terça-feira, dezembro 02, 2008

Rescaldo de Valença

O CDUP fez a sua primeira participação numa prova do Calendário nacional na regata de S. Martinho, em Valença.
Apesar do dia ter começado frio e chuvoso, à medida que a hora da regata se aproximava o S.Pedro ia brindado as equipes presentes com uns raios de sol, permitindo realizarem-se as provas debaixo de um sol tímido mas sem chuva. É claro que o frio esteve sempre presente.
Conforme iam decorrendo as fases do tira-teimas, as prestações iam variando. Assim, depois da vitória com alguma facilidade na primeira manga, na segunda faltou algum "estofo" para na parte final da regata responder ao ataque do ARCO que, com muito mérito conseguiu o apuramento para a final.
Na final B que daria entre o 4º e o 8º lugar a luta vinha renhida pelo 1º lugar com o SCC quando este procurou as nossas águas e com isso começaram as pás a chocar. Na confusão, o voga deles embuja, os nossos remadores da sota também reduzem a intensidade e com isso os barcos ficam com os rumos alterados. Sem nenhuma das tripulações querer perder o comando, retoma-se a corrida mas o choque ia ser inevitável quando após mais alguns toques entre pás a nossa tripulação, que ficou com o rumo alterado e com isso iria albaroar o barco do SCC abriu deixando passar os adversários e com isso ficar na ultima posição da final B, ainda assim correspondendo ao 8º lugar. Quem beneficiou foi o Miño e o Galitos que obtiveram as duas primeiras posições.
Na final A, a vitória foi para o SCC (A) seguido do Miño e em 3º a surpresa do ARCO. No ultimo lugar da final A ficou a AAC.
Nas regatas de 4X femininos a vitoria foi para a AAC seguida do SCC enquanto em 3º ficava o CNV. Foi igualmente outra surpresa ver o SCC com uma tripulação feminina e com um bom andamento, eles que tem poucas tradições em femininos. Parece que este ano vamos ter competição a sério neste barco e ainda bem.
Uma nota de agradecimento para a organização que esteve impecável e foi digna do esforço de todos os presentes.

2 comentários:

Mad disse...

Nao consegui perceber qual é que era a embarcaçao que deu origem ao relato da primeira parte do post, mas fiquei com curiosidade.
Já agora explico o porque da minha curiosidade: já há muitos anos que nao assisto a uma regata de remo em Portugal, mas do que eu me lembro ter tripulaçoes suficientes para fazer duas mangas de apuramento e finais num barco de pontas nem nos nacionais de velocidade :D Há assim tanto pessoal, ou foi a forma de organizar as regatas que mudou ???
Só mais um par de coisitas: um agradecimento e uma felicitaçao, por este "Local de bem" aberto ao público! :)

Super disse...

Caro Mad

A regata teve 12 tripulações de 8+ inscritas e as finais A, B e C eram com quatro embarcações cada pelo que era necessário proceder a mangas de apuramento.
No final de cada manga, os apurados dirigiam-se para a largada e corriam na respectiva final. Exceptuando a final C com 2 provas, as outras faziam 3 provas, tudo isto no espaço de uma hora.