sexta-feira, junho 29, 2012

CAÇA ÀS BRUXAS


O aspirante a Cardeal decidiu mostrar serviço e iniciou uma caça às bruxas no seio dos clubes de Remo nacionais.
A Inquisição, que se julgava extinta nos finais do sec.XIX e tendo dando lugar à “Congregação para a Doutrina da Fé” por ocasião do Concilio Vaticano II, regressa assim às suas origens e continua a sua perseguição àqueles que se opõe à sua doutrina.
A formula agora usada é através dos treinadores dos clubes, que sentem a opressão dos responsáveis federativos, sendo perseguidos dentro e fora dos seus palcos de actuação, com ameaças de vários tipos, negando as licenças a treinadores com anos de prática e frequência nos cursos da FPR, acusando os clubes e os treinadores de práticas ilícitas e, pior ainda utilizando o perjúrio como meio de persuasão.
Ontem fui “bombardeado” com mails do acolito Nunes acusando o CDUP de não ter treinadores com CTD e de não terem estado presente nas provas de Remo Jovem e que essa falha ficou registada, com eventuais sanções para o clube e treinadores.
Como toda a comunidade presente teve a oportunidade de me ver na pista, parece que só o aspirante e o seu acolito (que, por acaso, não os vislumbrei no seio daquela multidão) não viram o treinador indicado, mas sim outro(s) a dar instruções aos atletas.
Como pratica utilizada pelos SS da FPR é utilizado um sistema que “obriga” os delegados e treinadores a assinarem as folhas de presença.
Depois de ter lido e relido a toda a legislação sobre o assunto assim como consultado todos os regulamentos da FPR, não vi em lado algum a obrigatoriedade de tal “obrigação”, mas parece que esta Direcção é mais papista que o Papa e impõe uma regra, que por acaso tem sido “aceite” pelos presentes.
É o que temos. Esperemos por melhores dias, agora que as nuvens estão cada vez mais carregadas para os lados da Doca de Sto Amaro.

PS: Por dificuldades de tempo devido a afazeres profissionais não tenho tido a oportunidade de, regularmente, ir colocando as minhas impressões sobre os vários temas que giram à volta do clube, dos atletas e da FPR.

No entanto, não faltam assuntos. Desde os resultados obtidos pelos jovens do CDUP, às participações nas próximas regatas ou até ao “movimento” que está em curso entre os amantes da modalidade. O mais premente é a acção judicial contra a FPR de um só credor no valor de 650.000€ que decorre os trâmites legais. Esperemos para ver e fica a promessa de tentar ir tentando “postar” assuntos de interesse geral.

sexta-feira, junho 15, 2012

CNV começa com polémica

Ainda as equipas não chegaram à Pista de Montemor para a realização do C.N. Velocidade para Juniores e Séniores que se realiza este próximo fim de semana e a polémica já está lançada.
Isto porque o NQL decidiu (e ele é que manda) alterar os Regulamentos que ele fez e o ante-programa.
Sintetizando, a ordem das provas foi objecto de um Regulamento que obrigou os clubes a adaptarem-se e a propor a sua participação de acordo com essa ordem, ficando inibidos de competir em alguns barcos porque essa ordem não permitia desdobramentos. Foi igualmente regulamentado que só haveria provas do CNV com mais de 3 tripulações.
Ora acontece que algumas equipas treinaram arduamente para participar e, por falta de adversários, ficaram impedidas de competir.
Num “arranjinho” de ultima hora, a ultima prova do programa, o 8+M sénior, passou a ser a 1ª nas eliminatórias permitindo a algumas equipas desdobrar para outros barcos que iniciariam as finais 10 minutos depois. O que se coloca em questão é o horário estipulado pela organização, que deveria prever este tipo de situações, assim como a forma como foi gerido o processo.
Um clube ao inscrever-se teve que considerar estas condicionantes, deixando de o fazer em alguns tipos de barcos porque o Regulamento não o permitia (o tempo entre as eliminatórias e as finais era exíguo) ou porque a sua logística não era ajustada. Agora porque o programa foi reduzido por falta de competidores é para motivo de se alterar o Regulamento? O NQL diz que sim (afinal o problema é dos clubes, segundo ele).
Esta “brilhante” decisão vai obrigar a madrugar os participantes já que todas as restantes decisões de mantem, incluindo a hora das pesagens. E já houve casos em que equipas ficaram sem competir porque se foram pesar pouco tempo depois da hora. E de quem vai ser a responsabilidade se esta situação se repetir?
O CDUP vai estar presente nestes campeonatos com legitimas aspirações de bons resultados. Não concordando com esta medida, irá fazer para que o Regulamento se mantenha (afinal foi o NQL que o fez) e a prova de 8+M seja a ultima do programa, independentemente da hora a que se realiza ou do intervalo entre as eliminatórias e as finais. É uma questão de coerência.

Quanto às suas participações, no Sábado o CDUP irá competir nos seguintes barcos com os seguintes atletas:
 4-F – Joana Teixeira; Mariana Silva; Cristiana Sousa; Inês Sequeira
1XPLM – Bernardo Patrão

No Domingo, entrarão em acção os seguintes atletas:
2-JF – Mariana Silva; Cristiana Sousa
2XJF – Inês Sequeira; Joana Teixeira
4-M – António Lopes; Ivo Coutinho; Emídio Ramos; Hugo Dionísio
4XM – André Pereira; Cláudio Silva; Bernardo Silva; Luis Sá
1XJM – José Novo
8+M – André Pereira; Cláudio Silva; Bernardo Silva; Luis Sá; António Lopes; Ivo Coutinho; Emídio Ramos; Hugo Dionísio – Tim: Marco Santos

Os objectivos estão definidos para toda a equipa. Vamos ver se terei que parar na Mealhada para a Feijoada de Leitão.

Boa sorte para todos.

quarta-feira, junho 06, 2012

Regatas e Castigos

Enquanto algumas almas se perdem com futilidades do tipo "Quem organiza as melhores regatas", aqueles que as organizam são alvo de processos disciplinares.
Depois da ARBL ter sido vitima da "mão de ferro" da FPR ao ficar um mês de castigo por ter organizado regatas do "Torneio Escolas" agora foi a vez da ARDP ser alvo da mesma sorte porque os "piratas" supostamente organizaram regatas sem a autorização do "grande líder".
O mais caricato destas punições é que, ainda dentro do período do castigo aplicado à ARBL, esta pediu autorização para organizar um evento relacionado com o "Dia da Marinha" que foi prontamente autorizado pela entidade máxima federativa.
Ora, eu castigo mas só se eu não ficar na fotografia.
Como diria o saudoso Peça: "E esta, eh"?

domingo, junho 03, 2012

LITOCAR entre as Melhores


Mais uma edição, mais um sucesso. Desportivo e Organizativo.
O Ginásio organizou a sua 7ª Edição da Regata Internacional LITOCAR com uma organização de meter inveja a muitas outras que se organizam na Pista de Montemor. Nem a ameaça de mau tempo com que fomos brindados no final da tarde de sábado tirou o brilho deste fim de semana de Remo e com muitos atletas a apresentarem elevado nível competitivo. Nem a forte armada espanhola se superiorizou aos bravos jovens portugueses.
A LITOCAR entra assim, juntamente com a RIQF, a Internacional de Cerveira e a Mestre de Aviz no rol das melhores regatas de Remo jovem portuguesas e das melhores da Peninsula Ibérica.
O CNIDH dominou completamente esta dupla jornada de Remo ao vencer 11 das 26 provas que compunham o programa das provas
No pódio das vitórias esteve igualmente o SCP, e o CNVigo, ambas com 3 cada. Seguiram-se  a AAC, o Cerveira  e o Ginásio com duas enquanto com uma vitória ficaram o CNS, o GCNFaro e o Sevilha.
O CDUP esteve em excelente plano mas não conseguiu o lugar do topo apesar de se ter batido por isso. Foi, juntamente com o Ginásio, a equipa que mais vezes subiu ao Podio. Obteve cinco 2ªs posições, tantas como o Ginásio, sendo batido no ultimo lugar do pódio com apenas um 3º lugar enquanto a equipa da casa obteve sete 3ºs lugares.
Se levarmos em conta que o CDUP levou 12 atletas enquanto o Ginásio apresentou 71, o CNIDH 56, a AAC 54, o CG 43, o SCP 40 e o RCFP 32, o 9º lugar alcançado na classificação Geral entre 18 clubes inscritos é sinal do brio dos nossos atletas. Aliás, nas cinco 2ªs posições só o CNIDH e o Cerveira foram superiores, mas sem confronto directo, já que todos venceram as respectivas mangas e o resultado final era obtido por tempos.
Começando pelo dia de Sabado, o CDUP iniciou a sua presença com um misto com o Portuscale em 4XM Juv. Foi o aquecimento para o João Novo e o Rodrigo Silva, ambos iniciados que fizeram uma boa prova, sem qualquer treino de conjunto tendo lutado pela frente da corrida até ao fim. Não foram alem da 6ª posição entre 15 tripulações inscritas mas deixaram boas indicações para o futuro.
Em 1XM Jun. o José Novo calhou na manga mais forte e bateu-se contra os principais candidatos ao titulo. Levando um barco claramente inferior mostrou que está igualmente no bom caminho. Ficou com a 10ª posição entre 18 inscritos, sendo 4 deles espanhóis.
Já no seu escalão, 2XM Inic. perdeu para o Cerveira por menos de 5’’, apesar de terem ganho a sua manga numa forte luta com a AAC, 3ª classificada da geral.
No 1XF Jun., o CDUP apresentou duas tripulações. A Joana Teixeira e a Juvenil Sara Soares.
A Joana teve a ingrata tarefa de correr contra na manga das vencedoras da geral ficando com o 6º lugar da geral enquanto a Sara venceu a sua manga e obteve o 3º posto final a 3’’ da Inês Durães (CNIDH) e da espanhola do Vigo que terminaram no mesmo segundo.
De seguida foi a vez do 2XF Jun. entrar em acção e bater-se com a forte equipa do CNIDH pela vitória. Ainda deram luta na primeira metade da prova mas o poderio e a experiência das adversárias não deram qualquer hipótese. Ficaram com a 2ª posição à frente das atletas do Vigo.
O dia estava a terminar para o CDUP mas ainda serviu para uma lição às atletas do 2XF Inic. Como não dava tempo para trocar de barco, foi pedido um emprestado ao RCFP e foi-lhes dito que devia estar atempadamente para a largada para conferirem tudo. Para não variar, a Patricia Conceição e a Francisca Rodrigues andaram no social até às ultimas e foram no barco emprestado mas com remos que não tinham nada a ver. É claro que mal foi dada a voz de largada, os remos entravam pela agua dentro não as deixando remar, acabando praticamente na ultima posição. De potenciais candidatas a penúltimas por estupidez delas. Pode ser que desta, aprendam. Ficaram em 9º entre 10 tripulações.
Na ultima participação do dia, já com chuva e rajadas de vento que acabaram por ter influencia no resultado final, a nova coqueluche do CDUP, o infantil Baltazar Almeida brilhou ao ficar em 2º na sua manga atras do espanhol do Vigo. Acabou por ficar no 15º posto entre 31 inscritos mas a dar muito boa conta de si. Temos atleta.
No Domingo foi a vez do David Almeida abrir as hostes. Não foi alem do 28º lugar entre 33 inscritos, reflexo de só agora ter “acordado” para o Remo. E não é em 15 dias que se faz um atleta. É preciso treinar e a época toda. Esperemos que seja desta.
A seguir e em 1XM iniciado o CDUP apresentou-se com o Rodrigo Silva e o João Novo. Comportamentos distintos deram resultados de acordo com o o empenho apresentado. Enquanto o Rodrigo venceu a sua manga, o João ia mais preocupado com a margem e com a assistência não foi alem da 4ª posição na manga. Na geral o Rodrigo ficou em 4ª a 4 decimas do 3º e a 2’’ do vencedor enquanto o João acabou no 20º posto.
Um novo misto CDUP/PCale apresentou-se em 4XM Junior desta vez com o David e o José Novo a parelhar com o João Seabra e o Evander. Apenas o José pertencia ao escalão, sendo os outros três ainda juvenis. Um excelente inicio de regata a que não foi dada continuidade. Tendo largado na frente, ainda foram lutando pela melhor posição mas o poderio dos adversários não deu veleidades. Ficaram pela 7ª posição da geral entre 9 concorrentes.
No 4XF Junior a Inês Sequeira, Cristiana Sousa, Mariana Silva e Joana Teixeira deram um ar de graça e a meio do percurso lideravam a prova. A forte equipa do CNIDH mostrou os galões e numa ponta final de garra levou a melhor sobre o CDUP que terminou na 2ª posição à frente do Vigo.
Na prova com maior expectativa face ao resultado de sábado, em 1XF Juv. a Sara deixou bem para traz a espanhola do Vigo na sua manga e ficou a aguardar o resultado da sua principal adversária, a Viviana Tavares do CNIDH que corria noutra manga. Na classificação geral a Viviana surge como a vencedora com o tempo de 1:59,00 enquanto a Sara tem 2:00,1 aparecendo a espanhola no 3º posto.
Ainda em 1XF mas Iniciado, as duas atletas que no dia anterior tinham feito triste figura redimiram-se e brilharam. A Francisca venceu com categoria a sua manga enquanto a Patricia correu na mesma manga e ficou com o 5º posto. Por curiosidade, nesta prova com 21 tripulações inscritas, das 5 primeiras, 4 correram nesta manga. Na geral a Francisca ficou no 2º lugar enquanto a Patricia acabou no 8º posto.
O dia terminou com o José Novo a integrar um 8+M Jun que participou com brio e muito esforço na única prova de 2000m do programa.

Os resultados podem ser consultados aqui: