segunda-feira, maio 09, 2011

Melres e a Internacional de Gondomar

Depois de um Sábado em cheio, no Domingo foi a vez de estar em Melres mas na pista grande, a de 2000 metros, e assistir de uma forma privilegiada às várias provas da Regata Internacional de Gondomar.
É que, mais uma vez, a maioria dos Árbitros convocados pela FPR para estarem presentes nesta importante e antiga prova do nosso calendário, se esqueceram de ir assinar o ponto.
Como as reclamações com a Arbitragem não foram muitas e o pior (que era eu) fez melhor (segundo os presentes) que muitos dos “habituées”, conclui-se que a FPR não serve para nada pois nem consegue mandar nos seus correligionários e súbditos. Segundo o novo Estatuto da FPR que só serve para substituir vice-presidentes, a Arbitragem devia ser independente da Direcção e assim ser responsabilizada por estas vergonhas. Mas como continua na alçada da Direcção, pois está igualmente ilegal, assim como o Conselho Fiscal, é à Direcção que devem ser pedidas responsabilidades.
Na realidade é que com uma equipa de Arbitros conseguida no dia e com os voluntários disponíveis conseguiu-se uma excelente jornada de Remo, com as condições climatéricas a ajudar e os atletas a brilhar, dentro dos horários previstos e numa pista difícil, pois não é balizada e tem um traçado que “engana” no rumo.
Uma palavra para a Selecção de Angola em 2XPLM que teve a coragem de medir forças com as restantes tripulações presentes.
Quanto aos atletas representantes das cores nacionais, o panorama foi muito triste, pelo menos nas prestações pelos seus clubes. Ou a ETN não sabe escolher os atletas ou os que lá estão são as 2ªs (ou 3ªs) escolhas do Remo Nacional. Para meditar.
Numa jornada para remadores absolutos, estiveram em presença duas provas de juvenis, uma de cada categoria sendo os resultados verificados os seguintes:
4XF Juv – 1º CNIDH; 2º San Felipe; 3º AAC
8+M Juv – 1º MIÑO; 2º SCP; 3º CNIDH
1XF – 1º Castrelo Miño; 2º MIÑO; 3º CNIDH
2XF – 1º AAC; 2º CFV; 3º CNIDH
4XF – 1º CNIDH; 2º SCC; 3º CNIDH
1XM – 1º Naval; 2º Robaleira; SCP
2XM – 1º CFV; 2º Vegadeo; 3º ANGOLA
2-M – 1º PCale; 2º AAC; 3º RCFP
4XM – 1º MIÑO; 2º AAC; 3º SCP
4-M – 1º CG; 2º CNIDH; ARCO
4+M – 1º VIGO; 2º CNIDH; 3º SCP
8+M – 1º SCC; 2º RCFP; 3º AAC
O CDUP este igualmente presente nesta jornada mas pautou-se pela mediania, com excepção da excelente prestação da Sara Soares nas eliminatórias de 1XF Absoluto. Saiu na liderança da prova e veio sempre nos lugares de apuramento até perto de meio da prova. A correr contra as seniores da Selecção, as suas hipótese foram diminuindo à medida que a prova decorria tendo ficado na 5ª posição de uma eliminatória com 8 tripulações.
A Júnior Joana Teixeira correu igualmente em 1XF ficando pelo ultimo lugar na sua eliminatória
O 4XF Juvenil fez uma eliminatória controlada e garantiu o acesso à final. Aqui é que os nervos e a falta de experiência ditaram as leis, com uma péssima largada e um ritmo e um rumo inconstantes. Ficaram em 5º na final mas podem e tem capacidade para muito mais.
O jovens juniores do 2XM ainda não acertaram com os princípios do Desporto. Alem do pouco treino de conjunto, fazer provas depois de noitadas não costuma dar bom resultado. Pelo menos no meu tempo não dava.
Esta tripulação tem tudo para andar na frente no seu escalão e, portanto, deveriam ter outro andamento neste tipo de confronto mas as festas e a falta de descanso vão acabar por “minar” todo o potencial que tem. E depois vem o “ai se eu…”. E só se é júnior durante 2 anos e para um deles, um já passou. Numa eliminatória que apurava os 2 primeiros, ficaram em 4º lugar mas muito junto do 3º. Vamos a ver se atinam para o que falta da época.
Por fim o 2-M composto pelos “reforços” desta época. O Júlio e o Armando tem demonstrado uma humildade e vontade de trabalhar fantástica e isso tem-se repercutido na sua evolução.
Numa prova que passou a final directa, esta caracterizou-se pelas 3 largadas que teve em resultado das batidas que se deram após as largadas. Saindo na pista 1, a tripulação do CDUP esteve sempre fora das confusões mas acabou por sentir os efeitos dessas 3 largadas. Nas duas primeiras, veio na “molhada” com um bom deslize e um bom rumo. Na ultima, foi encostada para a margem, não conseguindo colocar-se na corrida. Acabaram por fica na 8ª posição.
Os parabéns para todos.

14 comentários:

Arnaldo Azevedo disse...

Lá se realizou mais uma regata do calendário nacional, com as condições possiveis , dada a carolice com que estas regatas são feitas,é de aplaudir a forma como elas decorreram. Está de parabéns a organização, e poderia ter sido melhor se o árbitro não fosse um carola do CDUP, um abraço e força no teu empenho pelo remo.

Á DERIVA NO REMO disse...

Olá amiguinhos realmente foi uma jornada magnifica de remo um dia agradavel e tudo correu pelo melhor.
Parece que o problema das provas é quando são dirigidas por arbitros que estão com o equipamento da F.P.R.
Quanto a sigla ETN(estes tonos nanam)tens toda a razão senão vejamos a atleta junior do cerveira ficando nos testes por água em 5ºfoi chamada ao estágio sem ter feito os devidos testes(manhosos)de ergometro.Aqui está um bom exemplo que não aprenderam nada com o caso Fraga e Mendes e continuam com a sua diarreia mental enfim quando entra o sr.CUNHAS tudo é possivel.
Um forte e longo xi-coração deste vosso ignorante mas cada vez a aprender mais as manhosices em questões de remo.

Anónimo disse...

Só hoje descobri este cantinho do remo,mas para começar parece picadinho,será que isto é mesmo assim, ou haverá aqui raposas manhosas, que passam a vidar a chorar como o Calimero, o famoso pintainho de chapéu de meia casca de ovo que passava o tempo a lacrimegar. Senhor fritz e senhor á Deriva, toca a tomar conta do leme, para melhorar a panorámica do remo nacional, não é só criticar,vamos lá começar a dar uma remadas no lixo e limpar as águas. Mas isso já nimguém quer assumir, porque a tormenta é elevada....

alvaro disse...

Então, caro senhor, veja mais este delicioso cantinho do Remo.

http://anatomiadoremo.wordpress.com/

É certo que há quem não goste. Sobretudo pelas verdades que vai revelando.

Penetre na dura realidade do remo portugguês.

João F disse...

Oh Gesta, tem juízo, vai mas é ensinar os teus putos a remar que eles andam a remar mal à brava, só os vejo a apanhar tosas e depois vens para aqui sempre com desculpas sobre o seu desempenho.

Arruma a casa primeiro antes de quereres arrumar a dos outros. Para quando o CDUP organiza uma regata para o remo nacional inteiro? Uma onde tenhas participação de clubes de todo o país.

É que falas falas, mas para ti tudo o que sejam provas abaixo ou acima do Porto para ti já é longe.

Mas quando são os outros clubes a ter que ir para o norte ou a descer até ao Porto aí os custos já não contam e nem pensas os esforços que clubes e atletas têm que fazer para ir às provas, seja em yolle seja em shell.

Trata mas é de garantir condições ao teus atletas para nem que seja não correrem o risco de serem atropelados por um carro quando vão por um barco na água.

Ou trata de arranjar uma lancha de apoio que seja usada, não vá um dia teres um amargo de boca com um dos teus atletas e depois um Pai ainda te põe em tribunal

Duarte P disse...

tenho vindo a acompanhar o blog e contínuo sem perceber bem o porque da continua insistência em voltar a dizer Que a atleta de cerveira entrou para a seleção no lugar Que entrou .
tenho a certeza Que uma atleta júnior , Que se esforçe imenso e treine como uma atleta empenhada entra para a seleção independentemente de ser grande ou pequena .
São opiniões ...
penso Que falar sem assumir o nome e um pouco sinal de cobardia e não é em anonimato Que se resolvem os problemas .
cumprimentos

Duarte P disse...

apesar disso acrescento Que não concordo com esse tipo de meios para chamar os atletas à seleção . penso Que cada um tem de mostrar o Que realmente vale . e não esquecer também Que não é por se estar na seleção Que se é melhor ou pior . todos trabalhamos por fazer o melhor possível por isso limitamo nos a fazê lo .

Anónimo disse...

Opa este super fala sempre tanto e tão bem, nao sei como nunca chegou a lado algum na modalidade, não percebo!!

ass: Sr. farto de dicertações baratas

Costa disse...

Carlos,

Gostava que me desses o teu parecer sobre a prestação do atleta que alcançou o 3º lugar do pódio no 1x Absoluto.

Abraço

Super disse...

Amigo Costa

Limito-me a afazer a apreciação dos meus atletas ou a comentar resultados dos meus (nossos) representantes. Apreciações individuais deixo para a ETN que é para isso que lá está e recebe.

Abraço

Anónimo disse...

Inevitavelmente, quando se procura abordar e discutir o Remo Nacional no seu todo, os seu méritos, deméritos e potencial caímos nas discuções de lana caprina; sobre este ou aquele atleta; sobre este ou aquel clube; sobre este ou aquele dirigente. Discuções inconsequentes e pueris que só servem para acicatar as pessoas e nos alhear dos factos.

O o Remo fica por debater. E, assim, o Remo só pode perder. E se o Remo perde perderemos todos. Mesmo aqueles que julgam que ganham.

É tempo de se discutir o Remo e o que queremos do Remo em Portugal.

Álvaro Branco
Barreiro

Anónimo disse...

Que santinho que tu és pa, como esta regata nao teve parecer da equipa tecnica nacional, criticaste os seus atletas a pegar nao sei com o que, opa és um grande homem sim sr !!
olha como muita gente ja to disse, forma atletas que se vejam e depois fala, que ainda nao vi nenhum atleta teu a fazer frente aos nossos melhores, em escalões jun e absoluto

Sr. farto das dicertações...

A DERIVA NO REMO disse...

Viva a todos os que participam neste Blog,os cobardes e os corajosos.O amigo Duarte P pode tambem ser o Carlos,o Jorge enfim uma qualquer personagem deste meio tão giro.Portanto parabens pela sua coragem.
Em seguida estamos conversados quanto aos seus critérios de entrar para a seleção se esforço e empenho chega-se era um fartote de selecionados. Fico sem perceber se o jovem amigo é a favor ou contra os melhores estarem na seleção ou se os esforçados e empenhados.Mas digo-lhe uma coisa jovem amigo pimenta no cu dos outros é refresco quando a pimenta chegar ao seu cu venha para aqui coçar-se.
Um grande xi-coração e desculpe o jovem amigo qualquer coisinha.

A DERIVA NO REMO disse...

Amigo Super respondi ao jovem Duarte P e não vejo o meu comentario publicado SENSURA?