sexta-feira, janeiro 14, 2011

E Ele é nosso....e é, é, é....

É com este estribilho que as ruas de Gaia irão ser percorridas no próximo domingo, naquela que é uma das mais antigas e a primeira romaria do ano em Portugal.
Trata-se da Romaria de São Gonçalo, onde os Mareantes do Rio Douro transportam as cabeças dos Santos Padroeiros, São Gonçalo e São Cristóvão e o povo entoa este refrão ao som dos bombos e fanfarras pelas ruas do Concelho até à Igreja de Mafamude.
Tradicionalmente, os Mareantes organizam em conjunto com o RCFP uma regata entre tripulações de 8+M e convidam as tripulações de Gaia e Porto a darem um espectáculo de Remo para atletas menos jovens.
No ano passado o tempo não ajudou, mas este ano está agendada a tradicional disputa entre os clubes vizinhos e rivais pela conquista do Troféu "Zé da Micha"
Será numa distância aproximada de 500 metros, entre o Fluvial e o Sport, em frente à sede dos Mareantes que o SCP, RCFP, PCale e CDUP irão pelas 12:00 horas presentear os milhares de aficionados desta Romaria enquanto aguardam o ribombar dos tambores.
O tempo promete e as águas do Douro também.

Sem comentários: