quinta-feira, fevereiro 09, 2012

CDUP vai a Testes

No próximo Sábado realizam-se os Testes Nacionais para escolher os atletas que irão representar as cores nacionais.
O CDUP irá estar presente com 3 candidatos a um lugar na Selecção, dois na categoria de Juniores e uma na de Juvenis. Embora o grau de dificuldade seja diferente, todos eles estão com a expectativa e o desejo de darem o seu melhor e conseguirem o objectivo que é o de terem um lugar entre os melhores.
Na categoria Juvenil, a tarefa não deverá ser muito difícil para a Sara Soares que terá a companhia de mais 10 candidatas. Corre na ultima manga do 1XF Juv. a prova da manhã, fazendo a 2ª prova da parte da tarde, a partir das 14:30. Segundo o critério de apuramento, passam as duas melhores no somatório dos tempos das duas regatas.
Tarefa menos fácil terá a Mariana Silva que se baterá com mais 7 candidatas para apurar 3 em 1XF Junior. Neste lote estão algumas das melhores atletas do escalão, com destaque para a Inês Pocinho, a principal candidata ao apuramento. Embora tenha apenas pouco mais de um ano de Remo, a Mariana tem que acreditar nas suas capacidades para conseguir o seu objectivo.
Tarefa mais espinhosa terá o José Miguel Novo em 1XM Júnior. Serão 22 atletas a lutar por um lugar nos 8 primeiros lugares sendo que 2 deles são para atletas de 1º ano.
Apesar da pouca experiência, este atleta tem mostrado enorme força de vontade e será uma incógnita a sua prestação. Esperemos que esteja nos seus dias e que seja capaz de se concentrar nos ensinamentos e mostre que poderá, em breve, ser um atleta de eleição. Tudo depende dele.
Como nota destes Testes, salienta-se a presença de 31 tripulações em 1XM no escalão juvenil, o que mostra que o Remo Jovem está vivo, contrariando os candidatos mais velhos (sub-23) em que a maioria tem o apuramento garantido por falta de adversários.
É um sinal para questionar porque é que quanto mais velhos, menos confusões querem com esta ETN. Ou será que ao longo dos ultimos anos já se encontraram “Talentos” suficientes?
Seja como for, aos atletas não deve ser recusada a possibilidade de representar o nosso pais, nem de mostrar aos seus pares o seu valor. E já que não há outras provas por falta de dinheiro, é uma oportunidade de competirem entre si.
Que seja uma boa jornada de Remo, são os meus desejos. E que os atletas do CDUP venham com a noção de que fizeram o seu melhor.

Sem comentários: