quarta-feira, abril 13, 2011

Notas sobre a AG

No mesmo dia em que se realizou o CNI de Infantis e Iniciados teve lugar a Assembleia Geral da FPR para aprovação do Relatório e Contas, nas instalações do CAR.
Nada de novo nestas coisas, com os clubes a aprovar umas contas manhosas e que só chegaram ao conhecimento dos delegados na véspera, para não terem tempo de as analisar.
Fica o resultado da votação, 18 votos a favor, 14 contra e 6 abstenções.
Nem me vou dar ao trabalho de referir quem votou o quê, tanto mais que estive mais preocupado com as regatas do que com a costumeira "palhaçada", apenas dizendo que em tudo, foram os suspeitos do costume que avalizaram as contas e "a brilhante execução de gestão" verificada.
É claro que parecia que estava a assistir à história do PEC, em que as culpas não eram do "comandante". Até nisso, as semelhanças foram incríveis com afirmações categóricas de que não havia penhoras e que as noticias que o "Jornal Sol" publicou foi uma forma de pressão para resolver uma dívida mas que já estava devidamente tratado.
Agora o que ficou sem explicação foram as penhoras do FISCO e o seu não registo nas Contas da FPR.
Segundo o presidente, era mentira.
Como os "gajos" dos blogs são lixados, o meu parceiro do "ANATOMIA" apresentou estes documentos. É claro que são uma invenção e uma forma de pressão para a boa gestão da FPR, ou não fossemos todos obrigados a apresentar as declarações de não divida.
Ainda estou à espera dos documentos pedidos à FPR para controlo das contas e emissão dos recibos e do pagamento dos anos anteriores. Parece que pretendem que caiam no rol do esquecimento.
Certidão – 08-CC-39
Certidão – 40-41-NB
Certidão – 68-CQ-84

Aliás, o que está na moda é a CONTABILIDADE CRIATIVA que já prevê a inscrição de receitas e proveitos estimados, mesmo sem suporte legal.
Foi assim que justificaram os mais de 600 mil euros de passivo inscritos nas contas e a acrescentar aos prejuízos anteriores.
A criatividade é, com efeito, uma das caracteristicas desta gestão, que cria delegados "à la carte" e nem com a pedidos de explicação para perceber o porquê das decisões contrárias aos Estatutos se deixa de espantar com as explicações.
Aliás, se perguntam muito o presidente ainda lhes chamam ilegais, pelo que deviam era estar caladinhos.
Nada de novo, portanto.
Ainda bem que estava mais com o pensamento no que se passava na pista, essa sim, a minha paixão e preocupação.
"Se não os podes vencer, pelo menos não te chateies".

8 comentários:

Anónimo disse...

Enganar os clubes desta maneira já não é ser mentiroso, é ser criminoso.
Este gajo é a vergonha do remo nacional. É triste sermos representados por esta pessoa sem dimensão humana. Eu não me revejo nestes processos obscuros para atirar areia para os olhos dos outros. Estou farto de ser tomado por parvo. A partir de hoje vai ser a partir tudo. O rascas que se cuide.

Amante da Modalidade disse...

Engraçado no domingo a palavra de "ordem" que mais ouvi foi
"palhaço" - sendo um amante da modalidade chego a conclusão que toda a gente sabe o que se passa e nada fazem.
Será compensador??? Uns clubes receberão mais do que os outros -se não há dinheiro então só favores
mas a modalidade não tem nada, fala-se agora de uns atletas olimpicos-Fraga e Mendes-que por aquilo que leio estão de pedra e cal no remo através do bolso deles
até já li que essa FPRemo já os quis arrumar nas no europeu até tiraram fotos para quê (publicidade), tapar o sol com a peneira.
Então senhores dirigentes que de interesse terá o Remo que ele nada vale.
Então "palhaço" que tanto se ouviu no passdo domingo também era para certos dirigentes - porque será que
eles querem o REMO assim?? Alguém terá uma resposta para eu entender??? Obg

Anónimo disse...

Grande Carlos.

Assim é que é!

Chatear-se para quê? A gente nem deve nada e até vamos dizendo as verdades.

Assim, ditas a verdades, cada um roa a sua sola de sapato.

A gente até gost é do REMO.

Os manhosos que se atolem na merda que arranjaram.

Que caiam de maduros.

Renato D. disse...

É pena é que as verdade sao ditas aqui e somente ficam aqui. Mas so para alguns, porque no CNI de juvenis alguns amantes da modalidade, praticantes desta e acompanhantes, disseram as tais verdades sem problemas. Ha que haver coragem, mas so para alguns... Como se costuma dizer "ganham tomates e nos momentos oportunos falem"!

Anónimo disse...

Lá tenho que intervir aqui outra vez.

Falar? Oh se falamos! Nas AG's, nas reuniões, em todo o lado. Falamos e escrevemos. Damos e demos sempre a cara.

Quem julga que na AG fez as perguntas incómodas e confrontou o Presidente e o ROC com os factos. Este das penhoras e o caso da "contabilidade criativa" que levou à consideração de proveitos de 632.000 euros nas contas da FPR, sem qualquer titulação contra um princípio básico da contabilidade que é a PRUDÊNCIA?

Quem julga que, claramente, explicou, e não foi credivelmente rebatido, que aquela "contabilidade criativa" só teve como objectivo incrementar os resultados por forma a fazer aumentar os capitais próprios e assim evitar a expressão contabilística e financeira de insolvência e mesmo falência?

Quem questionou o facto de se registarem em terrenos e edifícios um suposto adiantamento pela FPR de valores para concluir obras na pista antes do Europeu a troco de uma promessa de "recompra" desse adiantamento por uma empresa municipal para gestão da pista a constituir sabe-se lá quando?

Pois é, caros amigos, a imaginação não tem limites sobretudo quando se pretende encobrir a desgraça.

E, no entanto, uns por omissão, outros por acção, aprovaram as contas! Espanta, não é verdade?

Como afirmei na AG não me move qualquer intenção contra o Sr. Rascão Marques. Com ele, tenho uma relação institucional e não pessoal. Porém nunca deixarei de, com factos e com provas, exigir que se cumpra a legalidade e que não se "massacre" o Remo desta forma.

Assumirei sempre as minhas posições frontalmente tendo como único fim a defesa desta modalidade tão maltratada nos últimos anos.

E se necessário não deixarei de contribuir, em juízo se for o caso, para que a verdade seja reposta e os prevaricadores sejam castigados e ressarciem o Remo dos prejuízos que lhe provoquem. Porque acredito que tem que se fazer justiça. Ao contrário de muitos não ajo por calculismo; ajo por convicção.

E pronto. Lá me vi forçado a intervir novamente.

E para os que tenham dúvidas (ou não me conheçam) quanto ao conhecimento de causa com que falo e interpelo, deixo a informação (sem qualquer outro fim que não seja este) que sou licenciado em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa, Pós-graduado pela Universidade Católica de Lisboa e quadro superior do Banco Central com uma carreira de quase 27 anos.

Como vêem dificilmente terei algo a aprender com este "aprendizes de feiticeiros".

Esclareço que esta é a minha opinião pessoal e em nada vincula o Clube a que estou ligado.

Mesmo assim, queria deixar expresso que não tenho qualquer receio quanto ao que o meu Clube possa sofrer de represália. E por uma razão muito simples: nós estamos no Remo pelo Remo e competimos salutarmente. A batota não é desporto.

Grande abraço e continuem a remar.

Álvaro Branco
Barreiro

FRITZ disse...

Desculpem mais uma vez a minha ignorancia nas questoes deste tipo de desporto realmente condiz meter agua.
No inicio da epoca vi em tui o caminhese perder em 8x para o fluvial palpitou me logo que esta epoca ia haver problemas com o caminhense e que este clube no fim da epoca ia descarregar a camioneta de atletas aos seus clubes de origem.
Quanto ao sr?carlos jorge ja deve estar a pagar a fatura ao cerveira porque conseguiu meter uma atleta junior deste clube na seleçao sem ela fazer todos os testes como as outras que ficaram de fora e com a agravante de ter ficado nos ultimos lugares nos testes por agua no pocinho nao tendo vergonha de as pequeninas lhes terem dado a devida tareia na agua mas o sr?albino vai fazer dela uma campea olimpica muitas flicidades
Narizinhos enganadores.
saudaçoes desportivas principalmente ao sr Renato e a mais dois ou tres amigos que falam coisas serias de remo.
Quanto ao resto os caes ladram e a caravana passa.
Ate qualquer dia companheiros.

Anónimo disse...

Deixo um repto a todos os que estiveram presentes na AG. Indiquem quem votou contra, a favor e absteve-se.
É bom começar a chamar os bois pelos nomes e separar aqueles que sempre deram a cara pela oposição daqueles que umas vezes votam a favor e outras vezes abstêem-se ou saem para tomar um café na hora da votação.

Atleta "foragido" de outro clube para o Caminhense... disse...

Gostava que o Sr. Fritz me explique, qual é a ligação que tem o Caminhense perder o 8 Shell c/ Timoneiro para o Fluvial em Tuy, com o que se passa nas contas da Federação.
Talvez a camioneta de atletas que faz referência vá descarregar ao clube dele!!!! Será isso???