O segundo caso digno de registo neste nacional aconteceu no Domingo e teve como principal actor o RCFP.
Numa atitude de ingenuidade e de alguma "irresponsabilidade" os dirigentes do RCFP "esqueceram-se" de levar o timoneiro do Shell 8+Masc. candidato à vitória à pesagem dentro do tempo regulamentar.
Segundo o regulamento, estavam impedidos de alinhar devendo essa tomada de posição ser assumida pela organização.
Para não ficar com o peso dessa responsabilidade, a organização decidiu atirar (e bem, na minha opinião) essa responsabilidade para os delegados dos clubes que, à semelhança de situações de anos anteriores decidiriam contra o regulamento a bem do desporto e da verdade desportiva.
Afinal estávamos a falar do peso de um timoneiro e do atraso de cerca de 10 minutos.
Numa atitude pouco desportiva mas que lhe iria permitir eliminar "na secretaria" um dos principais adversários, o delegado do SCC foi o único que votou contra a aceitação do RCFP na prova de 8+M.
Estavam no seu direito de o fazer. Agora um clube que se considera melhor e que teve um atleta seu a treinar toda uma época nas instalações do RCFP sem qualquer exigência ou contrapartida, devia de ter mais respeito pelo clube e pelo adversário e permitir o confronto na água.
Viraram atletas contra atletas, criaram mau estar e vão ficar sempre com a dúvida se eram melhores ou não.
Levaram a Taça, mas não levaram o respeito.
Quero deixar uma palavra de apreço para os atletas do RCFP. Sei o que passaram e sofreram para mostrar que eram melhores. A frustração de um ano de trabalho perdido por uma falha burocrática deve ser enorme. Foram grandes e tiveram uma atitude de CAMPEÕES e isso também fica na nossa memória.
Espero que os dirigentes e técnicos do RCFP, de quem sou amigo e solidário, tenham aprendido com este erro. Afinal foram muito "inocentes".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
27 comentários:
O caminhense quer ganhar seja como for..
nao gosto deste clube, nao é exemplo de humildade e de remo.
sao bastante arrogantes e conevncidos.
Saliento a minha alegria quanto ao 8+junior do caminhense ter perdido..
humildade faz mt bem a todos.
abraço
carlos, tambem soubeste no fim das provas?
O 8 do scc ganhou a prova, deu a volta e foi ter com os remadores do 8do fluvial(que estavam sentados a ver as provas, ja que nao deixaram mostrar aqilo que sabiam fazer, na placa dos 250m), entao o 8 do scc passou por eles, começaram a remar com uma mão e disseram"PARA O FLUVIAL SÓ COM UM BRAÇO"
Isto nao é desporto
Será que o árbitro Belga soube ao que veio? Será que ele sabe que veio "interferir" numa justa luta dos árbitros nacionais?
Cá para mim não. Aposto que o Rascão, como mentiroso compulsivo, ceve-lhe ter contado uma história qualquer.
Segundo soube o Presidente do Conselhoe de Arbitragem não sabe da missa a metade. Mais uma mentiras e omissões do Rascão!
Bem pode andar a formar árbitros à pressa e fora das normas! Um dia até esse se vão revoltar. É só deixarem de receber.
E o Remo cada vez mais fundo.
É realmente triste esta atitude do SCC. Desde que estou envolvido no mundo do remo, e pelo qual me sinto extremamente ligado, sempre me disseram que os "caminhenses" nao eram boa gente...
Infelizmente, á medida que os anos passam, essa ideia que ja me tinham passado vai-se confirmando com mais e mais casos vergonhosos relacionados com este clube.
PARA O FLUVIAL SÓ COM UM BRAÇO"
Não pertenço a nenhum dos clubes, mas presenciei esta situação.
Enfim que dizer, a não ser deixar a questão se são tão bons pq decidiram eliminar uma das equipas que possivelmente poderia dar-lhes luta na secretaria? Alem do mais por algo que de maneira nenhuma traria qualquer vantagem ao RCFP?
Parece que ganharam, mas estavam com MEDO!
Apenas tenho a acrescentar que só fica surpreendido com esta atitude por parte deste clube, quem anda no remo poucos anos, ou é mto desatento!
Não se fique com a ideia de esta decisão foi apenas por parte da direcção, ou corpo tecnico, pela postura adoptada por todos os envolvidos nota-se que foi um alivio para todos q as coisas se tivessem passado desta forma!
Enfim parece em todos os desportos há quem esteja a mais, o remo NÃO É EXCEPÇÃO.
Para o 2º comentario.
Que fique bem claro, e saliente que nos só demos a volta e fomos ter a margem para agradecer à gente de Caminha que nos apoiou durante a regata, esses comentarios são completamente falsos e desnecesários, nos não fizemos qualquer tipo de comentario aos atletas do fluvial!! Pelo que eles nos fizeram depois quando chegamos da eleminatória, só merecem o despreso..."bater palmas" foi um acto ridiculo por parte desses atletas.
E ainda falar mal de um grande clube com prestigio como é o Caminhense!
Que fique bem claro, que nada nem ninguem nos tira o prestigio de ter ganho este titulo! E QUE NENHUM ATLETA DO 8+ DO SCC TIVE CULPA DO OCURRIDO!
Lamento a situação, mas chega de vir lavar roupa suja para aqui!
J.Santos.
"Que fique bem claro, e saliente que nos só demos a volta e fomos ter a margem para agradecer à gente de Caminha que nos apoiou durante a regata, esses comentarios são completamente falsos e desnecesários, nos não fizemos qualquer tipo de comentario aos atletas do fluvial!! "
Eu presenciei a vosso atitude e o que vos vi a fazer nao foi agradecer a gente de Caminha, mas sim provocar atletas do Fluvial. Do vosso clube ja nada me surpreende. Mas pode ser que um dia se arrependam de tudo que fazem...
O SCC é grande pelo simples facto de despertar ira e inveja nos adversários mas felizmente tem mostrado o que vale nas pistas! No entanto problemas internos devem ser resolvidos imediatamente, a começar pelo sanear do treinador que mais uma vez veio demonstrar a falta de qualidade e imcompetência na gestão de equipas, o olhar para o próprio umbigo e que simplesmente não olha a meios na caminhada para os 100!!! Desta vez apanhou "boleia" no 8+ sénior mas esqueceu-se de fazer o famoso teste de ergómetro de que tanto gosta, talvez porque não interessava desta vez! E a direcção do clube a ver todas estas situações e sem fazer nada, como sempre de braços cruzados, está tudo bem para estes senhores! Façam contas aos atletas a menos que tem desde 2006 para ver como estão a deixar a casa e pensem...
Caro anónimo, antes de prestar esse tipo de afirmaçoes desnecessarias ao atleta do 8+ do scc, que tambem é treinador, e tirar lhe o prestigio, fique sabendo que o "nosso" proa do 8+ do scc tem tanto merito e VALOR em estar a remar em aquela tripulaçao como os restantes 7 atletas que com ele remam!! Acho uma vergonha e uma falta de respeito como falam assim desse atleta. Nunca ouviram dizer que a inveja é uma M*RDA!!Por isso antes de insinuarem em relação ao valor do atleta em causa, pensem e reflitam um pouco...
Quanto a saida de atletas do scc, eu acho que a situação
é um pouco ao contrario, cada vez vejo o clube com mais atletas, principalmente camadas jovens.
Tenho dito.
Respeito ao vosso proa? O mesmo que ele teve com os atletas do Fluvial?
Em vez de tentarem atirar a culpa para os outros, calem-se e ganhem alguma vergonha na cara por tudo que fizeram!
"levaram a taça mas não levaram o respeito".Só tu Carlos para soltares estes mimos.
Caros,
O Remo está mesmo de rastos. O Campeonato de Veteranos vai se rrealizado no Marco de Canavezes (Será que existem condições para lá serem realizadas prova de remo???), e quem vai organizar a par da F. P. Remo: - O Portus Cale (quem diria). No entanto e dada a dimensão desta pequena colectividade da cidade do Porto esperemos que tudo corra pelo melhor e que este Campeonato não seja mias uma demonstração da incompetência desta Federação.
´Já agora esperemos que o número de inscrições se mantenha relativamente a eventos anteriores.
Abraço
Recebi um comentário de um cobardola anónimo, como é usual, que acha que aprovo ofensas gratuitas sem qualquer substrato ou fundamento.
Apenas quero lembrar que o proa de quem falam foi (e ainda é), quer gostem ou não, o nosso melhor remador portugues de sempre. Perdi muitas vezes com ele e ganhei algumas. Como técnico ou como pessoa pode ser alvo de algumas críticas, como eu ou outro qualquer. Agora ofender gratuitamente é que não concordo e muito menos anonimamente.
Quanto ao carácter do SCC só conto esta pequena história com cerca de 30 anos.
Em junior fui correr a Caminha e, na época, naturalmente vinha à frente e, no controlo da corrida, demos àguas à equipa do 4+ do SCC.
O desportivismo das gentes de Caminha foi, sobre a linha de chegada, receber-nos à pedrada. Fiquei para sempre esclarecido.
ó super, a isso chama-se ter massa associativa, coisa k mais nenhum clube em portugal tém.beijos
o Henrique baixinho pode ser bom remador.
mas nao pode ser exemplo para ng. a maior parte dos campeoes do mundo sao gente humilde
Última parvoice do Rascão Marques. Acabei de receber a Circular nº
4/09, de hoje mesmo.
Isto exige que se faça algo.
Parece que os miúdos com menos de 10 anos não podem entrar em provas de remo.
É certo que o código de regata diz que os infantis são remadores com 10 ou 11 anos.
Mas será este excesso regulador o melhor modo para promover e desenvolver a modalidade?
É que, para quem ande menos atento, todas as outras modalidades não têm este limite “castrador”. O Basquete, o atletismo, a natação, etc. têm miúdos a participar em provas com 6 e 7 anos.
E quanto mais tarde o remo for de encontro aos miúdos menos encontrará disponíveis para experimentarem o remo porque entretanto já se integraram noutro.
Ao longo de anos a FPR não limitou a participação dos miúdos. Inclusivamente aceitou e aceita a inscrição dos miúdos e também a sua participação em provas. Pergunto, agora, para quê? Se, afinal, só podem participar em “acções que não tenham características de regatas de remo”, seja lá isso o que for.
Realmente não dá para entender a enormidade da incompetência. Tamanha falta de visão, ofuscada por uma obsessão legalista que, infelizmente, não soube cumprir no recente processo eleitoral.
São coisas de gente egocêntrica e convencida. Só pode!
Como vou agora explicar aos miúdos que vieram para o remo, que, afinal, não podem participar em regatas?
Continuamos alegremente a afundar. Quem nos acode se não formos nós?
É sem admiração absolutamente alguma que vejo o Caminhense envolvido em mais um "escandalo". Esta época foi rica neste tipo de acontecimentos,desde o inicio, o proprio acto eleitoral foi algo suspeito, e decorre em tribunal um processo relativo ao mesmo.
O Caminhense é um clube com muita historia, que enalteceu e levou bem alto o remo portugues, os seus remadores eram gente que vestia a camisola do clube e defendiam-na com todas as suas forças.
Actualmente o caminhense é um clube em que se perdeu a magia do " vestir a camisola" e ganhou-se o fenómeno do abanar a bandeirinha do partido politico (não va dar jeito para algum interesse pessoal).
Os probelamas internos no clube são muitos e do conheciento publico... Por vezes as coisas são feitas à moda da " raposa velha" e criam-se regras e esquecem-se regras...
Parabens ao Baixinho pelo titulo, imagino-o a dizer, curiosamente como a raposa, " estão verdes" e na altura certa la estava ele a apanhar mais uma boleia...talvés por não achar o lugar da proa digno para outro atleta melhor que ele.
Não interessa o como nem mais nada, so interessa o 8 e ganha-lo...
Lembro-me em anos passados, autocarros cheios de gente a apoiar o caminhense, uma autentica romaria de gente que gostava de remo e vivia o remo que sempre tinha feito parte das sua vidas e da sua familia, agora parece que tuda esta a desaparecer...será que o remo esta a cair no esquecimento por aquelas terras?
De quem será a culpa?
Parabens a todos os Atletas do 8 Sen Abs do Fluvial, que durante toda a epoca treinaram para o CNV, e todos os que estiveram envolvidos na sua preparação.
"O desportivismo das gentes de Caminha foi, sobre a linha de chegada, receber-nos à pedrada. Fiquei para sempre esclarecido."
Resposta certamente de um dos Espanhois do remo nacional
"ó super, a isso chama-se ter massa associativa, coisa k mais nenhum clube em portugal tém.beijos"
Bela massa associativa!
Parabens!
Podem ficar em casa que ninguem sente a vossa falta!
O Remo ja tem pouca gente a acompanhar e a participar, mas deste tipo será q vale a pena?
Estamos a transformar algo que em tempos foi o desporto de cavalheiros em q existia respeito mutuo, num fenomeno desportivo tambem conhecido como "futebol" em tudo vale para fazer prevalecer o nosso clube e em cujo nome se pode fazer tudo e mais alguma coisa e contar com a aprovação de todos os outros parvoneos do mesmo clube!
Sou adepto do Grande FCP mas nem por isso apoio tudo q os cromos dos super dragoes, ou mesmo a direcção faz e defende!
Como disse niguem sente a vossa falta!
ò super, vai nanar... o meu comentário foi assinado e não apareceu?
Ter a faca e o queijo na mão dá jeito quando se é treinador e remador... deve ser por isso que para o ano não quer continuar... ano pródigo em conflitos e interesses no Caminhense. Respeitem o esforço dos atletas em prol do clube e não em favor próprio. Quanto à "inveja é uma merda" deve ter-te servido a carapuça!!!
Agora no remo também já se fala à Benfica? A falar do grandioso passado? Olhem po futuro... o maior remador português de todos os tempos já era. Fiquem bem.
dps de estar a analisar todos estes comentários, concluímos que a inveja é uma merda por um gajo estar a remar num barco no qual não tem lugar, excepto porque se aproveitou de certas situações que foram ocorrendo durante a época, é isso?
Um pato é sempre um pato.... Vem a águia e come o pato...
o scc não excluiu ninguem da prova... simplesmente a direcção do fluvial e que falhou, chegou tarde a pesagem dos timoneiros. n esta em nenhum regulamento a dizer que quando isso sussede se tem de reúnir os delegados para decidir, o que está dito nos regulamentos é que essa equipa não pode cumpetir se chegar atrasada á pesagem.....
Paciencia, para o ano ha mais e veremos quem tem medo....
em relação a esse garoto dizer que gostou do 8 junior ter perdido... que tenha tento na lingua, porque nunca lhes chegará aos calcanhares.... o SCC é emblemático...
já agora, o Henrique Baixinho conquistou o lugar na proa do 8 senior com todo o direito, e tomara voces todos, aos 477 anos estar na forma dele.... lavem a lingua antes de falar mal do SCC!!!! cambada de invejosos
Mudando de assunto:
Como já repararam, a FPR deixou de apresentar ESTATÍSTICAS para as Ragatas que organiza.
Como não queremos que se deixe de ter uma percepção do "crescimento" do Remo Nacional anunciado pomposamente pelo Prersidente da FPR na última AG, aqui ficam os números da Taça de Portugal, realizado este ano, pensa-se que pelo último, em Resende, terra da cereja.
Então vamos a números:
Clubes inscritos: 11 (todos os da ARDP, nenhum da ARDVC, 2 da ARBL, 2 da ARL e nenhum da ARS)
Reamadores inscritos: Total: 157 (34 mulheres e 123 homens).
Curiosidades para pensar:
Ficam de fora 14 clubes que habitualmente participam nas competições nacionais. São eles (de Norte par Sul): SCC, Cerveira, CNV, ARCO, Galitos, Cacia, P. Mira. G. Figeirense, Infante de Montemor, ANL, Feroviarios do Barreiro, Fabril, CN Barreirense e CN Setubalense.
Os próximos núemros serão para os infantis, iniciados e juvenis, agora só com remadores com 10 ou mais anos.
Depois os veteranos que irão estrear a novíssima pista de Marco de Canavezes, lá para o cú de judas.
Enfim. É o remo que temos! Que remédio?
"Paciencia, para o ano ha mais e veremos quem tem medo....
em relação a esse garoto dizer que gostou do 8 junior ter perdido... que tenha tento na lingua, porque nunca lhes chegará aos calcanhares.... o SCC é emblemático..."
O Sporting clube caminhense é uma emblematica merda do remo nacional..
Vao ter uma surpresa..
Venham elas cantadores se for preciso para o ano ainda levais mais nesse lombo...
nao vos chega darvos meia pista todo o ano que ainda vindes pedir mais...se voces quereis, assim o ides ter...depois chorai.
escreve direito??
ide , chorai, ides..
n andast na escola.ou so trabalhas no restaurant do scc e vai la remar as vezes
Enviar um comentário