segunda-feira, fevereiro 16, 2009

LEITURA OBRIGATÓRIA

Se dúvidas havia quanto á qualidade e ao valor dos apoiantes da candidatura de João Oliveira elas podem ser desfeitas na brilhante exposição que o Professor Lopes Marques coloca na entrevista que deu ao "LastStroke".
No dia em que é oficialmente entregue a candidatura da lista "Devolver o Remo aos Clubes", esta brilhante personalidade da nossa vida politica e social coloca o dedo na ferida quanto ao estado do nosso remo e vaticina o seu futuro.
Este antigo atleta olímpico e conhecedor a fundo da realidade desportiva nacional expõe alguns factos que a sua recente vivência e convivência com a actual direcção da FPR deixa atónito o mais distraído.
Tive o prazer de o conhecer pessoalmente durante o Congresso. Fui um dos congressistas, com uma apresentação sobre o estado actual do nosso Remo (que tive e tenho o prazer de disponibilizar a quem o solicitar) e as respectivas propostas, umas aprovadas (a maioria) e outras não, que deveriam resultar em conclusões para meditação e discussão pelos vários interessados pela modalidade. Desse congresso, ainda se espera a publicação das respectivas conclusões.
Este ilustre convidado rapidamente se apercebeu das jogadas que o RM quis levar a efeito durante o Congresso, inclusive a tentativa de manobrar a mesa do Congresso.
Ainda não me esqueci da mesa atrás da dos motoristas. Embora a companhia fosse excelente, as vistas não eram as melhores.
Nesta entrevista faz uma referência aquilo que já venho a afirmar. Se se deixa que o "não Remo" se sobreponha aqueles que vivem e sofrem o Remo, então caminhamos para o fim da modalidade. Hostilizar os verdadeiros interpretes com expulsão de atletas da selecção, não reconhecer os árbitros, perseguir os clubes e criar manobras obscuras são motivos mais que suficientes para meditar e ponderar sobre o apoio a dar.
O futuro será negro. Será um ciclo que podendo ter condições para ser um sucesso, será um fracasso com lutas, boicotes e guerras contra esta direcção. Não acredito numa mudança radical.
E quem não soube num mandato entender-se com os clubes, não vai ser agora que, afirmando que tem que ser mais exigente com estes, vai conseguir o seu apoio.
A entrevista deste ilustre homem do remo merece uma atenta leitura e meditação. A não perder.

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Carlos.Tornei-me leitor do teu espaço.Quero deixar aqui a minha admiração pelo esforço desmesurado que fazes,diariamente pelos vistos,para aguentar um clube e ainda ter tempo para guerras figadais com a FPR.Realmente,ninguém que se identifique, aparece por aqui a defender o RM.Descansa,também não vou ser eu.Mas,,,o proposito é deixar mesmo a opinião,,que vale o que vale.Todo este cenário montado se asemelha a um funeral,,e parece que está visto quem é o defunto.Agrada-me as ideias dos herdeiros e reconheço o potencial de alguns.Sim,só alguns, porque outros já lá estiveram 8 anos.Só me pergunto se existiriam herdeiros caso não existisse herança(olimpicos+europeu)e interesses economicos.Eu até defendo os interesses economicos pois são o garante de que alguém está a fazer algo no sentido positivo.Quando a esmola é grande,e como sou pobre.Se a lista da alternativa não fosse tão cor de rosa e perfeita,seria o primeiro a pegar numa bandeira anti RM e colocar-me á porta da assembleia.Será possivel concretizar metade do que é prometido?Sonhei que não tinhamos olimpicos,que não tinhamos europeu,que não tinhamos Pocinho e que o Nacional de Fundo era em Melres(gondomar),,e adivinhem,NÂO EXISTIA LISTA DA ALTERNATIVA e o CDUP JÀ NÂO ESTAVA NUM CONTENTOR POR BAIXO DA PONTE DA ARRABIDA.Suposições,mas a vida é assim.SEja bem vindo quem vier por bem e que pelo menos sirva para tirar estes temas da blogosfera.Espero que estimule o debate e não uma debandada de letras e dizeres pouco claros.Grande abraço.

Anónimo disse...

A maior parte do trabalho para o Europeu foi trabalho da CM Montemor, basta falar com alguém dessa instituição. Dos olímpicos nem vale a pena falar... Penso que é tempo de o remo não andar ao sabor da sorte ou do trabalho dos outros, como aconteceu nos casos citados, quase sem intervenção de quem devia ser o motor da coisa. O remo tem que ter capacidade para não depender do acaso. Os mais de 50% de últimos lugares da EN são uma amostragem que já permite fazer estatística. E as conclusões são francamente negativas...

Anónimo disse...

Por falar em heranças e herdeiros! porque será que aquela gente toda, que nós no Remo não conhecemos, se "acotevela" na lista da "continuidade"? Será porque, derrepente, gente que tem andado sabe-se lá por onde e a fazer o quê, descobriu uma secreta e profunda paixão pela nossa modalidade? Ou será o "cheirinho" do CAR de Montemor, o Pocinho e o Campeonato da Europa? O que procuram estes senhores das Ass. de Futebol no Remo?
Esta lista, onforme o Sr. afirma, até pode ser muito "cor de rosa", mas é gente do Remo! Por outro lado há a outra, que, mais que cinzenta, é negra. A julgar pelas práticas de secretaria a que temos assistido!
Não acha Albino?
NOTA: Para já, não me identifico. Não o faço, não por receio mas porque acho que prejudicaria o Remo mais do que os "cinzentões" já o fizeram. Mas fique descançado que a seu tempo tudo será dito e muitos documentos "darão à costa". Sente-se e espere comodamente!

Estevão disse...

Realmente nao compreendo estes comentarios do Albino (bininho). Sera mais um com medo da mudanca!?
O futuro nao sabemos, mas do passado sabemos bem! E pelo menos sei que gostava de o ver repetir. Nao tenhamos medo de mudar, so porque achamos que parece cor de rosa. No minimo nao deveriamos ter medo de arriscar, porque pelo caminho dos ultimos anos ja se percebeu que nao chegamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

para este ultimo anonimo :
parece me que alguem que tem medo de aparecer e dar as caras é pq tem coisas para esconder ,tal como toda a lista cor de rosa que se escondem por traz do bem que querem trazer para o remo ,,para conseguirem proveitos para si mesmo .quem nao se pode identificar agora nao é depois que irá ajudar .mas no remo é assim as pessoas só aparecem se as coisas correrem bem ,senão ninguem sabe quem foi

Anónimo disse...

Como é que se intitulam como rosto da mudança se alguns dos mentores do projecto já la estiveram com resultados tão mediocres para a modalidade.Com isto não quero defender o RM muito pelo contrário o prelado deste foi na minha opinião o pior desde que me lembro e já ando por cá faz uns aninhos.Não queiram é vestir a pele de salvadores do remo quando não o são. O que é triste é não aparecer uma nova vaga de dirigentes com efectiva vontade de melhorar o rumo das coisas, vamos ter mais umas eleições onde vai ser escolhido o menos mau e o que comprar mais votos!
E uma pena mas é o REMO que temos.