sexta-feira, abril 16, 2010

Aveiro e Aregos em Festa

Este fim de semana teremos os escalões todos em movimento, em especial pelo Norte do país. Enquanto os Seniores acertam o contas e o calendário na adiada Descida da Ria, os mais novos e os mais velhos fazem a sua festa em Caldas de Aregos.
Estarão 6 clubes nacionais e um espanhol nas águas da Ria a disputar o 4XFem e o 8+M no troço entre o parque de Campismo e o Clube de Vela da Costa Nova, numa distância de 3500 metros.
Nas águas do Douro, em Caldas de Aregos o Sábado contará com a presença dos mais novos para apadrinhar o clube local, estando previsto um extenso programa que contará com o CDUP, PCale, CFV, CNIDH, SCP, RCFP e o clube anfitrião, o CNCA. Estão programadas provas em todos os tipos de barcos, inclusive, boti-botas para os atletas de iniciação em ambos os sexos. Contará com a possibilidade de desdobramentos para o 4X e 8+ iniciados e juvenis. O CDUP contará com o reforço do RCFP, Erica Fernandes para disputar o 4XF Ini (Erica, Beatriz, Sara, Sofia). Espera-se um dia de festa e que o tempo ajude, em especial da parte da tarde, visto ser quando o vento faz das suas.
No Domingo será dia dos Veteranos. Agora com a nova regra do Garrafão, a disputa do campeonato só poderá ser realizada por atletas que treinem pouquinho ou que não saibam remar, para não desmotivar.
Ainda assim estarão presentes 12 clubes no programa mais fraco dos últimos anos.
Diria que são os atletas do garrafão e do churrasco, não fosse a entrega dos prémios ser feita no almoço organizado pela FPR contra o desembolso de 9 Euros.
Espanta-me é que clubes com tradições e dirigentes que foram referência pelo seu espírito competitivo tenham sido os primeiros a defender este modelo de segregação.
Viva o convívio e que estes sintam a falta dos outros veteranos, aqueles que estão disponíveis para lutar pelos seus clubes em qualquer circunstância e escalão e pelo nível do Remo em Portugal. O B.I. (agora Cartão do Cidadão) não engana.
Parece que agora o topo da Carreira são os Veteranos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Foi por vários atletas " do garrafão" que no ano passado o CUDP levou na pá. Tem vergonha do que dizes! Se o Remo está o que está, é a conta de pessoas como tu! INUTEIS E MAL DIZENTES...
Dá o exemplo!

Anónimo disse...

Caro colega
começo por dizer que a carapuça nem o garrafão me serve.
Mas esta nova regra (não é assim tão nova), mas bem dar uma certa justiça ao campeonato, porque por "pouquinho" que o pessoal treine é sempre competitivo, porque nem a feijões as pessoas gostam de perder.
Mas de facto ser VETERANO é chegar ao topo da carreira, porque quer dizer que já foi remador ou já não dá para competir com os mais novos.
Razões também são a vida familiar e profissional, que às vezes não dão para treinar mais, vontade não nos faltava, mas primeiro está o que atrás mencionei.
Porque ao ser VETERANO quer dizer que que tem um passado, com muitos campeonatos e muitos títulos, e com certeza muitas histórias para contar, coisa que este pessoal não tem.
Outra é a nível de clubes, os Veteranos contribuem para uma nova visão do remo e de ser remador, incentivando os mais novos.
Bem já me estou a alargar muito, mas em vez de criticarem os veteranos, com a regra do garrafão e do churrasco, era melhor o colega também participar nos Veteranos, porque para ficar em 5ºlugar no C.N. de Fundo é melhor vir para C.N. de Veteranos, onde o ano passado ficou em 1º.
Já agora era bom que alguém cria-se um Blogue só para Veteranos, onde podiam contar o seu passado e trocar ideias, fica a sugestão.

Super disse...

Estimado
A critica não vai para os atletas veteranos que o são por direito próprio. A critica vai para o modelo adoptado de que um atleta veterano não possa competir em senior, sendo neste escalão que deveria de haver um maior critério de seriação. Por outras palavras, qualquer um pode ser sénior, mas só alguns podem ser veteranos nem que tenham 60 anos. É isto que eu critico.
Quanto ao garrafão e ao churrasco, não é o primeiro nem provavelmente será o ultimo encontro de veteranos à volta destes, senão veja-se Montemor em 2007 ou mesmo o Marco no ano passado.
Teria todo o gosto e todo o prazer de "levar na pá" como diz o anonimo cobardezito se não me impedissem de participar nos restantes campeonatos. Porque aqueles que querem treinar muito, continuarão a treinar muito e na agua colherão os louros desse esforço, seja em que escalão for. Agora obrigar a escolher é que não tem lógica. Trocar a possibilidade de fazer pelo menos 6 provas de maior nivel competitivo e pontuaveis do campeonato em troca de 2 de competitividade relativa é que não é racional nem coerente.
Quanto ao resto, cada um enfie a carapuça que melhor lhe servir.
Abraço

Anónimo disse...

Sr Carlos Gesta.

Estar a classificar a classe de veteranos desta forma, é uma falta de respeito tremenda.
Cada um treina o que pode!
Lamento que um dirigente de um clube, que até não falta muito para terminar com a sua "carreira"
desportiva, venha desprestigiar a continuidade de um desporto que tanto amamos!
Seja construtivo e não destrutivo.

porque não se candidata FPR.

Adorava ter o meu amigo como presidente...

Acabavamos todos exportados dentro de contentores...

Anónimo disse...

Boas mais uma vez,
vou transcrever o que escreveu "...qualquer um pode ser sénior, mas só alguns podem ser veteranos nem que tenham 60 anos...",
isto não tem razão de ser, porque um sénior pode remar até a idade o permitir, ou como eu disse, a vida profissional e familiar também o permitir, por isso acho que está a mudar o discurso.
Competir em sénior, acho que não tenho interesse nenhum, porque o que tinha a dar e a ganhar já foi muito, por isso agora me enquadro nos veteranos.
Mas já sei, o problema de facto não são os veteranos, mas sim a pontuação e os títulos, mas se for isso, não me importo nada de retirarem os veteranos do ranking.
Já agora, hoje foi o C.N.I. Veteranos e foi bastante competitivo, sem os seniores, foi pena não poder estar lá para ver, ou se calhar ficou de sábado para domingo a ver pela janela do hotel.
Nos veteranos é tudo amigo, todos se cumprimentam, todos se felicitam, é de facto diferente, a experiência e a idade torna-nos mais compreensíveis.
abraço

Super disse...

Provavelmente expressei-me mal.
O que está aqui em questão é um direito fundamental e que abrange todas as modalidades. A liberdade do clube e dos atletas poderem participar nas regatas que entenderem. Em todas as modalidades, os Séniores acolhem todos os escalões, alguns até a partir dos juvenis, sem perderem o vinculo ao seu escalão. Veja-se por exemplo o (mau) exemplo do futebol que chega a ter clubes que recorrem a juvenis para o seu plantel. O próprio regulamento FISA sobre veteranos não os exclui ou impede de participar. O argumento que ouvi de muitas bocas é que os veteranos (e são muitos) que ajudam os seus clubes correndo nos séniores, não podem participar nos veteranos sob pena de não o poderem voltar a fazer nos séniores pois "treinam muito e isso é concorrencia desleal". Não deixo de ser veterano por correr nos Séniores, mas deixo de poder correr nos séniores se for a Veteranos. Não está em questão os pontos ou o ranking. Teria muito prazer em participar e conviver com amigos de longa data.
Isso é que considero errado.
Que se reveja e cumpra o Regulamento.
Esta é a minha opimião e, como ainda estamos num pais considerado livre, manifesto-a.
Quem tiver opinião ou argumentos contrários está no seu direito e publicá-los-ei sem qualquer problema, de preferência assinado. Mas que o manifeste fundamentadamente.
Mas mais uma vez digo, quem não gosta do que escrevo tem uma boa solução.
Abraço

Anónimo disse...

Estão-se para aqui a degladiar porquê.

A coisa não tem nada a ver com os veteranos.

Esta nova regra só foi introduzida para aumentar o número de inscritos no escalão sénior.

Mais um truque do Rascão Marques para fazer parecer que há um aumento dos praticantes neste escalão.

Pensem bem em quantos remadores que estavam inscritos em veteranos (e que podiam até à época passada competir nos dois escalões) passaram de um dia para o outro a intergrar o escalão sénior!

Anónimo disse...

Com tanta questão superfula, porque não questionam a FPR sobre as incongruências que existem nos regulamentos fresquinhos (3 meses e algumas semanas), que de prova para prova vão sendo alterados, quais vontades ou apetites dos comensais num casamento. E depois não há sequer esclarecimentos relativos ao entendimento que se deve dar a coisas (leia-se regras) que não deveriam deixar duvidas.
Deixo dois exemplos relativos a uma coisa tão simples como os timoneiros.

1º. Leiam o artigo 15º nº1, e depois o artigo 21º do RNR, é estranha a contradição. Alguém me sabe dizer se numa regata de veteranos um juvenil que pode timonar, não perde a capacidade de nesse mesmo ano fazer provas da sua categoria?

2º. Diz o n.5 do referido artigo:" O peso minimo do timoneiro está fixado em 55Kg nos Seniores, Juniores e Veteranos Homens e em 50Kg nas Mulheres e nas outras categorias";
Já o n.6 diz:" O peso minimo da categoria de Juvenis é de 40Kg."

A pergunta é - Quais são as outras categorias? Será que para o Yolle o peso minimo do timoneiro é só 40Kg? Se assim for está mal o RNR, pois não há categorias de barcos mas sim tipos de barcos. Se for andamos a inverter a regra da competitividade porque o yolle com mais ou menos dez quilos não tem diferença.

Um conselho a todos os comentaristas e opinadores da vida alheia, leiam as regras e exijam que quem as "pariu" as amamente como deve fazer uma boa mãe e ou um bom pai com o devido biberão é claro.

Um abraço a todos,

Um arbitro com muitas duvidas.

Anónimo disse...

AMIGO ARBITRO COM MUITAS DÚVIDAS

Se analisar as constantes alterações dos regulamentos e as enquadrar nas competições que as antecederam, entenderá, com toda a facilidade, que estas se devem a puro satisfazer das necessidades dos amigos, ou já se esqueceu da alteração aos timoneiros só para que um amigo não perde-se um titulo nacional, que o ganhou com legitimo mérito, mas com os regulamentos da altura, ilegalmente.
Quanto às incongruências dos regulamentos, apenas lhe digo: Olhe para o rasto que esta Direcção da FPR deixa e repare que só vê marcas de ferraduras.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Bob,Boa! Sabiam que o SCC ganhou o 8+ sem cumprir os regulamentos? E que uma das colaboradoras da FPR andou a tentar identificar os timoneiuros e verificar o seu escalão? E que ´dos 5 participantes só 2 é que estavam legais? E que yum desses clubes apresentou protesto? Segundo sei não foi deferido. Parece qeu os regulamentosa são só para alguns. A FPR,por exemplo,não cumpre a maioria das coisas quie chapou nos regulamentos. Onde estão as pistas balisadas,as torres de largada,os fotofinish,etc?