segunda-feira, junho 28, 2010

CDUP em AVIZ

D. João I teria ficado orgulhoso da Festa em sua honra que Avis lhe dedicou.
Este IV troféu proporcionou bons momentos de Remo e de convívio entre os clubes participantes, sempre num ambiente muito agradável.
Não foram só rosas, como também é natural, mas no computo geral foi muito positivo. A limpeza do local, a vontade da organização em estar atenta a todos as possíveis falhas, a envolvente, a massa humana e o clima ajudam a querer estar presente em todas as edições.
A aposta da organização na quantidade traz alguns retrocessos em termos de alojamento, o que é compreensivel, mas não impediu de se dar as condições mínimas aos clubes para ficarem confortáveis. Um aspecto a ter em conta no futuro.
Os factores que contribuíram para que se tivessem reparos a fazer passaram por causas externas à organização: O vento que se levantou no início das regatas de Sábado, que foram diminuindo ao longo da jornada e o desempenho da Equipe de Arbitragem, que, como já vem sendo habito, deixa os delegados dos clubes com os cabelos em pé. Desde as atitudes na largada, com claras desigualdades no alinhamento até ao desenrolar das provas onde os juízes de regata não conseguem evitar que os barcos colidam. E a pista era balizada. Aliás, se os barcos já partem desalinhados, o mais certo, em especial nestas idades, é chocarem ao fim de algum tempo. Mas é o que temos. Esperemos que dentro de 15 dias a experiência seja maior, pois a pista de certeza que não é melhor.
No que respeita ao aspecto desportivo, assistiram-se, em especial no Domingo onde as tripulações já estavam mais equiparadas pela seriação feita nas provas de Sábado, a excelentes desempenhos e provas muito disputadas com incerteza até à linha de chegada. E isso é bonito.
O CDUP apresentou-se com força na maioria das provas em que entrou, lutando e discutindo os resultados até ao fim, com algumas agradáveis surpresas.
Começando pelas mais novas, o 2XF infantil ficou na 2ª posição nas duas participações, o que lhe deu o 2º lugar final. No sábado, a inexperiência e o mau rumo fê-las ir para a pista do Ginásio quando comandavam a prova o que provocou o choque entre as duas com vantagem para o GCNFaro que assim venceu a prova. A forte reacção que tiveram foi insuficiente para chegar ao 1º lugar. No Domingo, quando lideravam a prova, começam a olhar fora e, depois de embujar já perto da chegada, nunca mais acertam e deixam novamente o GCNFaro vencer.
Passando às Iniciadas, a grande surpresa partiu do 2XF que venceu no Domingo e liderou a prova quase até ao fim no sábado, terminando exausta na 2ª posição. O somatório dos temos dos dois dias deram-lhe a 2ª posição a 4'' da AAC. Demonstraram uma excelente atitude competitiva e espírito de sacrifício. Uma tripulação que tem vindo a crescer e da qual espero muitas alegrias.
A luta pela vitória no 1XF ficou em casa, entre a Sara e a Beatriz, que arrasaram a concorrência. No Sábado ambas venceram categoricamente as suas mangas ficando com os dois melhores tempos e no Domingo, disputaram juntas a vitória e nem o facto de largarem atrás lhes tirou o brilho da vitoria. Venceu a Sara Soares, ficando a Beatriz Batista na 2ª posição. Parabéns para elas.
O David Almeida é um atleta exemplar. Sempre com vontade de fazer mais e melhor, apresenta-se na prova de 1XM com vontade de crescer e de atingir lugares mais altos. Tem conseguido paulatinamente os seus objectivos e, numa prova muito concorrida com 27 participantes, alcançou a 13ª posição.
Em juvenis, o cenário foi semelhante. O Francisco Teles foi o primeiro a entrar em acção e com uma excelente atitude, em especial de Sábado para Domingo onde baixou cerca de 1':45'' ao tempo alcançado na 1ª prova (é certo que o vento prejudicou muito o desempenho de Sábado) deram-lhe a 8ª posição final. Lutando em plano desigual (anatomicamente e experiência) com adversários mais bem constituídos, pode-se consideram que foi uma excelente prestação.
A Mariana tudo fez para vencer mas a adversária da AAC não esteve pelos ajustes. Na prova de sábado termina na 2ª posição a cerca de 3'' da Ines Pocinho deixando em aberto e para o dia seguinte a luta pela vitória. Um erro de leitura dos tempos colocou-a na manga dos adversários mais lentos, o que a obrigou a fazer uma prova em contra-relógio. É claro que não é a mesma coisa e mesmo vencendo folgadamente a sua manga, não conseguiu fazer melhor tempo que a atleta da AAC, tendo que se contentar com o 2º lugar final.
No 2XF foi mais uma prova para evoluir e estas meninas cada vez surpreendem mais pela vontade e atitude que demonstram. Conseguiram a 4ª posição final numa embarcação gentilmente cedida pela AAC e deram excelentes indicações para o futuro.
Resumindo: Uma vitória, quatro 2ºs lugares, um 4º, um 8º e um 13º lugar deram ao CDUP o 8º posto na classificação por clubes, entre 17 clubes presentes e com vitória da AAC, seguida do Ginásio em 2º e do RCFP na 3ª posição.
As atletas do CDUP, que vão deixando simpatia e admiradores pelas pistas, foram ainda convidadas para fazer o apoio na entrega das medalhas e troféus que contou com a presença de um canal televisivo. Alem de boas atletas, a fotogenia acompanha-as.
É um prazer e uma alegria trabalhar com jovens como estes. Por estas e por outras é que afirmo que vale a pena o sacrifício.
Parabéns para eles todos e agora é trabalhar para o Nacional.

1 comentário:

Anónimo disse...

fotos???