terça-feira, abril 26, 2011

25 de ABRIL Sempre…

Enquanto o Remo aguarda um 25 de Abril em todo o seu significado, o verdadeiro Remo comemora desportivamente e um pouco por todo o país esta data da mudança conseguida em 1974.
Assim o faz o CNIDH desde 1975 ininterruptamente até aos dias de hoje, sendo esta regata um ícone ao desporto e ao desportivismo.
O tempo e o rio, ao contrário do ano passado, estiveram excelentes para a prática da modalidade e nem a ausência dos árbitros convocados para este evento estragaram a festa.
Este ano teve a presença, para alem dos habituais clubes da ARDP (CDUP, CFV, CNIDH, PCale, RCFP, SCP) o Ginasio e dois clubes espanhóis: o Castrelo del Miño e o Nautico de Vigo.
Foram algumas centenas de atletas dos vários escalões, desde infantis até veteranos que desfilaram nas aguas do Douro, na pista de Gramido e numa distância de cerca de 1000 metros para todos os participantes.
Os árbitros foram convocados entre antigos árbitros que muito deram à modalidade, alguns excomungados pela FPR e outros “requisitados” entre os delegados dos clubes. Foi opinião geral que estiveram em excelente plano, realizando as provas sem incidentes de maior e dentro do horário previsto.
Como o resultado não era o mais importante, algumas provas tiveram mais do que uma manga, sendo as classificações finais as obtidas nas respectivas provas.
O CDUP estava inicialmente inscrito em 13 provas mas as festividades da Pascoa e ausências de vários atletas que se ausentaram para celebrar em família esta quadra, apenas permitiram alinhar em 7 regatas. No entanto, estiveram como tem sido habitual, ao seu melhor nível e lutaram pela vitória em quase todas as provas em que participaram.
O infantil João Teixeira, em 1XM, chegou junto da meta na 3ª posição mas parou antes do toque e deixou-se ultrapassar por mais dois adversários terminando na 5ª posição. Tem tido uma subida de qualidade acentuada e a sua garra e vontade de ganhar vão fazer dele um grande atleta.
Já a Patricia Conceição não deixou os créditos por mãos alheias e fez juz à condição de favorita, vencendo categoricamente a sua prova de 1XF Infantil.
Os iniciados Rodrigo Silva / João Novo em 2XM lutaram palmo a palmo com o C. Miño pela vitória tendo esta sorrido aos espanhóis sobre a linha de chegada, numa prova bastante concorrida.
A Sara Soares continua no seu processo de crescimento e de consolidação das suas capacidades lutando com a atleta do CNIDH pela vitória no 1XF Juvenil. Esta foi para a atleta da Selecção por uma margem folgada.
Ainda em juvenis, a Ana Rita e a Inês Sequeira experimentaram o 2XF e fizeram uma prova cheia de personalidade batendo-se sempre pelo lugar mais alto. Acabaram por ficar em 3º mas com um excelente desempenho, perante a grande valia das adversárias.
O mesmo para o 2-F que obteve o 2º lugar numa luta com o CNIDH. A Mariana Silva e a Cristiana Sousa ainda não dominam convenientemente o rumo e isso impediu-as de tirar maior partido das suas capacidades. No entanto vieram sempre taco a taco com as consagradas atletas do CNIDH, com anos de Remo e vencedoras do ultimo CNI em 2XF. Tem o futuro nas suas mãos e ainda vão dar muito que falar.
Por fim, esteve em acção a júnior Joana Teixeira em luta com as atletas da selecção nacional de seniores e com as espanholas do Vigo e do Miño. Esta prova de 1XF Absoluto mostrou o crescimento técnico e físico da Joana, obtendo uma excelente prestação perante o poderio das adversárias. Um exemplo que o trabalho dá os seus frutos e não foi por ter ficado na penúltima posição que deixa de ter tido um desempenho excelente, apesar dos problemas de rumo.
Foi uma verdadeira festa que terminou com o tradicional e excelente almoço oferecido pela organização às mais de 300 pessoas presentes.
Parabéns a todos e em especial ao CNIDH.
25 de Abril, Sempre.

quarta-feira, abril 20, 2011

TROFEU ARDP AQUECE

Agora que se passou a metade das provas pontuáveis para o Troféu ARDP com a realização da 3ª Regata no passado dia 16-04 em Ribeira de Abade, a confusão na tabela classificativa começa a aumentar com vários candidatos aos respectivos troféus muito próximos uns dos outros.
O CNIDH deu um grande salto ao vencer a maioria das provas desta 3ª regata, assumindo a liderança em 8 das provas nos diferentes escalões. O CDUP mantém o 2º posto na liderança por cascos, mas desceu no numero de provas seguindo agora na frente apenas em 4 dos troféus em disputa, sendo que um é ex-aequo com o CNIDH.
O ARCO, cliente habitual e um dos candidatos em várias provas segue na frente em 3 das provas do Troféu.
A organização das provas do troféu é distribuída pela ARDP e pelos clubes, sendo que a ARDP promove 3 das provas e as restantes são da iniciativa dos Clubes, em coordenação com a Associação até um limite de 6 regatas. Na edição do ano passado realizaram-se 4 regatas, esperando-se que este ano o numero de provas seja superior. A próxima Regata agendada e pontuável para o Troféu é integrada na “3ª Regata Pirilampo Mágico” a decorrer nos dias 28 e 29 de Maio na Baia de Sº Paio, organizada pelo CDUP / Cercigaia / ARDP, este ano com bastantes motivos de atracção.
A lista dos lideres nos respectivos cascos é a seguinte:
CNIDH (8) – 2XF Inf.; 1XF Ini; 2XF Ini; 1XM Juv; 4XM Juv; 2XF Juv; 2XM Jun.; 4XF Juv (ex-aequo)
CDUP (4) – 1XF Inf.; 2XM Ini; 1XF Juv; 4XF Juv (ex-aequo)
ARCO (3) – 2XM Juv; 1XF Jun.; 2XF Jun.
RCFP (2) – 1XM Inf.; 2XM Inf.
PCale (2) – 1XM Ini.; 1XM Jun.
SCP (1) – 4XM Ini.
ADCJC (1) – 4XF Ini.

sábado, abril 16, 2011

3ª Regata Trofeu ARDP

Na pista de Ribeira de Abade irá ter lugar, hoje, 16-04 pelas 13:30 a 3ª Regata a contar para o Troféu ARDP.
Como habitualmente, o CDUP irá estar presente a defender com as suas equipas de Remo Jovem os lugares cimeiros e lutar por um bom desempenho, preferencialmente com a vitória.
E são 5 as tripulações que lideram as respectivas classificações: 1XF Infantil; 1XF Iniciado; 2XM Iniciado; 1XF Juvenil e 4XF Juvenil.
Embora com menos equipas que nas jornadas anteriores, esta edição terá uma atracção suplementar que será a presença de um canal de televisão por cabo que fará a cobertura da regata. Esta presença prende-se com a realização de uma peça preparatória para a edição deste ano da "Regata Pirilampo Mágico".
Uma jornada que se espera de convívio e de rivalidade saudável na água e que ganhem os melhores.

quarta-feira, abril 13, 2011

Notas sobre a AG

No mesmo dia em que se realizou o CNI de Infantis e Iniciados teve lugar a Assembleia Geral da FPR para aprovação do Relatório e Contas, nas instalações do CAR.
Nada de novo nestas coisas, com os clubes a aprovar umas contas manhosas e que só chegaram ao conhecimento dos delegados na véspera, para não terem tempo de as analisar.
Fica o resultado da votação, 18 votos a favor, 14 contra e 6 abstenções.
Nem me vou dar ao trabalho de referir quem votou o quê, tanto mais que estive mais preocupado com as regatas do que com a costumeira "palhaçada", apenas dizendo que em tudo, foram os suspeitos do costume que avalizaram as contas e "a brilhante execução de gestão" verificada.
É claro que parecia que estava a assistir à história do PEC, em que as culpas não eram do "comandante". Até nisso, as semelhanças foram incríveis com afirmações categóricas de que não havia penhoras e que as noticias que o "Jornal Sol" publicou foi uma forma de pressão para resolver uma dívida mas que já estava devidamente tratado.
Agora o que ficou sem explicação foram as penhoras do FISCO e o seu não registo nas Contas da FPR.
Segundo o presidente, era mentira.
Como os "gajos" dos blogs são lixados, o meu parceiro do "ANATOMIA" apresentou estes documentos. É claro que são uma invenção e uma forma de pressão para a boa gestão da FPR, ou não fossemos todos obrigados a apresentar as declarações de não divida.
Ainda estou à espera dos documentos pedidos à FPR para controlo das contas e emissão dos recibos e do pagamento dos anos anteriores. Parece que pretendem que caiam no rol do esquecimento.
Certidão – 08-CC-39
Certidão – 40-41-NB
Certidão – 68-CQ-84

Aliás, o que está na moda é a CONTABILIDADE CRIATIVA que já prevê a inscrição de receitas e proveitos estimados, mesmo sem suporte legal.
Foi assim que justificaram os mais de 600 mil euros de passivo inscritos nas contas e a acrescentar aos prejuízos anteriores.
A criatividade é, com efeito, uma das caracteristicas desta gestão, que cria delegados "à la carte" e nem com a pedidos de explicação para perceber o porquê das decisões contrárias aos Estatutos se deixa de espantar com as explicações.
Aliás, se perguntam muito o presidente ainda lhes chamam ilegais, pelo que deviam era estar caladinhos.
Nada de novo, portanto.
Ainda bem que estava mais com o pensamento no que se passava na pista, essa sim, a minha paixão e preocupação.
"Se não os podes vencer, pelo menos não te chateies".

segunda-feira, abril 11, 2011

CNI - Todos ao Podio

No segundo dia de provas, dedicadas aos Juvenis, o CDUP deu continuidade às boas prestações do dia anterior e lutou pela vitória em todas as provas em que participou, colocando praticamente todos os seus atletas no pódio.
Começando pelo 1XF Juvenil, o CDUP apresentou duas atletas na final A, com esperança de conseguir o lugar mais alto. Mesmo sabendo que a tarefa não era fácil, pois tinham como principal adversária a melhor atleta nacional do Escalão, a Inês Pocinho, lutaram até ao fim e alcançaram as 3º (pela Sara Soares) e 4ª posição (Mariana Batista), tendo a Sara discutido até à linha de chegada a 2ª posição com a Daniela Cruz, do CNIDH. Sendo a Sara juvenil de 1º ano, ainda se está a adaptar à distância pelo que fica a "desforra" para o Nacional de Verão.
A prova de 4XF foi envolta em polémica, devido a uma decisão justa mas tardia da Arbitragem, com algum prejuízo para o esforço das atletas. Começando pelo princípio, logo após a largada, a tripulação da ANL tem um clamoroso erro de rumo e abalroa o CDUP na sua pista ainda não tinham sido percorridos 150 metros de prova e quando esta tomava a liderança da corrida. Imediatamente foi pedido a anulação da prova e a sua repetição que não foi atendida, fazendo com que as outras 4 equipas lutassem entre si até ao final da distância. Ainda no local do acidente, se alertou e pediu ao juiz de regata para parar a prova pois o CDUP ia apresentar protesto. Foram dadas indicações expressas às atletas para abandonarem a prova e seguir a ritmo normal, o que elas, a custo, cumpriram.
Após apresentação da situação ao presidente do Júri, foi decidido (e bem) pela repetição da prova, com exclusão da ANL, dando aos delegados a possibilidade de cumprir os timing's regulamentares, tendo todos acordado com a sua repetição 30 min após a ultima prova do dia.
É claro que esta situação provocou um choque nas atletas, inclusive nas do CDUP que se solidarizaram com as colegas que tinham terminado a prova. No entanto, e como a verdade desportiva devia ser reposta e o CDUP devia ter oportunidade de mostrar o seu trabalho e o seu valor, a falta de educação e de postura de algumas atletas, a exemplo dos pais e familiares das jovens do CNIDH acenderam o rastilho para uma final envolta em agressões verbais e insultos à mistura.
Foi uma pena pois o CNIDH é uma grande Instituição (e já tive o prazer de a representar) e não merecia semelhante trupe a acompanhar. Insultar as atletas e atirar pedras a elas e ao barco não fica bem a ninguém. Elas cumpriram aquilo que o representante do clube, na defesa dos seus interesses, as ordenou. Se queriam atirar pedras ou agredir, que o fizessem a ele, porque pelos insultos passou ele bem. Foi triste.
Mas nem por isso deixou de haver entrega de prémios e o CDUP fez jus ao seu esforço e empenho e terminou a prova na 2ª posição, um barco atraz do CG que venceu a prova, deixando na 3ª posição o GINÁSIO, enquanto o CNIDH se quedou pelo 4º posto.
Parabéns às meninas do CDUP pelo desempenho e pela postura, assim como às do AAC e da ANL pelo desportivismo e fair-play.
Por fim, fica a prestação do Francisco Teles que não alcançou o objectivo traçado que era entrar na final B. Fez um passeio pela pista e ficou-se pelo 14º tempo. Não era o dia dele.

sábado, abril 09, 2011

CNI - Infantis e Iniciados

No primeiro dia do Campeonato Nacional Intermédio, o CDUP honrou as suas cores e brilhou nas aguas de Montemor.
As eliminatórias da manhã davam uma clara supremacia e uma dose elevada de favoritismo de todos os atletas do CDUP para as finais da tarde, com a conquista de todos os lugares cimeiros nas provas em que participaram.
Nas finais, os nervos, a inexperiência e alguma falta de confiança não permitiram conquistar o brilharete da manhã.
No entanto, honraram as cores do Clube e deixaram-me orgulhoso deles.
O CDUP conquistou brilhantemente o título de Campeão Nacional na prova de 1XF Iniciado, com a Beatriz Batista e levou todos os seus atletas ao pódio, em regatas renhidas e bem disputadas, com indecisão até ao final, em especial o 2XM Iniciado que lutou até à ultima remada com a tripulação do SCP numa final imprópria para cardiacos. Já a Francisca tinha na colega de clube a principal rival mas foi surpreendida pela boa prestação da adversária do SCC e acabou no 3º posto, depois de uma péssima largada em que deu 50m de avanço a todas e depois recuperou numa luta contra as suas capacidades. Está de parabéns pelo esforço e pela vontade que demonstrou de querer superar a dor e o cansaço.
A Patricia Conceição era uma clara candidata à vitória, mas os nervos e a falta de confiança nas suas capacidades não a deixaram subir ao lugar mais alto do podio. Assustou-se com a adversária da AAC e fez uma prova mais preocupada com ela do que consigo própria
Além da já referida vitória obtida pela Beatriz, os resultados foram os seguintes:
1XF Infantil - Patricia Conceição - 2º lugar (1º AAC)
1XF Iniciado - Beatriz Batista - 1º Lugar - Campeã Nacional
1XF Iniciado - Francisca Rodrigues - 3º Lugar - (2º SCC)
2XM Iniciado - João Novo / Rodrigo Silva - 2º Lugar (1º SCP)
Uma jornada muito positiva que augura um Nacional de Verão muito promissor.
Domingo será a vez das juvenis mostrarem o que valem. A concorrência é forte mas acredito que vão dar o melhor de sí e regressarem a casa felizes e satisfeitas com a sua prestação. E no fim fazem-se as contas.

quarta-feira, abril 06, 2011

A vez dos mais novos... em Montemor



Depois dos mais velhos terem realizado o seu campeonato, este próximo fim de semana será a vez de dezenas de jovens lutarem pela vitória no CNI (Campeonato Nacional Intermédio).
Os jovens do CDUP estão a ultimar os preparativos para se divertirem e fazerem prestações de que se orgulhem. As imagens não deixam dúvidas.
A comitiva que irá participar neste Nacional de Primavera é composta pelas seguintes tripulações:

1XF Infantil - Patricia Conceição
1XF Iniciado - Beatriz Batista
1XF Iniciado - Francisca Rodrigues
2XM Iniciado - João Novo / Rodrigo Silva
1XF Juvenil - Sara Soares
1XF Juvenil - Mariana Batista
1XM Juvenil - Francisco Teles
4XF Juvenil - Inês Sequeira / Mariana Silva /Ana Rita Rodrigues / Cristiana Sousa

A torcer por fora ficam alguns dos seus colegas, em especial o Infantil João Teixeira que, por um lapso administrativo, a FPR não deixou participar. Para ele a minha solidariedade e o meu pedido de desculpa. Irá ter novas oportunidades de se juntar aos colegas e desenvolver o gosto pelo Remo, mesmo contra a vontade daqueles pagos a peso de ouro para o que fazem pela modalidade e que o querem ver no fundo.
A começar pela marcação de uma AG à mesma hora e no mesmo dia do Nacional deles para discussão e votação do Relatório e Contas, mas sem as Contas. Assim afastam os delegados do Remo e do conhecimento da penhora das finanças sobre as quatro viaturas e no valor, com juros, de cerca de 100 mil euros e que deve ser o móbil para o TOC não assinar as contas. Ou então foi distracção.

domingo, abril 03, 2011

Veteranos no Festival das Tasquinhas

Uma semana depois do Nacional de Juniores e Seniores, foi a vez dos apreciadores de lampreia e de bons petiscos se encontrarem no Festival das Tasquinhas e da Lampreia que decorreu na pista de Montemor.
Alguns deles aproveitaram a deslocação para trazer mais uma chapinha e poderem dizer aos amigos que são Campeões Nacionais. É que no mesmo fim de semana também houve o Campeonato Nacional de Veteranos, na pista internacional classe A lá localizada.
Um campeonato que contou com representantes de 16 clubes, um crescimento superior a 50% relativamente ao mesmo evento da época anterior, que se bateram na conquista de 35 troféus em disputa.
É claro que uns se bateram mais do que outros dado que 11 dos títulos não tiveram adversários, 8 tiveram apenas um adversário, 9 foram contra dois adversários e apenas 7 tiveram 3 ou mais adversários.
Com ou sem concorrência, foram 13 os clubes que trouxeram a estatueta e já podem ver o seu nome no registo do Relatório e Contas.
O CNIDH foi o grande vencedor e o maior arrecadador de troféus, conquistando 8 títulos (com apenas um sem concorrente) e o maior numero de pontos, cimentando a liderança destacado no ranking nacional.
A tabela dos vencedores, o nº de tripulações e dos pontos alcançados é a seguinte:
1º CNIDH - (15 tripulações )- 8 títulos (7+1 sem adversário) - 169 pontos
2º GINÁSIO - (9 tripulações) - 4 (3+1) - 93 pontos
3º ARCO - (8 trip.) - 3 (3+0) - 91 pontos
4º GDFB - (7 trip.) - 5 (4+1) - 82 pontos
5º CNL - (8 trip.) - 2 (1+1) - 80 pontos
6º ANL - (8 trip.) - 3 (1+2) - 79 pontos
7º SCP - (6 trip.) - 3 (2+1) - 68 pontos
8º CFV - (6 trip.) - 1 (1+0) - 63 pontos
9º AAC - (5 trip.) - 0 (0+0) - 51 pontos
10º CNV - (4 trip.) - 2 (0+2) - 44 pontos
11º CFP - (4) - 1 (0+1) - 43 pontos
12º CNS - (4) - 0 (0+0) - 36 pontos
13º RCL - (2) - 1 (0+1) - 22 pontos
14º RCFP - (1) - 1 (1+0) - 12 pontos
15º SCC - (1) - 1 (1+0) - 12 pontos
16º CG - (1) - 0 (0+0) - 11 pontos
Para a semana será a vez dos mais novos. Pode ser que façam um festim McDonald's