Depois da miséria que foi o Nacional de Inverno para Veteranos que decorreu na época transacta nas mesmas aguas de Resende, esta ultima prova que se realizou no dia 5 do corrente deve ter sido o Campeonato Nacional para juniores e Seniores mais fraco de que há memória.
Apenas 14 clubes participantes, 40 tripulações e 176 atletas de ambos os sexos mediram forças em 9 finais, todas directas, e com uma média inferior a 5 tripulações por prova.
Num local sem possibilidade de se acompanhar as provas, excepto nos últimos 250 metros, sem assistência, exceptuando os dirigentes, atletas, alguns pais e acompanhantes e sem qualquer outro motivo de atracção, o CNIDH venceu por pontos enquanto a AAC conquistou o maior numero de títulos.
Numa sucessão de provas sem interesse face à pouca competitividade evidenciada, a conquista dos troféus decorreu ao ritmo dos mais apetrechado e que melhor se prepararam, apenas com uma ou outra “semi-surpresa” no vencedor assim como na disputa pela vitória. Foi o caso do 4-SM que o SCP brilhou mais alto com uma tripulação de PL na prova mais competitiva do programa, com 6 concorrentes.
O SCC venceu os 8+M Juniores e Seniores, recuperando assim a hegemonia neste barco. Constatou-se que por clubes, quanto mais próximos da actual politica federativa pior classificação obtiveram, em especial os clubes do Sul.
Os clubes vencedores e campeões nacionais de fundo foram:
AAC – 3 titulos (2XJF; 4XJM; 4XSF)
SCC – 2 titulos (8+JM; 8+SM)
SCP – 2 titulos (4-SM; 4XSM)
Ginásio – 1 titulo (4-JM)
CNIDH – 1 titulo (2XSF)
Para o ranking de clubes que agora apenas podem dar prestigio já que financeiramente deixou de ter qualquer sentido, a vitoria coube ao CNIDH seguido de muito perto pela AAC, que preferiu alinhar pela qualidade em detrimento da quantidade.
A classificação obtida e o actual ranking por clubes estão assim ordenados:
1º CNIDH – 164 pontos (Fem. 70 + Masc. 94)
2º AAC – 160 pontos (Fem. 52+ Masc. 108)
3º SCC – 128 pontos (Fem. 44+ Masc. 84)
4º GCF – 92 (20 + 72)
5º SCP – 76 (0 + 76)
6º ARCO – 64 (34 + 30)
7º ANL – 54 (0 + 54)
8º CG – 50 (0 + 50)
9º CFP – 46 (0 + 46)
10º Cerveira – 38 (20 + 18)
11º CFV – 22 (22+ 0)
12º PCALE – 24 (0 + 24)
13º CNL – 20 (20+0)
14º FABRIL 18 (0 + 18)
Esperemos pelo Nacional de Inverno para ver o que irá ser. As perpectivas não são animadoras...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
Foi mau demais para ser verdade. Nunca vi uma prova tão fraca em Portugal:
- 10 juniores femininos
- 24 seniores femininos
- total de 176 atletas
Já vi provas regionais com bem mais gente...
Pior do que isto é a pouca qualidade das equipas presentes: salvo honrosas excepções o resto foi paisagem. Por exemplo: o Caminhense venceu o 8 com um avanço enorme (a organização não forneceu tempos, coisa que devia ser básica nos dias que correm...). Ora, numa regata recente o mesmo Caminhense foi 4º classificado... Isto diz bem da qualidade daquela que deveria ser a prova topo de cada evento. O que dizer dos 2º, 3º e 4º classificados...
O grau de desmotivação dos agentes do remo está a chegar aos atletas, depois de já ter passado pelos árbitros e dirigentes. E quando assim é a coisa está negra...
Para os que andam distraidos...a tripulação do Caminhense não era a mesma, agora concordo que deveriam ter fornecido os tempos, os grandes vencedores foram o SCC e SCP, o resto não apresentou qualidade.
Foi fraco porque o CDUP nao foi!
O Gesta es mesmo bom a promover a modalidade com estes comentarios.Envergonhas as gentes do Norte e do Remo com a frutraçao das tuas publicações.
http://josebento00.blogspot.com/2011/02/federacao-tem-que-cumprir-lei.html
Vergonha é não fazerem eleições.
Olha lá, ó timoneiro, quando dizes que o caminhense é um dos vencedores estás a incluir o 2x jf e o 4x sm? Tenho a ideia de não os ter visto no pódium...
O que dizes então do clube que pôs todas as suas 6 tripulações no pódium?
Não apresentou qualidade? gostava de saber o que é qualidade para si amigo...
Bem qualidade e por 17 atletas campeões mais 4 vice campeões...é melhor estares atento, o 4x Nao participou e o 4- foi quarto...pior e ver um clube a somar o maior número de pontos e Nao ganhar uma, neste momento estamos a premiar a participação e Nao os vencedores, como disse para mim apenas foram vencedores o SCC e SCP
Dos 17 atletas campeões pelo SCC, apenas 4 (23%) são de Caminha. Das 4 vice-campeãs, 2 são de Caminha. Isto sim é qualidade...
Qualidade é a gestão federativa que temos.
Qualidade são os técnicos que temos na SN.
Qualidade é estarmos em ano de apuramento e ainda ( com excepção dos suspeitos do costume) não hajam nem equipas, nem atletas, nem candidatos, nem pista, nem dinheiro, nem... tanta coisa de qualidade que temos em falta.
Qualidade é termos o remo tão mau como nunca tivemos.
Qualidade é termos uma direcção que acha que estamos bem.
Qualidade é o tratamento que a federação dá aos clubes, a qualidade do espezinhamento.
Qualidade está no tipo de remada e métodos de treino que os clubes que votam no rascas, aqueles que sabem lá se isto é com remo ou pagaia, apresentam com regularidade nas regatas fantasticamente organizadas pela direcção do partido, desculpem, federação.
Qualidade é virem para aqui dizer mal dum gajo que, ao contrário da maioria, diz e escreve o que pensa, para o melhor ou para o pior.
Qualidade é os atletas desertarem em massa dum clube para outro a troco de sabe-se lá o quê...deixando o seu anterior clube em más águas...
Qualidade é isto, ou esperavam outra coisa diferente?
Ò Anonimo quantos jogadores Portugueses tem o FCP e O Benfica, e nascido no Porto quantos tem o FCP....meu amigo enquanto pessoas como tu continuarem a pensar que os atletas tem que ser nascidos no sitio donde remam e que os Clubes são donos dos Remadores não vão a lado nenhum.
Isto não foi um campeonato nacional de fundo, foi o maior afundanço de que tenho memoria no remo portugues. E já lá vão 40 anos!
E ainda há uns que fazem de conta que nada disto está a acontecer e outros que, imagine-se, acham que isto está melho que nunca.
Continua Gesta. Diz o que pensas e chama "os bois pelos seus nomes".
Para o anónimo que diz que apenas 4 atletas são de caminha.
Eu neste momento sou de caminha por isso some mais um atleta nas suas contas! Sou atleta do caminhense, pertenço a este e sinto-me bem aqui em caminha. Por isso não faça essas deduções.Quantos atletas não trocam de clube? Se calhar (se for o caso) pode olhar para o seu e vericar que tem atletas que foram formados noutro local. E se não for o caso basta abrir os olhos para ver quantas alterações andam por aí. Pelo meu colegas não posso responder, mas é certo que pertencemos todos à mesma equipa e isso é o mais importante. Não tire qualidade ao que foi alcançado. Pois a qualidade é algo que pode ser trabalhado e a quantidade de atletas não é tão importante como a qualidade. QUALIDADE É DIFERENTE DE QUANTIDADE
TU NÃO ÉS DE CAMINHA. de Caminha são os que lá nascem.
Enviar um comentário