sexta-feira, julho 04, 2008

Assembleia de Clubes

Se durante a manhã estaremos em competição no encontro de velhas e novas guardas para se saber na água quem são os melhores na categoria de Veteranos, á tarde teremos um encontro de dirigentes dos clubes para se saber quem será o melhor para comandar esta grande frota. Foram convidados TODOS os clubes, até os clubes-fantasma para, numa acção de sensibilização, dar continuidade ao processo de mudança dos destinos do Remo nacional. Não se quer uma reunião competitiva mas participativa onde todos expressem livremente as suas opiniões, apresentem propostas e sugestões e tenham um discurso virado para o futuro. Espera-se um encontro de verdadeiros "VETERANOS".
A reunião terá lugar em Coimbra com início pelas 16:30.

5 comentários:

Anónimo disse...

http://www.worldrowing.com/display/modules/news/dspNews.php?newid=324398&pageid=30

The FISA Council reviewed two well-prepared bids for the 2011 World Rowing Under 23 Championships: Amsterdam, the Netherlands, and Montemar-o-Velho, Portugal. Amsterdam has been recommended.

The Portuguese bid presented the plans for the development of a new venue. Amsterdam’s Bosbaan regatta course has recently been upgraded and since then has successfully hosted the 2005 World Rowing Under 23 Championships, the 2006 World Rowing Junior Championships and one leg of the 2007 Rowing World Cup.
The Bosbaan course is close to the centre of Amsterdam and also close to reasonably priced accommodation. The organising committee are very experienced and take pride in creating a quality regatta and positive atmosphere for all of those involved.

???!!!TEREMOS ALGUMA HIPOTESE!!!???

Veterano

Anónimo disse...

Acho que não. Montemor não tem condições físicas para albergar uma logística dessa envergadura. Além de que fica longe dos aeroportos, enquanto o percurso de Bosbaan fica perto de Amesterdão, que tem aeroporto. O ministro quando falou em deserto, não conhecia a pista de Montemor.
Nem casas de banho em condições, nem um chuveiro para amostra, nem sombra, nem uma barraca a vender fruta ou água, nem nada! Uma seca! Literalmente. Regressei ao remo há pouco tempo e fiquei zonza com o que se passa. Parece que os remadores falam uns para os outros e não passam a mensagem para fora. Exceptuando o blogue Notícias do Rio e o seu jornalista, que escreve no Norte Desportivo, jornal que infelizmente tem pouca expressão no mercado, não se vêem notícias de remo. De longe a longe, lá aparece uma notícia, tímida, sobre remo, como aconteceu recentemente com a dupla Mendes /Fraga.
E a escolha de Montemor para campeonatos.... Só lá vai quem goste de remo: que é como quem diz: os remadores e respectivos familiares e amigos. Se a modalidade não é vista, logo não é conhecida.
Sem expressão, não há cá campeonatos internacionais.

JMR disse...

Disfarçando o sorriso de me ver (duplamente) citado, não tenho orgulho em dizer que os meus colegas, nomeadamente os de jornais (e rádios) regionais da zona Centro, não aproveitem o belo "osso" que é o "Centro Náutico" de Montemor. Tivesse eu capacidades logísticas (perde-se muito tempo e gasta-se muito dinheiro) para vigiar a documentação camarária e certamente que o presidente da Câmara e o vereador do Desporto (se houver) já nem me poderiam ver à frente. Em situações destas, é muito fácil empurrar as culpas de uma entidade para a outra, mas também é preciso que alguém diga que a Câmara muito podia fazer e com pouco dinheiro, mas infelizmente deve ser só a canoagem a pressionar. Deixo apenas alguns tópicos para exemplo:
- Parceria com Universidade de Coimbra, com alunos de Biologia ou Geologia a desenvolverem trabalho prático de florestação (saber usar árvores para cortar o vento lateral);
- ou alunos de várias Engenharias a desenvolverem um sistema modular que, ao desviar o vento, poderia usá-lo para produção eléctrica;
- Parceria com os poucos estabelecimentos de restauração locais, com a construção de pequenos espaços modulares que, além de cortarem o vento, poderiam servir como cantina aquando dos eventos com mais inscritos;
- Parceria com um operador de telemóveis, com a montagem de simples placas para cortar o vento que seriam alternadamente pintadas com publicidade à operadora e grafitos de artistas locais (as operadores costumam associar-se a essas operações);
Poderia alongar-me (mas tenho o jantar a arrefecer), só que este tópico foi criado para abordar a reunião de sábado. Adorava estar lá para saber quem tem a dizer o quê. Eu, pelo menos, digo-o a qualquer altura e identificando-me.

Anónimo disse...

adaptado ao remo nacional, num site brasileiro

Prezados Remadores, necessitamos de união de ações para melhorar o nosso nobre esporte. O remo me ensinou que "NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS" ou todos remamos juntos ou não chegaremos a lugar nenhum. O local de disputa é na raia, fora dela temos que ter o mesmo propósito: MELHORAR O REMO NACIONAL. Um grande sábio falava que: "O COMPLICADO É CHEGAR NO SIMPLES, A RODA JÁ FOI INVENTADA HÁ MUITO TEMPO, O QUE TEMOS QUE FAZER É COM QUE ELA GIRE COM MAIOR EFICIÊNCIA E MENOR DESGASTE". O Brasil pode ser mais eficiente, trabalhando com profissionalismo, humildade, comprometimento e principalmente com UNIÃO, e o desgaste pode ser amenizado se houver planejamento, pois trabalho sem planejamento é desperdício. Elaborei um Projeto chamado "REMANDO BRASIL". Sou formado em Educação Física desde 1990, remo desde 1984 e percebo que se fizermos um trabalho técnico de forma lúdica e direcionada para melhoria cardio-vascular e pulmonar com crianças de 12 a 14 anos, poderemos selecionar atletas dentro da especificidade fisiológica necessária(VO2 MAX - Ideal="5")para iniciarmos o trabalho. O atleta nesta fase não possui lastro fisiológico nem psicológico para aguentar um treinamento de alta intensidade. O atleta selecionado estará na fase do "salto de VO2 MAX - de 5 para 5.400", é o nosso atleta que estará sendo preparado para "estourar" na categoria júnior. Após esse "salto" é necessário um trabalho de periodização para que o mesmo "ganhe" 0.150 de VO2 MAX por ano, com o objetivo de alcançar 6 de VO2 MAX após periodização de 4 anos (o atleta estará com 18 anos em condição mínima para medalhar no sul-americano de júniores). Qual atleta nosso da seleção atual possui 6 de VO2 MAX? Porque o Brasil depois dos 1500 metros não consegue crescer? Porque nunca chegamos a uma Final A no Mundial? Temos barcos, remos... O que falta? Se começarmos hoje no próximo PANAMERICANO poderemos ter resultados melhores. Não existe atalho! É necessário continuidade em todas as fases do Projeto. Assim sempre teremos crianças de 12 a 14 anos sendo trabalhadas, atletas júniores sendo capacitados, atletas sub-23 com condições ideais e sêniores em condições de chegar a uma Final A com chances de medalhas nos Mundiais. É como plantar árvore. Selecionamos as melhores sementes, preparamos as melhores condições de plantio, adubamos, podamos e regamos em ciclos pré-definidos, conforme a necessidade de cada fase, assim colheremos os melhores e mais saborosos Frutos. A realidade do ser humano é a ansiedade. Plantamos hoje e já queremos colher os frutos, e o pior sem planejamento abrimos todos os dias as covas para ver se estão nascendo as sementes, assim não nascerão nunca. O projeto REMANDO BRASIL é dividido em 4 fases objetivando Inclusão Social, Júniores, Sub-23, Sêniores.

Veterano

Anónimo disse...

Joao, quanto ao corte do vento, pelo que sei dos regulamentos, as pistas de remo nao podem ter arvores ou protecoes laterais. Tem de estar a uma certa distancia (que pelo que sei nao e cumprida em montemor). As arvores que la estao nao o deviam estar, pois estam a favorecer as pistas mais chegadas. Nao e so o nivel da agua ser baixo, mas aquelas arvores tambem ajudam a retirar vento as pistas daquele lado. Isso ja deu varias polemicas com titulos e medalhas a quem talvez nao andasse tanto. Eu proprio fiquei em 3 no 8+ o ano passado e acabei por ouvir bocas por ir na pista 6 (que era 7).

Para se fazer uma protecao para retirar o vento lateral, teria de beneficar igualmente todas as pistas.

Mas muito se poderia fazer se a FPR, FPC e CMM juntassem esforcos. A FPR nao deve querer la gastar dinheiro porque a pista nao e deles.

Mas se as tres entidades tivessem um acordo, no minimo poderia haver 1 funcionario a tempo inteiro a trabalhar a manutencao da pista. Poderia retirar as boias quando nao ha campeonatos, deixando 1 ou 2 pistas. E fazer manutencao das pistas, para nao termos 1000m sem boias e 1000m com boias. Seriam 600/700€ por mes divididos por 3, muito bem gastos...
Sera que esta pessoa/cargo existe?

Para onde vai o dinheiro pago pelos atletas e clubes para treinarem em montemor?