quinta-feira, junho 24, 2010

C.N.V. 2010 - 2º Cap. - O CDUP

Num fim de semana agitado, conforme já foi afirmado, o CDUP marcou presença neste Nacional de Seniores em Melres.
Um Nacional que foi um misto entre os 500m do Sprint e os 2000 de Velocidade (teve mais 40 metros que a média dos dois), serviu de preparação para os muitos seniores com mais de 40 anos presentes na prova e que pensam mudar agora a sua categoria para ir competir ao Marco, já que muitos poucos tencionam ir ao Pocinho para a Taça.
O CDUP inscreveu-se nos dois dias de competição em 7 provas (2XPLM; 2XM; 1XF; 2+JM; 4-M; 4XM e 8+M) com resultados e desempenhos para todos os gostos.
Começando por Sábado, o 2XPLM tinha uma tarefa difícil no primeiro dia de competição e, com a eliminatória marcada para as 10:10, vai-se pesar às 9:25. Como o regulamento manda que os atletas sejam pesados até uma hora antes, ficou impedido de competir. Mais uma lição para os atletas e não só.
O 2XM fez a sua eliminatória numa prova com adversários muito fortes e, mesmo com o tónico de correr com um novo barco, não tiveram forças para ir alem do 9º tempo e assim ficaram para a Final B onde alcançaram a 3ª posição.
O 1XF alcançou a 5ª posição numa final directa com 5 participantes. Um desempenho esforçado e brioso da sempre voluntariosa "veterana" Maria da Luz.
No Domingo, os preparativos para a prova de 2+JM foram stressantes com um resultado final inglório. Recuando algum tempo, começou pelo barco, onde após semanas de recuperação do casco, a idade deste e o seu estado de conservação não deram garantias de conseguir acabar a prova. Mal se verificou esta realidade, no final de semana pediu-se o casco emprestado ao SCC. O barco, o melhor casco em pista na sua categoria, vinha sob a responsabilidade do CERVEIRA, o que "obrigou" a andar a negociar o seu empréstimo e o seu regresso, já que o CERVEIRA não iria estar presente no Domingo. Não quero deixar de agradecer a ambos os clubes a disponibilidade demonstrada. Um esforço inglório pois quando se foi pesar o timoneiro, este não era do escalão júnior, pelo que teve que se procurar alternativa e substituir pelo único timoneiro presente e que ia competir no 4XM. Após o stress para embarcar e alinhar, o resultado final não reflectiu este esforço e os jovens do CDUP terminaram na 5ª e ultima posição na prova. Mesmo após este resultado, o CDUP é informado que o timoneiro é irregular pois deveria ser júnior e a tripulação foi desclassificada.
O 4XM, depois de uma eliminatória muito competitiva, onde alcançaram o objectivo de passar à final A, lutaram até ao fim pelos lugares cimeiros. Obtiveram o 6º lugar numa luta renhida com o PCale e o CNIDH. Um excelente resultado alcançado por uma tripulação que praticamente não treinou e que contou com o regressado sénior com mais de 50 anos Fernando Lima, após mais de 15 anos afastado da modalidade.
O melhor resultado do CDUP foi obtido pela tripulação de 4-M numa luta acesa com a AAC e o Ginásio pelo titulo de Campeão Nacional. Levou a melhor a AAC mas logo seguida do CDUP, que ficou na 2ª posição, e pelo Ginásio. Um prémio merecido.
Na ultima prova e participação do dia, o 8+M ficou na 6ª posição depois de uma regata cheia de peripécias, em especial nos últimos 300 metros e quando lutava pela 4ª posição. O protagonista desta "aventura" de final de prova foi a lancha da equipa de arbitragem que, preocupada em ir em cima dos 3 primeiros, impediu inclusive o CDUP de cortar a meta em ritmo de prova.
Alem de vir a fazer ondas sobre o barco, parou em cima da linha de chegada o que fez com que se tivesse de estacar o barco a cerca de 50 metros da chegada para não bater na lancha.
Foi um final de prova aceso e com muitos nervos à flor da pele pela falta de respeito pelo esforço dos atletas.
Mas como já todos estão a ficar habituados a isso...

5 comentários:

Anónimo disse...

Então já vão participar na cat. dos Veteranos " Aqueles que treinam pouquinho " Fico tão baralhado com as suas mudanças repentinas, caro super.
talvez o meu caro seja motivo de chacota, a ver vamos...



Homem do Norte!

Super disse...

Nem parece de um homem do Norte...
Onde é que está escrito que o CDUP vai participar nos Nacional de Veteranos?
Ou será que é só o CDUP que tem seniores com mais de 40 anos???
Devo andar ceguinho. Mas também nesta terra de cegos....
Olhem para dentro, para aqueles que em plena AG defenderam um Nacional só para "os que treinam pouquinho" (e não são palavras minhas) antes de criticarem.
Continuo a defender que o topo da carreira e onde se marca a diferença é nos seniores e não nos veteranos.
Ou será que estão com receio que o CDUP vá ao Marco???

Anónimo disse...

Pois é agora temos seniores a potes.

Com 40 anos ou mais.

É uma espécie de milagre das rosas da FPR para o IDP!

Coitos! Quem pensam eles que enganam?

Só a eles mesmo. Ou melhor: ao Remo...

Anónimo disse...

sou a favor da liberalização das participaçoes e diminuiçao dos pontos... Abaixo pontos na final B, abaixo pontos ao ultimo classificado, abaixo limitaçoes de participaçao em juniores seniores e veteranos

Anónimo disse...

infelizmente, e para desagrado de toda a comunidade de atletas, os erros da equipa de arbitragem não se ficaram por aí...
até desclassificaram os atletas olímpicos!... vejam só: querem, os senhores "estagiários" da arbitragem, ensinar o "Pai Nosso ao padre"...
que degredo!...


amante do remo