quarta-feira, janeiro 30, 2008

Rescaldo ao C.N. Fundo - 08

Ainda não foi desta que se pôde coroar esta realização como um êxito que tanto se desejaria.
Contrariamente aos anos anteriores em que as condições climatéricas prejudicaram a prestação das equipes, este ano o tempo e o plano de agua estiveram propícios a uma excelente jornada mas,... e com há sempre um mas continuamos a assistir aos barcos rebelos a acompanhar as provas. Não se percebe. Valha-nos que desta vez estiveram mais sensíveis ao esforço dos atletas e sempre que uma regata estava a decorrer, abrandavam a marcha.
Mas a maior critica deste ano vai para o cumprimento dos horários. Estava a primeira regata agendada para as 14 horas e começou 30 minutos depois. A partir daí foi sempre a atrasar de tal forma que a chegada da prova-rainha, o Shell 8 sénior realizou-se já noite cerrada. Terá sido uma primeira experiência para a realização de regatas nocturnas no Douro? Quando puserem uns pontos de luz de tal forma que permita a identificação das equipes, sou um apoiante dessa iniciativa. Parece que todo este atraso se deveu ao já famoso documento da FPR que impede os clubes de utilizar pás de outros clubes e/ou com as cores da FPR. Está no código de regatas, é um facto, mas se um clube corre com barco emprestado não poderá utilizar remos emprestados?
Outra situação merecedora de reparo foi a dualidade de critérios na largada. Houve regatas com 8 equipes que se sujeitaram á realização mangas e com isso ao critério de tempos o que, quer se queira quer não, acaba por tirar competitividade e desvirtuar as prestações das equipes.
Extra organização continuo a achar que é desprestigiante para a modalidade a inclusão de atletas das classes de aprendizagem (escolas) nestas andanças o que originou ver passar aos 2000 metros uma tripulação e a 2ª classificada ainda estar a passar os 1000, com o aconteceu no 4XSF. Numa prova com estas características é desmotivante para quem ganha e para quem perde.
O CDUP globalmente esteve acima das expectativas, embora nas análises individuais se tenham verificado resultados diferenciados, mas como o remo é um desporto de equipe, foi o clube que ganhou. Para a história fica o 1º lugar do 2XSF, o esforçado e surpreendente 4º lugar do 4-SM, o 6º lugar do 2XSM e o 8º lugar do 2XJM.
Esperemos que o próximo ano nos traga maior rigor organizativo e maior competitividade.

1 comentário:

Unknown disse...

sabes porque atrasou a primeira regata?
Não havias juízes na largada!