Isto porque o NQL decidiu (e ele é que manda) alterar os Regulamentos que ele fez e o ante-programa.
Sintetizando, a ordem das provas foi objecto de um Regulamento que obrigou os clubes a adaptarem-se e a propor a sua participação de acordo com essa ordem, ficando inibidos de competir em alguns barcos porque essa ordem não permitia desdobramentos. Foi igualmente regulamentado que só haveria provas do CNV com mais de 3 tripulações.
Ora acontece que algumas equipas treinaram arduamente para participar e, por falta de adversários, ficaram impedidas de competir.
Num “arranjinho” de ultima hora, a ultima prova do programa, o 8+M sénior, passou a ser a 1ª nas eliminatórias permitindo a algumas equipas desdobrar para outros barcos que iniciariam as finais 10 minutos depois. O que se coloca em questão é o horário estipulado pela organização, que deveria prever este tipo de situações, assim como a forma como foi gerido o processo.
Um clube ao inscrever-se teve que considerar estas condicionantes, deixando de o fazer em alguns tipos de barcos porque o Regulamento não o permitia (o tempo entre as eliminatórias e as finais era exíguo) ou porque a sua logística não era ajustada. Agora porque o programa foi reduzido por falta de competidores é para motivo de se alterar o Regulamento? O NQL diz que sim (afinal o problema é dos clubes, segundo ele).
Esta “brilhante” decisão vai obrigar a madrugar os participantes já que todas as restantes decisões de mantem, incluindo a hora das pesagens. E já houve casos em que equipas ficaram sem competir porque se foram pesar pouco tempo depois da hora. E de quem vai ser a responsabilidade se esta situação se repetir?
O CDUP vai estar presente nestes campeonatos com legitimas aspirações de bons resultados. Não concordando com esta medida, irá fazer para que o Regulamento se mantenha (afinal foi o NQL que o fez) e a prova de 8+M seja a ultima do programa, independentemente da hora a que se realiza ou do intervalo entre as eliminatórias e as finais. É uma questão de coerência.
Quanto às suas participações, no Sábado o CDUP irá competir nos seguintes barcos com os seguintes atletas:
4-F – Joana Teixeira; Mariana Silva; Cristiana Sousa; Inês Sequeira
1XPLM – Bernardo Patrão
No Domingo, entrarão em acção os
seguintes atletas:
2-JF – Mariana Silva; Cristiana
Sousa2XJF – Inês Sequeira; Joana Teixeira
4-M – António Lopes; Ivo Coutinho; Emídio Ramos; Hugo Dionísio
4XM – André Pereira; Cláudio Silva; Bernardo Silva; Luis Sá
1XJM – José Novo
8+M – André Pereira; Cláudio Silva; Bernardo Silva; Luis Sá; António Lopes; Ivo Coutinho; Emídio Ramos; Hugo Dionísio – Tim: Marco Santos
Os objectivos estão definidos para
toda a equipa. Vamos ver se terei que parar na Mealhada para a Feijoada de
Leitão.
Boa sorte para todos.
4 comentários:
Há-de ter sido para agradar a alguém...
Amigo Super, os regulamentos não são para todos, e de certeza que não vais conseguir fazer com que se cumpram! O NQL arranja maneira de manobrar as proprias leis que ele cria....
A federação para nós organizar uma regata, impou-nos certas regras, a mesma infelizmente organiza nacionais de miúdos sem sinal sonoro na chegada, coloca jovens a fazer o controle de embarque árbitro alinhar e largar,tendo ficado decidido na reunião delegados que iria haver alinhador e arbitro de largada, uma vergonha e os clubes assistem a tudo isto pálidos e serenos.
Andas muito caladinho!...
Enviar um comentário