domingo, junho 03, 2012

LITOCAR entre as Melhores


Mais uma edição, mais um sucesso. Desportivo e Organizativo.
O Ginásio organizou a sua 7ª Edição da Regata Internacional LITOCAR com uma organização de meter inveja a muitas outras que se organizam na Pista de Montemor. Nem a ameaça de mau tempo com que fomos brindados no final da tarde de sábado tirou o brilho deste fim de semana de Remo e com muitos atletas a apresentarem elevado nível competitivo. Nem a forte armada espanhola se superiorizou aos bravos jovens portugueses.
A LITOCAR entra assim, juntamente com a RIQF, a Internacional de Cerveira e a Mestre de Aviz no rol das melhores regatas de Remo jovem portuguesas e das melhores da Peninsula Ibérica.
O CNIDH dominou completamente esta dupla jornada de Remo ao vencer 11 das 26 provas que compunham o programa das provas
No pódio das vitórias esteve igualmente o SCP, e o CNVigo, ambas com 3 cada. Seguiram-se  a AAC, o Cerveira  e o Ginásio com duas enquanto com uma vitória ficaram o CNS, o GCNFaro e o Sevilha.
O CDUP esteve em excelente plano mas não conseguiu o lugar do topo apesar de se ter batido por isso. Foi, juntamente com o Ginásio, a equipa que mais vezes subiu ao Podio. Obteve cinco 2ªs posições, tantas como o Ginásio, sendo batido no ultimo lugar do pódio com apenas um 3º lugar enquanto a equipa da casa obteve sete 3ºs lugares.
Se levarmos em conta que o CDUP levou 12 atletas enquanto o Ginásio apresentou 71, o CNIDH 56, a AAC 54, o CG 43, o SCP 40 e o RCFP 32, o 9º lugar alcançado na classificação Geral entre 18 clubes inscritos é sinal do brio dos nossos atletas. Aliás, nas cinco 2ªs posições só o CNIDH e o Cerveira foram superiores, mas sem confronto directo, já que todos venceram as respectivas mangas e o resultado final era obtido por tempos.
Começando pelo dia de Sabado, o CDUP iniciou a sua presença com um misto com o Portuscale em 4XM Juv. Foi o aquecimento para o João Novo e o Rodrigo Silva, ambos iniciados que fizeram uma boa prova, sem qualquer treino de conjunto tendo lutado pela frente da corrida até ao fim. Não foram alem da 6ª posição entre 15 tripulações inscritas mas deixaram boas indicações para o futuro.
Em 1XM Jun. o José Novo calhou na manga mais forte e bateu-se contra os principais candidatos ao titulo. Levando um barco claramente inferior mostrou que está igualmente no bom caminho. Ficou com a 10ª posição entre 18 inscritos, sendo 4 deles espanhóis.
Já no seu escalão, 2XM Inic. perdeu para o Cerveira por menos de 5’’, apesar de terem ganho a sua manga numa forte luta com a AAC, 3ª classificada da geral.
No 1XF Jun., o CDUP apresentou duas tripulações. A Joana Teixeira e a Juvenil Sara Soares.
A Joana teve a ingrata tarefa de correr contra na manga das vencedoras da geral ficando com o 6º lugar da geral enquanto a Sara venceu a sua manga e obteve o 3º posto final a 3’’ da Inês Durães (CNIDH) e da espanhola do Vigo que terminaram no mesmo segundo.
De seguida foi a vez do 2XF Jun. entrar em acção e bater-se com a forte equipa do CNIDH pela vitória. Ainda deram luta na primeira metade da prova mas o poderio e a experiência das adversárias não deram qualquer hipótese. Ficaram com a 2ª posição à frente das atletas do Vigo.
O dia estava a terminar para o CDUP mas ainda serviu para uma lição às atletas do 2XF Inic. Como não dava tempo para trocar de barco, foi pedido um emprestado ao RCFP e foi-lhes dito que devia estar atempadamente para a largada para conferirem tudo. Para não variar, a Patricia Conceição e a Francisca Rodrigues andaram no social até às ultimas e foram no barco emprestado mas com remos que não tinham nada a ver. É claro que mal foi dada a voz de largada, os remos entravam pela agua dentro não as deixando remar, acabando praticamente na ultima posição. De potenciais candidatas a penúltimas por estupidez delas. Pode ser que desta, aprendam. Ficaram em 9º entre 10 tripulações.
Na ultima participação do dia, já com chuva e rajadas de vento que acabaram por ter influencia no resultado final, a nova coqueluche do CDUP, o infantil Baltazar Almeida brilhou ao ficar em 2º na sua manga atras do espanhol do Vigo. Acabou por ficar no 15º posto entre 31 inscritos mas a dar muito boa conta de si. Temos atleta.
No Domingo foi a vez do David Almeida abrir as hostes. Não foi alem do 28º lugar entre 33 inscritos, reflexo de só agora ter “acordado” para o Remo. E não é em 15 dias que se faz um atleta. É preciso treinar e a época toda. Esperemos que seja desta.
A seguir e em 1XM iniciado o CDUP apresentou-se com o Rodrigo Silva e o João Novo. Comportamentos distintos deram resultados de acordo com o o empenho apresentado. Enquanto o Rodrigo venceu a sua manga, o João ia mais preocupado com a margem e com a assistência não foi alem da 4ª posição na manga. Na geral o Rodrigo ficou em 4ª a 4 decimas do 3º e a 2’’ do vencedor enquanto o João acabou no 20º posto.
Um novo misto CDUP/PCale apresentou-se em 4XM Junior desta vez com o David e o José Novo a parelhar com o João Seabra e o Evander. Apenas o José pertencia ao escalão, sendo os outros três ainda juvenis. Um excelente inicio de regata a que não foi dada continuidade. Tendo largado na frente, ainda foram lutando pela melhor posição mas o poderio dos adversários não deu veleidades. Ficaram pela 7ª posição da geral entre 9 concorrentes.
No 4XF Junior a Inês Sequeira, Cristiana Sousa, Mariana Silva e Joana Teixeira deram um ar de graça e a meio do percurso lideravam a prova. A forte equipa do CNIDH mostrou os galões e numa ponta final de garra levou a melhor sobre o CDUP que terminou na 2ª posição à frente do Vigo.
Na prova com maior expectativa face ao resultado de sábado, em 1XF Juv. a Sara deixou bem para traz a espanhola do Vigo na sua manga e ficou a aguardar o resultado da sua principal adversária, a Viviana Tavares do CNIDH que corria noutra manga. Na classificação geral a Viviana surge como a vencedora com o tempo de 1:59,00 enquanto a Sara tem 2:00,1 aparecendo a espanhola no 3º posto.
Ainda em 1XF mas Iniciado, as duas atletas que no dia anterior tinham feito triste figura redimiram-se e brilharam. A Francisca venceu com categoria a sua manga enquanto a Patricia correu na mesma manga e ficou com o 5º posto. Por curiosidade, nesta prova com 21 tripulações inscritas, das 5 primeiras, 4 correram nesta manga. Na geral a Francisca ficou no 2º lugar enquanto a Patricia acabou no 8º posto.
O dia terminou com o José Novo a integrar um 8+M Jun que participou com brio e muito esforço na única prova de 2000m do programa.

Os resultados podem ser consultados aqui:

14 comentários:

Anónimo disse...

E,pensava eu que a REGATA INTERNACIONAL DE GONDOMAR era a mais bem organizada em Portugal.Afinal não percebo mesmo nada de remo.

Super disse...

E não deve peceber mesmo.
Desde quando a Internacional de Gondomar é para Remo Jovem???

Anónimo disse...

UPSSSS!

Um tiro no pé!

De facto há que pensar antes de abrir a boca!

Anónimo disse...

Afinal continuo a não perceber nada de remo.E desde quando a LITOCAR E QUEIMA DAS FITAS É SÓ REMO JOVEM.UPSSSS.

Anónimo disse...

Aquela prova de shell de 8+ junior em termos de qualidade é que destuou um pouco!!! Pois a qualidade era mediana!! 3 tripulações! sport (eram todos Juvenis) fiquei um bocado desiludido com o Infante, até porque nas categorias de Inantis Iniciados e Juvenis esteve muito bem acima de toda a concorrência o que mostra o excelente trabalho feito pelo clube! Já o shell de oito(Ginásio) vencedor da regata (não convence técnicamente), é evidente no barco 2 tripulações distintas com 2 tempos no ataque!Falta conjunto! Não basta ter um shell de 8 novo!!!É PRECISO POR A DESLIZAR MUITO MAIS!!!

Anónimo disse...

UPSSSS!

Qd se quer arranjar argumento, não há nada a fazer.

UPSSSS!

Deixe lá! A Internacional de Gondomar também é muito bem organizada! E por um grande Clube que é o CNIDH!

Não haverá nada de mais importante para discutir no Remo Português?


UPSSSSS! :)

Anónimo disse...

É verdade. Mas com uma pequena diferença.

Enquanto duas são essencialmente de remo jovem; a outra não o é de todo.

Mas há certamente CAUSAS mais importantes a debater no remo nacional.

Porquê determo-nos e perdermos energia nestas coisinhas pequenas.

O que realmente importa é que se organizem bem boas regatas(sejam clubes ou associações, de jovens, de não jovens ou mistas) porque para mau já basta as da FPR (quando as há!!!).

Anónimo disse...

Como é de conhecimento público:PROVIDENCIA CAUTELAR,QUEIXA NA G.N.R DE GONDOMAR.Será que vamos ver a remar o Fraga/Mendes nos próximos nacionais,qual o clube a representar, quem será o responsável se remarem,eles próprios,o clube que representam,a Federação, o Conselho de Arbitragem, os árbitros.Cheira-me, este processo vai arrastar muita gente para as barras dos Tribunais.

Anónimo disse...

QUEIMA DAS FITAS MUITAS PROVAS DE ABSOLUTOS. GONDOMAR PROVAS DE JUVENIS.LITOCAR MUITAS PROVAS DE JUNIORES E VETERANOS.DE FATO À QUE PENSAR ANTES DE ABRIR A BOCA.
upsssss???????????

Anónimo disse...

A melhor regata nacional é a Regata Inter-planetária do Cu de Judas.
Agora que esta questão está arrumada voltemos àquilo que são os problemas graves da modalidade e deixemo-nos de "o meu pai é polícia e é mais forte do que o teu". Isso é para os putos da primária.

Anónimo disse...

Vamos deixar de ser hipócritas.A Federação também organiza boas regatas, pena é quando alguns funcionários a ganhar bons ordenados, chamados a colaborar nas organizações e não sendo o seu trabalho para que foram contratados,não fazerem tudo que está ao seu alcance,levando a pensar que andam ali a fazer um frete,esquecendo-se se as coisas correrem mal correm para todos, sendo a imagem da Federação que ficará sempre em causa,já não falando dos problemas que daí resultem.

Anónimo disse...

O fraga /mendes não vão ao nacional.

Vão remar na taça do mundo em Munique nesse fim de semana.

Cá da TERRA disse...

Caros anónimos,

A FPR faz regatas com regras muito próprias e entendimentos pessoais do seu líder, sobre as regras e ante programas que ele também faz.

Só é pena não perceber que quantas mais regras cria mais tiros dá no pé. É o mesmos com os processos "disciplinares" do Conselho Justiça que estão no site da FPR, que ele paga para alguém gerir.

Boas provas no FDS

Anónimo disse...

Por alguma razão ganho o epíteto de NQL!

LOL