segunda-feira, julho 18, 2011

CDUP com prestações de luxo.

No Campeonato Nacional de Velocidade que decorreu neste ultimo fim de semana em Montemor para as camadas mais jovens, o CDUP esteve em grande ao levar praticamente todas as tripulações ao pódio.
Conquistou 2 títulos de campeão nacional, 2 de vice-campeão e 1 terceiro lugar, alem das honrosas prestações dos restantes atletas.
Começando pelo primeiro dia, este foi marcado pelas vitórias do 2XM iniciado e pelo 1XF iniciado.
O primeiro a entrar em acção foi a skiffista infantil, Patricia Conceição, que após uma eliminatória prometedora, na final não conseguiu ir alem da terceira posição, deixando escapar o segundo lugar para a rival da AAC e do Cerveira, a vencedora da prova.
O João Teixeira foi de uma entrega fantástica mas uma má largada e o vento não lhe permitiram ir alem da 15ª posição entre 24 concorrentes. Noto que este escalão foi objecto de uma classificação rodeada de controvérsia, aliás, como vem sendo habito com as cronometragens, com tempos completamente fora do contexto e fixação de uma segunda tabela classificativa. Como o que conta é o que oficialmente foi fixado, é o registo que fica para o jovem atleta do CDUP.
Passando para os Iniciados, o CDUP apresentou-se no 1XF com duas candidatas à vitória e alcançou os dois primeiros lugares. Uma exibição de luxo de ambas as atletas que lutaram até ao fim pelo 1º lugar, com supremacia da Beatriz Batista sobre a Francisca Rodrigues, iniciada de 1º ano e que começa a acreditar que com algum trabalho, podia ir mais longe.
No 2XM, a tripulação mais apreciada pelos espectadores (João Novo e Rodrigo Silva) conquistou categoricamente o titulo de Campeão Nacional, deixando desde cedo para outros a luta pelos restantes lugares do pódio. Venceu confortavelmente e foi objecto dos mais variados elogios pela qualidade do remo apresentado, apesar da sua enorme diferença física.
No Domingo, destinado ao escalão de juvenis, o CDUP apenas participou nos 1XF e 1XM.
No 1XF estiveram duas tripulações com objectivos diferentes mas ambas a responder em pleno ao que se lhes era pedido. A Sara Soares fez uma eliminatória e uma final irrepreensíveis e alcançou o titulo de vice-campeã nacional atrás da “maquina” da AAC, Inês Pocinho. Seguiu na liderança até perto de metade de uma final feita a dois , sem hipóteses para as restantes adversárias, mas a qualidade, a experiência e a idade (mais 23 meses) da Inês Pocinho fizeram a diferença na 2ª metade da prova. Recorda-se que a Sara Soares ainda é juvenil de 1º ano, pelo que tem a próxima época para continuar a brilhar neste escalão (e não só…).
A Mariana Silva, que iniciou estas lides do skiff à pouco menos de um mês e sendo atleta (no verdadeiro sentido da palavra) apenas desde esta época apresentou-se cheia de medo e de expectativa quanto ao seu desempenho. Alcançou o apuramento para a Final B com o 8º tempo entre 16 candidatas. Na final B, ficou pela 3ª posição mas em cima da vencedora, sendo necessário recorrer ao foto-finish para conhecer as posições entre a concorrente da AAC e do CDUP.
Já no 1XM o Francisco Teles, desta vez brindou-nos com o melhor ao conseguir o apuramento para a final B com o 10º tempo entre 22 concorrentes, numa prova feita em esforço e vontade. Na final, apesar de tecnicamente vir bem, pagou a factura de se esquecer que é preciso treinar. Ficou pelo 6º lugar da final B. Está de parabéns pelo esforço e pela demonstração de vontade, esperando que seja desta que se consciencialize que para ganhar, é preciso treinar.
Desportivamente foi um fim de semana em grande para o CDUP e o encerramento de mais uma época do Remo Jovem em beleza.
Apenas outra nota para referir a excelente prestação da embarcação de 8+Hudson que soma mais um triunfo, desta vez com a equipa juvenil do RCFP que brilhantemente conquistou o titulo de Campeão Nacional. Parabéns para eles.
Resultados do CDUP no CNV
1XF Infantil – Patricia Conceição – 3º Lugar
1XM Infantil – João Teixeira – 15º Lugar
1XF Iniciado – Beatriz Batista – Campeão Nacional
1XF Iniciado – Francisca Rodrigues – Vice-Campeão Nacional
2XM Iniciado – João Novo / Rodrigo Silva – Campeão Nacional
1XF Juvenil – Sara Soares – Vice-Campeão Nacional
1XF Juvenil – Mariana Silva – 9º lugar
1XM Juvenil – Francisco Teles – 12º lugar
Resta o CN Sprint, prova para juniores e seniores, com que termina (ou inicia) nova temporada. Desta vez será em Viana do Castelo, numa pista nada, mas mesmo nada desigual, em especial para quem sai na pista 1. Mas isso é mais lá para a frente.

21 comentários:

Anónimo disse...

2X iniciado masculino venceu bem... com a ajuda da pista 1 que agora é a mais abrigada. E com aquele vendaval! E mesmo assim não foi assim tão categorica.

Vá lá Carlos. Mesmo o fervor pelos nossos não nos deve tirar a sensatez.

Tu não costumas ser assim.

Anónimo disse...

Já para não falar a confusão com os tempos nas eliminatórias.

Tudo baralhado!

Estas organizações da FPR estão cada vez melhores.

Nem os tempos comseguem tirar como deve de ser.

Super disse...

Brevemente sairão imagens das provas. O 2XM largou na pista 2 e fez toda a prova entre a 2 e a 3.
As pistas "abrigadas" agora estão (e bem) interditas.

Anónimo disse...

Mas convirá que entre a pista 2 e a 6 há diferenças. E neste fim de semana de vendaval então!!!!!!

Só te digo que, pelo que vi, se não houvesse tanta diferença de pistas a coisa seria muito mais disputada, sem desprimor pelo vossa vitória.

Enfim. É a pista que temos, um dia calha a uns outros a outros.

Anónimo disse...

Qual interditadas? Se só há seis pistas como é que podem interditar as mais abrigadas?

Super disse...

De vez em quando acho que me fica bem esta atitude pedagógica, apesar de estar a responder para anonimos. :)
O canal (pista) de Montemor tem 8 pistas e a sua ordenação era feita a partir da torre de chegada, com as duas primeiras pistas a servir uma de retorno e a outra de segurança, o que fazia com que a pista 6 fosse encostada à margem norte, com claras vantagens para quem lá corria. Esta época a FPR decidiu (e bem, na minha opinião) inverter a ordem das pistas ficando as antigas pistas 5 e 6 como retorno e segurança e a pista 1 ser onde era a antiga pista 4, dando mais igualdade entre os concorrentes. Para quem conhece e lá corre sabe que desta forma, mesmo com muito vento, o esforço contra o vento é identico. A vantagem está na condução do barco que, como está mais longe da margem, não precisa de estar tantas vezes a "compensar". Fica o esclarecimento.

Anónimo disse...

Gostei do esclarecimento e, já agora, da pedagogia. Eu bem sei que tem oito pistas. Mas inversão nada trouxe de novo, senão isso mesmo. E se se deixam duas pitas livres na margem norte, isso ignifica que fica tudo muito mais encostado à margem sul com as consequências que conhecemos: barcos nas pedras e muitos €€ de reparações, para além dos prejuízos desportivos.
Conheço bem a pista: já lá remei um sem número de vezes. E vantagem, como dizes, (sublinho vantagem) como muito bem dizes é na condução do barco com as compensações constantes. No sábado, e pior ainda no domingo, a coisa foi demais. E isso é o suficiente para fazer a diferença? Claro!
Senão, vejam-se as classificações e logo ficaremos elucidados.

Júlia Silva disse...

"Anónimo disse... "?
Desculpa lá ó Super, eu sei que gostas de formar e informar a malta que se revela interessada pelo remo e tens atitudes de pedagodia no sentido de elucidares este ou aquele detalhe, mas a anónimos?????? Pessoas que não têm coragem de assmir aquilo que dizem?! Com receio do quê?
Santa paciência, ó Super, deixa-te disso!
Olha, és um treinador com muita cabeça cujos resultados não são obtidos por conta das pistas a, b ou c.
PARABÉNS E CONTINUA!

Anónimo disse...

8+ Hudson já está habituado a ganhar o 8+ juvenil ehehehe

Anónimo disse...

Nos séniores,segundo comentário de um grande atleta do fluvial do 8+, um bom timoneiro é meia vitória,já o timoneiro dos juvenis esteve quase a estragar a festa.

Nuno Oliveira disse...

Já não faço comentários neste blog á muito tempo e vou continuar assim, mas hoje vou abrir uma pequena excepção para responder a algumas dores de cotovelo que tão mal ficam a certos anónimos.

Ficariam muito melhor se se identificassem e dessem os parabéns pelo esforço que certamente os atletas desenvolveram, em especial os novos CAMPEÕES nacionais João Novo e Rodrigo.

Mas não, em vez de os aplaudirem arranjam desculpas imbecis bem á medíocre maneira portuguesa para justificarem e desvalorizarem o esforço destes GRANDES atletas.

Escrevo assim porque tive o privilégio de os ensinar a remar e a dar os primeiros passos na modalidade e sei reconhecer os sacrifícios destes jovens e de todos os que treinam sob as parcas condições do CDUP. O Carlos levou-os ao estatuto de CAMPEÕES e é isso que magoa alguns sem carácter que povoam esta modalidade e não só, o que mostra o longo caminho a percorrer até limparmos o lixo todo.

Arnaldo Azevedo disse...

Deixem-se de irritações e valorizem o mérito de todos os remadores vencedores, e acima de tudo o desportivismo de todos os derrotados, o remo precisa de muitos miudos como estes, e quem cria os problemas não são eles mas sim os adultos. Principalmente os adultos responsáveis da federação que não sabem cronometrar uma regata.

Anónimo disse...

Entregam a tarefa amadores formados à pressão e depois dá nisto.

Muito mal anda esta federação. Meu Deus!

Anónimo disse...

Não sou Advogado de defesa de ninguém, mas a verdade é que os tempos foram bem tirados, não foram colocados no papel como deveriam ter sido.Tenho um filho que também remou, inicialmente passou há final A,depois de ser analizados os tempos, foi para a final B, claro que é complicado explicar isto aos miúdos, mas também não tinha lógica nenhuma, os que ganharam na água irem para a final B. A menina que estava a passar os tempos é que tem que estar mais concentrada naquilo que está a fazer, para não acontecerem situações destas.

Super disse...

Não vou dizer que sou bem tirados ou mal tirados porque não tenho dados para contrapor. Apenas basear-me no que vejo. E isso são factos, assim com é um facto que o sistema utilizado dá pouca credibilidade. E os resultados finais falam por si.
Na regata de 2XM Inic. o resultado final da eliminatória apresentou o CNS como vencedor por 23 seg. sobre a AAC quando cortou a meta por cerca de dois barcos de vantagem (+- 10 seg, no limite) e com um tempo ao nivel dos 4XM.
Na final A, não foram alem da 4ª posição.

Anónimo disse...

Uma barafunda! Mas não é nada a que já estajamos habituados. Se são os juízes ou a "menina" que passa os tempos, não sei. Mas vai sendo tempo de se ser mais rigoroso. Por quem uma coisa é um erro de julgamento de uma situação qualqur, sempre sujeita a uma certa dose de subjectividade, outra é tirar tempos, que é algo de factual e (devia ser) rigoroso.

Mas, já agora, se os tempos foram bem tirados mas mal passados pela "menina" porpque aparecem na mesma mal na classificação final?

Anónimo disse...

Realmente os Nacionais Jovens (16-17 de Julho) foram do pior que há. Apos varias leituras em diversos clubes e agora neste blog, a federação/árbitos/etc não estiveram à altura do acontecimento atendendo às condições do vento que se fez sentir. Não esquecer que eram jovens dos 8 aos 15 anos. As mossas que poderiam ter surgido devido aos erros dos árbitos....

Anónimo disse...

É só ignorantes, os árbitros é que são culpados de tudo de mau que acontece no remo.

Anónimo disse...

Os árbitros podem não ser os culpados de tudo. Mas que t~em grande parte da responsabilidade isso têm. São muito, muito fraquinhos.

Alguns incumprem regras tão básicas como não saber o nome dos clubes. Houve um (um certo GNR) que até queria alinhar um remador na pista 6 quando o remador era da pista 4. Uma tristeza!!!

Anónimo disse...

Olha que deves de estar enganado, o árbitro não era GNR, mas sim um professor catedratico que só sabe berrar com os seus atletas tem tanto de altura como aquilo que todos nós sabemos, quer fazer campeões miúdos a toda a força, faça chuva, faça vento faça sol.

Anónimo disse...

Ho senhor! Não sei ao que se refere. Está a falar no árbitro? Então mas o árbitro também é treinador? Ou será que a sua mente está confusa. Se a pessoa a que se refere quer fazer campeões e é treinador faz todo o sentido. Não é esse o objectivo? Só significa que é um bom profissional e certamente reconhecido pelos atletas, senão já há muito que não andava por cá. Já o senhor, se é o árbitro ofendido, como tudo indica, que "aterrou" no remo há uns dias,devia esforçar-se mais para ser um bom árbitro e sobretudo não dizer os disparates que disse ao atleta. É que o seu estatuto de árbitros confere-lhe autoridade, mas não confere o direitos de dizer disparates como dizer ao atleta de nove anos que podia alinhar na pista 4 porque assim seria mais beneficiado. Recorde-se que a pista que lhe esta destinada era mesmo a 4 e não a 6. É que, isso sim, se alinhasse na pista 6, como o brilhante árbitro queria