terça-feira, maio 24, 2011

CDUP na LITOCAR

Embora tenha escrito poucos “posts”, a vida no clube continua bastante activa, com participações em provas e outros acontecimentos relevantes, mas fundamentalmente com a preparação da sua Regata Pirilampo Mágico que nunca teve tanto apoio e empenho por parte da organização como o verificado.
No plano desportivo, este fim de semana foi a vez de participar na Regata Internacional LITOCAR, realizada na Pista de Montemor e com uma adesão e participação digna de registo.
Segundo a organização, estavam “Inscritos mais de 480 remadores portugueses e espanhóis, que formaram um total de 353 tripulações em representação de 17 clubes.
As 25 provas que compuseram esta regata, tiveram a distância de 500 metros, e distribuíram-se por 30 mangas no sábado e 35 mangas no domingo com largadas em cada cinco minutos”
O CDUP, com 12 atletas presentes no Remo Jovem (ficaram 4 dos previsto inicialmente de fora – 1 por lesão; 1 por causa de uma festa e 2 por terem que estudar) ficou pela 12ª posição entre 17 clubes com 335 pontos, contra os 1091 do CNIDH, o grande vencedor deste torneio, quer por equipas, quer por vitórias.
Esta regata segue o modelo da Internacional de Sevilha, mas só para Remo Jovem, e permite desdobramentos pelos vários barcos em prova.
Assim , CDUP aproveitou para realizar um treino mais competitivo e de fazer experiências para o que falta do final da época.
Começando pela apreciação individual nos infantis, O João Teixeira correu apenas em 1XM e mostrou bem o que quer do Remo. Muita luta, muita garra e uma constante subida de rendimento ( e de posições) nas suas prestações. Ficou em 9º da geral entre 33 participantes.
A Patrícia ainda não percebeu bem que não chega só ter potencial. É preciso trabalhá-lo e como sempre lhe foi fácil vencer, a concorrência agora aumenta e ela tem que mostrar que é uma das melhores remadoras nacionais do escalão. Acabou por ficar na 5ª posição entre 22 concorrentes mas pode e deve fazer melhor. Esperemos para ver.
Em Iniciados, tivemos resultados para todos os gostos. No sector feminino, a Francisca correu em 1XF e em 2XF. No 1XF, falta-lhe garra e espírito de sacrifício. Faz treinos com qualidade mas nas provas sofre do síndrome de Fernando Mamede. Acabou por ficar na 8ª posição quando tem capacidade (e corpo) para ser sempre candidata à vitória. Já no 2XF fez par com a Patrícia por ausência da Beatriz e acabou na 6ª posição entre 12 adversárias.
Os jovens João Novo e Rodrigo Silva fizeram ambos 1XM e 2XM. No 2XM faltou ao Rodrigo acreditar nos últimos 150 metros que podia vencer. Acabaram por ficar na 5ª posição da geral (21 adversários) mas muito em cima do vencedor da manga e com os tempos muito iguais. Já em 1XM, na prova de Domingo e no dia do seu aniversário, o Rodrigo brilhou e alcançou a 2ª posição, mesmo sem treinos neste tipo de barco. O João correu contra o seu parceiro de equipa e num barco que não estava habituado e com afinações pesadas obteve um modesto 25º lugar entre 33 concorrentes. A força venceu a técnica.
Passando ao Juvenis, o CDUP alinhou em 1XM, 1XF, 2XF e 4XF.
No 1XM o Chico Teles superou as expectativas em termos de atitude e entrega à prova. O resultado foi modesto (26º entre 37 concorrentes) mas face ao histórico de treinos está de parabéns pelo desempenho.
A Sara teve dois dias antagónicos. À Semelhança de Sevilha, brilhou no Sábado em Juniores, mas na sua prova de Domingo alinhou a pensar que eram “favas contadas” e não foi alem da 4ª posição (ex-aequo) no seu escalão. Para aprender e meditar.
Nas provas de 2XF os pares compostos pelas Inês / Ana Rita e Cristiana / Mariana ocuparam as 3ª e 4ª posição respectivamente com vantagem para as ultimas, mas com desempenhos muito iguais. Embora por razões diferentes, não se pode dizer que fizeram boas provas mas ainda assim obtiveram bons resultados. A dupla Cristiana/Mariana obteve o 3º lugar com a Cristiana a queixar-se de uma lesão no obro que a impediu de manter a performance ao longo da prova. Os nervos e uma má largada não deixaram a outra dupla fazer melhor. E elas sabem-no fazer.
Já no 4XF, estas duas duplas mostraram porque é que poderiam ser umas sérias candidatas ao título. Ficaram na 2ª posição mas ainda com muita margem de progressão. É pena.
Resta os Juniores. Com as ausências do José Novo e do Daniel, apenas a Joana em 1XF correu no seu escalão obtendo um brilhante 5º lugar. Mais um sinal que com trabalho e dedicação, os resultados aparecem e a Joana tem sido de uma entrega notável. Teve como adversária a juvenil Sara Soares que, como já referi, brilhou em Juniores alcançando a 2ª posição.
A Organização está de parabéns pela forma como recebeu e promoveu mais esta festa de Remo para os mais jovens.

Sem comentários: