terça-feira, junho 28, 2011

European Junior Championships . Polonia

Enquanto os mais novos, e não só, gozavam do calor Alentejano, a “nossa” querida selecção trabalhava em Kruszwica, na Polónia para dar continuidade ao brilhante percurso que a tem caracterizado.
Esteve presente uma equipa de 4XM Junior composta por Nuno Mendes, Carlos Pereira, Pedro Moreira e João Costa a disputar o Europeu de Juniores de Remo que se realizou no fim de semana de 24 a 26 de Junho.
Os resultados, como referido e extremamente badalados no site da FPR foram a continuidade dos anteriores confrontos em que as equipas portuguesas se apresentam (com excepção do 2XMPL, como é sabido)
No 1º dia de competição, o quarteto luso mediu forças com as equipas da HUN, RUS, ROU, POL e UKR na primeira manga e que apurava o 1º classificado para a final A. A vitória foi para a HUN com 6:18,89 enquanto POR ficava pela ultima posição com 7:03,53.
Na repescagem, POR teve por companhia as equipas de POL, ROU, CZE e SLO, apurando para a final A as selecções de ROU (6:20,19) e POL (6:26,35) enquanto os lusos ficavam pelo ultimo lugar com o tempo de 6:47,78.
Na disputa da final B, Portugal alinhou na pista 1 tendo ao seu lado as selecções da LTU, CZE, SRB, SLO e UKR.
Nos resultados, nada de novidade. A vitória nesta final foi para a CZE (6:24,15) seguido da SRB (6:29,03) e SLO (6:29,29) enquanto POR ficou pelo ultimo lugar com 6:41.05.
Na final A, o pódio foi constituído pelas equipas da ROU (6:22,73); ITA (6:27,54) e HUN (6:30,65)
Nada de novo, portanto.

38 comentários:

Anónimo disse...

É a "QUALIDADE NA CONTINUIDADE"

Ainda se lembram?

Esta "QUALIDADE NA CONTINUIDADE" venceu as últimas eleições para a FPR com os votos de uma associação de classe, a dos treinadores (aqueles que se tornaram todos funcionários), de seis clubes em actividade (os que venderam o voto por promessas) e mais outras colectividades sem actividade de remo (os tais da carica e da bifana).

Anónimo disse...

se os teus atletas faziam melhor que fossem.. ai desculpa eles ficam em últimos classificados EM PORTUGAL!!

Anónimo disse...

o pinheirinho tb se tem portado bem ... n sei cm e k inda n foi corrido

Anónimo disse...

Nunca mais aprendem... Coitados destes miúdos que estão a perder tempo para não aprenderem nada... ( eu não conheço os atletas)... Mas a verdade é que estes gajos são incompetentes porque conheço muito bem o trabalho deles.

Reparem bem nisto:
O 2x FRAGA/MENDES foi treinado no inicio desta fase maravilhosa, quando ninguém lhes dava valor, por quem???
Quem conseguiu fazer o FLUVIAL ganhar o 8+ este ano???
Quem treinou o atleta Paulo Quesado que é o RECORDISTA português de ergómetro( 5.58)?????

RESPOSTA: EDUARDO OLIVEIRA

Reparem na Académica... Melhorou imenso, o ano passado ganhou inclusivé o 8+ pesado, já lutam pelas medalhas em quase todas as provas.
Um atleta deles o ano passado foi vice-campeão europeu de Universidades.

São treinadores jovens e com grande capacidade.

Os treinadores das selecções não sabem mais do que estes resultados representam.

Só eles é que não conseguem perceber isso.

Pedro Vitor disse...

Quem treinou o Paulo Quesado quando bateu o record nacional com 5.56 foi o Fernando Moreno!

Nuno Costa disse...

Eu bem sei que estas comparações são bem "comparáveis" mas se repararem esse 4X foi sempre melhorando os tempos obtidos. Se calhar aquilo que lhes faltava era mesmo integração enquanto equipa. Kms... muitos Kms.

Anónimo disse...

Eh pá não se ralem que eles tb não.

Isto tb já está a acabar e depois vai ser uma longa e dolorosa travessia do deserto a pagar dívidas e pouco mais.

Anónimo disse...

Estás enganado no treinador... confirma... o tempo disseste bem, enganei-me.

Nem me lembrei do Moreno, não conheço pessoalmente, mas pelo que tenho ideia tem mais capacidade do que os que estão na selecção.

Ricardo disse...

O que não faltam em Portugal são treinadores mais competentes e não só quem treina os que são campeões no 8 ou recordistas nacionais em ergómetro, o José Velhinho por exemplo, é um excelente treinador que por acaso começou por treinar a dupla olímpica, ou não?
o Próprio Fernando Moreno tem mais competências que os atuais treinadores da seleção.
O que nos falta não são treinadores nem atletas, são dirigentes!

Anónimo disse...

Ora aí está. Curto e grosso!

Anónimo disse...

Falta é coragem dos dirigentes (que não temos) para apostar em gente jovem, com formação e passado no remo e como nós queremos sempre resultados para ontem os projetos morrem à nascença.
Em todos os clubes estão treinadores capazes de fazer algo pelo remo, já lhes perguntaram o que acham do remo, qual a sua opinião sobre o estado da modalidade, o que poderiam fazer pelo remo...
O remo está nos clubes e os treinadores nacionais nem lá põem os pés, ver atletas, saber como estão a treinar os atletas da seleção, ver potenciais selecionados.
Já perguntaram aos atletas o que acham disto tudo, mas de forma séria?
É certo que as associações de classe não funcionam, a dos treinadores está minada e é mais a associação dos treinadores na seleção e amigos do presidente, a associação de atletas não funciona...
O remo aproxima-se do seu fim e quem lá está vai continuar porque ninguém quer pegar num barco furado.
Entretanto vão-se perdendo remadores, gerações de remadores que vão desistindo.
Mas temos coisas boas, temos rios, barcos, ainda temos atletas com enorme potencial, temos os melhores do mundo a treinar entre nós, temos gente capaz e competente e temos dirigentes que, como li num comentário neste blogue, gostam muito mais do seu umbigo que do remo.

Anónimo disse...

O treinador do Paulo Quesado, quando ele foi recordista em ergómetro, foi o José Fernando Moreno, quando o Paulo ainda remava no Náutico de Viana. Depois disso ainda teve no Sport Club do Porto e só depois chegou ao Fluvial Portuense.
Já agora perguntem quem é q treinou este ano o Roberto Rodrigues (Caminhense)q ganhou brilhantemente o skiff pesado...e não digam já de caras q foi o João Pinto...porque não foi...

FRITZ disse...

O Roberto não ganhou assim tão brilhantemente o nacional de skiff porque eu estava la e vi o Roberto a ir para a pista do Quesado e o arbitro a manda-lo regressar a sua pista mas como rema pelo Caminhense deve de se julgar o dono do remo e a não cumprir com o que o arbitro lhe estava a indicar so faltou ir remar para a pista zero mas como sabia que ai era desclassificado não arriscou.
Depois la vem o caminhense e os seus seguidores intimidar as pessoas com a sua BRUTALIDADE. Até ouvi uma senhora "ao que me consta muito fanática do Caminhense"afirmar para um dirigente "voces não pagam aos arbitros depois não ganham foi dito na taça de Portugal. Enfim o desespero.

Anónimo disse...

Seleccionador espera primeiras medalhas no sábado

http://desporto.sapo.pt/apostas/artigo/2011/07/01/seleccionador_espera_primeiras_m.html

Anónimo disse...

e henley royal regatta...como esta a decorrer?

Anónimo disse...

Campeonato da Europa de Juniores e Sub23 -Portugal conquista a presença em 10 Finais

http://www.fpcanoagem.pt/tabid/439/xmmid/1204/xmid/5372/xmview/2/Default.aspx

Anónimo disse...

porque é que os resultados do Europeu de Juniores não são publicados na página da FPR?

Ricardo Gonçalves SCC ex-cnv disse...

estive a ler os comentários. só vejo intriguinhas com quem fez oo que e quem aponta o dedo a quem. o que está feito feito está. já vimos que apontar o dedo desta maneira é uma estupidez. as coisas são muito mal feitas. se as queremos melhorar temos que ser nós próprios a fazer e não esperar que caia alguma coisa do ceu. é triste ver quando alguem acusa outro sem o outro estar presente (refiro-me por exemplo ao comentário que fizeram da prova do Roberto Rodrigues). é do mais triste que existe. Como eu sei que não vou ser eu a mudar o remo prefiro fazer o que me mandam e ficar no meu próprio canto. e acho que muitos de vós deviam fazer o mesmo. se não vamos contribuir para a resolução de problemas mais vale afastarmo-nos deles do que andar a empatar. Para sairmos desta situação temos de começar do zero. até porque no zero estamos. temos meios e recursos para fazermos coisas interessantes no remo. basta mudar algumas ideias e conceitos.

a todos boas remadas.

Anónimo disse...

O actual estado da Equipa Nacional de Remo bateu no fundo. Depois dos maus resultados no Europeu De Júniores, a federação estabeleceu que só iriam aos mundiais os que tivessem bons testes de érgometro. Os resultados não foram esperados, os atletas estavam cansados do isolamento imposto pelo estágios. Esta situação levou a que estes abandonassem a Equipa Nacional. Portanto, actualmente, a federação de remo portuguesa não tem equipa nacional de júniores para participar no mundial de remo na categoria.

Anónimo disse...

Ora, ora! Porque não interessa!

Só se pyblicam os resultados obtidos pelo trabalho dos outros.

Anónimo disse...

Caro Ricardo Gonçalves.

Numa coisa tem razão no seu confuso comentário.

Não será você, nem eu, de resto, a mudar o remo. Mas, só uma pequena nota: Não será você, nem eu, nem ninguém individualmente a mudar. Provavelmente seremos todos, em conjunto.

Não acha?


Porém não será coma atitude de "fazer o que me mandam e ficar no meu próprio canto".

Assim, caro amigo, nada mudará. E os carrascos do remo agradecem!

Anónimo disse...

Acho. Claro que acho, e peço desde já desculpa por não ter sido mais explicito. E fico no meu canto até me mostrarem que há algo em concreto para mudar esta situação. Assim sendo não tenho mais nada a acrescentar.

Anónimo disse...

Em suma: Fica expectante que outros, sabe-se lá quem, lhe mostrem o caminho.

E que tal ajudar a trilhar o caminho?

É que por esta ordem de ideias ninguém fará nada e tudo ficará na mesma.

E assim chegamos ao impasse! Todos no nosso "canto" à espera que nos mostrem "algo de concreto para mudar a siatuação".

E que tal ser mais proactivo?

Anónimo disse...

Só acho triste um atleta estar a almoçar e chegar o presidente da federação e virar-se para ele e dizer-lhe: "só pode comer consoante o valor do teste de ergometro". Quanto ao Roberto, ele fez uma prova excelente, e isso não lhe podem tirar! Não sei se isso é ódio por ele ou é pura dor de cotovelo..

Anónimo disse...

E que tal voce fazer tambem aguma coisa em vez de estar a dizer para os outros fazerem

Ricardo Gonçalves SCC ex-cnv disse...

vocÊ anónimo pode achar que eu deixo trilharem o caminho por mim. Pode até achar que fico à sombra da bananeira à espera que alguém mude a situação. Eu se falo assim não é sem ter um mínimo de fundamento como muita gente. Eu fico no meu canto porque não disponho de tempo, não tenho posses financeiras e materialistas para trilhar o meu próprio caminho. Outro aspecto relevante é que mesmo que tivesse muitos factores como os que enunciei a meu favor, seria necessário eu perceber como é que eu enquanto mero atleta posso mudar alguma coisa pelo remo. Pode dizer-me como posso? Ficaria satisfeito se me dissesse. Pois, se você tem a solução forneça essa ideia a quem tem pilares para levar a ideia avante.

Anónimo disse...

Ao anónimo:

Eu já fiz caro amigo. Pelo menos tentei e continuo a tentar. E em várias frentes e vários locais.

Só que se esbarra ou com a indiferença e alheamento de dirigentes, técnicos, atletas, etc., ou, pior ainda, com o colaboracionismo interesseiro magistralmente gerido e manipulado por quem dirige a FPR.

Sabe o que me dizem?

Há 3 anos, perante as miseráveis manobras de bastidores para se manterem na FPR, diziam alguns dirigentes, alguns técnicos e até alguns atletas: Deixa estar. Deixa-os lá fazer mais um mandato, porque até aqui organizaram (e endividaram, digo eu) e os próximos 4 anos é para consolidar. Viu-se a consolidação: 1 milhão de euros de dívidas (até ver), múltiplos processos de execução de dívidas, três processos de penhora e um pedido de insolvência. Para além de, claro, os estupendos resultados das equipas nacionais (com excepção do Fraga/Mendes que, como todos sabemos, são outra história).

Agora, quando mais manobras foram feitas (entre elas aquela aberração jurídica do "voto de confiança") para se manter no poder e evitar a possível eleição de elementos hostis para os órgão sociais da FPR, tal como o novo quadro legal o propicia, dizem-me novamente, mais alguns dirigentes, técnicos e atletas que deixe estar. Porque agora já não vale a pena; que agora há que concluir o ciclo olímpico.

Só que a situação do remo português, nas suas dimensões económico-financeira e desportiva bateu no fundo. E não tenho a mínima certeza que daqui a mais uns meses ainda reste seja o que for.

Pelo caminho vão-se "disparando" processos disciplinares a tudo o que mexe em desfavor da equipa directiva da FPR.

É o desespero? É pura maldade? Não sei. O que tenho a certeza é que, no fim desta triste história, todos, clubes, técnicos, atletas, árbitros ficaremos piores a olhar para um vazio.

Mas note, caro amigo, que ainda há quem veja em tudo isto um mar de maravilhas.
Quer um exemplo?
Então tome nota:depois daquela manobra do "voto de confiança", o Sr. Rascão Marques (ou os eus acessores) entendeu que já se encntrava dentro da Lei. Vai daí, perante as sucessivas demissões na Direcção da FPR, convidou um ex-dirigente de um Clube para a Direcção. Para além, da perfeita ilegalidade do acto, há a lamentar o facto de esse dirigente vir a público enaltecer o facto desse clube ter um representante na Direcção da FPR, deixando transparecer a ideia de que isso era um facto positivo para o clube.

Este episódio, entre uma infinidade deles, ilustra bem como alguns dirigentes vêem a sua participação na direcção do Remo Português.

Dir-me-à que nada tem de mal. Permita-me dizer o contrário. Se de facto é de enaltecer a pertença a umórgão directivo da FPR, esse enaltecimento deve ser relativo à pessoa e nunca à instituição de onde a provem. Sob risco de se confundirem papéis.

Mas isto só eu a pensar. Porque eu ainda penso.

Anónimo disse...

Caro Ricardo Gonçalves.

Eu respeito muito especialmente os atletas.

São eles, na verdade e de facto, o coração do remo e de qq modalidade.

Intervir não exige assim tanto tempo e muito menos meios financeiros.

Basta ter ideias e debatê-las; ser critico quando temos que o ser e não se remeter a comportamentos "placebos" ao jeito do momento. Não agir, ou não, por mero calculismo.

Quanto a soluções há concereteza soluções. Mas eu não me arrogo o detentor da verdade, das soluções milagrosas, do óptimo. Porque, meu caro Ricardo, o óptimo é o enimigo do bom.

As soluções terão que ser procuradas, discutidas e implementadas em alragada participação. Não há mecenas que traga as soluções milagrosas. Isso só mesmo o Sr. Rascão Marques e companhia!

Por isso o debate é importante e a participação essencial.

Por isso, caro Ricardo, quer participar? Então sugiro-lhe que, antes de tudo, não se negue a si prório essa possibilidade. Questione, sugira, debata ideias. E verá que já está a contribuir para a mudança. E isso exige muito tempo e dinheiro? Claro que não!

Abraço e continue a remar.

Anónimo disse...

Boa noite comunidade do remo,

Isto é uma pouca vergonha. Lamento que nesta tão vasta comunidade existam poucos homens no seu seio. Todo e qualquer cão e gato vem aqui comentar a actualidade do remo cobardemente disfarçados debaixo da capa do anonimato. Não seria + positivo darem a cara e identificarem-se? Caso o fizessem assim seria possivel convidá-los para um debate franco e leal "olhos nos olhos" sobre o actual estado da nossa ilustre modalidade e assim abrir novos horizontes para se trilhar um novo rumo para a mesma. Amigo Carlos: - Sei que tu és um amante de uma guerrinha, no entanto na minha modesta opinião penso que está na hora de dares um pouco de credibilidade ao teu blog e deixares de publicar comentários de quem hipocritamente não se identifica. Está + que na hora de quem está na modalidade com amor, humildade e lealdade se juntar e começar a trilhar um novo caminho (uma nova Federação. Estou consciente que vamos ter 3 ou 4 anos de travessia no deserto, mas pelo é do conhecimento publico será o melhor caminho. Já agora e para terminar: Não me identifico que é para deixar a pulga atrás da orelha a todos os corajosos (anónimos)que aqui vêm comentar. Quando estiver contigo identifico-me.

Saudações desportivas.

Abraço a toda a comunidade do remo

Ricardo disse...

Não me identifico para deixar a pulga...
uma no cravo e outra na ferradura.

Ricardo Cardoso

Anónimo disse...

Aquilo para que devríamos olhar e ambicionar:

http://www.dn.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=1903705#AreaComentarios

Vejam as diferenças.

Renato D. disse...

Caros amigos como têm passado?
Soube dos resultados dos juniores à pouquissimo tempo e como sei que este blog é um daqueles actualizadissimos soube logo que haveria de ter algo sobre este assunto.
Acho que se estamos a falar de atletas de seleção nao devemos desviar o assunto para atletas como o Roberto do SCC que nem na equipa nacional esta. Pode ter sido uma brilhante prova, mas uma prova brilhante em Portugal e para o ignorante povo portugues. Gostaria de ver esse atleta la fora.
Queria corrigir um comentario acima postado que o 8+ do Fluvial esta a ter os resultados que esta nao se deve a esse treinador Eduardo Oliveira. Quem é que os treinou tantos anos seguidos? Que treinador utiliza aquela suavidade? Decididamente o Germanov. Esta equipa de 8+ muito tem de lhe agradecer estes sucessos porque afinal o remo é um desporto de longa duraçao, nao ha sucesso de um dia para o outro.
Adoro anonimos que falam, falam, falam que os outros nao se identificam mas eles tambem nao. Como disse um "da uma no cravo e outra na ferradura" mas que podemos nos fazer? Parar com estas intriguisses e unir nos como li em cima!
Claramente era de esperar estes resultados dos juniores. Continuo a dizer que este metodo utilizado pela seleçao nacional nao vai dar em nada. Vai, vai enchendo os bolsos dos que la andam enquanto houver dinheiro.
Sigam o meu raciocinio: quantos anos uma tripulaçao trabalha junta para ir a um Campeonato do Mundo? Uma Taça do Mundo? Aos Jogos? Uma epoca como se trabalha na nossa seleção? Nao. Com treinadores que eram motoristas e agora andam la como treinadores? Nao. Com treinadores que querem fazer a sua equipa nacional nao com os melhores mas com os que eles gostam? Nao. Com treinadores que mal querem saber do atleta, que espezinham o atleta ao maximo envergonhando à frente da equipa? Nao. Com treinadores que so pensam em ergometro como desculpa para mandar embora os futuros ligeiros? Nao.
Como ja reparamos, os futuros remadores de qualidade sao praticamente ligeiros. Porque nao apostar neles? Porque sao pequenos. Mas sao estes que em juniores ganham aos matuloes, aos gordos, aos GRANDES!
Se querem começar a terem bons resultados, se querem começar a orgulhar se da nossa seleçao AQUELA COMANDITA TODA DA SELEÇAO E DA FPR TEM DE SER ESPEZINHADOS E MANDADOS EMBORA COMO FAZEM AOS ATLETAS DE BOA QUALIDADE!
Cada vez mais se perdem atletas jovens por causa daqueles treinadores de seleçao - Albino e Carlos Jorge -, os unicos que se aproveitam la dentro sao o Minas e o Ribeiro (que nao sao treinadores mas pelo menos sabem e transmitem algo de bom!). Mandem o Santos, aquele dito cujo seleccionador nacional para um reforma porque ele vai apanhar um depressao bem grande ao ponto de ter de ir para o Magalhaes Lemos. ACORDEM! Ou entao muitas mais desilusoes teremos da nossa equipa nacional!
É um vergonha! VERGONHA!
Antes dizia se que estar na seleçao era ser um dos melhores e agora ouço "qualquer merda esta na seleçao". ACORDEM PARA A VIDA! Estamos, com estas tretas, a desiludir os nossos jovens.

Continuaçao...

Anónimo disse...

Finalmente! Aguém a chamara os "bóis" pelo nomes!

Haja coragem porra!!!!

A começar pelos atletas que estão mudos e calados quando são os mais prejudicados.

Deixem-se de medos e calculismos. Lembrem-se que há só uma vida...

Anónimo disse...

Já vi gente nas equipas nacionais que, noutros tempos, até nos cllubes eram relegados para tripulações secundárias.

Mas qd se quer manter o poder custe o que custar tudo é possível.

Se o atleta tal não vai lá, não há votinho!

Ao que isto chegou!

E os remadores que deveriam ser os mais preocupados com a questão, nem piam!

Pudera! Se piam, ficam de fora e não há passeio e "prestígio" para vender à Câmara e à(ao) Namorada(o)

Ao que se chegou, meu Deus!

Anónimo disse...

O Ribeiro percebe de remo..lol... ha gente que não sabe o que diz...

Patanisca disse...

http://www.youtube.com/watch?v=HmSX44CCjHk

Quando o Paulo bateu o record nacional.

Micha disse...

Nem sequer vou comentar os resultados porque demonstram exactamente quem os treina. E quando é assim ninguém chegará ao patamar do 2x (Fraga/Mendes)...

Em relação ao 8+ do Fluvial, fui treinado e tenho o maior respeiro como treinador, ainda mais como amigo. Mas não confundam, quem merece todo o crédito pela vitória deste 8+ é o EDUARDO OLIVEIRA, ele sim soube preparar toda a gente para esta conquista que nos fugia à 16anos, nem com as dificuldades que tivemos( fomos campeões com 2 barcos diferente, partiram o nosso 2 semanas antes do Nacional de Inverno , e agradeço mais uma vez ao SPORT e ao CDUP por nos terem emprestado os barcos)e mesmo assim ganhámos categoricamente. Até o Presidente da Federação soube reconhecer isso.

O Paulo Quesado foi mesmo treinado pelo Eduardo quando bateu o recorde nacional de ergómetro. Dúvidas???????


Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=HmSX44CCjHk


Não tentem retirar o crédito a quem o tem, só falta dizer que viemos na melhor pista também no Nacional de Verão.

Falei no 2x (Fraga/Mendes), no 8+ do Fluvial e no recorde do Paulo Quesado e em todos o Eduardo foi responsável. Contra factos não à argumentos quando se tem valor.

O ergómetro é bom para a frustação, por isso treinem...

Alguma dúvida ou problema sou o MICHA e remo no REAL CLUBE FLUVIAL PORTUENSE apareçam e explico tudo ao pormenor.

E já agora o FLUVIAL também ganhou, pelo 2ºano consecutivo, o 8+ Juvenil, Parabéns ao Ricardo, à Paula e ao Eduardo...

Anónimo disse...

Esperemos agora pelos resultados do 2x sub 23 da E.N......

Que eu ja sei qual é..