quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Remo fora do Circuito

Apesar da FPR se ter demitido de algumas das suas principais funções que é a de promover e organizar provas, o Remo continua a ser difundido e promovido pelos clubes e Associações de Remo.
É claro que isso vai custar processos disciplinares pois estas não tiveram o aval do “padrinho” e dessa forma, não foram inscritas no “maravilhoso” calendário desportivo que esta época fomos brindados e que foi apresentado ao IDP.
A ARBL está com alguns processos à perna e, provavelmente, o mesmo vai acontecer à ARDP. Como a FPR não dá um “tostão” para a realização de regatas, os clubes da Zona Centro através da ARBL juntaram-se e já vão na 5ª prova dos “Torneios de Escolas, com participações bastante significativas.
A ARDP vai organizar no próximo dia 25-02 a 2ª Regata “Troféu ARDP” e, no mesmo dia, a “I Head of Douro 2012”. No fim de Março teremos a 2ª edição da “Head of the Cork”, nas aguas do Maranhão, em Aviz. Até lá ainda teremos ainda no dia 10-03 a “Taça Presidente da República, organizada pelo SCC e no dia 4-03 a “XXVI Descida da Ria”, esta a única das indicadas inscrita no calendário da FPR. Como se vê, o Remo continua activo e com muita adesão, senão vejamos:
- Nas provas da ARBL, a participação dos clubes tem sido maciça no Remo jovem.
- Para a “Head of Douro” estão confirmadas as presenças de algumas equipas espanholas e de tripulações Holandesas que se encontram a estagiar no nosso país e com a presença da maioria dos clubes do Norte. No mesmo dia e da parte da tarde, espera-se uma grande adesão ao Troféu ARDP, à semelhança de edições anteriores que contará com tripulações do país vizinho e dos clubes a norte do Douro a participar no Remo Jovem.
- Na prova de Avis o sucesso da 1ª edição fará com que seja batido o record de inscrições, estando prevista a abertura a outros tipos de barcos. Na edição anterior a prova foi praticamente só para 1X.
- A Regata de Caminha tem uma limitação. É apenas para barcos de ponta, seja nos masculinos, seja nos femininos o que limita algumas participações. No entanto, nos comentários já apurados é que também será grande a participação.
- Quanto à “Descida da Ria”, sendo uma clássica do calendário aguarda-se igualmente uma forte adesão.
O CDUP irá participar na maioria destas iniciativas. Para já fará a sua inscrição nas provas do dia 25-02 com uma tripulação de 4XF Absoluta mista na “Head of Douro” e nas provas do Troféu ARDP. No dia 4-03 alinhará na “Descida da Ria” igualmente com uma tripulação de 4XF. As restantes ainda aguardam uma decisão sendo, contudo, provável a sua participação.
Tudo isto nos leva a perguntar: Para que é precisa a actual FPR?
Os clubes e associações adaptam-se à actual realidade. Fazem o que sabem e o que podem pela modalidade e ainda tem que enfrentar os “humores” do presidente, respondendo a processos disciplinares ou tendo que se sujeitar a regulamentos e ofícios feitos ao kilo. Não recebem qualquer verba da FPR e ainda tem que lhes pagar para participar em provas. São escamoteados de verbas que lhes pertencem por direito. Não se veem dignamente representados por uma Instituição que é conhecida por caloteira e por ser “lambe-botas” do Poder. São demasiadas razões para que a questão continue de pé.
O Remo merece melhor. E o melhor está nos clubes. Saibam eles utiliza-lo.

10 comentários:

antónio disse...

Deixa lá o Rascas em paz, em tempos de crise cada um faz o que pode e ele zela pelo ordenado dele, ou tacho ou lá o que é que ele tem.
Mas ninguém o pode acusar de não estar a fazer um serviço condizente com a altura dele,ou seja, pequenino , isso ele faz na perfeição e ainda é bem pago, com carro e tudo.
( isto sem ferir a suscetibilidade das pessoas de tamanho pequeno que muitas são enormes)

O remo está como os clubes querem, se me lembro foram clubes que o puseram lá e o mantiveram lá, ou isto é a republica das bananas ou do ananás ou de outra fruta qualquer?

Agora é, cara alegre e não chora enquanto ele nos sodomiza e ao que parece reclamamos mas gostamos... é que ele ainda nos está a comer.

Rascas, continua assim, estás a fazer um excelente serviço ao remo.

Advogado avençado disse...

Boa, a trabalhar nos assuntos mais relevantes para o sucesso da modalidade!
Em vez de se preocupar com o essencial masturba-se com o acessório. Se poupasse o dinheiro que gasta no amigo advogado que faz de relator dos processos e pagasse o que deve aos clubes e às associações era melhor, penso eu de que...
Mas isto realmente é o cúmulo do ridículo. Senão vejam a cronologia:
- acaba com o apoio aos directores técnicos regionais
- acaba com o direito de voto das associações nas assembleias gerais
- acaba com os apoios financeiros às associações
Mas depois continua a exigir que estas façam tudo como dantes, ou seja, organizar regatas a expensas próprias (a FPR faz isto? Ou faz a expensas do Estado e dos clubes a quem não paga?) e ainda têm que enviar um pedido de autorização para fazerem aquilo que é o seu único objectivo desde a sua criação (processo que até foi incentivado pela FPR): dinamizar o remo regional! Sublime!
Continua a senda de tentar acabar com as associações regionais, além de não dar um tostão ainda as persegue por trabalharem. O melhor é emigrarem para um país que goste de promover o remo e não se entretenha com pentelhices, como diria o Catroga.
Já agora um pedido de informação: ainda podemos ir ao quarto de banho sem nada dizer à FPR? Ou também temos que pedir autorização para cagar?

Anónimo disse...

O Troféu ARDP vai ter boa adesão (incluindo clubes espanhóis), mas há clubes portugueses a norte do Douro que nem convite receberam...

Anónimo disse...

E agora, para algo completamente diferente, que tal as Assembleias Gerais da FPR passarem a realizar-se em Mação (Santarém):

http://www.remoportugal.pt/LinkClick.aspx?fileticket=NDDUFm0EIao%3d&tabid=158

Talvez algum familiar de um elemento da FPR esteja para se casar e os 5% de desconto no aluguer de um salão não é coisa para desprezar nestes tempos de crise.

Anónimo disse...

Maravilha! Agora a FPR virou agência de turismo.
Quem ganhará com isto.
Já sstou a ver onde vai ser o Congresso de Remo!

Anónimo disse...

isto e demais. uns andam com carro da fpr gasoleo a conta telemovel e despesas e ainda metem inqueritos disciplinares aos que organizam provas com dinheiro do seu bolso..
o gajo anda-se a habilitar a ganhar uma dentadura nova

Anónimo disse...

Deixem lá o homenzinho que até é boa pessoa, faz nos rir!!!!

Anónimo disse...

Temos de agradecer ao NQL a BWin entra a patrocinar o remo.
A 1ª aposta é quem estará com mais medo se o NQL ou a ARDP, ARBL, SCC, etc.

Stim disse...

Alguém tem os resultados da 2ª Regata Troféu Remo Jovem (ARDP), realizada no dia 2012/02/25.
Obrigado

Super disse...

Caro Stim

Alguem deve ter, mas como tambem não me chegaram, não pude dar o devido destaque nem fazer a actualização da classificação do Troféu.

Abraço