segunda-feira, maio 14, 2012

JOVENS PORTUGUESES TERMINAM EM GRANDE

O 2º e ultimo dia de provas em Bordeus saldou-se pela presença de todas as tripulações nas finais A, coroadas com duas excelentes vitórias nas provas mais carismáticas.
A representação portuguesa alcançou duas brilhantes vitórias em 8+M e no 1XF, com a Viviana Tavares (CNIDH) a mostrar toda a sua força e vontade numa luta a dois pela conquista da 1ª posição.
Numa manhã de vento, que acabou por prejudicar os remadores mais leves a Sara Soares do CDUP não foi alem da 5ª posição mas sempre na luta pelo 3º posto numa excelente ponta final.
Ambas as remadores conseguiram o apuramento para a final com a 2ª posição nas respectivas eliminatórias mas o desgaste e o vento acabou por ser prejudicial para a Sara na final A, depois de no dia anterior ambas terem brilhado no 4XF.
O 8+M apurou-se para a final A com a 2ª posição na respectiva manga de apuramento mas na final obteve uma excelente vitória numa regata bastante disputada.
O 2XF obteve o apuramento com a 4ª posição na manga mas o 5º melhor tempo, tendo na final mantido a 5ª posição entre 18 concorrentes.
Em 4XM, a tripulação portuguesa venceu a respectiva manga mas com o 3º tempo da geral tendo na final A ficado no 5º lugar.
Uma jornada muito positiva para o Remo Jovem, o que demonstra que temos valores. Resta dar-lhes continuidade.
Os resultados das provas em ambos os dias foram os seguintes:

SABADO

4XF
1º SOUSTONS AC – 5:23,11
2º PORTUGAL – 5:27,40
3º MARMANDE AV – 5:29,20

2XM
1º TOULOUSE ASL – 5:14,53
2º PORTUGAL A – 5:20,32
3º BORDEAUX ENB – 5:24,97
5º PORTUGAL B – 5:32,61

4-M
1º PORTUGAL – 5 :03,48
2º VILLENEUVE AV – 5 :04,98
3º BERGERAC SN – 5 :07,77

4XM
1º SOUSTONS AC – 4 :57,98
2º GRISOLLES AV – 5 :07,02
3º PORTUGAL – 5 :08,31

DOMINGO

1XF
1º PORTUGAL A – Viviana Tavares – 6:31,81
2º LA REOLE AC – 6:32,89
3º BERGERAC SN – 6:50,89
5º PORTUGAL B – Sara Soares – 6 :53,81

2XF
1º SANTIAGO TARRAK – 6:02.64
2º VILLEMUR AS – 6:03.84
3º MARMANDE AV – 6:09.34
5º PORTUGAL – 6:12.77

4XM
1º SOUSTONS AC – 4:56.23
2º GRISOLLES AV – 5:02.05
3º MARMANDE AV – 5 :21.30
5º PORTUGAL – 5 :23.09

8+M
1º PORTUGAL – 4:44.12
2º VILLENEUVE AV – 4:45.51
3º BRIVE CSN – 4:46.26

PARABÉNS A TODA A COMITIVA

sábado, maio 12, 2012

TALENTOS PORTUGUESES BRILHAM EM FRANÇA


O primeiro dia de participação dos jovens Lusos na Regata Internacional de Bordéus que se realiza este fim de semana e que conta com presença de equipas de França, Espanha e Portugal foi favorável às cores nacionais com lugares no pódio em todas as categorias, apesar do grande numero de tripulações inscritas.
A primeira tripulação a entrar em acção foi o 4XF que arrecadou a medalha de Prata entre 10 equipas presentes, com Sara Soares do CDUP a marcar o ritmo desta equipa que deixou escapar a vitória por escassos 4 segundos. Além da Sara Soares (CDUP), compunham a tripulação a Mariana Rodrigues (Ginásio), Viviana Tavares e a Lúcia Costa, ambas do CNIDH.
Logo de seguida, 18 tripulações disputavam os lugares do topo da classificação na prova de 2XM onde a representação portuguesa apresentava duas equipas, com os nossos compatriotas a conseguir o 2º lugar através de Pedro Pereira (CFV) e do Ivo Carvalho (ADCJC) e o 5º posto com o Francisco Oliveira (Naval) e o Guilherme Aguiar (SCP).
A alegria foi sendo crescente com a tripulação de 4-M a conseguir o lugar mais alto do pódio. Uma excelente participação atendendo que tinha “apenas” mais 11 adversários. Uma brilhante vitória alcançada pelo Diogo Almeida (CNIDH), João Oliveira (Cacia), José Rodrigues (Ginásio) e Afonso Costa (CNS).
O 4XM foi o ultimo barco a entrar em acção e não quis ficar sem medalhas, lutando pelos lugares do topo tendo obtido a 3ª posição e correspondente medalha de Bronze. A tripulação composta pelo Diogo Alves (RCFP), Diogo Coelho (SCP), Rogério Moreira (SCP) e pelo Sérgio Leite (SCP) juntou-se à restante comitiva na alegria pelos resultados alcançados, perspectivando um novo dia com mais sucessos.
Amanhã se verá se a expectativa se confirma.

Os resultados obtidos pelos jovens lusos foram os seguintes:

4-M – 1ºLugar
4XF – 2º Lugar
2XM – 2º Lugar
4XM – 3º Lugar
2XM – 5º Lugar

Parabéns para todos e boa sorte para o 2º dia.

quarta-feira, maio 09, 2012

REGATA INTERNACIONAL DE BORDEUS


Com a participação Portuguesa e a presença da atleta do CDUP Sara Soares na representação Lusa por terras de Napoleão, a Regata Internacional de Bordéus, que terá lugar nos próximos dias 12e 13 do corrente mês, será mais um teste para o valor dos nossos jovensnacionais.
Os trabalhos de preparação decorrem na pista de Montemor e a partida está prevista para hoje pelas 22:00h, com uma comitiva composta por 16 atletas (4 femininos e 12 masculinos) comandados pelo Tecnico Albino Silva.
O bom ambiente impera entre a comitiva e a esperança de bons resultados está patente no espirito do grupo.
Do lote inicial de convocados lamenta-se a ausência da Ana Silva devido a um acidente, que felizmente não foi tão grave quanto se pensava, depois de ter sido atropelada na passadeira por um autocarro da empresa “Espirito Santo”, de má sorte para o RCFP já que tem antecedentes de sinistros com esta empresa.
As provas decorrerão no Sábado e Domingo, com os atletas a fazerem duas provas cada na distância de 1500m nas seguintes tripulações:

FEMININOS:
1XF – Sara Soares (CDUP)
1XF – Viviana Tavares (CNIDH)
2XF – Mariana Rodrigues (Ginásio) / Lúcia Costa (CNIDH)
4XF – Sara Soares / Mariana Rodrigues / Viviana Tavares / Lúcia Costa
No primeiro dia estas 4 atletas farão a primeira prova em 4XF enquanto no Domingo correrão no barcos acima indicados.

MASCULINOS
2XM – Francisco Oliveira (Naval) / Guilherme Aguiar (SCP)
2XM – Ivo Carvalho (ADCJC) / Pedro Pereira (CFV)
4XM – Francisco Oliveira / Guilherme Aguiar / Ivo Carvalho / Pedro Pereira
4XM – Diogo Alves (RCFP) / Diogo Coelho (SCP) / Rogério Moreira (SCP) / Sérgio Leite (SCP)
4-M – Diogo Almeida (CNIDH) / João Oliveira (Cacia) / José Rodrigues (Ginásio) / Afonso Costa (CNS)
8+M – Diogo Alves / Diogo Coelho / Rogério Moreira / Sérgio Leite / Diogo Almeida / João Oliveira / José Rodrigues / Afonso Costa

Vamos ficar a torcer por eles e por aquilo que os clubes fazem em prol do Remo Jovem.

BOA SORTE PARA TODA A COMITIVA.

AFINAL LÁ FORA BRILHA-SE…



Foi com agrado que recebi a noticia da classificação do atleta do SCC – Roberto Rodrigues numa prova de elevado nível competitivo como foi a 34ª Regata Internacional de Ghent, - Campeonato Internacional da Bélgica.
O Roberto Rodrigues classificou-se na 2ª posição e obteve a medalha de prata na final A depois de ter sido apurado entre 33 concorrentes que representavam clubes de Inglaterra, Bélgica, Holanda, Irlanda, Alemanha, França e as seleções de Israel e de Argélia.
O Roberto competiu na 5ª eliminatória e classificou-se em 1º lugar à frente de dois remadores holandeses, um irlandês, e um francês. A obtenção do quarto melhor tempo da geral permitiu o apuramento, deixando toda a equipa de Caminha orgulhosa do seu feito.
Na final, o remador do Caminhense foi herói ao competir com uma embarcação de menor valia relativamente aos adversários, conseguindo na ponta final conquistar a medalha de prata, ultrapassando nos metros finais o alemão Druque Dominik do clube de Essen e o holandês Langen Harold do clube Triton Utrech, deixando ainda para trás o remador da selecção israelita, Gonorovsky Oleg, sendo superado apenas pelo belga Jean-Benoit do clube de Bruxelas, que conquistou o ouro.
É claro que estas boas noticias não são dignas de figurar no sitio da FPR.
Na próxima semana serão os mais novos a mostrar o seu valor na Regata Internacional de Bordéus, que conta com a presença da atleta do CDUP, Sara Soares

domingo, maio 06, 2012

COIMBRA TEM MAIS ENCANTO

O Remo continua muito activo. Dentro e fora de agua.
Mas como o mais importante é o que se faz dentro de agua, são vários os eventos que tem dado animação a toda a juventude e não só.
É pena o tempo e os afazeres profissionais não me terem permitido dar o devido destaque. Ficam por noticiar as provas de CERVEIRA e da Regata 25 de Abril que, apesar das excelentes prestações dos atletas do CDUP, com vitórias e pódios em ambas e onde a organização de ambas também merece uma referência já pertencem ao passado.
Este fim de semana, também rico em Remo nacional e internacional, merece particular destaque.
A nível internacional o destaque é pela negativa (como vem sendo habitual) com Portugal a ocupar as ultimas posições em todas as provas da Taça do Mundo que se realizou em Belgrado onde inclusive, o “nosso” 2XLM ficou bem abaixo das expectativas com o ultimo lugar na final B, entre 22 tripulações.
A nível nacional, no Sábado foi dia de Coimbra se encher de remadores, com centenas de atletas de todas as idades oriundos da maioria dos clubes portugueses e a presença de 13 clubes espanhóis que discutiram a primazia nas regatas com os valentes atletas lusos que mostraram que, afinal, há bom remo e de qualidade neste rectangulo à beira mar. É pena não ter a devida continuidade, pois massa não falta.
O dia de hoje, Domingo, foi dia da I Regata da Cruz Vermelha / Crescente Vermelho que se realizou nas aguas do Douro, na Ribeira de Gaia, entre a Ponte D. Luiz e o Posto Náutico do Fluvial, com organização a cargo do RCFP. Em ambos os dias foram festas de Remo, com muita assistência e excelente jornadas de promoção da modalidade.
O CDUP brilhou em ambas, com vitórias expressivas e subida ao pódio de praticamente todas as suas tripulações.
Começando pela prova de Coimbra, a selecionada e coqueluche do CDUP Sara Soares mostrou às suas congéneres espanholas porque razão é uma das melhores atletas do escalão em Portugal. Venceu a sua prova de 1XF Juvenil deixando as “grandalhonas” do Vigo e do Castropol nas 2ªs e 3ªs posições respectivamente, numa prova que contou com 28 atletas inscritas. Refira-se que a vitória foi conseguido no confronto directo entre a 1ª e 2ª classificada.
Em 1XM Infantil, o estreante Baltazar Almeida com menos de um mês de Remo e dois treinos em 1X encheu-nos de orgulho com uma prestação brilhante. Não foi alem da 21ª posição entre 32 concorrentes mas foi largado “às feras” para sentir a adrenalina e medir o seu nível de competitividade. Numa frase curta, temos atleta.
Em 1XF Iniciado o CDUP apresentou-se com duas tripulações. A Francisca Rodrigues ficou na 3ª posição enquanto a Patrícia Conceição não foi alem da 14ª posição entre 21 inscritas. Ambas concluíram que treinando, podem chegar ao topo. Valor não lhes falta.
Já em 2XM Iniciado, a dupla Rodrigo Silva / João Novo venceu folgadamente a sua série mas o tempo final não lhes permitiu ir alem da 3ª posição. É uma das condicionantes destas forma de classificação. Uma série mais lenta ou condições climatéricas desiguais podem condicionar o resultado. Mesmo assim, estão de parabéns pelo brilhante desempenho.
Da parte da tarde, destinada aos Absolutos, o CDUP também mostrou que está para as curvas.
Sendo o objectivo a passagem às finais, o clube conseguiu-o nas regatas de 2-M e 4-M e ficou muito perto de o conseguir em 1XM com a 2ª posição onde o apuramento era só para o 1º classificado e os restantes lugares por sorteio.
Começando pelos Masculinos, em 1XM, o CDUP alinhou com duas tripulações com diferentes sortes. Como referido, o Junior José Novo ficou na 2ª posição da sua manga enquanto o Senior Emidio, sem treino esta época, ficou na 6ª posição numa manga de 7.
Em 2XM as duas tripulações não conseguiram passar à final nas respectivas series onde apuravam apenas os dois primeiros de cada. Os “experientes” Paulo Cunha / João Menezes ficaram no 4º lugar enquanto os “novatos” José Novo / Bernardo Patrão ficaram pela 6ª posição em mangas de 8 concorrentes.
No 2-M os André Pereira e Ivo André fizeram uma prova em esforço e conseguiram o apuramento para a final onde não foram alem da 7ª posição. Uma prova renhida debaixo de condições de agua difíceis e onde a falta de treinos se fez notar.
No 4-M foi a vez dos “veteranos” Faria, Filipe, Sérgio e Zeferino fazerem uma eliminatória controlada para na final conseguirem a 6ª posição entre 8 concorrentes.
Em 8+M a concorrência era forte com 17 tripulações à partida, apurando os 2 primeiros de cada e 2 “lucky loosers. Os “veteranos” do CDUP não foram alem da 5ª posição na eliminatória numa prova cuja final foi extremamente renhida e a vitória foi para a equipa da casa, a AAC mas com decisão incerta até ao fim.
Nos femininos, o CDUP fez-se representar pela Juniores Joana Teixeira em 1XF e com a Mariana Silva e Inês Sequeira em 2XF. Apesar do bom desempenho da Joana, o 5º lugar numa manga de 7 não foi suficiente para passar à esperada final. No 2XF, a saúde atraiçoou a Inês, fazendo a prova em esforço mas sem folego suficiente para deixar uma adversária para traz e assim passar à final. No entanto, ambas as tripulações deram boa conta de si e mostraram que, com trabalho, vão dar muita luta.
Foi um excelente dia e um bom espectáculo.

Os resultados do pódio forma os seguintes:

REMO JOVEM
1XF Juvenil
1º CDUP – Sara Soares – 2:14,01
2º VIGO a – Paula Piñero – 2:15,78
3º CASTROPOL – Maria Fernandez Lopez – 2:17,22
2XF Juvenil
1º CNIDH a - 2:04,43
2º GINÁSIO - 2:09,55
3º VIGO b - 2:11,50
1XM Juvenil
1º VIGO - 1:53,98
2º MIÑO a - 1:59,01
3º CNS a - 1:59,25
2XM Juvenil
1º AAC – 1:50,64
2º CNIDH – 1:53,09
3º CFV – 1:53,51
4XM Juvenil
1º GINÁSIO a – 1:39,01
2º CASTROPOL – 1:39,35
3º SCC – 1:40,99
1XF Infantil
1º CACIA – 2:45,23
2º CASTROPOL – 2:45,83
3º AAC – 2:48,59
2XF Infantil
1º CORVERA – 2:36,70
2º TUY b – 2:45,24
3º GINÁSIO – 2:48,96
1XM Infantil
1º VIGO a – 2:21,93
2º VEGADEO – 2:23,30
3º SCP – 2:25,89
2XM Infantil
1º CORVERA – 2:22,05
2º SCC – 2:33,83
3º AAC b – 2:34,04
1XF Iniciado
1º CNIDH – 2:17,05
2º GCNFaro – 2:25,49
3º CDUP – 2:26,97
2XF Iniciado
1º VEGADEO – 2:09,92
2º SCC – 2:12,03
3º CERVEIRA a – 2:13,76
4XM Iniciado
1º CASTROPOL – 1:52,51
2º CERVEIRA – 1:54,51
3º NAVAL – 2:00,53
1XM Iniciado
1º VIGO – 2:02,65
2º CERVEIRA a – 2:03,85
3º CNS a – 2:11,57
2XM Iniciado
1º SCC a – 1:57,28
2º VEGADEO – 2:01,24
3º CDUP – 2:04,35
4XF Juvenil
1º CNIDH – 2:01,09
2º VIGO a – 2:02,88
3º CASTROPOL – 2:05,53
8+M Juvenil
1º VRL Viana – 1:36,00
2º SCP – 1:38,92
3º TUY – 1:41,81

ABSOLUTOS
2-M – 1º PORTUSCALE; 2º VEGADEO; 3º CGALITOS
2XM – 1º SAN FELIPE; 2º VEGADEO; 3º AAC
1XM – 1º AAC b; 2º VEGADEO; 3º GINÁSIO
4XM – 1º SCP; 2º TUY; 3º CACIA
4-M – 1º RCFP a; 2º AAC a; 3º VRL-Viana
4+M – 1º MIÑO; 2º CFP; 3º VRL-Viana
1XF – 1º SCP b; 2º TUY; 3º SAN FELIPE a
2XF – 1º RCFP; 2º ESTEIRANA; 3º SCP
4XF – 1º AAC; 2º TUY; 3º SAN FELIPE
8+M – 1º AAC a; 2º MIÑO; 3º SCP