quinta-feira, abril 19, 2012

FPR remodelada

Ainda bem que o satélite utilizado pelo "Anatomia" está sintonizado para a Capital e assim deixa apreciar algumas pérolas da nossa praça.
Segundo informação fresquinha, afinal a penhora não passou de uma operação de cosmética. Inteligentemente, como é seu apanágio, o NQL deixou cair a penhora para dessa forma se livrar do lixo que estorvava na sede da FPR. Para poupar uns trocos com as transportadoras, os funcionários judiciais recolheram as secretárias, cadeiras e mais material obsoleto que já tinha caruncho nas instalações da FPR. Até aqui já toda a comunidade sabia. Agora o que faltava saber era que logo no dia seguinte a FPR já estava equipada com material "novo" (como novo) gentilmente cedido (oferecido) pelo IDP.
Foram secretárias, mesas, cadeiras e computadores que estavam a estorvar para os lados do Jamor e que o "padrinho" do NQL obsequiou a FPR.
É claro que temos que ficar grato por semelhante "jogada" pois assim a FPR ficou melhor equipada sem qualquer custo adicional.
Chama-se a isto visão estratégica.

quarta-feira, abril 11, 2012

FPR Penhorada

O titulo até poderia ser "Chamem a Policia" mas nem foi preciso pois ela apareceu logo de manhã nas instalações da FPR com um camião para fazer a penhora dos bens da FPR.
Foi um dia em grande para o NQL que achou que ia conseguir enganar tudo e quase todos.
Como referido, a Policia esteve todo o dia na Doca de Santo Amaro a fazer o arresto dos bens lá presentes, desde as secretárias até à ferramenta, dando cumprimento a uma (varias) acções de penhora que pendiam sobre a FPR. E nem o deixaram ficar como fiel depositário (tal a sua credibilidade).
Ainda por confirmar estão os autores da acção assim com a inspecção feita aos livros da contabilidade, mas tal tenha tal noticia, será de imediato divulgada.
Agora que se começa a mostrar um pouco do véu a toda a comunidade, era bonito de ver a cara daqueles 19 delegados que ainda à bem pouco tempo aprovaram as contas. Alguns devem estar com azia e outros a engolir grandes sapos. Afinal o NQL afirmou categoricamente que não tinha processos e que estava tudo bem.
Como se costuma dizer, a verdade é como o azeite. E mais o que está para vir...

O CERCO

Parece que o cerco se aperta em torno do NQL.
Depois da peixeirada criada pelo presidente da FPR na ultima AG, insultando publicamente o Presidente do SCP, a resposta não se fez esperar e aqui está a consequência. O pedido de insolvência da FPR e, finalmente, mais uma voz a levantar-se contra todos os atropelos à Lei e aos actos praticados pela Direcção da FPR.
Esperemos que agora o IDP deixe de proteger o seu "afilhado" e dê resposta a todas as queixas e suspeitas apresentadas. O mesmo se espera do actual Secretário de Estado que, ao contrário do anterior, não veio a terreiro dizer "que era bom ser amigo do Rascão Marques, que sabia bem ser seu amigo" como Laurentino Dias o fez numa cerimónia publica em que tive a oportunidade de estar presente.
Agora vamos a ver quem são os clubes que vão continuar a "pagar" os favores e a dar-lhe cobertura. É que no fim, também vai sobrar para eles.
A noticia da conferência de imprensa aqui.

segunda-feira, abril 02, 2012

CONTAS DESENCONTRADAS

Enquanto em Avis se faziam os preparativos para mais edição da “Head of the Cork 2012”, a FPR apresentava o seu Relatório e Contas referente ao exercício de 2011.
As contas chegaram atrasadas, como já vem sendo habito mas ainda assim deu para concluir que a letra não dizia com a careta. Ou melhor, apesar das várias explicações a plateia não ficou convencida da sua veracidade. Uma coisa todos ficaram conscientes pois foi referido e reforçado pelo próprio ROC – Revisor Oficial de Contas. A FPR ESTÁ INSOLVENTE.
O Passivo ultrapassa o milhão de Euros e os Capitais Próprios não refletem o descalabro financeiro que esta Direcção acumulou. No ultimo exercício acumulou mais 128.000€ de prejuízo, apesar de não pagar a praticamente ninguém. Nem com todos os malabarismos com as contas e com documentos contabilisticamente aceites conseguiu um resultado positivo.
É claro que a desculpa foi o estado do país, a crise, e outros argumentos pouco convincentes, para alem dos gajos dos blog’s que não a deixam dizer tudo pois vem logo para a praça publica manchar e denegrir o “brilhante” desempenho desta Direcção.
No que se referia aos processos judiciais, e são muitos, a Direcção afirmou que não existiam, que era a “fonte” que não os actualizava e que uma parte deles ou estavam resolvidos ou não tinha conhecimento deles.
A parte mais “interessante” foi protagonizada pela troca de acusações entre o presidente do SCP e o Agente Desportivo Rascão Marques com este a afirmar que, no processo de transferência dos atletas olímpicos, aquilo que ele fez foi ajudar os dois atletas, a seu pedido, a ir ao BENFICA para mediar a pretensão deles. Como se sabe, os dois atletas acabaram no SPORTING, já com contratos assinados e inscritos na FPR ainda sem o clube ser sócio da FPR. Segundo o NQL a ratificação não passava de uma “palhaçada” pois a Direcção já tinha decidido.
O plenário teve momentos engraçados, com alguns dos delegados a “mostrar” que tem o “rabo trilhado” e que aprovavam as contas por pagamento de “favores”.
O que fica para a história é que as contas foram aprovadas com 19 votos a favor, 4 abstenções e 10 votos contra. Alem de alguns clubes “vendidos” a grande maioria dos votos favoráveis provieram de clubes sem Remo e sem atletas e de assalariados da FPR. Fica também o registo da ausência dos delegados de uma boa parte dos clubes com actividade.

HEAD OF THE CORK 2012




Num fim de semana prodigo em noticias, decorreu em Avis a 2ª Edição da Regata “Head of the Cork 2012” com a presença de dezenas de atletas nacionais e estrangeiros.
Foi uma edição que bateu o numero de participantes, num total de 68 inscrições entre masculinos e femininos.
Uma prova de características únicas em Portugal, feita em 1X na distancia aproximada de 6Km e que tem trazido até nós alguns dos maiores nomes do Remo mundial.
A vitória em Masculinos foi portuguesa, com o Pedro Fraga a bater o dinamarquês Henrik Stephansen enquanto na 3ª posição ficou o internacional belga Tim Mayens. Fora do pódio ficou Nuno Mendes, na 4ª posição enquanto a promessa (certeza) Diogo Pinheiro (Naval 1º Maio) se quedou pela 5ª posição.
Em femininos a vitória foi para a dinamarquesa Fie Erichen (13º da geral) seguida das norueguesas Tale Gjortz (18º) e Tine Hiort Schoyen (28º). Na 4ª posição ficou a nossa Carla Mendes(32º) seguidas da finlandesa Eva Karppinen (37º) e da Inês Pocinho no 6º posto em femininos e 45º da geral.
O CDUP também marcou presença nesta regata com os “veteranos” Nuno Zeferino a obter a 34º posição enquanto João Menezes ficou pelo 42º posto da geral.
Uma regata “pirata” já que não teve o consentimento do NQL mas que juntou os maiores nomes do remo nacional e internacional e que foi realizada no mesmo dia em que a FPR decidiu apresentar o seu Relatório e Contas.
Parece que os “mercenários” do Remo sabem fazer coisas boas.
Os resultados aqui.