domingo, abril 14, 2013

Testes Nacionais

É já na próxima 3ª feira, 16-4-2013 que terá lugar a primeira etapa da fase de apuramento para os atletas candidatos à Equipa Nacional.
O CDUP estará presente com duas atletas, a Sara Soares e Mariana Silva, ambas concorrentes nos escalão Junior, tentando os mínimos nos 5 Km de ergometro para, no dia 20-03, fazerem os testes de água.
Depois dos facilitismos do passado recente, em que bastava ser grande (altura) para ter acesso directo à Equipa nacional, agora passou-se do 80 para o 8, com testes exigentes e que irá fazer com que só mesmo os melhores tenham lá lugar. Agora não se abrem vagas na expectativa de ter atletas para preencher o lugar e justificar umas voltinhas por esse mundo fora. Porque o dinheiro é caro e é de todos nós.
Foi uma das primeiras medidas da nova Direcção da FPR liderada pelo Luis Teixeira e que merece o reconhecimento daqueles que consideram que a Selecção tem que ser para os melhores. E eu sou um deles.
Apenas considero que deverá ser tida em consideração a nossa realidade e devem ser feitos os respectivos ajustamentos estruturais para não se criar um vazio. O crivo deve ser cada vez mais apertado mas realista. E a transição passa por aproveitar os valores que a médio/longo prazo podem estar presentes entre os melhores. Começar a estudar os atletas que podem constituir tripulações para o futuro e não fazer apenas estágios em vésperas das grandes competições.
Porque demora anos a fazer uma Equipa. E temos muitos valores que pretendem trilhar esse caminho.
Desejo a melhor das sortes (como se o Remo dependesse da sorte) às duas candidatas do CDUP assim como a TODO(A)S os putativos representantes nacionais.
Façam a vida dificil ao Selecionador Nacional. Ponham-no a trabalhar com muitas tripulações.
Afinal Sevilha é aqui ao lado e será lá, entre os dias 29-05 e 02-06 que os Seniores poderão mostrar o que valem.
Já para os Juniores terão que fazer mais uns milhares de Km até Minsk, na Bielorrusia, entre os dias 23 e 26 de Maio próximo.
O tempo corre e todos gostariamos de ver Portugal com uma boa prestação.
BOA SORTE para todos.

Sem comentários: