sábado, fevereiro 14, 2009

Encontro falhado

Quem com ferros mata, com ferros morre.
Os ditados populares acabam por ser muito providenciais. São, quantas vezes, prenúncio para antecipar situações futuras e permitem aproveitar a sabedoria popular para que não se caiam nos mesmos erros.
Num dia com condições excelentes para remar assistimos, hoje, em Montemor, a uma amostra do que nos pode reservar o futuro. Uma organização (Federação) que se quer "armar" em legalista e utiliza formas baixas (para não dizer outra coisa) de tentar atingir os seus fins, sujeita-se a comer do mesmo veneno.
Os Árbitros, assim como os remadores ou os treinadores são elementos fundamentais na orgânica e mecânica da modalidade. Hostilizá-los e criar anti-corpos só pode fomentar a discórdia e é essa que se pode eventualmente afigurar num futuro próximo.
Hoje foram os árbitros que, no direito que lhes assiste, recorreram-se do Regulamento e do Código Nacional de Regatas e decidiram que não estavam reunidas as condições de segurança para se realizar o Encontro Nacional de Veteranos. É óbvio e evidente que esta Direcção da FPR ao longo do mandato não criou as condições para que se cumprisse o CNR mas os seus intervenientes (atletas, treinadores e árbitros) são conhecedores dessa realidade e condescendiam nessas falhas, no sentido de dar actividade aos clubes e promover a sua prática. Se não os quer reconhecer nos seus direitos e tenta recorrer de uma forma rebuscada dos regulamentos e da burocracia para não os querer aceitar como elementos da modalidade, estamos na eminência de não ter provas oficiais tão cedo. Mais. Está a promover o boicote dos clubes que trabalham e lutam pelo desenvolvimento do remo. Numa hipotética vitória da "continuidade" estamos a caminhar para um campeonato nacional de clubes-fantasma. Não estou a ver os clubes honestos e cumpridores a alinhar nesta fantochada. Seria engraçado ver um Nacional de clubes apoiantes desta lista, com os outros a assistir.
Estamos praticamente a meio da Época e por culpa exclusiva da FPR ainda não se assistiu a uma prova oficial. Foi o Nacional de Fundo e agora o Encontro de Veteranos.
Os atletas são os principais prejudicados. Ao hostilizá-los, assim como aos clubes que efectivamente remam e aparecem nas pistas está a fomentar outras atitudes idênticas num futuro próximo.
Será que a sede do poder é superior aos interesses da modalidade e querer um poleiro contra tudo e contra todos é gostar do Remo?
É que são estes clubes que cá vão andar por muitos e bons anos. Os outros, são bem vindos. Mas é para participar e mostrar na água o seu valor. Não é no momento do voto.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois por este andar e com estes tipos à frente da FPR, o Remo vais agonizar.
É que o Rascão Marques não julgue que poderá estar à frente do Remo sem e até contra o Remo. Por mais "clubinhos" que ele e a corja da zona de Soure e da Figueira inventem!
Sabiam que até já há pressões de alguns autarcas da zona sobre clubes? O que hverá assim de tão importante a defender? E eu que penssava que só o futebol tinha assim tantos atractivos. O que será Rascão? Descansem que não terda a descobrir-se!

Heráclito Guimarães disse...

Meu amigo anónimo por mais que não goste do actual presidente da FPR e olhe que não é o único no páis é bom que tenha tento na língua antes de se dirigir às pessoas da Figueira dessa forma.

Se não conhece as pessoas da cidade, não fale e se conhece algumas que apoiem o actual presidente então acuse-as directamente e sabe...devia ter vergonha em esconder-se atrás do anonimato, pois este país só deu o salto quando algumas pessoas deram a cara e lutaram contra o poder instiuído. Neste momento algumas pessoas dão a cara e lutam pela mudança. Eu já fui prejudicado e não tive medo de o ser e não é por isso que me escondo quando tenho algo a dizzer. Seja Homem e não difame gente que luta pelo Remo tanto ou mais do que o senhor.

Melhores cumprimentos

Heráclito Guimarães

Anónimo disse...

"....a corja da zona...da Figueira..."

Acho lamentável que alguem possa classificar as pessoas/clubes e luagres de "corja" só porque o actual presidente da Federação mora na Figueira da Foz. Um comentário como este só pode vrir de alguem que não está na plenitude das suas capacidades mentais ou é, lamentávelmente, mesquinho e regionalista para tecer tal afirmação.

Para os mais distraidos (como é o caso) é nesta cidade que estão 2 clubes com poucos motivos para poderem partilhar a mesma visão de "continuidade" defendida pela actual Direcção. Senão vejamos: na Naval está um dos obreiros pela participação do 2XHL em Pequim e pela forma como esta tripulação foi tratada durante o ciclo olimpico não creio que dos verdes-e-brancos haja muita vontade de voltar a passar pelo mesmo por mais 4 anos.

O Ginásio também não deve ver com bons olhos esta "continuidade" já que alguns dos seus atletas não foram muito bem tratados pelos membros da Equipa Nacional e, inclusive, existe um proceso judicional que opõe o Ginásio à FPR relativamente a este facto.

Por isto tudo fica demonstrado que a "corja" certamente não mora nestes lados, já que nos últimos anos o contributo que esta cidade tem dado ao remo é muito superior do que muitos possam gostar, como deve ser o caso de quem tece tais afirmações.

PRAIA DA CLARIDADE

Anónimo disse...

Sem querer ser advogado do diabo, a referencia à corja tinha destinatário e não era certamente as gentes dos clubes referidos que são gente de bem e que sabem bem o que querem, porque corja, essa existe por todo o lado.
Boas remadas

Anónimo disse...

Nem mais. Quando me referia a "corja", não eram as pessoas dos clubes que refere e que eu conheço muito bem. isto não tem nada a ver com regionalismos. Tem a ver com uma sgentes que nem nunca pertenceram ao Remo. E o Heráclito sabem bem a quem eu me referia. Basta olhar para a lista da "continuidade" e daqueles que a acompanham da região para perceber o que eu estava adizer.