domingo, junho 06, 2010

CDUP na Figueira - R.I.Litocar

O Ginásio Clube Figueirense organizou este ultimo fim de semana uma festa de Remo com a presença dos principais clubes nacionais e alguns clubes espanhóis.
Uma organização de muito bom nível, com as provas a ter a distância de 500m o que origina sempre maior espectáculo e com um ritmo bastante bom, a decorrerem sem atrasos.
As provas tiveram lugar no Sábado ao final da tarde e no Domingo de manhã, com os atletas a terem a possibilidade de fazer mais que uma prova nos dois dias, permitindo igualmente fazer algumas experiências e combinações de tripulações, inclusive de mistos de clubes.
Uma mini-Sevilha para os mais novos, com os mesmos critérios de pontuação o que "penaliza" as delegações mais pequenas.
O CDUP marcou presença com a maior representação dos últimos anos e teve actuações para todos os gostos.
Começando pelas infantis, uma indisposição e uma comunhão não deixaram as duas atletas mais novas do CDUP deslocar-se à Figueira, o que foi pena pois tem tido uma óptima evolução.
Nos iniciados, o destaque vai para o David Almeida e em especial para a Sofia Oliveira.
O David correu em 1XM e tem feito um trabalho e apresentado uma força de vontade que merece ser enaltecido. Começou a prova muito mal, tendo ido da pista 1 para a 4 nos primeiros 50 m mas depois de acertar o rumo, remou como uma bala e de ultimo passou para 2º destacado. No resultado por tempos ficou com o 14º posto mas é notória a vontade que tem de evoluir.
A Sofia alinhou no Sábado em 2XF com a Ana Rita, outra das esperanças do clube e no domingo em 1XF. Enquanto no 2XF não acreditou na equipa e a prestação ficou aquém do que podem e sabem, no Domingo superou-se e mostrou que temos atleta. Venceu categoricamente a sua manga o que lhe valeu por tempos o 3º lugar da geral.
Se a Ana Rita é uma esperança, a Sara já é uma certeza. Ficou na 2ª posição após luta renhida com a Maria Cordeiro, do C.G. muito por culpa própria. A conversa e a distracção na largada aliada a um mau rumo não a levaram à vitória. Mas é para isso que estas provas servem. Para aprenderem.
Nos Juvenis, os rapazes ainda não entraram na onda do Remo. Começam a sentir que o Remo cansa e que é preciso treinar. Correram em 1XM e em 2XM e os resultado foram fraquitos. O 1XM ficou na 19ª posição enquanto o 2XM quedou-se pela 17ª. Acredito que vão trabalhar para mostrar o que valem.
As meninas continuam a subir e a melhorar a sua prestação. Depois da primeira experiência na Regata Pirilampo, a dupla Inês Mariani / Joana Teixeira em 2XF tiveram agora uma concorrência mais forte e bateram-se estoicamente mas ainda não tem argumentos para andar com elas. A vontade que tem de treinar e de melhorar ainda vai trazer muitas alegrias.
Por fim, os Juniores Daniel / Sérgio tinham uma prova de fogo em 2XM e quase que a ultrapassavam. Ficou um amargo de boca pois quando seguiam na frente da manga em luta renhida pela vitória, uma embujadela resultante de uma onda de lancha tirou-lhe a alegria de ficar junto dos primeiros da geral. Ainda assim ficaram com o 8º lugar da geral.
O site e o blog do Ginásio irão brevemente apresentar os resultados finais assim como as fotos do evento.
Como ultima nota, a presença e o apoio da nossa atleta Raquel Dias que foi a médica da prova e a representante do CDUP na entrega de prémios.
Um fim de semana em cheio. Obrigado a todos.

1 comentário:

Nuno Oliveira disse...

Quero deixar um reparo aos vários clubes e organizações que estão a promover provas nesta altura crítica de final de Ano escolar e exames para terem mais atenção ao facto de que, para competirem todos os fins de semana, os garotos têm que treinar quase todos os dias prejudicando o estudo e a concentração no que é mais importante nesta altura. Tenho reparado, que este calendário demasiado intenso revela despreocupação e falta de sensibilidade da parte de treinadores e dirigentes, preocupados apenas com os pontos como se pode observar com o lançamento para provas de atletas sem a mínima preparação. Obviamente que os encarregados de educação têm a última palavra a dizer, mas deveriam ser os responsáveis desportivos a dar o exemplo.