segunda-feira, junho 21, 2010

CNV 2010 - 1º Capitulo

Foi neste ultimo fim de semana que se desenrolou na pista internacional de Melres o Campeonato Nacional de Velocidade de Verão para Juniores, Pesos Ligeiros e Seniores.
Uma prova contestada por praticamente todos os presentes fundamentalmente pela distância Olímpica de 1290 metros (dados por GPS) e pelas condições de igualdade que o vento da tarde brindava as tripulações. Aliás, a contestação começou logo na Reunião de Delegados com as interpretações dadas ao Regulamento pela FPR e que obrigou à desistência do SCC numa das tripulações inscritas.
Este Campeonato Nacional fica marcado pela vitória da AAC sobre o SCC na prova-rainha do 8+SM e pelos inúmeros protestos à Arbitragem desde as decisões de desclassificação até às atitudes dos juízes-árbitros durante as provas. O esforço que era feito em terra não tinha correspondência na água.
Os resultados apurados ainda são provisórios pois aguardam-se as decisões sobre 3 protestos apresentados pelos clubes nas provas de 8+SF, 2XJunF e 4XSF. No entanto, e até informação em contrário, foram consideradas as posições alcançadas.
O grande vencedor por pontos foi o CNIDH, com 590 pontos (271 Sab.+ 319 Dom.) logo seguido pelo SCP com 569 (298+271) e pela AAC com 502 (220+282). No Top-five ainda estão o RCFP com 484 (266+218) e o CNV com 297 (147+150).
No quadro de honra, por titulos o grande vencedor foi o SCP com 7 (4+JM; 1XSF; 2XSM; 8+JM; 4XPLM; 8+PLM e 2+JM) seguido com 5 vitórias "ex aecuo" pela AAC (4XJM; 1XSM; 4-SM; 4XJM e 8+SM) e RCFP (2-PLM; 4-JM; 2XSF; 4-PLM e 2XJM). O CNIDH ficou na 4ª posição por títulos com 4 vitórias (2-SF; 8+SF; 2-JF e 4XSF) e o SCC na 5ª com 3 (4XJF; 2+SM e 4+SM). Estes resultados ainda aguardam o resultado dos protestos.
Brevemente, comentários à boa prestação das tripulações do CDUP.

13 comentários:

Jose Silva disse...

1290?!

Super disse...

Sim amigo José Silva.
Em Portugal existe um grade deficit de pistas com 2000 metros ou aproximado.
Agora com a pressão e a maozinha do amigo Dias vamos ter a unica pista de Remo em Portugal. Mas só para a próxima época.

A Tia disse...

já alguém tinha referido há pouco tempo que a distância não era sequer de 1500m, mas fizeram todos ouvidos mocos, porque o problema ainda não os havia tocado.

Liliana Coelho disse...

Na minha opinião, convêm que quem escreve este tipo de blog's sejam correctos e tenham a certeza daquilo que escrevem.
Por isso deixe-me referir que tem um erro no descrito!!
Não existem neste momentos 3 protestos por decidir, existe 1 protesto por decidir referente a duas provas.
Os protestos que foram apresentados relativamente às actuções da arbitragem e do desenrolar da prova (2XPL Fem e 2xJun Fem) foram decididos nos respectivos dias. É assim que se processa as decisões dos protestos, no final do dia de Regatas.
O único protesto que está por decidir é o protesto do CNV relativamente às tripulações de 8+Sen Fem e 4xSen Fem. Este protesto não foi decidido pelo equipa de arbitragem pois trata-se de uma situação de inscrições de atletas, que tinham que ser confirmadas pela secretaria da Federação e nas próprias instalações.

Super disse...

Cara Liliana

Agradeço o reparo mas efectivamente o que foi escrito está correcto. É tudo uma questão de interpretação.
O facto de se decidir sobre um protesto não significa que se seja imediatamente conhecedor do seu resultado.
Assim, o que escrevi foi que ainda não era conhecido o resultado desses protestos. Se já se sabe os resultados, ficava bem a quem de direito dá-lo a conhecer a toda a comunidade.
Ainda se aguarda a divulgação destes e dos outros resultados no site oficial da FPR.
Abraço.

Liliana Coelho disse...

A minha intervenção foi só no sentido de poder esclarecer, aquilo que me pareceu estar errado, na minha interpretação!

O resultado do protesto do 2xJun Fem foi dado a conhecer no Domingo após o termino das provas e foram distribuidas as respectivas medalhas, e julgo que os clubes intervenientes estavam presentes e tiveram conhecimento do resultado. Assim como aconteceu com o protesto do 2xPL Fem, apresentado no Sábado.

Quanto ao protesto do 8+Sen Fem e do 4xSen Fem, bem como a divulgação dos resultados no site da FPR, são situações que já me ultrapassam!!

Anónimo disse...

Liliana,
E não existe também protesto no 8+H? Acho que é obrigatório os juniores entregarem um atestado de robustez para remar em sénior, coisa que a académica não fez como é de conhecimento geral e os próprios se gabaram disso durante o fim de semana...
Ou será que isso dos atestados é só para alguns?

Anónimo disse...

Mas afinal quem é a Liliana Coelho ?

É comentadora ? Funcionaria da Federação ? ou uma Rasconete ?

Quem souber que diga, agradeço.

Anónimo disse...

Sim de facto os resultados do 2x jun Fem foram dados a conhecer no final das regatas. Já não estava praticamente ninguém na fantástica pista de Melres e eram já umas 19:30 mas isso também é o menos importante… até podiam começar a enviar as medalhas pelo correio e assim deixavam de fazer cerimónias de pódio!!!


Eu acho que é RASCONETE!

Anónimo disse...

se calhar e so para picar os caminheiros!

Liliana Coelho disse...

Anónimo, se estives-te presente no Campeonato Nacional sabes que não houve protesto do 8+ H.
E segundo os regulamentos, sim é obrigatório para todos os clubes os juniores entregarem um atestado de robustez para remar em sénior. Se a ACC não apresentou isso é uma questão que diz respeito à Organização, que é quem faz esse tipo de verificação, não à equipa de arbitragem!!
Por isso se a ACC não entregou, é da responsabilidade da Organização e se há quem saiba disso, deveria ter apresentado o devido protesto no decorrer das provas!!

Já agora, não sou funcionária da FPR, nem comentadora e muito menos Rasconete. Sou a Liliana Coelho, tal como me identifiquei.

Anónimo disse...

no tempo dum senhor que ja esta reformado nunca havia estes problems, na reuniao de delegados ou se entregava tudo o que faltava ou nem sequer alinhvam.mas agora e uma vergonha,nao ha fiscalizacao preventiva das inscricoes e depois e o que toda a gente sabe.
so para recordar,logo na 1a reagata do ano,o nacional de inverno,houve clubes a remar no oito em que os timoneiros nao cumpriam o regulamento,deviam ser seniores eram juniores (+ leves).a diferenca de peso pode significar a vitoria ou a derrota,ter 55 ou 70 kg nao e a mesma coisa.foi o caminhense que ganhou essa regtata,para quem nao se lembra.
senhor medeiros,faz muita falta.a loira e mais simpatica,mas eu preferia menos simpatia e mais competencia.infelizmente os criterios de contratacao da fpr sao o inverso...

João França disse...

Chamar à regata de Domingo, Campeonato Nacional de Verão em remo olímpico é um pouco demais. É que passar de provas de 2000m numa pista olímpica, para provas de 1290m num rio com correntes, sem pistas balizadas e com inúmeros barcos de recreio e de turismo a passar ao mesmo tempo das regatas, mais faz parecer uma descida de rio do que competições em remo olímpico. Será que não se podia ter esperado por Setembro, após a realização do Europeu, para se fazerem estes nacionais!? Infelizmente, mais uma vez, os interesses dos atletas, daqueles que afinal treinam todos os dias, não foram respeitados! Contudo, não obstante tudo isto, ficam aqui os parabéns a todos os novos campeões nacionais!