Remo é futebol…
Brevemente haverá mais imagens e informações sobre esta Festa do Remo Adaptado que se espera e deseja que seja uma referência, assim como do Troféu ARDP.