quarta-feira, agosto 31, 2011

PASSO DE GIGANTE.

A “nossa” dupla de ouro deu um passo de gigante para obter o apuramento para Londres 2012, estando com um pé e meio lá. O 2XLM conseguiu hoje o 3º lugar na sua difícil manga dos quartos de final e consequentemente a passagem à semi-final A/B, numa prova ganha pela CHN seguida da NOR. Para obter o passaporte basta-lhes não ficar em ultimo na final B. Os tempos obtidos por todas as tripulações apuradas deixam tudo em aberto, pelo que tudo é possível. Inclusive a subida ao pódio, embora seja uma tarefa hercúlea. Resta-nos acreditar e esperar que estejam num dia sim.
As tripulações apuradas para as semi-finais são as seguintes (por tempos): NZL (6:18.54); ITA (6:23.42); GRE (6:24.26); DEN (6:24.48); CAN (6:24.65); CHN (6:24.70); FRA (6:25.06); NOR (6:25.57); GBR (6:26.19); POR (6:26.53); GER (6:27.23); POL (6:28.34).
Portanto, tirando a NZL, são cerca de 5’’ a diferença entre o 2º e o 12º.
A outra tripulação em acção no dia de hoje foi o 1XLW que ficou na 2ª posição (8:15.88) da sua manga conseguindo assim um lugar na final C. A Carla Mendes deixou o ultimo lugar para a equipa da SVK (8:22.14) numa manga ganha pela IRL (8:07.38).
Amanhã é a vez da Filomena Franco medir forças com a CHN, RUS, POL, USA e HUN na obtenção de um dos dois lugares que dão o apuramento para os Jogos Paraolimpicos. Vamos torcer por ela e acreditar.

terça-feira, agosto 30, 2011

PORTUGAL AO SEU NÍVEL

Hoje foi dia de repescagens para as respectivas semifinais do Campeonato do Mundo
Estiveram em acção, por ordem de entrada em cena o 1XASW com a Filomena Franco, o 1XLM com o Diogo Pinheiro e a Carla Mendes em 1XLW.
Com maior ou menor distância todos eles ficaram fora das principais finais, sendo a Filomena relegada para a final B, como já se previa e os outros dois atletas para as Semi-finais C/D.
Em 1XASW a Filomena Franco com 6:52.18 ficou na 3ª posição e fora da final A, que lhe garantia o apuramento para os Jogos Paraolimpicos. A vitória foi para a tripulação do ISR (6:00.80) seguida da BLR (6:24.71), as duas equipas da sua manga que seguem para a final A. Resta-lhe agora ficar entre os dois primeiros da final B para obter o passaporte. Tarefa difícil mas não impossível
O skiffista Diogo Pinheiro em 1XLM (7:09.61) não foi alem da 4ª posição, muito perto do lugar de apuramento, numa prova renhida por um dos 3 lugares que davam acesso à semi-final A/B. A vitória foi para o skiffista da GBR com 7:04.00 seguido da TUR (7:07.03) e do HKG (7:07.27). Uma boa prestação mas que não chegou, tendo agora à sua espera a final C.
Já a Carla Mendes teve um início de prova muito mau, vindo a recuperar todo o percurso mas não indo além do 5º e penúltimo posto da sua manga com 8:10.73. A vitória na manga foi para a atleta da HUG (7:59.26) seguida da ALG com 8:02.40. Fica agora para amanhã a disputa de um lugar entre as finalistas da final C com a SVK e a IRL, com apuramento das duas primeiras classificadas.
Amanhã é também o dia em que a dupla do nosso contentamento vai conhecer o seu futuro na 4ª manga de apuramento para a semi-final A/B. As tripulações que irão disputar esse objectivo são: MEX, POR, NOR, CHI, USA, NED. Esperemos que o consigam. Estamos todos a torcer por eles.

segunda-feira, agosto 29, 2011

REMO PORTUGUES ALÉM FRONTEIRAS

foto retirada do fb (Afonso Sousa)

Neste final de época, são muitos os remadores portugueses que estão ou irão estar em grande actividade em várias frentes.
Enquanto decorre o Campeonato do Mundo em Bled, já está em Moscovo representação portuguesa da AAC que irá participar entre os dias 30-08 e 2-09 nos 7th European Universities Rowing Championship.
A equipa lusa irá competir em 3 embarcações com os seguintes atletas:
4- LM - Manuel Pita, João Rodrigues, Afonso Sousa, Diogo Maia
1xLM - André Fidalgo
1xM - João Santos
O treinador será o Pedro Figueira que está igualmente com a comitiva a fazer os preparativos para trazer muitas alegrias aos amantes lusos da modalidade.
Uma inversão na estratégia competitiva da AAC que tem dado mais importância às prestações internacionais e consequentemente à qualidade do seu Remo em detrimento da quantidade.

Em preparação estão igualmente os atletas que irão participar nos Europeus de Remo a realizar em Plovdiv, na Bulgária entre os dias 16 e 18 de Setembro.
Das tripulações lusas que irão participar, a informação conhecida indica os seguintes cascos e atletas:
4-LM – Nuno Coelho (RCFP); Ricardo Carraco (GCF); Jorge Correia (Miño); Diogo Pinheiro (Naval)
2XLM – Pedro Fraga; Nuno Mendes.
Por confirmar, a presença da Carla Mendes em 1XLW.
Saliento a programação e preparação da tripulação do 4-LM que irá realizar o seu primeiro treino de conjunto no Pocinho após a chegada do Diogo Pinheiro do Campeonato do Mundo. O estágio está agendado a partir do dia 6-09. Esperemos que os atletas consigam ultrapassar esta brilhante organização e se superem.

Igualmente no Pocinho em estagio de início (ou será final?) de época estão os juniores que irão participar nos campeonatos do Mundo / Europeus da categoria. Não precisam de ser os melhores atletas nacionais (levando em conta os resultados dos Campeonatos nacionais). É que acompanhar os clubes e conhecer os seus atletas dá muito trabalho e nesta fase de contenção, a equipa técnica tem que se basear em alguma coisa. Nem que sejam testes desactualizados.
Estão convocados 20 atletas de ambos os sexos (14 homens e 6 raparigas). O estagio decorre desde o dia 26 até ao dia 30-08.

CAMPEONATO DO MUNDO EM BLED - ESLOVÉNIA

Está actualmente a decorrer o Campeonato do Mundo em BLED, na Eslovénia com a presença de 4 tripulações portuguesas já com resultados conhecidos relativos à primeira participação.
Diogo Pinheiro em 1XLM classificou-se na 3º posição (7:18.84) na 3ª manga de 6 atletas cujo vencedor foi a DEN (6:52.25) Esta eliminatória apurava os dois primeiros. A repescagem será amanhã, 3ª feira.
A Carla Mendes em 1XLW ficou pela 4ª posição (8:15.56) numa eliminatória de 5 atletas e que apurava os dois primeiros, com vitória da SUI com 7:53.13. A repescagem para acesso às meias finais A/B será igualmente na 3ª feira.
Para estes dois atletas se qualificarem para as semifinais A/B terão que alcançar uma das três primeiras posições na respectiva eliminatória.
A terceira tripulação a entrar em acção foi a dupla Fraga/Mendes em 2XLM. Com uma regata inteligente, sempre em contacto com a frente da corrida, geriram o esforço e obtiveram a 3ª posição, a que dava o apuramento para os ¼ de final. O vencedor foi a tripulação da NZL (6:16.26) seguido da GRE (6:17.23) com POR a alcançar 6:17.65.
Hoje foi a vez da Filomena Franco em 1XASW entrar em acção, não indo além da 4ª posição (7:03.96) numa manga de 6 concorrentes ganha pela atleta da UKR com 6:02.65. Só a 1ª garantia o acesso à final A indo a portuguesa fazer amanhã às 8:30 h as repescagens. Para garantir um lugar na final A, terá que ficar nos dois primeiros lugares da respectiva manga, o que não parece tarefa fácil.
Já o nosso 2XPLM corre para alcançar o apuramento olímpico, bastando para o efeito classificar-se nos 11 primeiros lugares. Uma tarefa que está ao seu alcance, se considerarmos as ultimas prestações internacionais. Nesta fase deseja-se que fiquem num dos três primeiros lugares da próxima ronda o que praticamente garante esse objectivo. Esperemos que o sorteio não seja padrasto.
Deseja-se boa sorte a todos os atletas lusos e esperar que dignifiquem as cores nacionais.

domingo, agosto 21, 2011

Fim das Férias



A secção de Remo do CDUP já entreabriu as suas portas dando início ao fim da nova época.
Nestes primeiros dias, até ao final do corrente mês, o tempo tem servido para começar a preparar o físico para um novo ciclo, com atletas a querer apostar forte no nova época.
É o caso da Juvenil Sara Soares que irá dar mais um passo para ficar mais perto das expectativas que estão a ser criadas para a sua carreira. E o esforço e o sacrifício irão ser grandes.
O Júnior José Miguel Novo também está apostado em ser um remador de eleição. Precisa de muito trabalho mas também não lhe falta força de vontade. Estes dois atletas já levam alguns quilómetros nas pernas. E quando assim é, os sacrifícios tem que ser partilhados. O vídeo mostra um dos muitos treinos já realizados.
A Júnior Joana Teixeira também já se apresentou ao serviço mas ainda não deu a continuidade desejada, assim como os iniciados Francisca Rodrigues e o João Novo.
As ultimas novidades para a nova época são na categoria de iniciados com dois "grandes" reforços. A Sofia Gesta, a nova coqueluche, com pormenores dignos de registo, em especial no aspecto técnico e o Luís Vidal com os seus quase 1,70 de vontade e esforço.
As portas já estão abertas para quem quiser dar as primeiras remadas da época e para captação de novos valores, dentro dos horários habituais.
Bem vindos a todos

segunda-feira, agosto 01, 2011

FÉRIAS




Agosto é mês de Férias.
Depois de ter assistido à brilhante transmissão na RTP2 dos Campeonatos Nacionais de Remo Jovem, com declarações dignas de figurar nos manuais da modalidade assim como ao "esquecimento" de apresentação das imagens de todos os vários campeões nacionais, chegou o momento de dar uma pausa e partir para férias.
Desta forma retemperam-se forças e alivia-se o "stress".
Os tempos que se avizinham aguardam grandes mudanças. E mudanças que terão grande impacto no futuro do clube e da secção.
O acordo entre a Reitoria da UP e o CDUP está perto do entendimento final, com o CDUP a passar a ser novamente parte integrante da UP, o Posto Náutico irá ser uma realidade, acreditando nos responsáveis autárquicos e no andamento do processo negocial e a gestão da secção irá ser objecto de um novo rumo.
Tudo assuntos que merecem uma disponibilidade mental esclarecida e disponível.
É igualmente altura de se começar a fazer um balanço da actividade e da orientação estratégica que se deseja para a secção. E nada melhor do que ir de férias para que se amadureçam as ideias e tomadas de posição.
Assim a secção (clube) irá estar encerrada até ao próximo dia 10-08 (a não ser que as saudades sejam mais fortes) recomeçando com os treinos dos novos atletas e das tripulações que eventualmente participem no Nacional de Sprint.
Em actividade continuarão as tripulações (atletas) que irão estar presentes em POZNAN - Polónia - no World Masters Regatta.
A todos os que começam as suas férias desejo um período de paz e descanso.
BOAS FÉRIAS