sábado, fevereiro 21, 2009

THE SHOW MUST GO ON



Desilusão

Afinal o dia de hoje foi de Desilusão. Mas não só.

Desilusão, Desgosto, Desprezo, Desconfianças, Dúvidas.

Foi com Dor e Desprazer que convivi com uma das coisa que considero o mais baixo da personalidade humana. A falta de carácter e de lisura.

A fantochada criada à volta deste circo foi bem montada. Começou com a não aceitação da Associação de Árbitros. Até aqui era expectável. Depois foi a atribuição dos votos aos clubes participantes nos Campeonatos Nacionais. Mais uma jogada de bastidores que transformou clubes de um voto em clubes de 9 votos. Mas mesmo assim já se esperava este tipo de comportamento. Agora o que me chocou mais foi a falta de carácter de alguns clubes, ainda por cima com um peso histórico na modalidade.

Antes da votação, 20 clubes com actividade (9 votos) tinham afirmado o seu apoio à lista perdedora assim como a ANAR. Destes, apenas 14 o fizeram e um votou nulo. Com todo o respeito que alguns dos clubes sem actividade possam merecer, não os considerei. Estava confiante no bom senso e na vitória da lista B. Além disso a caça à Credencial feita pelo presidente da lista A resultou em pleno. Também é com esses que ele tem sempre contado. Com os clubes-fantoche (ou fantasma, tanto faz).

Agora o que me custou mesmo foi, depois de fazer a "contabilidade" ver clubes históricos e com responsabilidades acrescidas no nosso panorama mudarem de sentido de voto sabe-se lá a que preço. Já tinha conhecimento de algumas pressões de Câmaras sobre alguns clubes. Foi o caso do CIM que "teve" que delegar a representação numa "menina" de Soure.

Mas outros não estavam obrigados a isso. É claro que não passam de conjunturas ou especulações da minha parte mas clubes como o Cerveira, o Caminhense, a ANL ou até os Pupilos do Exercito que tinham "jurado" o apoio a estes ideais, na hora da verdade, ao abrigo do voto secreto, passaram-no para o outro lado. Venderam-no vá-se la saber a que preço. Podia ser que ficassem bem com Deus e com o Diabo. Para a lista B calhou mal. Não foi uma questão de mau perder. Vai ser uma questão de legalidade.

É pena que o Remo tenha estagnado. Que os principais responsáveis dos clubes e das Associações não saibam ouvir o que os verdadeiros intervenientes na modalidade lhes dizem.

São os interesses instalados, as promessas e as jogadas de bastidores. Não me revejo nesse Remo. São demasiadas jogadas futeboleiras a que não estou habituado.

As eleições vão, justamente, ser impugnadas. Foram demasiadas jogadas do Presidente da AG que, em conluio com o RM, lhes deu este pequeno handicap. Vai ser feita justiça e pode ser que os clubes "vira-casacas" reflictam e pensem no mal que estão a fazer ao Remo Nacional.

Espero igualmente que a ANTRemo pense no que fez e não queira que desvende os "negócios" que propôs para "vender" o voto. Ela deve ser a legitima representante dos treinadores e eu sou seu associado. É que as eleições para esta associação já há muito que deviam ter acontecido. E se estamos mal com o actual DTN....

Hoje foi um dia para muitos meditarem.

Amanhã há mais.

THE SHOW MUST GO ON.

14 comentários:

Anónimo disse...

É triste que isto tenha acontecido. Os nossos clubes, aqueles que têm atletas que praticam, que treinam, que fazem provas, que se sacrificam mas que gostam deste desporto, mereciam muito mais!
O verdadeiro REMO português, desta forma, não vai longe...mas... a justiça existe (apesar de não estar lá muito bem) e esperemos que neste caso se faça.

Anónimo disse...

Hoje é um dia negro para o REMO NACIONAL.


COMEÇOU A IDADE DAS TREVAS!

Anónimo disse...

A vitória das teias mafiosas de Soure!

Anónimo disse...

AS VERDADEIRAS CONTAS DAS ELEIÇÕES

Os Clubes "fantasma" que votaram na “continuidade”:

APPACDM de Coimbra (deficientes com 9 votos)
APPACDM de Soure (deficientes com 9 votos)
Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar (São tão antigos que niguém se lembra de os ver a remar. Mas valem 3 votos)
Associação Cult. Desp. e de Solid. da Freguesia de Vinha da Rainha (Tanto quanto se sabe faz remo sénior + - 3ª idade e mais 9 votinhos seniores +)
Associação Cult., Desp. Recreativa do Pocinho (Água e barracos tem muito. Rremadores? Ninguém sabe. Parece que importou uma remadora de Lisboa que até foi campeã nacional antes de ter licença federativa. Mais uma originalidade de RM & Cª. É tipo pescada: já era antes de o ser. E assim se abarbatam mais 9 votos. E esta hein!)
Centro Social de Alfarelos (só se sabe que é social. E mais um pontinho)
Centro Social de Figueiró do Campo (Nem sei onde é isso. Tb não importa onde é. O que importa é que salta mais um votito.)
Clube de Caça e Pesca Alto Douro (idem. Já que é Alto Douro, deve ser lá para cima da Régua. Não sei seá por ser no "Alto", mas vale 3 votinhos!)
Clube Fluvial Pesqueirense (Parece que é em S. João da Pesqueira. Como todos os outros, não têm barcos, mas, pelos vistos fazem remo. Como conseguirão? Mistério. Tal como mais 3 misteriosos votos.)
Clube Náutico de Caldas de Aregos (tb não sei onde é! Sem mais considerações: 1 voto para o Rascas)
Clube Naval da Horta (lá para os Açores!!!Tem 3 votos. Como terá sido? Mistério)
Clube Naval de Portimão (gente de negócios. Um dia eu explico!Deve ter sido o voto mais caro para FPR. Isso também explico um dia)
Clube Naval de Sesimbra (Ninguém se lembra dos ver remar. Mas sempre é mais 1 voto!)
Clube Português de Caravanismo (Parece que remam em caravanas. Original e também mais 1 original voto)
Clube TAP AIR Portugal (Estes remam a voar em Airbus A-320. Um "must". Parce que foi uma hospedeira que foi votar. Pelo menos tinha pinta! E mais 3 votos)
Colégio Militar (Deve ser um clone falhado do outro um pouco mais acima com um nome parecido. Seja lá o que for, mais 3 votos, estes com farda)
Grupo Desportivo do BES (Muito antes da crise financeira já este tinha rebentado. Mas mesmo assim, vale 3 votinhos. Será que não era de ser nacionalizado?)
Grupo Naval de Olhão (1 voto. sem mais comentários!)
Sociedade Recreativa Segadanense (voto a voto encho o Rascas o papo. E vai mais um vindo nem sei de onde)
União Atlético Povoense (1 votito por um papel trazido em mão pela "primeira dama" do Clube Ferroviário de Portugal. O Manuel Ribeiro sorria embevecido ao ver a cara-metade a rubricar a lista. Foi um momento ternurento!)

Como é bom de ver tudo "MALTA QUE SABE DE REMO"

… os Clubes de Remo que terão votado convictamente:

Grupo Desportivo Fabril (lugar garantido para o filho na selecção. Não rema puto. Mas que importa?)
Clube Naval de Lisboa (tem que se publicar o livro que já anda a ser escrito há duas décadas)
Clube Náutico de Viana (negócios e hostilidades locais)
Clube Ferroviário de Portugal (máfia, pura e simples).

…e o coitado que foi obrigado SENÃO!!!

Clube Infante de Montemor (tenho pena da Srª. Presidente. Coitada, à pala disto a malta vai deixar de ira para a Residencial. No que me toca, nunca mais lá pomos os pés. Lá terá que ir pedir uma compensação ao Presidente da Câmara.

… e os "JUDAS":

Instituto Militar Pupilos do Exército (porque todos têem um preço. Qual terá sido os destes "fardadinhos" que brincam à tropa com os meus impostos e que vão ás actividades com carrinhas da tropa com condutor e tudo, quando lá no meu clube tenho que cravar o tranporte aos pais?)
Clube Naval Setubalense (Simples falta de coragem para afrontar o "Bispo de Setúbal". Coisa sde fé!)
Clube Fluvial Vilacondense (negócios por desvendar)
Associação Desp. Cult. da Juventude de Cerveira (mais negócios por desvendar)

e ainda falta um que não se descobriu. Lá chegaremos! Descancem!

e… claro… os TREINADORES comprados da Direcção da ANTREMO (parece que já todos têm emprego garantido). É um fartar vilanagem!


Os Clubes que legitimamente queriam o "Remo de Volta", onde ele deve estar efectivamente:

A.R.C.O. - Associação de Remadores Para a Competição
Associação Académica de Coimbra
Associação Naval 1º de Maio
Associação Naval de Lisboa
Centro Desp. Universitário do Porto
Clube dos Galitos
Clube Náutico da Praia de Mira
Clube Náutico de Castelo Branco
Clube Naval Barreirense
Clube Naval de Ponta Delgada
Clube Naval Infante D.Henrique
Colectividade Popular de Cacia
Ginásio Clube Figueirense
Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro
Sport Club do Porto
Sporting Club Caminhense

EStes, na sua quase totalidade, são fartamente conhecidos.

Os remadores que, em cima da meta, conseguiram o seu lugar (ANAR) contra tudo e contra todos. Foi bonito de ver os remadores a lutar. Foi sim senhor! Oque vale uma boa causa, snhores! Parabéms Rute e Cª.

E os árbitros que exovalharam e deixaram de fora (APAR). Aqueles a quem o Rascas deve milhares de euros de despesas de deslocação e que tão maltratados têm sido.

Comparem, façam contas e avaliem.

Depois disto, só a REVOLUÇÃO!!!!!

Anónimo disse...

Nas suas revelações e mais ataques ao REMO, curiosamente no site da FPR que se chama "REMOPORTUGAL", Rascão Marques revela que a APAR não foi admitida na FPR por "razões que a Direcção a seu tempo e em sede própria revelará". Mais um daqueles segredos sensacionalistas. Revele o que quiser, quando quiser, e onde quizer. Mas uma coisa é certa, terá que ir lá explicar ao juiz do Tribunal Administrativo, pelo menos, porque é que não notificou a APAR dessas razões. No mínimo, porque há muito mais para explicar.

Anónimo disse...

Quem terá suportado ou irá suportar todos os custos das promessas que o Rascão Marques fez aos clubinhos e clubes na caça ao voto. Alguns a gente sabe que serão pagos por certas câmaras municipais. Mas há outros!...

Anónimo disse...

Não sei se deveria, mas aqui fica o repto aos clubes e atletas interessados (quanto mais não seja, agita as águas): que tal, pelo menos enquanto imperarem estas manobras e atitudes na FPR, formarem uma Liga de Clubes ou uma Liga de Remadores que passe a organizar competições entre os seus membros e deixarmos todos de alinhas nas palhaçadas da continuidade?

Anónimo disse...

... a vitória vai ser suada mas, é nossa! A razão e a sua força vencerão mais uma das mais negras páginas do Remo em Portugal!
Cacia vai dar o seu contributo!!!

Anónimo disse...

As contas não estão bem melhor confirmar alguns votos tidos como certos acima ....Caminhense - Rascão....Sport e académica????

Anónimo disse...

Nao sei como se consegue por em causa o voto do SPORT!!!! Só se for alguem que ande a dormir e que não conheça todo o passado recente do clube e do seu 2x olimpico,
Quem fala talvez tenha o rabo preso mas mais cedo ou mais tarde vai-se saber....
Já agora aos atletas expulsos da seleção cujos clubes votaram neste mafioso o que estão à espera, de ser mais mal tratados ou de fazerem um aviso aos clubes pois os clubes podem precisar dos favores do Rascão mas sem atletas não saõ nada!!!!
Há sim senhor grandes desilusões mas a justiça vai dar mais uma oportunidade para votar espero bem que as pessoas pensem melhor na vida do seu clube em vez do seu proprio umbigo!!!

Anónimo disse...

Só há uma maneira de quem esta contra o rascao se manifestar. Não remar!!!
Se os clubes não concordam com esta vitoria que não alinhem nas regatas desta epoca!! Ai é que se vais saber quem esta a favor ou contra!!!
Na finalidade tem todos muita letra, mas com meia duzia de tostoes sao todos comprados!!!

Anónimo disse...

defenitivamente o senhor que fez as contas é muito mau a faze-las. Tá muito enganado, e nõ é em um, dois os tres clubes..... agora é muto facil falar......

Anónimo disse...

Leiam e divulguem por todo o remo do nosso Portugal a comunicação da Lista roubada DEVOLVER O REMO AOS CLUBES.

Procurem na vossa caixa de correio e passem aos amigos.

Vamos arrazar estes pedantes.

PELO REMO!

Anónimo disse...

VAMOS! REVOLUCAO DE ABRIL NO REMO!!!! MAS DESTA VEZ NAO FICAM LA OS COMUNAS! MAS SAI O DITADOR!