domingo, setembro 26, 2010

Sprint da Académica

Num dia de regatas com algumas histórias rocambolescas devido aos excelentes regulamentos feitos ao Kilo e à medida das encomendas, a AAC sagrou-se a grande vencedora do dia, sprintando assim para a vitória no seu objectivo máximo, o Nacional de Clubes.
O Nacional de Sprint de ontem em Coimbra, que até teve uma organização impecável, com as provas a decorrer dentro dos horários e o tempo a ajudar excluindo, como já era esperado e costume, o vento e a agitação das águas da parte final da tarde, apresentou uma situação rocambolesca, mas legítima ao abrigo dos regulamentos, de permitir a participação de uma embarcação sem um dos seus elementos. Foi no 4XSF onde, segundo parece, a doença de uma atleta impediu a sua participação e o regulamento diz no seu Art. 44º al)2 - "As equipas que se apresentem incompletas na largada aquando de uma manga eliminatória, não poderão ser completadas para as provas seguintes".
Alem desta história, a velha questão dos seniores/veteranos também foi motivo de discussão, estando ainda por confirmar as mudanças de escalão de alguns atletas. É que segundo o CRN, os seniores podem ir correr aos veteranos, mas o inverso não é possível e parece que alguns dos seniores estiveram presentes no Nacional de Veteranos, legitimamente, como é óbvio. Não podiam era alinhar neste.
Deixando de lado estes apartes, a AAC foi o clube com maior numero de títulos conquistados - 5 (2XJM; 1XSM; 4XSM; 4XSF e 8+SM) seguido por três clubes com 3: o seu grande rival e perseguidor CNIDH (1XSF; 8+SF e 2XSF), o GCF (1XJM; 4-JM e 2XJF) e o SCP (4XJM; 2XSM e 1XSF). O RCFP conquistou 2 (8+JM e 4-SM). Apenas estes clubes conquistaram os 15 títulos em disputa.
Por pontos, e conforme já referido, a AAC foi a grande vencedora com 382 pontos, seguido do CNIDH com 334 e do RCFP com 233. O top-ten da prova ficou assim escalonado:
1º AAC - 382 (5 títulos)
2º CNIDH - 334 (3 títulos)
3º RCFP - 233 (2 títulos)
4º CNV - 213
5º SCP - 209 (3 títulos)
6º GCF - 164 (3 títulos)
7º CDUP - 90
8º PCale - 73
9º CNL - 56
10º ANL - 35

10 comentários:

Anónimo disse...

o carrascao (carrasco-mor do remo portugues) e tao bom a fazer regulamentos que ate um 2+,um 4+ ou um 8 podem alinhar sem timoneiro!os regulamentos fisa nao autorizam,mas a visao do nosso grande presidente,quando fez os regulamentos,e esta:o timoneiro nao e preciso para nada!nao deixa de ter uma certa logica:imaginam onde ja poderia estar o remo nacional sem o actual timoneiro?talvez a EN fosse composta pelos nossos melhores atletas e nao por aqueles (alguns) que nao se importam de ir para tras do sol posto para fazerem uns passeios...

Anónimo disse...

Parabens à AAC, é um justo vencedor, que pela estrategia, quer pelos titulos nacionais conseguidos.
Sendo este o clube com mais titulos nacionais, dai, a justiça.
Na minha opinião o segundo clube do ranking se houve-se justiça seria o Sport, salvo erro foi o segundo clube com mais titulos.
Sem querer criticar nem melindrar ninguém e também sobre o meu ponto de vista o segundo classificado do ranking passaria para 6º lugar, somente tem títulos em femininos e poucos, alem que os resultado e a imagem que deixou foi um pouco degradante ao contrario dos outros clubes, mas, ficou em segundo lugar.
Pode ser que a FPR, reconsider e que altere o regulamente, pontuado para efeito de ranking as calssificações até sexto lugar e que provas apenas com tres classificados pontue apenas o primeiro, para efeito de subsidio, ai tudo bem considerem os pontos como estão.
Temos que dar lugar à qualidade nas nossas competiçõs, o que não tem qualidade que pontue apenas para os subsidios.

Ate breve

Continua Super com a tua caminhada e agita bem as aguas para ver se alguem acorda para a realidade, parabens pelo teu Blog.

Anónimo disse...

E oi ele timoneiro!...

Anónimo disse...

Queria chamar a atençao do anonimo acima que fala dos "atletas que nao se importam de ir para tras do sol posto para fazerem uns passeios".

Uma coisa é nao gostar da equipa tecnica ou de quem esta acima deles, outra é falar mal dos atletas.

Nao acredito que nenhum atleta que la esteja nao dê o seu melhor e nao se esforce ao maximo e de certeza absoluta que sao mais corajosos que tu, porque abdicam das suas ferias, de horas de trabalho seja nos empregos ou nos seus locais de ensino para representarem o nosso pais o melhor que conseguem.

Os resultados podem nao ser os melhores, mas por em causa o esforço dos atletas fica muito mal.

Por exemplo o "passeio" deste ano foi ate montemor. Os atletas que foram ao europeu passaram todo o verao no pocinho. Se o seu objectivo fosse passear, nao tinham passado la as ferias de certeza, bastava terem ido a montemor no dia das provas!

Tenho pena que haja comentarios assim.

Anónimo disse...

Ma sfacto, facto é que os com maior potencial não quizeram.

Pode ser politicamente incorrecto dizer isto. Mas deixemo-nos de hipocrisias. Os factos são estes e a verdade é que nenhuma equipa nacional pode chergar a lugar algum com "segundas escolhas".

Factos são factos e não tenhamos receio em dizer as verdades porque mais importante que o atleta A ou B é o remo nacional que está em causa.

Desculpem-me os atletas que lá estiveram mas há evidências que dviam ser os primeiros a reconhecer!

Anónimo disse...

Ja agora , não entendi o que um dos anónimos quis dizer em relação ao infante em termos de "imagem que deixou foi um pouco degradante ao contrario dos outros clubes" , nao tem qualquer sentido e alias acho isso uma tremenda estupidez . e sim enganou-se , o segundo classificado como diz , o Infante teve exactamente os mesmos títulos que o Sport .
E já agora com que fundamento passaria para o 6º lugar? é que se falava acerca da qualidade ... então deixa-me a desejar porque não esta a ser minimamente parcial uma vez que foi um dos clubes que mais títulos e mais tripulações teve no pódio .

Anónimo disse...

Caro amigo, em relação ao Infante tens que informar os titulos ganhos pelo clube que ficou em segundo lugar no ranking, para te poupar espaço e tempo não digas os titulos das femininas, esses resultado conheço, menciona apenas os dos seniores e juniores.
Para ficarmos esclarecidos se eu não tiver razão, peço desculpas desde já pelo meu lapso.

Portugal precisa de qualidade para chegar à quantidade e não ao contrario como muita gente pensa, da quantidade sai a qualidade, na minha opinião não à nada mais errado.

Aguardo noticias.

Anónimo disse...

continuação...

Apenas conto com titulos de juniores e seniores de shell.
Não conto com o Yolle nem Veteranos, porque isso são tretas, os miudos são um mundo aparte.

SENIORES E JUNIORES

Anónimo disse...

Que não se leve em grande conta Yolle e Veteranos ainda vá que não vá, mas não valorizar o remo feminino? Se assim é proponho que também não se contem os resultados dos que só dizem baboseiras...

Anónimo disse...

537 medalhas atribuídas em 2010 (se não me enganei nas contas). Não admira que o carrascão ande a dar caricas da sagres em vez de medalhas a sério, não conheço modalidade que tenha uma relação de 1 medalha por cada 3 atletas filiados... E já nem falo no facto de a maior parte dos títulos ser em barcos colectivos...