Foi uma recepção emocionada a que ocorreu ontem no Aeroporto da Portela na chegada da nossa delegação olímpica.
O brilhante resultado alcançado mereceu o esforço de uma camioneta cheia de amigos que se deslocaram para os receber. Foi bonito. Igualmente bonito de ver foi alguns estrangeiros presentes que com a chegada destes campeões não perderam a oportunidade de posar para a câmara e pedir autógrafos. Foi uma chegada organizada que para além dos amigos, treinadores e familiares contou com a presença do representante da FPR, Carlos Bispo.
Agora o que não foi bonito foi tratamento dado pela Comunicação Social á sua chegada.
No mesmo voo chegou igualmente o representante da Vela e o irmão.
Endereço os parabéns públicos ao Gustavo Lima pelo excelente resultado e solidarizo-me com a sua revolta pois é extensível a tantas outras modalidades amadoras. Agora a sua posição ser motivo de tratamento discriminatório por parte da Comunicação Social é que é condenável. Aliás, referi isso pessoalmente aos jornalistas da SIC e da RTP lá presentes. Fizeram uma cobertura de imagens e entrevistas ao Gustavo e ao irmão com perguntas que permitissem alimentar polémicas e ser motivo de bitaites por "paineleiros" e comentadores da bola para quem desporto é dar uns chutos na bola e do resto só se lembram se for para a polémica ou fotografia e aos dignos representantes do Remo nem uma única pergunta sobre o seu desempenho ou como correu a viagem. É nisto que somos pequenos. Nesta mentalidade mesquinha que apenas vive da polémica e do mau estar. É isso que vende jornais e abre telejornais. Foi isso que fez estar presentes a Radio Renascença, a TVI, a SIC, a Televisão pública e outros com responsabilidade social e de interesse público.
(fotos gentilmente extorquidas ao blog amigo"Olhares para Sempre")
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Foi um recepção bonita sim senhor, e eles bem que a mereceram.
Quanto à comunicação social…bom, isso são outros 500…não tiveram entrevista, mas tiveram imagens, pelo menos na SIC. A culpa não foi só dos jornalistas, mas também de quem os dirige, lá está, sempre o problema das direcções…
Tenho só um reparo a fazer, se a comunicação social não se dignou a entrevistar o Pedro e o Nuno, o pessoal do remo que estava presente, também não se voltou para aplaudir o Gustavo, e ele também merecia todo o apoio, até porque somos todos Portugueses.
Polémicas à parte, parabéns Nuno e Pedro, agora, é trabalhar para Londres.
P.S- é um prazer ter fotos minhas num blog tão conceituado ;)
O Gustavo Lima ja anda ha muito tempo no "topo" e nao tem desculpas, nao me venha dizer que sao falta de condicoes. Essas condicoes nao o impedem de chegar alto noutras ocasioes e aos podios. Nestes jogos (e nos outros)Faltou-lhe... la o que seja. As "polemicas" so serve para a bela desculpa de que a "culpa e dos outros".
E viva o REMO!!!!!!!!! O PEDRO e o NUNO!!!
Autografos e tudo!!
Por tópicos, para ser mais fácil...
1) O Gustavo Lima tem um sexto, um quinto e um quarto lugares (por esta ordem) nos três Jogos Olímpicos em que participou. Tem três diplomas olímpicos. Foi campeão do Mundo e da Europa sénior (não Sub-23). Tem um currículo bem preenchido e presença assídua na Comunicação Social. Se estivesse em serviço (o autor do blogue conhece bem as condições [censura] do meu jornal), o Gustavo Lima teria precedência sobre os remadores.
2) O remo raramente aparece na Comunicação Social. Pretender que os jornalistas reconheçam o Fraga e o Mendes (quando foram lá mandados para falar com o Gustavo) é quase lirismo, tanto mais que o brilhante feito deles foi ofuscado no próprio dia pela despedida do Francis Obikwelu.
3) Quanto à "mentalidade mesquinha que apenas vive da polémica e do mau estar", sabes como penso e o que tenho feito, dentro das minhas escassas possibilidades. Mas, como profissional, sinto ter de defender os meus colegas, uma vez que foram lá para obedecer a ordens (Gustavo Lima).
4) Esse "fotos gentilmente extorquidas" é uma variação elegante da provocação lançada pelo NdR. Tenho de começar a cobrar direitos de autor (tanto mais que o fotógrafo tem-me ameaçado constantemente).
Só um reparo.
Na altura em que o Gustavo Lima se aproximou dos seus amigos e familiares, aplaudi-o e fiz questão de o ir comprimentar pessoalmente e dar-lhe os parabéns.
Quanto á mentalidade que nos acompanha, o que me dá algum alento e optimismo é saber que, embora poucos, ainda existe quem lute contra o sistema. E do pouco se faz muito.
Quero dar os parabens nao só aos remadores mas também a todos os atletas (nao-jogadores de futebol) que marcaram presença nos jogos. Tenho pena que algumas pessoas em vez de cerebro, tenham uma bola de futebol... enfim... esperança...
Enviar um comentário