domingo, janeiro 23, 2011

Seminário de Treinadores

A ANTREMO levou hoje (ontem, 22-01), no Auditório Municipal de Vila do Conde, o 1º Seminário de Remo para os treinadores seus associados.
Foi uma tarde de (in)formação com temas bastante interessantes, quer pela sua pertinência, quer actualidade.
Dos prelectores inscritos, não estiveram presentes por motivos pessoais inadiáveis o Fernando Estima, que deixou uma comunicação lida aos presentes e que mereceu elogiosos comentários, embora não houvesse a possibilidade de apresentar questões por não haver o contraditório e o treinador galego do Náutico de Vigo, Artur Abruñedo .
Dos presentes, destaque para a apresentação do Eduardo Oliveira, que apesar de não conseguir ver reconhecida a sua capacidade como treinador pela FPR, a ANTREMO convidou-o para estar presente e o tema apresentado - Avaliação e controlo do treino: determinação de intensidades de treino - foi motivo de inúmeras dúvidas e questões por parte dos presentes ao qual ele esclareceu e deu um precioso contributo à formação dos presentes em geral.
O Félix Ribeiro apresentou uma abordagem ao desempenho do 8+PL presente no ultimo Europeu, em especial ao período preparatório no estágio terminal e onde foram apontadas algumas das deficiências encontradas e sugestões de melhoria.
Por sua vez, o Nuno Coutinho referiu na sua apresentação a "Periodização do treino em Blocos", um resumo da sua presença na Conferência de Treinadores Jovens que decorreu em Israel.
A sessão terminou com a apresentação do João Cardoso com uma abordagem algo interessante mas futurista da criação de Escolas de Remo, apresentando realidades que estão a alguns anos da nossa realidade. Em alguns instantes lembrei-me do José "Carbono" Nunes.
Um seminário interessante mas com poucas presenças, talvez devido aos custos da gasolina e de ser dia de meditação. Da minha parte, dou os parabéns à organização pela iniciativa.
Seguiram-se duas AG, uma Ordinária para apresentação do relatório e contas do Exercício e uma outra Extraordinária para apresentação, discussão e votação do Regulamento Interno da ANTREMO. Um exercício que mereceu um contributo dos presentes numa prova de democracia e envolvimento que durante muito tempo esteve longe desta Associação. Um bom prenúncio para o futuro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que está em marcha a Revolução?

Esperemos que sim. E que seja suave, de cravos ou jasmins. Tanto faz.