terça-feira, agosto 21, 2007

Critérios de Selecção

Fazendo uma retrospectiva dos resultados obtidos nos vários campeonatos nacionais pelos nossos valorosos atletas presentes no Campeonato do Mundo para aferir do seu valor a nível nacional qual o meu espanto, muitos outros atletas não convocados obtiveram melhores resultados ao longo do ano.
Uma primeira constatação: Não é preciso ser bom. Basta parecer. Para a próxima deve-se apontar o "peak" de forma para as regatas dos testes de selecção porque essas é que são importantes. Se se fizer parte da minoria presente nesses testes e tiver a "sorte" de ganhar, já se vai á selecção.
Uma segunda constatação. Tenho que ter um parceiro bom. Mesmo que ele não seja convocado, se a tripulação andar lá na frente há sempre a hipótese de ser um dos eleitos para a selecção.
Terceira observação: Mesmo que se esteja numa equipe e algum atleta "desistir", não faz mal pois tem-se sempre lugar,nem que seja noutro barco.
Quarta observação: Não se pode criticar o "sistema". Mesmos que se seja um atleta de top nacional, com valor e resultados para estar presente internacionalmente pela equipe nacional, não deve dizer o que pensa. (Se calhar nem deve pensar...).
Quinta observação: O limite dos conhecimentos em remo terminam no limiar do conhecimento da equipe técnica nacional. Quem souber ou quiser saber mais é considerado reaccionário e não tem lugar no "sistema".

Tudo isto para tentar peceber qual o critério utilizado para inscrever e levar ao Campeonato do Mundo os skiffistas nacionais (masculino e feminino). Eram os melhores? Não havia outros? São apostas para Londres 2012?
Provavelmente seremos todos esclarecidos, um dia....

PS: Não sei se isto é ou não lido pelos atletas na selecção. Não quero de forma alguma que pensem que é algum ataque pessoal ou que pensem que me move qualquer coisa contra eles. Antes pelo contrário. Respeito muito o esforço e a vontade de ganhar que eles demonstram assim como são merecedores de toda a minha simpatia. Apenas sou contra uma politica de selecção que não permite a evolução do remo nacional. E essa evolução também deveria ser positiva para os atletas presentes na equipe nacional. Os melhores com os melhores.

1 comentário:

Unknown disse...

não posso deixar de dizer que estás com cada observação...andas a ver bem e mais te digo,agora com os nossos treinos só não vamos à selecção porque dizemos o que pensamos porque teria-mos lugar de certeza.
e também porque somos uns reacionários...