segunda-feira, maio 09, 2011

Coimbra e a Queima

Não há fome que não dê em fartura e hoje decidi fazer uma actualização nas noticias.
Assim, depois dos comentários ao Campeonato Nacional do Sul – Tipo Taça de Portugal de Futebol no Jamor, é a vez de opinar sobre os acontecimentos deste ultimo fim de semana onde o CDUP esteve presente.
Começando por Sábado, naquela que rivaliza e luta pela primazia da Festa do Remo Jovem com AVIS e Cerveira, agora com a interferência da nova versão LITOCAR, a Regata Internacional da Queima das Fitas juntou várias centenas de atletas de ambos os sexos e diferentes escalões, com o programa da manhã dedicado ao Remo Jovem e o da tarde aos Absolutos (Juniores + Seniores + Veteranos).
O tempo ameaçou e as rabanadas de vento que se fizeram sentir, alem dos aguaceiros matinais tiveram alguma influência nos resultados, tanto mais que o apuramento dos vendedores eram por cronometragem mas atendendo à quantidade de mangas em disputa, acabaram por não ser os mais importantes, embora todos os miúdos lutassem por trazer a “patela”. Conforme o dia foi passando, as condições meteorológicas foram melhorando.
Mais uma vez a FPR não conseguiu colocar os Árbitros convocados, tendo a Organização que recorrer a pessoas amigas da modalidade para que o evento se realizasse. E, diga-se em abono da verdade, que os externos desempenharam claramente melhor as funções que muitos que de vez em quando surgem nestas coisas. Pelo menos nunca me cheirou a álcool e tirando o excesso de zelo com os equipamentos (como se fossem eles que puxassem) e a triste figura e atitude do condutor da lancha do operador de câmara, poderia dizer que foi uma organização excelente.
Quanto aos resultados da manhã foram os seguintes (entre parêntesis, o nº de tripulações inscritas):
1XF Juv (20) - 1º San Felipe; 2º CNIDH; 3º AAC; 4º CDUP
2XF Juv (19) – 1ª San Felipe; 2º AAC; 3º AAC; 4º CDUP
4XF Juv (10) – 1º CNIDH; 2º San Felipe; 3º CDUP
1XM Juv (41) – 1º SCC; 2º Ferrol; 3º CNB; 24º CDUP
2XM Juv (28) – 1º CNS; 2º VIGO; 3º San Felipe
4XM Juv (17) – 1º MIÑO; 2º CNIDH; 3º GCF
4-M Juv (4) – 1º ARCO; 2º AAC; 3º RCFP
8+M Juv (7) – 1º CNIDH; MIÑO; ARCO
1XF Inf (31) – 1º Cerveira; 2º Corvera; 3º Corvera; 6º CDUP
1XM Inf (35) – 1º GCF; 2º Vigo; 3º SCC; 17º CDUP
2XM Inf (28) – 1º Vegadeo; 2º AAC; 3º Ferrol
1XF Ini (20) – 1º Corvera; 2º Corvera; 3º MIÑO; 5º CDUP
2XF Ini (18) – 1º Vegadeo; 2º Vegadeo; 3º Castropol
1XM Ini (44) – 1º Vigo; 2º Cerveira; 3º PCale
2XM Ini (30) – 1º Castrelo ; 2º CNS ; 3º AAC ; 4º CDUP
4XM Ini (11) – 1º AAC; 2º SCC; 3º AAC

Da parte da tarde foi a vez dos mais velhos mostrarem o que valem.
Os apuramento para as finais forma obtido pelos resultados obtidos nas diferentes mangas que apuraram os finalistas de acordo com o numero de eliminatórias a realizar. O CDUP não foi muito feliz nas suas eliminatórias tendo estado presente nas finas do 8+M, 4-M e 2-M, ficando o 2XM, e o 1XF fora das finais. A final de 8+M teve a triste actuação do condutor da lancha que prejudicou claramente a prestação do CDUP durante toda a regata.
Destaco, para mim, a agradável surpresa que foi a presença do CACIA, com várias tripulações e com bom andamento. Parabéns para eles.
Os resultados foram os seguintes:
1XF – 1º Castrelo; 2º GCF; 3º ARCO
2XF – 1º GCF; 2º Corvera; 3º Corvera
4XF – 1º AAC; 2º SCC; 3º ARCO
1XM – 1º Naval; 2º Castropol; 3º AAC
2XM – 1º RMarin; 2º Vegadeo; 3º San Felipe
2-M – 1º PCale; 2º MIÑO; 3º Castropol
4XM – 1 º MIÑO; 2º AAC; 3º Fabril
4-M – 1º GCF; 2º ARCO; 3º CACIA
8+M – 1º RCFP; 2º MIÑO; 3º AAC

13 comentários:

Fritz disse...

Vivam todos! Eu sei que sou um ignorante do remo mas estive em Coimbra e vi umas pessoas com roupa que traziam, presumo eu, o emblema da Federação Portuguesa de Remo. Seriam ai uns 7 ou 8 e perguntei a um miudo que lá estava com um equipamento que dizia CDUP quem eram e ele disse que eram arbitros portanto havia muita àgua para lavar os ólhinhos.

Super disse...

Caro Fritz

Ainda bem que assume que é um ignorante. É que o seu apelido remete para o Expressionismo, com O Lang (não o Thomas) como seu expoente e nem a subjectividade das suas emoções tiram a lucidez do que pretendo escrever. Eu não disse que não estavam lá Arbitros. O que eu disse foi que a FPR não conseguiu colocar todos os Arbitros convocados e que a Organização teve que recorrer a pessoas externas à FPR. E olhe que conversei com alguns...
Agradeço a referência aos meus miudos o que indica que tenho feito um bom trabalho. Sabem o que é um Arbitro, coisa que se calhar poucos o conseguem fazer.
Grande abraço

Anónimo disse...

Agora a culpa é do rapaz que ia a conduzir a lancha, enfim..

Anónimo disse...

Tens a mania que sabes tudo e não tens medo de ninguém, no entanto por vezes ficas a meio das palabras como, (pelo menos nunca me cheirou a álcool).Estive a remar em Coimbra no 8+, quando o arbitro informou as tripulações que não estavam devidamente equipadas, eu e os meus colegas e os outros clubes equiparan-se devidamente, tu e os teus colegas do 8+, só faltou o arbitro pedir - vos por favor em ambas as mangas para vos equipar devidamente. Ainda por cima bens fazer os comentários acerca dos equipamentos. Que eu saiba os regulamentos são iguais para todos os clubes incluindo o CDUP. Ainda te digo mais, a tua equipa como mais velha deveria dar o exemplo aos mais novos, o que não aconteceu. Não é com atitudes destas que levas o remo para a frente.

LC disse...

Talvez obtenhas a informação com as pessoas erradas.
Para a Regata da Queima das Fitas estavam convocados 13 árbitros, dos quais 8 estiveram presentes. A organização não teve que recorrer a pessoas externas à FPR no que toca a arbitragem.

Os regulamentos foram feitos para se cumprir e relembro que são os clubes que os aprovam. Se achas tão mal ser exigido a uniformização dos equipamentos, há que tirar esse artigo dos regulamentos e cada um vai como deseja!!! Afinal estamos num país livre.

Mas não te esqueças que as vezes a caça vira-se contra o caçador e quando te for conveniente que o regulamento esteja a teu favor, fala aqui disso também.

Já agora se os árbitros não servem para nada e se tu és tão bom a substitui-los para que foram solicitados árbitros para a Regata do Pirilampo Mágico??

Aproveita também para te informares porquê que os árbitros não comparecem às Regatas do Infante e talvez obtenhas uma resposta.

Só uma última informação: os árbitros não são súbitos da FPR, são pessoas que tem vidas pessoais e profissionais que lhes permite pagar as contas ao fim do mês, não vivem do dinheiro da FPR, porque essse, quando chega, é para reembolsar valores já disponibilizados em deslocações, alimentação ou dormidas!!

Anónimo disse...

eu assumi perante todos o erro que cometi com a lancha e permaneci no local esperando por uma nova decisão por parte da arbitragem, só tenho pena que o cameraman tenha saído a correr mal eu tenha atracado e que tenha sido eu o único a ficar com as culpas no cartório.
Também é importante esclarecer que nunca as lanchas dos media tinham sido repreendidas pela arbitragem ao longo do dia e que não houve nenhuma intenção em prejudicar o bom funcionamento das provas decorridas.
Gostaria de pedir desculpas pessoalmente à tripulação shell 8 do CDUP mas vejo que isso possa ser improvável pois já não estou muito ligado ao remo desde o inicio da época.

Boas remadas para todos, João Vasco Oliveira

FRITZ disse...

O Super eu de ignorante não tenho assim tanto porque ainda sei distinguir quando uma equipa esta bem equipada ou não e a tua em Coimbra era de bradar aos céus e em relação a certas atitudes tuas no remo tinhamos muito que falar tipo inscrições de atleta etc mas os amigos deste blog já te conhecem e portanto era um desperdicio de tempo.
Espero que tenhas muito sucesso nas novas instalações mas não bajules tanto o sr. Marco António.
Fica em paz beijinhos e abraços.

Super disse...

Cara LC

Apenas alguns esclarecimentos:
Os Regulamentos NÃO são aprovados pelos Clubes. Saem das verborreias emanadas por esta Direcção da FPR, por vezes ao Quilo. A própria ratificação em AG (onde nem chegam sequer a ser apresentados) foi assumida pelo presidente como um proforma para dar conhecimento das suas decisões. Questionei-o sobre isso numa das AG's.
Quanto aos equipamentos, não questiono que devam ser uniformizados. Agora porque dois dos atletas iam de camisola preta de manga curta e os restantes de camisola preta de manga cumprida sendo o restante igual, foi motivo para mandar todos arregaçar as mangas. Nada contra. Agora fazer um filme porque um dos atletas não arregaçou as mangas acima do cotovelo não será excesso de zelo? Isto sem lhe retirar a razão.
Quanto ao pedir arbitros para o Pirilampo, nunca confundi o pessoal com o Institucional e sempre me preocupei em envolver TODOS os agentes da modalidade em causas que enobrecem e engrandecem o Remo. Não acelero ou viro a cara para o lado quando me cruzo com quem tenha menos simpatia. Por isso, era meu dever institucionalmente fazer o pedido de arbitros à semelhança do que fiz na edição anterior com os resultados conhecidos. Presenças=0.
Portanto, informo, convido e tento envolver, sempre no intuito do REMO sair prestigiado. Se aderem ou não, fica no critério de cada um.
Quanto à relação dos arbitros com a FPR, relembro só os critérios de afastamento de alguns vossos colegas, pessoas dedicadas e que sempre viveram intensamente a modalidade. Para não falar de subsidios e pagamento de deslocações "esquisitas" a alguns dos que se encostam e fazem o que o presidente manda. E não sou bom a substituir ninguem nem faço intenções de ser arbitro. Por principio, ajudo sempre dentro das minhas possibilidades e disponibilidade desde que mo peçam. Tenho um defeito. Gosto do REMO.
Agora a crítica é um direito que me assiste assim como aprovo as críticas que cobardemente me fazem. Mas tambem isso deixo ao critério dos mais esclarecidos fazerem a respectiva análise e triagem.
Um grande abraço.

FRITZ disse...

venho informar o Super que deve haver alguma anomalia com o blog visto que respondi ao comentario do Super sobre a ignorancia do Fritz e não encontro a sua publicação.
Seria interessante os nossos amigos do remo saberem a minha resposta aos teus comentarios penso que não exagerei.
Um abraço a todos.

Jose Mateus disse...

Meus Caros, o que identifica um Arbitro de um vulgar fandangueiro federativo, não e nem nunca foi o emblema, mas sim o cracha unico da arbitragem. entendidos?

Anónimo disse...

Ó senhor José Mateus, se não for pedir muito gostaria que abras mais o livro para toda a gente perceber melhor o teu comentário.
Um abraço.

Jose Mateus disse...

Ó senhor Anónimo gostaria, mas não o faço, para pessoas não identificadas.

Anónimo disse...

Essa é boa, eu posso identificarme como sendo o José e ser o António. Passe bem.