segunda-feira, fevereiro 23, 2009

A minha posição...

Tenho sido bastante criticado. É normal e ainda bem que assim é. Gosto da frontalidade e da honestidade. As criticas advém de ter colocado os nomes dos clubes que acho que roeram a corda, sendo umas eleições por voto secreto. Os que me criticam são fundamentalmente pessoas que eu apoio e me esforço para que vençam. Se calhar por isso é que as apoio. Por terem a frontalidade de me dizer que não deveria ter feitos essas suposições.
Mas este espaço é um espaço pessoal. É onde transmito para quem me quiser ler (ninguém é obrigado) o que EU sinto e o que EU penso e ASSUMO as minhas responsabilidades. Não pode nem deve ser conotada com a posição de uma lista candidata a mudar o Remo Nacional assim com a posição do meu clube. Se eles mudarem de rumo (o que não acredito) também serei o 1º a denunciar.
Trata-se da MINHA posição perante um individuo com tendências ditatoriais, aldrabão e egocêntrico que tem levado o Remo para muitos maus caminhos. Trata-se da MINHA apreciação aos resultados eleitorais e à forma como os representantes de alguns clubes votaram. Se esta MINHA posição pode fazer com que eles não congreguem dos meus ideais, é pena, mas quem fica a perder são os seus atletas e o Remo no seu todo. Até percebo que queiram manter o "status quo". O remo, para mim e enquanto atleta, foi sempre uma escola de virtudes. Parece que ao nível do dirigismo não é assim. Uma coisa é certa. Ainda existem muitos companheiros que tem pensamentos e posturas idênticas às minhas.
Vejam o comentário de Álvaro Branco no "Anatomia do Remo" e tirem conclusões.
Vou continuar por cá a lutar para denunciar este tipo de situações. Quem não gostar, que o diga. Mas que diga frontalmente.

Como um aparte: Comentários não identificados que tentem desestabilizar ou "sugerir" clubes que sempre tiveram uma atitude idónea e que considero correcta vão deixar de ser publicados. Assim como aqueles que tenham uma linguagem menos própria. Quem não deve, não teme.

13 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Carlos, embora concorde com a maioria dos teus artigos de opinião não posso deixar em claro o facto de efectivamente teres conotado alguns clubes como aqueles que votaram em sentdo contrário ao que estava previsto. No entanto e dado que na realidade existiu alguém que à última da hora mudou o seu sentido de voto quem perdeu foi O REMO NACIONAL pois instalou-se em definitivo a desconfiança na comunidade do remo. Todos vamos olhar uns para os outros na tentativa de apurar quem furou o sistema. Mais tarde possivelmente vai-se descobrir: - As crianças a quem foram dados os rebuçados poderão vir a comê-los na frente dos outros e ai sim vai-se ver quem é quem. Por enquanto tudo não passa apenas de suspeitas, não se pode apontar o dedo a ninguém, pese embora na comunidade do remo as desconfianças traduzem-se em certezas.
Ao João Oliveira e restantes elementos quero expressar o meu obrigado por terem assumido o papel da mudança e acreditarem que vai ser possivel fazer algo pelo remo; tirá-lo deste marasmo, desta mediocridade. Um bem haja para todos.
Para todos os dirigentes dos clubes no activo que venderam o remo e reconduziram o Sr. Rascão Marques espero bem que não se venham a arrepender... É a mediocridade do dirigismo em Portugal o que ontem estava mal hoje já está bem e recomenda-se.
A batalha está perdida, mas não a guerra. Juntos vamos vencer e explusar os "vendilhões do remo".

Anónimo disse...

Parece que andam para aí a dizer que a Lista "devolver o remo aos clubes" também teve uns clubes daqueles desconhecidos a votar por elese:

Segundo alguns dizem, até é verdade. Parece que terão sido para aí dois. O Rascas teve 9!

Só com uma pequena diferença: foram pessoas dos clubes que vieram votar, e não as 9 "rolinhas" quaisquer arregimentadas na região de Soure, numa APPACDM qualquer (arre! Que até custa a fixar esta letrada toda!)

Anónimo disse...

Lembram-se da célebre entrevista (18/AGO/2008) de Rascão Marques sobre o muito dinheiro para o desporto olímpico?

Nada como revisitar em:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=800211&idCanal=2953

Para não nos esquecermos. Porque recordar é viver e talve z se perceba a razão de ser dos apoios políticos à figura.

Estes favores pagam-se!

Anónimo disse...

Recordemos a célebre frase:

"Sejam atletas, treinadores ou dirigentes, é tempo de acabar com queixinhas, pois não é isso que nos faz andar mais".

Como será possível que os treinadores tenham votado nele?
E alguns dirigentes?

Que falta de coerência!

Anónimo disse...

E a célebre intervenção sobre a pista de remo de cacia?

Nada como mais uma recordação:

http://www.cacia.pt/index.php?CA=Noticia&IDNoticia=151

Sem dúvida, palavras de um grande defensor do Remo!

Mais um jeitinho que ce paga!

Anónimo disse...

Sabiam que o Rascão era DR.?

Então vejam em:
http://www.congressododesporto.gov.pt/distritos_content.asp?local=Coimbra

Anónimo disse...

Vejam porque é que se quer construir um CAR no Pocinho.

http://www.cm-fozcoa.pt/outrosservicos/informacoes/ultimasnoticias/Paginas/ProtocoloIDP-EDP.aspx

O que nos questionamos é o que é que o remo ganha com isto!

Anónimo disse...

Apelo a todos os árbitros, que a partir de agora sejam tão rigorosos como foram no Encontro de Veteranos.
Se a Federação é rigorosa, os árbitros, como parte integrante da mesma (apesar de não serem reconhecidos) tem que lhes seguir as pissadas e ser rigorosos!!!
Isto se a partir de agora os árbitros que realmente estão no activo forem convocados para as regatas. Até porque o novo Conselho de Arbitragem é composto por pessoas que já não estão no activo à alguns anos ou por puros desconhecidos, que nunca ninguém ouviu falar!!
E o Sr. RM alega por aí que vai formar muitos árbitros. Daqueles que nunca ouviram sequer falar de remo, que pensam que remo é aquela coisa que se faz com pagaias ou que nem sabem que remo se pratica no rio...
A seguir pela beleza que se viu desfilar nas eleições, o remo vai passar a ser Fantasma, com clubes, remadores e árbitros fantasma!!
Só mesmo o RM é que continua a ser uma realidade.

Só quem está no activo pode mudar isto.
Por isso Apelo aos árbitros rigor e cumprimento na integra dos Regulamentos.
Apelo aos clubes boicote a todas as Regatas organizadas pela FPR. Se o RM ganhou às custas dos clubes, então que remem quem nele votou!!!
Esta tendência só pode mudar por quem realmente está interessado no remo como desporto e não como campo politico e de interesses, por isso lutem e mudem.

Fica o Apelo!!!

Anónimo disse...

Quem me recorda o que melhorou no remo nos últimos 4 anos, qua ando um pouco distraído? Estou a falar a sério, gostaria de perceber melhor as coisas. Obrigado.

Anónimo disse...

melhorou a imagem de marketing da FPR, melhoramos os resultados internacionais (8 nos JO), melhoramos o numero de idosos a remar, melhoramos a lista de reclamacoes contra o DTN e Presidente, melhoramos a luta por um remo melhor, melhoramos a vontade de nao se conformar, melhoramos a lista de dividas, melhoramos os malabarismos politicos e baixos do presidente,... etc!

Anónimo disse...

Melhorou-se a frota de barcos da FPR, as viaturas de apoio, os ergometros,os apoios a deficientes, a imagem, a transmissao televisiva, a logistica nas provas..etc
Mas para certas pessoas tudo esta mal....menos criticas...mais ajudas pfvr!!

Anónimo disse...

Por partes:
- frota da FPR. Para quê, se os resultados internacionais foram o que se viu? E que barcos foram? O 4X pesado que acabou por não servir para ninguém porque os atletas foram corridos? Não seria melhor continuar a alugar barcos aos clubes, que na maioria dos casos até são de melhor qualidade?
Viaturas de apoio: -
estão a falar do carro de serviço do presidente? Ou daquela Vito que já avariou não sei quantas vezes?
- Os ergómetros? Quais ergómetros? Servem para quê? Ou para quem?
- apoios a deficientes: sabem há quanto tempo rema a Filomena, remadora paralímpica? Fica para descobrirem... E que apoios foram esses, que até o 4+ de Soure deixou de remar?
- imagem: estão a falar de que imagem? As regatas continuam com um nível organizativo que se sabe. Merchandising é zero. Imprensa o que se sabe. Imagem?
- Transmissão televisiva: aqui está uma coisa boa. Nem tudo foi mau, realmente... Mas a ideia tem paternidade...
- logística nas provas: estaremos a falar do contentor-balneário de Montemor? Dos novos catamarãs que fazem ondas? Das tendas e bancadas para o público? Da animação extra-competição, com torre de escalada e insufláveis? Desculpem, isto é nas provas da canoagem, baralhei-me. Da pista a que não falta uma bóia? Das regras de circulação e segurança bem visíveis? Das águas que também já eram distribuídas na Régua? Das tendas de descanso para os atletas entre competições?

Anónimo disse...

Barcos federativos para uma seleção que não existe, pelo facto de nem os atletas acreditarem na capacidade de quem devería potenciar as suas capacidades. Transmissão paga e bem paga em horários e canal que ninguém vê e sem retorno. Carros de apoio para o presidente se poder deslocar e os seus comparças de igual forma, poupando os seus e mesmo assim apresentarem despesas de deslocação. Ergometros para serem utilizados nos estágios onde já não há ninguém e nas provas de deficientes(se bem que não temos nada contra estes atletas).
A luta pelo remo adaptado feito por esta direcção, nunca foi para realmente o desenvolver, mas para garantir votos e fazer-se passar por uma direcção igualitária nos meios políticos.

Há despesas que realmente devem ser feitas, mas feitas de forma a potenciarem e desenvolverem a modalidade e não apenas porque alguns acham que é o melhor para si e para garantir o seu poiso.