segunda-feira, maio 31, 2010

Pirilampo Mágico - Balanço do 1º dia



Embora tenha terminado esta odisseia que foi levar a bom porto a realização desta dupla jornada de Remo e, felizmente, com o sucesso esperado, penso que o seu balanço deve ser feito por jornada.
Assim, foi com orgulho que vi as tripulações do CDUP brilhar ao ritmo do Pirilampo e marcar pontos na história da prova, em especial as tripulações femininas. Venceram 4 (1XFInf; 1XFIni; 1XFJuv; 2XFIni.) das 5 provas provas em que participaram, ficando na 2ª posição no 2XFJuv.
Nos masculinos obtiveram um 2º lugar (1XMJuv.), um 3º (1XMInic.) e um 6º (2XMJuv.)
Um balanço altamente positivo e que pôde ser presenciado pelos principais responsáveis do Desporto Gaiense. Estiveram presentes na entrega dos prémios o Sr. Vereador do Desporto, Dr. Mario Fontemanha e o Presidente do C.A. da Gaianima, Dr. Nelson Cardoso.
O vento não foi um aliado da organização, o que estragou um pouco o brilhantismo do desempenho dos atletas, mas o dia solarengo chamou muitas centenas de transeuntes a presenciar a regata.
Sou suspeito ao querer estar a falar de outros pormenores como a presença dos bombeiros, médico da prova, o apoio da Policia Marítima ou o excelente trabalho da equipa de Arbitragem, com as provas a correrem sem atrasos e dentro dos horários. No entanto, não posso deixar de os referir.
Embora tenha sido enviada com a devida antecedência pela ARDP e pelo CDUP a solicitação de árbitros à FPR para a prova, ao contrário do ano passado, ainda não recebemos qualquer informação. Também o sector de Formação da FPR se "lembrou" de marcar "avaliação de competências" para os técnicos do curso N1, no qual o CDUP tem inscritos no dia da Regata. Coincidências.
Voltando aos heróis da jornada, os atletas, os resultados foram os seguintes:
Infantis
1XF - 1º - CDUP (Patrícia Conceição) ; 2º - SCP; 3º - SCP (b)
1XM - 1º - CFV; 2º - CNIDH; 3º - SCP
2XM - 1º - CFV; 2º - CNIDH; 3º - RCFP

Iniciados
1XF - 1º - CDUP (Sara Soares); 2º - CFV; 3º - RCFP
1XM - 1º - CFV; 2º - SCP; 3º - CDUP (David Almeida)
2XF - 1º - CDUP (Sofia Oliveira/Beatriz Batista); 2º - CNIDH; 3º CFV
2XM - 1º - RCFP; 2º - RCFP (b); CNIDH

Juvenis
1XF - 1º - CDUP (Mariana Batista); 2º - RCFP; 3º - CFV
1XM - 1º - PCale; 2º - CDUP (Fancisco Teles); 3º - CFV
2XF - 1º - CNIDH; 2º CDUP (Inês Mariani/Joana Teixeira)
2XM - 1º - RCFP; 2º - CNIDH; 3º - CFV
4XM - 1º - RCFP

Veteranos
4XM - 1º - CFV

sábado, maio 29, 2010

Pirilampo começa a brilhar

Finalmente consigo tempo para publicitar a nossa regata.
Depois de lutar contra ventos e marés, conseguiu-se preparar tudo para que a repetição desta iniciativa seja um sucesso ainda maior do que a do ano passado.
O número de participantes esperados na regata Pirilampo Mágico cresceu mais de 50% enquanto para a regata ARDP irá contar com o mesmo numero de atletas mas mais tripulações. Esta regata tem como contrariedade a realização da Regata Internacional de Cerveira no dia seguinte, o que fez com que alguns clubes distribuíssem os seus atletas pelas duas provas.
A Regata de Domingo será acompanhada de programa cultural, onde contará com a actuação dos utentes da CERCIGAIA no cartaz para alem dos vários grupos de dança e de cantares de Vila Nova de Gaia.
Contará igualmente com a presença de algumas individualidades nacionais e locais a assistir, o que muito nos lisonjeia.
O Radio Clube Português fará referência a esta iniciativa no Sábado às 8:00 e às 13:00 enquanto o Porto Canal fará a cobertura da regata no Domingo.
Foi com muita pena que ainda não consegui mudar de opinião acerca dos clubes fantoche. Depois de ter encetado todos os esforços para conseguir a presença dos clubes associados da FPR desde o envio de mails, cartas e telefonemas convidando-os directamente e oferecendo a estadia e alimentação durante o fim de semana para os atletas e dirigentes, apenas uma APPACDM se deu ao trabalho de enviar mail dizendo que não estaria presente. É pena. Cada um que tire as conclusões devidas.
Quero agradecer pessoalmente e em nome da organização à Junta de Freguesia de Canidelo que tem sido inexcedível no apoio à organização, sem desprimor para com todos os outros apoiantes e patrocinadores.

quarta-feira, maio 19, 2010

Remo no Zêzere


Embora ainda falte algum tempo, o GCF já está a preparar uma alternativa às ferias para os amantes de Remo.
Durante o mês de Agosto o GINÁSIO vai levar o Remo de Lazer para as águas do Zêzere e proporcionar uma jornada de convívio e descoberta das belezas deste nosso rio. Quem sabe, talvez descobrir uma nova pista alternativa aos inúmeros locais que o Remo remado tem visitado.
Uma iniciativa de um clube já com antecedentes neste tipo de organizações o que garante uma crescente qualidade e uma festa para os participantes.
Os pormenores desta e das anteriores edições organizadas pelo GINÁSIO podem ser consultadas aqui:

segunda-feira, maio 17, 2010

CDUP na Internacional de Gondomar



Neste ultimo domingo houve Remo em Melres, Gondomar.

O CNIDH organizou a sua XXX Regata Internacional com a presença dos principais clubes nacionais e vários clubes estrangeiros, com especial destaque para a representação brasileira.

Quem esteve presente teve a oportunidade de apreciar Remo de qualidade e algumas provas com despique e indefinição do vencedor até aos últimos metros.

O CDUP aproveitou o belo dia de Domingo e utilizou as águas de Melres para fazer um mini-estágio para os mais novos e marcar a sua presença nesta prova.

Um dia bastante positivo pois o 4XM composto pelos "seniores" irmãos Lima (saúda-se o regresso do F. Lima), pelo Afonso e pelo benjamim André fizeram uma prova digna de registo. Juntaram-se para que o CDUP pudesse estar representado nesta regata e sem treinos de conjunto alcançaram brilhantemente a 5ª posição da geral depois de virem sempre próximo dos primeiros. Parabéns para eles.

Os mais novos fizeram treino duplo. O treino da tarde coincidiu com a hora das provas pelo que acabaram por circular mais na zona de embarque / desembarque originando algumas chamadas de atenção pelo som.

O David Almeida destacou-se pela vontade e empenho enquanto o Diogo Bastos aproveitou para ganhar confiança em cima do 1X. A Sara e a Sofia fizeram o treino matinal em 2X e o treino da tarde em 1X para reforço da componente técnica. O Francisco e o Manuel Lencastre aproveitaram para fortalecer o espírito de grupo e fazer kilometros, tal como o Sérgio e o Daniel. Ainda se juntaram ao grupo a Mariana e a Beatriz para verem as primeiras provas da tarde. Foi pena a impossibilidade da Inês por doença, da Patrícia, da Ana Rita e do Francisco Silva.

Aproveitou-se igualmente para trocar "novidades" e pôr a agenda do Remo em dia.

De um rumor que circulava, tive a confirmação de uma proposta feita pelo Corpo Técnico. Deixo os parabéns ao DTN pela ideia, desde que esta não venha com segundas intenções. Não pode ser só dizer mal, embora motivos não faltem. A começar pelo sector da Formação. Mas como o Clube e o orientador do formando no curso de N1 não foram informados (será que são ou vão ser??), só posso presumir que a informação enviada ao formando ainda não o seja. Esperemos para ver.

Foi um dia em cheio, num local aprazível e com excelentes condições para o Remo, principalmente durante a manhã. O vento que geralmente levanta da parte da tarde tira a igualdade das pistas. A organização esteve irrepreensivel, com as provas a decorrer a um bom ritmo e com todas condições de segurança exigíveis.

segunda-feira, maio 10, 2010

Pirilampo Mágico de Regresso



Será nos dias 29 e 30 de Maio que o CDUP, a CERCIGAIA e a ARDP irão oferecer novamente a oportunidade de levar o Remo aos jovens das Cerci's e Associados da FPR. Pelo menos foi enviado o convite.

A FPR foi celere a juntar-se ao lançamento desta campanha, o que se congratula mas em oficio enviado ao presidente do CDUP "a Direcção da FPR considera não estarem reunidas as condições necessárias para apoiar este evento" recusando-se assim a prestar qualquer tipo de apoio ou ajuda. Uma decisão já esperada.

O enorme sucesso obtido na primeira edição trouxe-nos a responsabilidade de repetir o evento e fazer um esforço por fazer deste uma referência e um pólo de alavancagem do Remo para pessoas com deficiência. Os convites feitos aos clubes associados da FPR são acompanhados de condições especiais de alojamento e alimentação para que possam fazer juz à sua condição de associados.

Pretende-se uma festa de integração e de partilha de valores de solidariedade e de amizade.

Sejam todos BEM VINDOS a esta festa de Remo

domingo, maio 09, 2010

CDUP na RIQF 2010

Embora o balanço possa ser considerado positivo, não se pode dizer que tenha deixado saudades a deslocação a Coimbra.
A realização desta regata ficou marcada pela decisão controversa e discutível que o Juri da Arbitragem teve ao cancelar as ultimas regatas do programa matinal.
A decisão foi tomada com base no frio que os miúdos tinham na zona da largada. É certo que Sº Pedro não foi amigo da organização, com a chuva que se foi pondo ao longo da manhã e o vento que se levantou da parte da tarde mas o atraso expectável que as várias mangas foram tendo, fez com que por volta das 12:00 as provas já levassem um atraso de cerca de uma hora.
Ora como os jovens estavam a ir para a largada com 15 a 30 minutos de antecedência sobre a hora marcada, aquele local ficou sobrelotado, ficando os miúdos sujeitos à intempérie, alguns apenas em maillot ou camisola cabeada. Os mais frágeis começaram a ter problemas de frio e os juízes decidiram que não havia condições de segurança para continuar as provas. Foi pena, tanto mais que estavam reunidas condições na organização que poderiam ter minorado este sofrimento para os miúdos, tal como informar ao som o atraso das provas e assim evitar que eles estivessem mais de uma hora à espera da sua vez de participar. Os que não participaram sentiram-se tristes e desolados.
Mas o dia já não tinha começado bem para o CDUP. Um contratempo na viagem levou a que o atrelado chegasse em cima da hora e pôs em risco a participação da Mariana e da Inês. Mal tiveram tempo de aquecer e logo que chegaram à largada tiveram que medir forças com a concorrência, em especial a espanhola. A Mariana alcançou o 5ª lugar da geral enquanto a Inês albarruou um 1X da AAC que descia muito junto da pista 1, tendo inclusive danificado o seu barco e ficado na 18ª e ultima posição.
No 1XM Juvenil, o Francisco tem vindo a melhorar a sua prestação mas numa prova com estas caracteristicas o melhor que conseguiu foi o 17º lugar em 29 inscritos.
Já o 2XM Juvenil teve problemas com o rumo e andou a "dançar" entre as pistas. Na sua primeira participação em regatas, a dupla Francisco Silva / Manuel Lencastre mostrou a sua inexperiência ao não conseguir fazer um rumo correcto. O 15º lugar em 21 inscritos é resultado disso mesmo.
A Patrícia Conceição em 1XF Infantil era outra das minhas apostas. Uma atleta de elevado valor que tem dificuldade em pô-lo em prática. Depois do nervosismo da primeira experiência na "25 de Abril", desta vez alegou que não alinhou porque ficou presa numa corda na zona da largada. Foi pena, pois tem capacidade para andar nos lugares mais altos.
O 2XF Inic. e o 1XF Inic. foram dos que estiveram na zona da largada a aguardar a sua vez, não tendo tido possibilidades de brilhar. Já o 1XM Inic. nem para a água foi.
Na sessão da tarde, os objectivos foram amplamente cumpridos. A expectativa era levar todas as tripulações às finais A e foi alcançado. As maiores surpresas vieram do 2XM com os juniores Sérgio e Daniel a passar com inteiro mérito e do 4XM com uma tripulação feita na hora e a surpreender tudo e todos.
O 4-M passou com relativa facilidade à final mas uma avaria no leme na véspera da largada não o deixou fazer a prova tendo estado, inclusive, em risco de albaroar a tripulação do Fabril logo após as primeiras remadas.
O 8+M misto reforçado com o Luís Esteves do ARCO e do Vítor Santos e Pedro Almeida do PCale fez uma eliminatória confortável, obtendo a 3ª posição mas numa final muito renhida, a falta de conjunto não permitiu melhor que a 8ª posição, a pouco mais de um barco do vencedor, a AAC.
Como se costuma dizer, quanto maior o barco, maior a tormenta. A Organização conseguiu fazer desta a maior regata feita em território nacional. Apresentou condições para fazer com que seja igualmente a melhor. Desde a pista balizada até às condições de recepção dos clubes e atletas.
Esperemos pela edição do próximo ano.

quinta-feira, maio 06, 2010

CDUP em Coimbra - RIQF 2010

Será neste fim de semana que terá lugar em Coimbra a maior regata de Remo realizada em Portugal.
Segundo a organização, estarão presentes 31 clubes, 20 portugueses e 11 estrangeiros e mais de 1000 atletas correndo em mais de 500 embarcações.
Uma regata que tem vindo a crescer de interesse e de participantes de ano para ano que reflecte o bom trabalho que a AAC tem vindo a fazer e o apoio que a cidade e a autarquia tem dado ao clube. Quem não se lembra do "barraco" que existia no Choupalinho? Uma demonstração que a aposta por parte das entidades responsáveis no Desporto e nos clubes traz importantes mais valias para todos.
O CDUP irá igualmente estar representado com a sua maior delegação de Remo jovem das ultimas décadas. Alinhará em todos os escalões de ambos os sexos. Com os seniores (ou "veteranos") deslocará a Coimbra uma delegação de 26 pessoas.
Por escalões, o CDUP fez as seguintes inscrições:
Na categoria de infantis alinhará com o 1XM (Diogo) e 1XF (Patricia)
Em iniciados terá o 1XM (David), o 1XF (Sofia) e o 2XF (Sara/Beatriz)
Em Juvenis estarão o 1XM (F. Teles), 2XM (Francisco/Manuel), 1XF (Mariana) e 1XF (Inês)
Já em Absolutos o CDUP fez a sua inscrição no 1XF; 2XM; 4XM; 4-M e 8+M estando previsto para este ultimo o "reforço" de 2 atletas que se juntarão ao CDUP na sua deslocação a Henley, em Julho, aproveitando assim a oportunidade de realizar um "treino" em competição.
O programa pode ser consultado no site da ARBL

quarta-feira, maio 05, 2010

Filomena Franco vence em Itália


E como costumo dizer, ganhar é sempre digno de referência. Nem que seja vencer as nossas próprias lutas, medos ou anseios. Quando nos confrontamos com algum adversário, a vitória tem sempre outro sabor.
A Filomena Franco é uma vencedora. Luta diariamente contra as adversidades da vida e no desporto tem uma atitude de campeã. Dou-lhe os parabéns por isso.
A Filomena realizou em Gavirate duas finais em dois dias de competição contra a Italiana Leobrunbi Tiziana, sua única adversária. Venceu-a de forma categórica dando sempre vantagens muito superiores a um minuto. Demonstra que mesmo com uma única adversária, por sinal bem mais fraca, levou a competição a sério.
Aguardemos por novos desafios e que esse espírito nunca se perca. Parabéns Filomena.

segunda-feira, maio 03, 2010

R.C. Lusitano - O novo Clube de Setubal

O panorama do Remo Nacional tem um novo clube.
O REMO CLUBE LUSITANO nasceu em Setúbal no passado dia 2 de Março de 2010 mas foi reconhecido no dia 16-04 e aprovado pela direcção da FPR no dia 18 de Abril, tendo sido apadrinhado pelo presidente da FPR e, mesmo sem ratificação e aprovação em AG já luta nas águas nacionais.
Tem como Presidente a ex-atleta da Selecção Maria Vitória Lima e como colaboradores e atletas o Júlio Amândio o o António Charrano.
Um projecto novo num período difícil mostra que este desafio de coragem é digno de elogios e de apoio. Afinal é sempre bom ter novos clubes com actividade entre a comunidade.
Aguardemos para ter igualmente o Clube de AVIZ reconhecido e entre os seus pares.
Desejo os meus mais sinceros sucessos desportivos e que o futuro lhe seja risonho

No entanto e pegando no epíteto presente no blog do clube, complemento a descrição dos Lusitanos:
"Dizem que os Lusitanos são hábeis em montar emboscadas e descobrir pistas;..." (Estrabão, Geografia 3.3.6)

sábado, maio 01, 2010

REMO no Canal 2 - Regata 25 de Abril

Amanhã, 2 de Maio, pelas 15:40 horas a RTP apresentará através do Canal 2 e no programa Desporto 2, um resumo da Festa de Remo que o CNIDH levou a cabo nas suas águas em Gramido, Valbom.
A transmissão de imagens de Remo na TV é sempre motivo de regozijo e de satisfação pelo que fica o convite para todos aproveitarem esta oportunidade de assistirem a esta forma de comemoração do dia da Liberdade e que o CNIDH o faz ininterruptamente desde 1975.
O CNIDH esforçou-se por oferecer a melhor organização e as melhores condições ao seu alcance e praticamente conseguiu-o. Está de Parabéns por isso. A transmissão televisiva é a cereja no topo do bolo.